Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Burocracia impede a instalação de semáforo na MT-010

Trecho da rodovia, em Cuiabá, tem alto índice de acidente fatais; Sinfra, Detran e SMTU não assumem responsabilidade.
A instalação de um semáforo no trecho da estrada que liga os bairros Jardim Ubirajara e Despraiado, na MT-010, onde uma menina de 8 ans morreu atropelada, no dia 19 de abril, ainda deve demorar, apesar da pressão dos moradores.

Moradores não estão satisfeitos com os obstáculos (quebra-molas) colocados no local. O morador Edicarlo da Silva Moraes, 31, contou que, todos na região ainda esperam pelo semáforo, que foi prometido por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), no dia 19 de abril.

"O secretário-adjunto, Alexandre Corrêa, recebeu o nosso abaixo-assinado e garantiu que, em 20 dias, o sinaleiro estaria instalado", informou Moraes.

Passado o prazo de 20 dias, o semáforo prometido pela Sinfra, agora, não tem previsão para ser instalado no local. Representantes da secretaria dizem que quem deve instalar o semáforo é o Detran. Já a diretoria do órgão afirma que não tem jurisdição sobre o local, mas, caso a Sinfra e o SMTU entrem em acordo e solicitem, por meio de convênio, o Detran instalará o semáforo.

Diante do protesto, no mesmo dia do acidente, a Secretaria de Infraestrutura providenciou a construção de obstáculos na pista. Os moradores montaram um acampamento improvisado no local, a fim de "fiscalizar" a ação do Poer Público.

"Apenas o quebra-mola não adianta. As pessoas são mal-educadas, elas não respeitam; caminhonetes passam patrolando e motos passam desviando. Só isso não irá adiantar", afirmou o morador Nilson Melissiano, 45.

O acidente

Viviane Oliveira foi atropelada por uma caminhonete e morreu na hora, por volta de 13h do dia 19 de abril, nesse trecho da MT-010. O garoto Gabriel Campos de Santana, 8, que estava com a menina, contou como o acidente aconteceu.

"A gente estava indo para a escola e ia atravessar a pista. Daí, um caminhão veio bem devagar e o motorista fez sinal com a mão para a gente atravessar. Então, a gente atravessou correndo, só que uma caminhonete, que estava atrás do caminhão, veio em alta velocidade e ultrapassou bem na hora. Quando olhei pra trás, não vi a minha amiga. Só fui encontrar ela no meio do mato, morta", afirmou o garoto.

Segundo as informações, após atropelar a menina o motorista da caminhonete, Leonil Sinfrov Montevechi, tentou fugir. Mas, o condutor teve o celular e os documentos tomados por uma promotora, que assistiu ao acidente

Assim que a Polícia Militar chegou no local, o motorista foi preso e, em seguida, encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção as Pessoas, para prestar depoimento. Ele pagou fiança e responde a processo em liberdade.

Mobilização

De acordo com a presidente do bairro Jardim Ubirajara, Jossideide da Costa Silva, 29, a menina não é a primeira criança a morrer no local. "Eu moro aqui há muitos anos e todo mês acontece algo nessa rodovia. Se a pessoa não morre, fica paraplégica", afirmou.

"O que revolta é saber que, toda vez que acontece alguma tragédia, vem algum político aqui prometer fazer quebra-mola e semáforo, mas nada acontece. E a situação continua assim, com nossas crianças morrendo", afirmou a presidente do bairro.

Em função da tragédia, os moradores se mobilizaram e não liberaram a pista até que as obras para evitar novos acidentes começaram.

Fonte:Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário