Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Delegada solicita prisão de militares

A delegada Ana Cristina Feldner pediu a prisão preventiva de cinco oficiais da Policia Militar de Mato Grosso, todos ligados ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) pela morte do soldado Abinoão Soares de Oliveira (34) que integrava a Força Nacional de Segurança. Caso a Justiça acate o pedido, serão presos os tenentes Carlos Evane Augusto e Dulczio Bernardes Oliveira, o sargento Moles Fidélis Pereira e cabo Antônio Vieira de Abreu. Além deles, também foi pedida a prisão de Saulo Ramos Rodrigues. O soldado morreu durante treinamento na região de Manso.
De acordo com a delegada, ficou evidenciada a prática de tortura e perseguição por parte dos indiciados. "O que ocorreu durante o treinamento foi um massacre, totalmente fora dos propósitos do treinamento", disse. Os dois tenentes irão responder por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, sem chance de defesa da vítima e por meio de tortura. Os outros serão julgados por tentativa de homicídio.
Ana Cristina disse que o tenente Carlos Evane, e mais dois oficiais ainda enfrentam uma agravante. Eles deveriam estar de plantão no BOPE, mas se ausentaram para ir a Manso participar do treinamento.
O inquérito também afasta qualquer possibilidade dos soldados que participavam do treinamento estarem cansados e despreparados, principal tese defendida pelos acusados. Para a delegada, instrutores não demonstraram qualquer conhecimento de técnicas básicas para se evitar esse tipo de tragédia. “Se você não tem conhecimento completo do corpo humano não deveria se aventurar a levá-lo ao limite”, disse.

Fonte: Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário