Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Em greve, servidores do Ibama fecham terminais turísticos em Cuiabá

Os servidores do Instituto Chico Mendes e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em greve desde o dia 12, fecharam no sábado, dia 1º de maio, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A visitação ao Véu de Noiva, principal ponto turístico do estado de Mato Grosso, foi interrompida durante todo o dia. Visitantes de todo o país ficaram
impedidos de acessar o mirante da cachoeira. Houve revolta e compreensão pelo movimento dos trabalhadores da área ambiental.

No dia 25, os grevistas realizaram um mutirão de limpeza ambiental na
RPPN Mata Fria e no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O objetivo da atividade de mutirão ambiental foi tentar sensibilizar o Governo a não tratar os servidores como lixo.

As áreas visitadas, às margens da MT 251, na região da Mata Fria, são uma das mais conhecidas para o turismo em Mato Grosso e estavam repletas de lixo de materiais diversos, como papéis, latas de alumínio, garrafas PET, vidro, absorventes íntimos e fraldas descartáveis, entre outros. A ação foi simbólica e teve procurou ainda sensibilizar a população sobre a importância dos profissionais da área de meio ambiente.

Os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes querem a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente e uma solução para o impasse em que as negociações chegaram após a negativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em sequer receber as propostas levadas pelos servidores. Outra pauta de greve dos servidores é pela derrubada do PL 549/2009, que propõe o congelamento de salários dos servidores públicos federais. Os servidores tiveram seus salários cortados.

Estão em greve os servidores do Instituto Chico Mendes, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente. Os servidores prometem manter a paralisação. Inclusive, com o fechamento dos terminais turísticos em Mato Grosso.

Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário