Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Telescópio registra buraco no espaço

Astrônomos da Agência Espacial Europeia divulgaram nesta terça-feira (11) uma imagem do que parece ser um buraco no espaço. Registrada em infravermelho pelo telescópio Herschel, a imagem mostra uma nuvem densa verde provavelmente criada por jatos e explosões de radiação.

O buraco havia sido inicialmente interpretado como uma nuvem negra, mas a imagem revela que a área preta é na verdade uma falha em uma região rica em poeira e gás contendo estrelas nascentes.
Nasa

A capacidade infravermelha do telescópio Herschel permite justamente que se veja dentro das nuvens. A existência de uma área negra na imagem indica que essa falha é um buraco no espaço.

Formação de estrelas

Estrelas nascem em nuvens densas de poeira e gás e podem hoje ser estudadas em grande detalhe com o uso do telescópio Herschel. O processo de formação de estrelas envolve a expulsão de gás, mas como elas o fazem é ainda uma questão em aberto.

A nuvem de gás brilhante na imagem, conhecida como NGC 1999, é rodeada por uma área de espaço com grandes áreas negras. Essas áreas contêm nuvens densas de poeira e gás, impedindo a passagem da luz de objetos mais distantes.

A novidade é que, mesmo usando um telescópio que registra radiação infravermelha, a região continuou negra. O detector infravermelho do telescópio deveria registrar a presença de astros invisíveis a olho nu.

Uma possibilidade é que a região seja muito densa, impedindo a passagem de radiação infravermelha. Mas o registro de outros telescópios infravermelhos em diferentes regiões do planeta mostraram a mesma coisa. A conclusão é que a região está realmente vazia.

Para os astrônomos da Agência Espacial Europeia, o buraco pode ter sido aberto por jatos de gás de estrelas jovens na região, que teria perfurado a camada de poeira e gás que forma NGC 1999.

Fonte: Olhar Direto

Um comentário:

  1. Há duas semanas mais ou menos, um cidadao que deu entrevista a este programa disse que havia uma "força tarefa" para acabar com os buracos... gente, até agora nada, isso aqui sempre foi e sempre será terra de ninguém! Nao temos uma identidade, nao estamos nem aí com nada, pois nada fazemos! Deve ser o calor... ou sei lá... mas nos tempos de Dilma... o barulho era armado, hoje... somos um bando de frouxos! Que tristeza morar numa cidade de cidadaos que nao exigem nada e que pagam impostos altíssimos! Isso é uma vergonha, tenho vergonha de dizer que moro em Cuiabá!
    anais.henry.june@gmail.com
    ABRIL 2011

    ResponderExcluir