Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Maggi diz que agronegócio não será prioridade no Senado

Se eleito, ex-governador que atuação será por projetos abrangentes, não se restringindo ao meio rural.
"Quero ser senador em defesa de um Mato Grosso melhor. E, para atingir essa meta, tenho que tratar de assuntos abrangentes". A declaração é do ex-governador Blairo Maggi (PR) e foi dada após ele ser questionado se uma eventual eleição para o Congresso Nacional seria voltada para a defesa dos interesses do agronegócio.

Desde a morte de Jonas Pinheiro, em fevereiro de 2008, o principal setor econômico de Mato Grosso está carente de um representante. Curiosamente, Pinheiro foi responsável pelo ingresso de Maggi na política. Enquanto empresário do setor rural, ele ostenta o título de ser um dos líderes mundiais na produção de soja.

"O trabalho que o Jonas Pinheiro fazia vai ser muito difícil de repetir. Seu foco era 100% a agricultura, o que não vai acontecer comigo, se eu chegar ao Senado", disse Maggi, em entrevista exclusiva ao Midianews.

O republicano disse que, na condição de ex-governador, deve tratar de assuntos mais abrangentes, em defesa de um Mato Grosso mais justo. no quadro sociooeconômico.

"Enquanto estive à frente do Estado, trabalhei pelo fortalecimento da infraestrutura, habitação, e em evoluir os índices sociais. Aceito participar das discussões referentes ao agronegócio porque sou do setor e conheço suas particularidades, mas não posso planejar uma atuação monocrática, se chegar ao Congresso Nacional", destacou.

Projetos

Uma das propostas em mente do ex-governador é defender, no Congresso Nacional, uma repartição mais justa do Fundo de Participação dos Estados (FPE) feita pelo Tesouro Nacional.

De acordo com o artigo 159 da Constituição Federal, 21,5% da receita arrecadada pelo Governo Federal com IR (Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza) e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) são repassados aos Estados e Distrito Federal.

Os índices de repasse são calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que se baseia no índice populacional e universo da renda per capita.

A distribuição da arrecadação de impostos entre os entes federados é um mecanismo explorado para amenizar as desigualdades regionais, na busca de promover o equilíbrio socioeconômico entre Estados e Municípios.

Na avaliação de Maggi, as leis atuais não beneficiam Estados da região Centro-Oeste.

"Juntos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal recebem menos recursos do que a Bahia, o que chega a ser um absurdo. Pelos estudos que fiz no cargo de governador, Mato Grosso pode receber R$ 1 bilhão a mais na arrecadação de impostos e impulsionar investimentos em Saúde Pública, Educação, Habitação... Enfim, é essencial para construirmos um Estado melhor socialmente", afirmou o republicano.

Ação

Maggi lembrou que, no primeiro mandato à frente do Palácio Paiaguás, orientou a Procuradoria-Geral do Estado a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), para derrubar a lei que trata da repartição do bolo tributário aos Estados.

"A Suprema Corte entendeu que o Senado deve rediscutir a repartição feita aos Estados. Por isso, tenho grande vontade de auxiliar neste debate", comentou.

O ex-governador observou que é viável liderar um diálogo neste sentido, por conta da igualdade de representatividade dos Estados no Senado. "No Senado, Mato Grosso é igual a qualquer Estado, tem três representantes. Todos os senadores têm força para incluir Mato Grosso em projetos maiores e estou consciente disso", disse.

Fonte: Mídia News

Ritual indígena é ameaçado por falta de peixes e hidrelétrica em MT

O Yaõkwá, ritual dos índios Enawenê Nawê, do norte do Mato Grosso, pode ser inscrito no livro de Registro de Celebrações, conforme publicado no Diário Oficial da União, de 25 de maio. A celebração de 2009 foi prejudicada pela falta de peixes atribuída às mudanças climáticas e à construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Juruena. A Funai teve de comprar os peixes para a realização do ritual. Em 2010, não foi muito diferente.

Informação publicada no Diário Oficial da União em 25 de maio informa a intenção do Iphan em reconhecer o ritual Yaõkwá, do povo indígena Enawenê Nawê, do norte do Mato Grosso, como patrimônio cultural do Brasil. Em se tratando de um ritual ameaçado, a inscrição no livro de Registro de Celebrações vem em boa hora. Iniciativa do Iphan em parceria com a Operação Amazônia Nativa (Opan) e a Vídeo nas Aldeias registrou em vídeo, o Yaõkwa, o ritual indígena mais longo na Amazônia brasileira.

Com base na pesca no Rio Juruena, o ritual quase não aconteceu no ano passado porque os peixes desapareceram. De acordo com os índios, o sumiço se deu por alteração no período de chuvas, que se estendeu além do normal, e os peixes não subiram o rio depois da piracema. Não foi escassez como já aconteceu em outras ocasiões. No ano passado, os peixes desapareceram.

Além das alterações climáticas, os índios atribuem o fato à construção de uma Pequena Central Hidrelétrica Telegráfica (PCH) no Rio Juruena, uma das previstas no Complexo Hidrelétrico do Juruena, que naquela época nem estava em funcionamento ainda.

Em 2009, os Enawenê esperaram dois meses pela subida dos peixes e como isso não aconteceu, a Funai conseguiu que a construtora da PCH, o Consórcio Juruena, pagasse R$ 20 mil reais para comprar três toneladas de tambaqui de criatório, para que se iniciasse a parte mais importante do ritual.

Este ano, os Enawenê Nawê não fizeram a barragem. Desta vez por luto em razão da morte de um de seus líderes, e novamente a Funai comprou o peixe. Entretanto, apesar de o período de chuvas deste ano ter sido normal, os peixes continuam minguando. “Os indígenas saem para pescar e voltam reclamando que não tem peixe e que as águas do rio estão muito sujas”, relata a indigenista da Opan, Juliana de Almeida, que trabalha com os Enawenê.

Especialistas em barragens, os Enawenê iniciam o ritual na época das cheias em janeiro, quando coletam o material necessário à construção das waiti (as barragens) que se estendem de um lado a outro do rio. Utilizam tramas de cestos e troncos para filtrar a água do rio. No ano passado, o ritual teve de ser compactado.

A construção das PCHs no Juruena provocou conflitos entre os índios, as construtoras e o governo do Mato Grosso. Por conta disso, 120 índios ocuparam e incendiaram o canteiro de obras da PCH Telegráfica em outubro de 2008, instalado na cidade de Sapezal, a 430 quilômetros de Cuiabá. Mas em março de 2009, acabaram assinando com outros povos indígenas daquela região um acordo de compensação envolvendo um milhão e meio de reais pela construção de oito PCHs naquele rio. O Plano de Compensação foi duramente criticado e ridicularizado por especialistas.


Fonte: 24 horas news

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Inflação 'do aluguel' acelera em maio para 1,19%, diz FGV

Preços no atacado, em especial as matérias-primas, motivaram alta.
Ìndice acumula alta de 4,18% em 12 meses.
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), indexador da maioria dos contratos de aluguel, acelerou em maio na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (28).

O índice variou 1,19% no fechamento do mês. Em abril, a variação havia sido de 0,77%.
Analistas esperavam leitura de 1,29%. No Boletim Focus mais recente, os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) esperavam IGP-M de 0,45% neste mês.

Com o resultado de maio, o índice acumula alta de 4,18% em 12 meses e de 4,79% no ano.

O IGP-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de abril e 20 de maio.

A aceleração foi influenciada principalmente pelos preços do atacado medidos no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), componente que tem peso de 60% no indicador geral IGP-M e que subiu de 0,72% em abril para 1,49% em maio.

As maiores altas individuais de preços no atacado foram de minério de ferro (de 49,76% em maio após queda de 1,06% em abril), leite in natura, soja em grão, feijão e bovinos.

Alimentos sobem menos


Perdeu força o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), outro componente do IGP-M, que recuou de 0,73% para 0,49%, em maio. A inflação dos alimentos desacelerou de 2,06% para 0,56%.

As maiores quedas individuais de preços no varejo foram de tomate, laranja pera, álcool combustível, pimentão e açúcar refinado.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em maio, variação de 0,93% abaixo do resultado do mês anterior, de 1,17%.

Fonte: G1

Silval Barbosa confirma participação na Exponop

O presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Fernando Porcel, entregou ontem o convite para o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) participar da abertura oficial da 26ª Exponop, em Sinop, no dia 5 de junho.

Barbosa garantiu presença na feira e destacou a importância da Exponop para o agronegócio brasileiro. “A Exponop é a 3ª maior feira de Mato Grosso e se firma com um elo de integração do agronegócio, não só de Mato Grosso, mas de todo o Brasil. Vem gente que conhece as dificuldades e que podem melhorar cada vez mais o agronegócio”, destacou.

A 26ª Exponop será realizada de 5 a 13 de junho. A programação prevê julgamentos de bovinos, leilões, simpósio de agronegócio e exposição de maquinários agrícolas.

Entre as atrações artísticas estão Skank, Déjàvu do Brasil, Gino e Geno, e, Joaninha. O Show de prêmios sorteará três caminhonetes S-10, um carro Celta, três motos e um terreno no Jardim Maringá.

A Exponop tem patrocínio da Crystal, Vianorte, Supermercados Machado, Frigobom, Arroz Urbano, Frialto, Casa Rural, Rodobens, Contra Fogo, Sinop Tintas, Netgraf, Tortuga, Colonizadora Sinop, Grupo Guarapari, Moto Ideal e Dorane Magazine, além de apoio da Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal de Sinop, Governo de Mato Grosso, Governo Federal e a apoio da Faça Web Sites, EVO e City Lar.

Fonte: Olhar direto

PT apresenta aos partidos da base programa de governo para Estado

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso encaminhará nos próximos dias à executiva dos demais partidos que compõem a base – PMDB, PR e PRB e PCdoB - propostas de campanha para o governo do Estado. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Humano e Sustentável para Mato Grosso. O texto integral foi definido há duas semanas e segue para aprovação.

De acordo com o deputado federal Carlos Abicalil, presidente regional do PT, as ações serão encaminhadas a todos os diretórios estaduais que afazem parte do leque de alianças para 2010. O mesmo material já foi entregue ao PSB e PCdoB. “O nosso objetivo é unir forças em prol do comitê Pró-Dilma. Temos que nos organizar o mais breve possível”, ressaltou.

Entre as ações, Abicalil diz que o plano de trabalho define toda a atuação do partido frente ao Palácio Paiaguás. Segundo ele, são propostas que vão desde saúde pública a Ciências e Tecnologia. No entanto, o pré-candidato ao Senado não quis antecipar nenhuma informação. Ele disse que o material será divulgado à imprensa logo após as convenções nacionais do PT, que acontecem no próximo dia 13.

CONVENÇÕES

A estimativa é que a convenção estadual do partido aconteça na última semana do prazo legal, dia 30 de junho. Logo após as convenções nacionais, no dia 14 será realizado encontro com a executiva estadual.

Fonte: Olhar direto

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Governo ganha R$ 18 bi a mais; MT terá R$ 135,5 mi

Por meio de MP, agora transformada em lei, Governo pôde direcionar recursos extraordinários a estatais e obras de infra-estrutura.
Sem alarde e em meio às votações dos projetos Ficha Lima e de reajuste para aposentados, o Congresso transformou em lei, na semana passada, uma Medida Provisória (MP) publicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no apagar das luzes de 2009, que garantiu ao Governo a utilização de um crédito extraordinário de R$ 18 bilhões em pleno ano eleitoral.

A verba, segundo o Governo, é proveniente de recursos não utilizados em outros anos, graças a superávits financeiros acumulados em 2008, recursos de empresas estatais e cortes feitos em Orçamentos anteriores.

O aval do Senado, que transformou a medida em lei, foi dado sem que o Supremo Tribunal Federal (STF) tivesse julgado uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a medida ajuizada pelo PSDB no dia 31 de dezembro do ano passado, dois dias após a edição da MP. Na prática, mesmo sub judice, os recursos estão sendo usados por vários órgãos do governo desde que o ato foi publicado.

O argumento usado pela oposição é que a Constituição Federal só autoriza a abertura de crédito extraordinário para "atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública".

O valor autorizado em créditos extraordinários para este ano é superior ao que muitos Estados vão receber durante três anos em recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Só com os recursos extraordinários, o Amazonas, por exemplo, poderá construir 14 terminais fluviais - que, juntos, consumirão R$ 33,5 milhões. Além disso, o Estado, que é berço político do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), terá disponíveis mais R$ 20,7 milhões em recursos para manutenção de trechos rodoviários. Nascimento deixou o governo no início do ano e é pré-candidato ao governo do Amazonas.

A maior parte dos recursos, porém, são direcionados a empresas estatais (R$ 15,5 bilhões) ligadas ao Ministério de Minas e Energia - o mesmo ato permitiu, no entanto, um corte de R$ 5,7 bilhões para o setor.

"Nenhuma dessas obras é ruim. O que questionamos é por que elas não foram objeto de um projeto de lei", diz o líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), para quem o governo age, nesses casos, no limite da lei. Segundo ele, "está claro" que essas verbas terão uso político em ano eleitoral.

"Se sair uma decisão contra eles [governo], não sei como vão fazer". Para o senador, houve pouco barulho após a aprovação da MP porque a votação aconteceu no mesmo dia em que foi aprovado o projeto Ficha Limpa. O PSDB, segundo ele, se posicionou contra a transformação da MP em lei, mas não evitou sua aprovação.

Para Gil Castello Branco, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, o fato de o Congresso ter referendado a MP ameniza o problema, mas não resolve uma questão que se repete há anos.

"Esse problema tem que ser resolvido com a maior rapidez pelo Supremo. Mesmo que muitas vezes as MPs não cumpram o princípio de emergência, mas cumprem efeitos legais, elas se tornam quase irreversíveis depois. É um problema. Se houver uma análise de que a medida não é urgente, já vai ser tarde para reverter. E qualquer solução que se tenha vai deixar a dúvida se tem benefício eleitoral de fato. O ideal seria haver uma quantidade mínima dessas medidas. Precisa ter um basta", disse.

Outros investimentos

Entre os Estados que serão beneficiados com os recursos da verba extraordinária está Mato Grosso, Estado do diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT) Luiz Antonio Pagot.

São mais de R$ 70 milhões previstos somente para manutenção de rodovias - há ainda outros R$ 65,5 milhões reservados para a construção de trecho na divisa entre o Estado e Mato Grosso, na BR-364. No Mato Grosso do Sul, serão destinados mais de R$ 100 milhões em manutenção de trechos.

Há ainda R$ 10 milhões previstos para estudos de apoio à implantação do trem de alta velocidade (TAV) que liga Campinas-São Paulo-Rio.

Já Pernambuco deve receber outros R$ 90 milhões para adequação nos trechos da divisa com Alagoas e com a Paraíba na BR-101. Entre os Estados oposicionistas os principais projetos contemplados pelo governo federal são a construção de uma barragem em Minas (R$ 31,8 milhões) e a expansão e melhorias do sistema de trens urbanos no Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre (R$ 30 milhões).

Um dos principais projetos contemplados nesses recursos, porém, são as eclusas de Tucuruí. As obras, localizadas no rio Tocantins, no Pará, devem receber R$ 80 milhões até o fim do ano. Ainda no Norte há também R$ 30 milhões previstos para a construção de uma ponte na BR-156, sobre o rio Oiapoque, que liga o Amapá à Guiana Francesa.

Faltam detalhes, entretanto, sobre a aplicação de recursos em determinados projetos. Após a transformação da MP em lei, foi publicado no Diário Oficial, por exemplo, que serão destinados R$ 260 milhões para "apoio a projetos de infra-estrutura turística", sem que sejam especificados de que maneira esses recursos estão sendo aplicados.

"Obras imprescindíveis"

Questionada, a Casa Civil encaminhou como resposta à reportagem a proposta apresentada à época ao presidente Lula pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento) para justificar a liberação do crédito.

Segundo o documento, dos R$ 18 bilhões, cerca de R$ 2,6 deveriam ser destinados à execução de despesas correntes e de capital "imprescindíveis ao desenvolvimento de ações de governo" e a ausência desses projetos poderia ocasionar "transtornos" para a sociedade.

A urgência e relevância do crédito para Minas e Energia justificavam-se, de acordo com o ministro, pela necessidade de garantir projetos das estatais para a ampliação da oferta de petróleo e gás e, assim, reduzir o "risco de desabastecimento" e evitar prejuízos à população.

Sobre as eclusas de Tucuruí, Bernardo justificou que a obra "é um importante instrumento para fomentar a navegação na região Norte do País", gerar novos empregos e estabelecer a integração entre comunidades.

A urgência para a construção dos portos fluviais no Amazonas é justificada porque as obras iriam "propiciar maior segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas". Já os recursos para o setor rodoviário permitiriam, segundo o documento, contribuiriam para a "segurança dos usuários".

O documento cita também a "situação de perigo em que vivem milhares de famílias" para justificar os investimentos para o Ministério das Cidades providenciar projetos de habitação. Sobre os recursos para turismo, a justificativa feita à época foi o receio de que o eventual aumento do número de turistas ao País ocasionasse transtornos aos usuários do setor.

Fonte: Mídia News

CCJ reforma projeto Ficha Limpa

A polêmica causada por uma alteração feita de última hora ao projeto Ficha Limpa voltou a ser debatida nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, onde o presidente é o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da proposta. O assunto foi posto à mesa pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que queria saber se a alteração na redação do texto alterou o mérito do projeto Ficha Limpa.
Demóstenes Torres voltou a explicar que a alteração apenas corrigiu distorções nos tempos verbais do texto, que ora era conjugado no passado, ora no futuro. O projeto Ficha Limpa, segundo o senador, barra a candidatura de políticos que forem condenados pela Justiça daqui para frente.
Políticos que foram condenados anteriormente não serão atingidos pelo projeto Ficha Limpa porque, conforme a Constituição, nenhuma lei pode ser retroagida com o objetivo de prejudicar o réu. Assim, garantiu Demóstenes, mesmo antes da alteração nos tempos verbais do texto, a abrangência do texto estaria limitada a casos futuros.
"A emenda de redação foi feita para corrigir a confusão que havia no texto. Então, foi excluída a contradição e o Supremo Tribunal Federal (STF), se mantiver entendimento anterior sobre a questão, vai dizer que a lei se aplica a casos futuros e aos processos em andamento em grau recursal", disse Demóstenes, cuja explicação satisfez Suplicy. "A explicação traduziu o espírito com que todos votaram no Senado", disse o petista.
Mudança
No projeto encaminhado pelos deputados ao Senado, ora o texto dizia que estariam inelegíveis os políticos que "tenham sido condenados" pela Justiça, ora dizia que estariam inelegíveis os políticos que "foram condenados" pela Justiça. Para uniformizar o texto, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apresentou a emenda de redação deixando todo o texto com "os que forem condenados". A emenda foi aprovada por unanimidade.
A alteração, na avaliação do deputado Chico Alencar (PV-RJ), deixa claro que somente quem for condenado depois da sanção da nova lei é que será impedido de se candidatar pelas novas regras de inelegibilidade. "Como havia dúvidas no texto que saiu da Câmara, os senadores fizeram uma emenda de redação para deixar claro que só os condenados depois da sanção da lei é que serão atingidos", disse Alencar, no dia da aprovação do projeto pelo Senado.

Fonte: Folha do Estado

Música italiana em Cuiabá


São cinco álbuns lançados e mais de 20 anos de carreira, a cantora italiana Mafalda Minozzi realiza hoje uma noite de autógrafos, às 19h30 na Livraria Janina do Pantanal Shopping. Ela está em turnê com o mais recente trabalho, o DVD “Live in Italia”, um registro ao vivo de muitas músicas populares de sua terra natal. Entre um autógrafo e outro ela irá cantar algumas poucas músicas também. Os convites são limitados e devem ser retirados com antecedência.

O mais recente trabalho de Mafalda é na verdade uma homenagem canção popular italiana e aos seus grandes autores. Acompanhada de músicos norte-americanos, italianos e brasileiros, ela canta tendo como harmonia arranjos originais, tudo registrado no Teatro Feronia, em San Severino Marche, tombado pelo Patrimônio Histórico e artístico da Itália.
No DVD, Malfalda divide no palco com DJ Patife na faixa “Parole, Parole”, canta junto com Mariella Nava, compositora e intérprete original da música “Per Amore”, gravada especialmente para o DVD em um dueto em acústico (piano e voz). Além do show, o DVD traz fotos e uma entrevista que traça um perfil dela.

Desde 1996 a cantora realiza shows no Brasil. Foi em terras tupiniquins inclusive que conheceu o guitarrista norte-americano Paul Ricci, seu atual produtor musical e arranjador. Na ponte aérea Brasil-Itália ela conheceu Nico Assumpção, Raul Mascarenhas, Armando Marçal, Hugo Fattoruso, Osvaldinho do Acordeon e outros músicos, tendo colaborado com outros tantos, como Martinho da Vila, Guinga e Paulo Moura. E vale lembrar que ela fez duas apresentações numa casa noturna em Cuiabá, na terça (25) e na quarta-feira (26).


SERVIÇO

Noite de autógrafos com a cantora italiana Mafalda Minozzi, às 19h30, na Livraria Janina do Pantanal Shopping. Convites antecipados. Informações: 3632-8888.

Fonte: Folha do Estado

Marina Silva recorre a inventor do "Lula-lá"

O PV recrutou o inventor do famoso jingle "Lula-lá" para tentar alavancar Marina Silva, estacionada há um mês nos 12% de intenções de voto na corrida presidencial.

Publicitário do presidente Lula nas eleições de 1989 e 1994, Paulo de Tarso Santos atua há 20 dias no comitê da campanha, em São Paulo. Ele já ajudou a preparar a pré-candidata para eventos públicos como a sabatina de ontem, na sede da CNI.
Apesar do reforço com a pré-campanha em curso, o PV sustenta que não terá um "marqueteiro tradicional".

"Normalmente, essa figura define a agenda, o programa e o discurso do candidato. Não será o caso", afirmou João Paulo Capobianco, dirigente da campanha.

Segundo ele, Paulo de Tarso ainda não tem contrato e trabalha em conjunto com o cineasta Fernando Meirelles e o publicitário Cláudio Carillo, que seriam voluntários.
Ele deve ser contratado formalmente, mas o partido promete gastar quantias modestas para o mercado.

"Tem marqueteiro que recebe de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. Não teremos nem 10% disso para gastar", disse Capobianco, que alfinetou a campanha de Dilma Rousseff (PT): "Achamos que esse modelo de transformar o candidato, fazer plástica e mudar seu tom não funciona".

Paulo de Tarso, que também atuou para o PSDB no governo Fernando Henrique Cardoso, reforçou o discurso dos verdes: "Não estou atuando na condição de marqueteiro oficial".

Ele se disse encantado com a nova cliente: "Ela quer sair da política do varejo. Está me lembrando meus trabalhos no início do PT".

Fonte: 24horas news

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Delegada solicita prisão de militares

A delegada Ana Cristina Feldner pediu a prisão preventiva de cinco oficiais da Policia Militar de Mato Grosso, todos ligados ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) pela morte do soldado Abinoão Soares de Oliveira (34) que integrava a Força Nacional de Segurança. Caso a Justiça acate o pedido, serão presos os tenentes Carlos Evane Augusto e Dulczio Bernardes Oliveira, o sargento Moles Fidélis Pereira e cabo Antônio Vieira de Abreu. Além deles, também foi pedida a prisão de Saulo Ramos Rodrigues. O soldado morreu durante treinamento na região de Manso.
De acordo com a delegada, ficou evidenciada a prática de tortura e perseguição por parte dos indiciados. "O que ocorreu durante o treinamento foi um massacre, totalmente fora dos propósitos do treinamento", disse. Os dois tenentes irão responder por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, sem chance de defesa da vítima e por meio de tortura. Os outros serão julgados por tentativa de homicídio.
Ana Cristina disse que o tenente Carlos Evane, e mais dois oficiais ainda enfrentam uma agravante. Eles deveriam estar de plantão no BOPE, mas se ausentaram para ir a Manso participar do treinamento.
O inquérito também afasta qualquer possibilidade dos soldados que participavam do treinamento estarem cansados e despreparados, principal tese defendida pelos acusados. Para a delegada, instrutores não demonstraram qualquer conhecimento de técnicas básicas para se evitar esse tipo de tragédia. “Se você não tem conhecimento completo do corpo humano não deveria se aventurar a levá-lo ao limite”, disse.

Fonte: Folha do Estado

Lula diz que TV internacional nasceu para mostrar a cara do Brasil, e não para falar bem dele

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa das empresas públicas nesta segunda-feira (24), rebateu as críticas à criação da TV Brasil [emissora pública] e afirmou que tanto o canal nacional quanto o internacional, lançado hoje, não nasceram para falar bem dele, mas sim, para falar bem do Brasil. Segundo ele, a TV pública pretende ser a cara do Brasil no exterior.

O presidente afirmou que no Brasil havia uma ideia errada sobre a eficiência e a qualidade dos órgãos públicos.

- Sempre vigorou no Brasil uma ideia de que tudo que era público não prestava e que tudo que era privado era centro de excelência. A crise econômica internacional, acontecida no seio dos países ricos, mostrou que quem estava mais preparado para enfrentar a crise eram exatamente aqueles países que tinham estruturas públicas de bancos que deram sustentação à crise.

O presidente afirmou que a criação da TV Brasil Internacional é um sonho que começa a ser concretizado. Um sonho, segundo Lula, de criar uma televisão pública de qualidade e excelência.

- Queremos provar que é possível fazer uma TV pública de qualidade, republicana, que não seja chapa-branca, mas que também não seja oposição. Que tenha discernimento de fazer a análise política correta, de contar os fatos como eles são, desagrade a quem desagradar.

A TV Brasil começou nesta segunda-feira a transmissão do seu canal internacional. A TV começa a distribuição de conteúdo por 49 países africanos e em breve também transmitirá para os Estados Unidos e os países da América Latina. A programação será transmitida em língua portuguesa e serão selecionados conteúdos da própria TV Brasil.

Fonte: Mídia News

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sedes da Copa terão bondes sobre trilhos

O ministro de Cidades, Marcio Fortes, confirmou nesta segunda-feira (24) que as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 vão ganhar corredores exclusivos para ônibus e terão bondinhos, os chamados veículos leves sobre trilhos, circulando nos trajetos entre os estádios, hotéis, rodoviárias, portos e aeroportos para agilizar o deslocamento de torcedores e equipes de futebol que participarão do evento.
Segundo ele, a construção de metrô para a Copa foi descartada para “que as cidades não sejam esburacadas e depois não dê tempo de concluir as obras”.
Fortes disse que as obras viárias a serem feitas nas cidades-sede da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) vão melhorar a qualidade de vida da população por um longo tempo. Ele citou o caso específico de Fortaleza e Recife, onde atualmente a infraestrutura urbana não atende às necessidades da população.
Ao todo serão desenvolvidos 47 projetos de transporte público nas capitais do Mundial. As obras estão orçadas em R$ 11,4 bilhões, sendo que deste montante, R$ 7,7 bilhões virão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio do Programa Pró-Transporte, e o restante será a contrapartida das prefeituras e dos governos estaduais.
O ministro explicou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) já permitiu o uso desse dinheiro para o PAC da Mobilidade Urbana, e que agora basta a aprovação das licenças ambientais para que as obras sejam contratadas e iniciadas. No último dia 18, o Ministério das Cidades liberou R$ 1,5 bilhão para Brasília, Recife e Salvador.
“Estamos concentrando nossas ações em obras viárias de curto a médio prazos, que certamente darão a mesma agilidade do metrô no deslocamento entre os pontos de referência nas cidades que vão sediar a Copa 2014. Sabemos que essas intervenções não vão solucionar os problemas de transporte público nas grandes cidades, mas, com certeza, amenizarão as dificuldades enfrentadas pela população durante e depois da Copa”, acrescentou Fortes.
Ele lembrou ainda que, além dos investimentos em mobilidade urbana, o Ministério das Cidades vai destinar recursos para infraestrutura de áreas que serão destinadas às festas dos torcedores. “Como muitas pessoas não terão dinheiro para assistir aos jogos, já que os ingressos em eventos como esse são caros, vamos preparar áreas com telões para que as pessoas possam torcer, sambar, beber com moderação e comemorar a vitória da seleção brasileira nos jogos.”

Fonte: Folha do Estado

Mendes diz que PF comete excessos

Em entrevista ao Programa Cidade Independente da Rádio Cidade FM (94,3), hoje, o pré-candidato ao governo do Estado, Mauro Mendes (PSB), questionou os excessos cometidos pela Polícia Federal e Justiça Federal na Operação Jurupari. A operação que foi deflagrada na última sexta-feira investiga supostos crimes ambientais cometidos por políticos, empresários e servidores públicos.

“Eu defendo a atuação da Polícia Federal e da Justiça e sei que está claro que tem coisa errada nas liberações de licenças ambientais. Mas eu percebi também que ocorreram exageros em determinadas prisões”, disse o empresário, acrescentando ainda, que existe um tom de “espetáculo” em algumas operações da PF.

Mendes também disse houve um exagero no número de mandados de prisões, sendo que no total foram 91, dos quais 64 já foram cumpridos. “A impressão que fica é que em cada operação querem bater o recorde de prisões”, frisou o pré-candidato.

Questionado sobre quem foi preso injustamente, o pré-candidato preferiu não citar nomes. Ele disse apenas que não conhece o inquérito e que já solicitou para o advogado do “Movimento Mato Grosso Muito Mais” analisá-lo. “Não quero me precipitar a fazer afirmações antes mesmo de conhecer detalhes da operação. Digo isso com relação aos envolvidos. Sei que tem gente de bem presa, principalmente do setor produtivo. Pessoas com residência fixa, e que não precisaria estar presa só para responder alguns questionamentos”.

Com relação a sua pré-candidatura à sucessão estadual, Mauro Mendes foi enfático ao afirmar que não vai desistir da disputa e condenou o assédio que seus adversários estão fazendo ao seu partido e nos aliados. “Os meus adversários estão gastando muita energia tentando impedir minha candidatura. Eles deveriam cuidar de suas candidaturas, pois as pesquisas mostram que eles estão caindo. É bom deixar claro que ninguém do meu grupo está a venda”, disparou o socialista.

Fonte: Folha do Estado

AGE conclui perícia de maquinários

O secretário de Segurança do Estado, Diógenes Curado, divulga amanhã (25), o relatório da auditoria que a AGE (Auditoria Geral do Estado) fez no processo de compra das máquinas do progroma "Mt 100% Equipado". A auditoria foi solicitada pelo próprio governo do estado, ainda em março, com o ainda então governador Blairo Maggi, quando surgiram as primeiras suspeitas de desvio de recursos na compra do maquinário.

Além da auditoria, a apuração do caso tem outras frentes. A Delegacia Fazendária abriu um inquérito e está investigando o caso. Esta semana, a delegada responsável, Lusia Machado pediu uma perícia nas máquinas enviadas para 11 municípios do Nortão. Essa perícia terminou ontem (21). Há suspeitas que houve troca de peças das máquinas, como pneus. Também estão sendo apuradas responsabilidades dentro das duas secretárias de Estado responsáveis pela compra das máquinas, de Administração e Infraestrutura.

Perícia

Na sexta-feira (21), o Governo do Estado derrubou ontem (21) a liminar da Justiça Federal que determinava perícia no maquinário do programa “MT 100% Equipado”. A liminar, concedida pelo juiz Julier Sebastião da Silva na semana passada, determinava que as máquinas fossem recolhidas para serem periciadas em Cuiabá. Mas o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região acatou o recurso protocolado pela Procuradoria Geral do Estado, na quarta-feira (19), em Brasília (DF) e cassou a liminar. Julier concedeu a liminar baseado em uma ação popular contra o governo no caso do suposto desvio de recursos para compra do maquinário do “MT 100% Equipado”. Na ação há denúncias de que teriam sido trocadas peças das máquinas, como pneus.

O governo contestou a decisão porque a necessidade de trazer as 705 máquinas até Cuiabá poderia causar lesão ao patrimônio público além de desordem pública. De acordo com o procurador Geral, Dorgival Veras de Carvalho, os custos poderiam chegar a R$ 3 milhões. Os prefeitos também ficaram revoltados com a decisão da Justiça Federal e chegaram a comunicar ao governo que não entregariam as máquinas. “Se for para realizar a perícia que seja nos locais onde os maquinários estão”, defende o procurador.

Além do pedido de suspensão da liminar, a Procuradoria do Estado também entrou com um agravo de instrumento, contestando a competência de esfera do juiz federal Julier Sebastião da Silva. O próprio Ministério Público Federal já tinha se manifestado, pronunciando que o caso deve ficar sob a competência da Justiça Estadual. O procurador geral informa que o agravo ainda não foi julgado pelo TRF.

Fonte: Folha do Estado

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nacional apoia PPS com Mendes

Em reunião neste sábado com o presidente nacional do PPS Roberto Freire (PE), Percival Muniz, que conduz a legenda socialista em MT, conseguiu aval para sacramentar apoio a Mauro Mendes (PSB) a governador. Nessa discussão, entra o nome do próprio Percival como vice da chapa. Pelo visto, foram mesmo patrolados o vereador cuiabano Ivan Evangelista e o secretário da gestão Galindo, Elismar Bezerra. Ambos queriam, por tudo, que o PPS fosse para o palanque de Wilson Santos.

Fonte: RDnews

Com 154 votos, PT fecha com Silval; Serys esvazia o encontro

Depois de muita discussão e troca de acusações, o PT aprovou neste domingo apoio à candidatura do governador peemedebista Silval Barbosa, que busca à reeleição. Compareceram ao encontro estadual para definição de candidaturas 244 delegados. Foram 154 votos pela coligação pró-Silval, composta pelo PMDB, PR, PC do B e PRB e agora pelo PT. Votaram pela aliança à candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) 85 delegados. Outros cinco petistas preferiram se abster de votarem. O encontro foi realizado na Fiemtec. Terminou por volta de 15h, com presenças de cerca de 300 militantes.

Os grupos se dividiram e expuseram confrontos entre aliados do deputado federal Carlos Abicalil, pré-candidato ao Senado, e da senadora Serys Marly, que perdeu nas prévias o direito de concorrer à reeleição. Quando terminou a contagem de votos daqueles que apoiavam aliança com o PSB, Serys e seu grupo, já cientes da derrota, decidiram se retirar do auditório, em sinal de protesto.

A senadora e seus defensores chegaram a pedir que a votação deste domingo fosse adiada. Também perdeu essa defesa na disputa de votos, em que 153 delegados escolheram que a decisão ocorresse de imediato, enquanto 90 queriam adiá-la. “Estamos vendo aqui uma vitória democrática e que deve ser valorizada por cada membro do partido. É preciso aceitar as decisões para mantermos a unidade. E os que estavam aqui que tenham sido sinceros e respeitem a sinceridade e o trabalho do partido”, declarou Abicalil, ao fim do encontro.

Outras decisões foram postergadas e ficarão a cargo da Executiva estadual. Os nomes inscritos para deputado estadual e federal vão ser definidos oficialmente no próximo mês, assim como os dois suplentes para a chapa de Abicalil.

Fonte: RDnews

Silval afasta investigados na 'Jurupari'

O governador Silval Barbosa (PMDB), afastou de seu chefe de gabinete o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Silvio Correa e Afranio Migliari, ex-superintendente da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Ambos estão sendo investigados na Operação Jurupari por fraudes e licitações e danos a área ambiental. Pelo menos mais 10 servidores da Secretaria de Meio Ambiente também foram afastados. Os acusados ficarão afastados até o fim das investigações. O governador ainda não comentou o caso. A assessoria distribuiu nota apenas apontando o afastamento.

Fonte: Folha do Estado

Em lançamento de Gabeira, nome de Marina é 'apagado'


Militantes tentaram excluir nome de Marina de faixas com fita adesiva. Nome de pré-candidato ao governo do RJ foi grafado errado.
Militantes do Partido Verde precisaram improvisar durante o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira ao governo do Rio de Janeiro, neste domingo (23), para evitar um processo por antecipação de campanha. De acordo com a lei eleitoral, as campanhas para as eleições de 2010 só podem começar em 6 de julho.

A assessoria de Gabeira informou que os militantes não sabiam da regra. Então, tentaram esconder o nome da pré-candidata à Presidência da República com fita adesiva, mas não foi o suficiente para esconder as letras. Não bastasse isso, o nome de Gabeira foi grafado errado em uma das faixas: "Fenando".

A coligação da pré-candidatura ao estado do Rio envolve PSDB e PV, mas nenhuma faixa com nome de José Serra (pré-candidato tucano à Presidência), nem mesmo 'apagado', foi encontrada no evento na Zona Norte.

Fonte: Mídia News

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Na malha fina

A maioria dos fiscais da Prefeitura de Cuiabá está com problema junto ao "Leão" da Receita Federal. O motivo, segundo uma fonte da coluna, é que o grupo, que soma quase 400, foi parar na "malha fina" do Importo de Renda.

A causa seria um erro na comunicação por parte do Palácio Alencastro. O município teria emitido a Cédula "C" aos fiscais com erro, corrigido, mas não retificado junto a Receita Federal. Os fiscais da prefeitura estão na bronca com o prefeito e os responsáveis pela área financeira. É o que se chama de erro primário.

Percival diz que governo precisa agir


O deputado Percival Muniz (PPS) disse que o governo do Estado precisa encontrar uma forma de ressarcir os cofres públicos dos prejuízos causados pelo suposto superfaturamento de maquinários. “O governo já reconheceu o erro, portanto não pode ficar esperando a boa vontade das empresas devolverem a diferença”, disse o parlamentar durante entrevista a uma rádio de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (20).
De acordo com o socialista, o Executivo estadual deve procurar as empresas vencedoras da licitação e pedi-las para devolver a quantia excedente ou para repassar outras máquinas a Administração até o valor total do sobrepreço. “Não podemos achar que com a demissão dos secretários tudo está resolvido, que não está. O Estado foi lesado em, pelo menos, R$ 36 milhões. Por isso, precisa encontrar uma forma de devolver esse dinheiro, que tem dono: o cidadão”, disse.
Muniz questionou ainda o posicionamento da Assembleia Legislativa quanto os prejuízos ao erário. Segundo ele, o Legislativo estadual está “apático” diante da situação. “Não podemos continuar agindo como se o problema não fosse com a gente. Se não quer CPI, pois parece assustar, criar-se então uma comissão especial par acompanhar o caso. Ela poderia averiguar acompanhar, testemunhar, enfim dar uma satisfação para opinião publica do que está acontecendo”, afirmou.

Fonte: Folha do Estado

PF desencadea Operação Jurupari

A Polícia Federal cumpre, hoje, 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso e nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo.

A ação denominada Operação Jurupari tem o objetivo de reprimir a extração, transporte e comércio ilegal de produtos florestais na Amazônia mato-grossense, principalmente aqueles provenientes do interior e entorno de áreas protegidas federais, como Terras Indígenas e Parques Nacionais.

A operação é fruto de quase dois anos de investigações feitas pela PF que contaram com trabalho de inteligência e pericial realizado pelo órgão. Foram apuradas irregularidades praticadas por servidores, engenheiros e proprietários em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais. Dentre os presos, além de madeireiros e proprietários rurais, estão engenheiros florestais e servidores públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) que eram responsáveis por produzir e aprovar licenciamentos e Planos de Manejo Florestal fraudulentos, necessários à legalização e comércio de madeiras extraídas no interior dessas áreas públicas. O valor mínimo dos danos ambientais causados pelos investigados, nestes últimos anos, somado, é de aproximadamente R$900 milhões de reais.

As irregularidades cometidas são:

Fraudes na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas;

Disponibilidade de créditos florestais fictícios, e que permitem o desmatamento e retirada ilegal de madeira, de áreas não documentadas, especialmente de terras públicas e áreas protegidas, como terras indígenas, assentamentos do INCRA e unidades de conservação; e

Transporte, processamento e comercialização destes produtos florestais pelas serrarias e madeireiras, as quais recebem o produto “esquentado” com documentação fraudulenta, abastecendo e incentivando, portando, todo o esquema.


Após interrogatório, os presos serão encaminhados ao Sistema Prisional e responderão pelos crimes de formação de quadrilha (288 do CPB); corrupção ativa/passiva (arts. 317 e 333 do CPB); furto (155 do CPB); grilagem de terras (art. 20 da Lei 4.947); falsidade ideológica (art. 299 do CPB); inserção de dados falsos em sistema de informática (art. 313-A do CPB), além de diversos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

A pedido da Polícia Federal, a Justiça Federal em Mato Grosso também decretou o seqüestro e indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos, bem como o afastamento preventivo de todos os servidores indiciados. A medida se fundamentou na prova pericial produzida, que comprova que, além de diversos dos envolvidos possuírem movimentações financeiras incompatíveis com seus rendimentos declarados à Receita Federal.

Os valores destes danos encontram-se devidamente avaliados e descritos, por empresa ou propriedade rural, em quase uma centena de laudos periciais elaborados pelo Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Mato Grosso. De posse desses dados, a Justiça Federal pôde individualizar, para cada um dos investigados, seus ganhos financeiros e prejuízos causados ao meio ambiente, decretando o seqüestro e indisponibilidade de seus bens.


O Jurupari aparece nas lendas tupis e também no folclore de tribos indígenas das mais diversas procedências. É uma entidade enviada pelo Sol para reformar a Terra. É Jurupari quem faz cumprir as leis. Segundo a crença, a Jurupari não se pede perdão, não há súplica que o abrande, ele exige estrita obediência às leis.

Fonte: Folha do Estado

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Neymar pede desculpas por falar "besteira" a torcedor

Atacante pede desculpas por declaração.

O atacante Neymar, autor do gol de empate do Santos por 1 a 1 no domingo, contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro, se envolveu em uma polêmica com um torcedor ainda durante a partida. Criticado após tentar uma jogada, virou-se e disse para o torcedor entrar e jogar em seu lugar. Nesta segunda-feira, o jogador pediu desculpas pela declaração.

"Foi no calor do jogo. Estava todo mundo com a cabeça quente. O árbitro me deixou bravo. Eu olhei para ele (torcedor), falei uma besteira, estou errado e peço desculpas para ele, disse o jovem santista.

O atacante ainda desperdiçou a sua segunda cobrança de pênalti na partida, gol que poderia ter selado a primeira vitória santista na competição. O Santos agora se prepara para enfrentar o Grêmio na quarta-feira, em partida válida pela semifinal da Copa do Brasil. Os gaúchos venceram na ida por 4 a 3 e jogam pelo empate para passar para a final do torneio.

Fonte: Mídia News com Terra

Torre de iluminação do Verdão é demolida

A primeira das duas torres de 33 m que sustentavam os refletores do antigo Verdão foi derrubada na tarde desta segunda-feira. As equipes de demolição quebraram parte da base com o equipamento chamado 'Rompedor' e puxaram a estrutura com cabos ligados a um trator de esteira. A torre veio abaixo em poucos segundos, caindo sobre os escombros da arquibancada descoberta. Nesta terça-feira a outra torre também deve ser demolida.

A demolição das arquibancadas cobertas e descobertas prossegue em ritmo acelerado, criando condições para o aterramento de toda a área onde hoje se situa o campo de futebol. Ao mesmo tempo está sendo retirada a estrutura metálica que sustenta a cobertura da arquibancada coberta, que será utilizada em outras praças esportivas da Capital.

Até o final do mês toda a parte de alvenaria do antigo estádio deve ser demolida, iniciando-se os trabalhos de fundação para a nova Arena Multiuso, que deve estar concluída até dezembro de 2012, a tempo de Cuiabá se candidatar a sede da Copa das Confederações, em 2013.

Fonte: 24 horas news

Pedofilia é tema de seminário em Cuiabá

Será nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), no Clube Monte Líbano, o Seminário “Mato Grosso contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio”, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa e a Superintendência Regional do Trabalho. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Combate a Pedofilia (18) e contará com a participação do presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, que será o último palestrante do dia 20, às 17 horas. Esta é a segunda vez que Malta vem a Mato Grosso discutir as atividades desenvolvidas no combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil.

O seminário representa, ainda, um esforço conjunto das esferas do Poder Público, de prevenir e combater a pedofilia, localizar pessoas desaparecidas e promover o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso. Voltado a prefeitos, gestores estaduais e municipais de Assistência Social, conselheiros tutelares e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o evento também pretende contribuir para divulgar e debater o 4.º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil, publicado pelo IPEA.

Para a secretária da Setecs, Roseli Barbosa, o combate à violência e exploração infanto-juvenil precisa ser cada vez mais fortalecido e as campanhas dão visibilidade ao problema ao mesmo tempo em que esclarecem e orientam a população. “É preciso tornar o assunto público, discutir com a sociedade e reconhecer que o abuso, a exploração sexual e a violência contra crianças está dentro dos lares, não importa a classe social. Temos que combater este tipo de crime com discussão, prevenção e enfrentamento e é isso o que estamos fazendo”, afirmou.

Fonte: Folha do Estado.

Carteira de trabalho será digitalizada a partir de julho

Documento se assemelha ao passaporte e terá foto impressa no papel e proteção de plástico

A nova carteira de trabalho será digitalizada e chegará às mãos dos brasileiros a partir de julho, segundo informações concedidas nesta terça-feira (18) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante inauguração da 12ª unidade do Ceat (Centro de Atendimento ao Trabalhador) em São Paulo.

Essa será a segunda modificação desde a sua criação em 1932, quando a carteira profissional substituiu a agrícola, instituída por decretos assinados nos anos de 1904 e 1906.

Na nova carteira, a foto do trabalhador passa a ser digitalizada, semelhante à do passaporte. O documento continua a ser na cor azul, mas passa a ter um plástico protetor destinado às informações pessoais do portador. Atualmente, a carteira de trabalho é impressa em branco, sendo preenchida pelos funcionários dos postos de atendimento, como o Poupatempo.

Com a mudança, a emissão da carteira será online, já com as informações pessoais do trabalhador. Segundo o ministro, os paulistanos serão os primeiros brasileiros a terem acesso ao novo documento. A boa notícia é que, como a imagem será digital, o portador do documento irá economizar cerca de R$ 10, que é o custo da fotografia 3x4.


Veja mapa do emprego de SP com 50 mil vagas
..- A experiência piloto será no Ceat [unidade que fica no Vale do Anhangabaú], mas nós pretendemos colocar em todo o sistema. Já tem um equipamento preparado. Vai ter um sistema que tira a fotografia na hora, faz a impressão digital e que emite a carteira no prazo máximo de uma hora. [O trabalhador] vai ter que vir ao local para tirar.

A nova carteira de trabalho valoriza a segurança contra fraudes, já que o documento é um dos campeões em falsificação, segundo o Minístério do Trabalho. Outra novidade é a cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil, que passa a ser verde - e não mais azul como a dos brasileiros.

A medida agiliza a emissão do documento, que hoje ainda depende do trabalho dos servidores públicos estaduais e federais - em greve até na última segunda-feira (17). De acordo com o ministro, “o Supremo Tribunal Federal decretou que os trabalhadores teriam que voltar ao atendimento e estão voltando a partir da publicação que saiu hoje [terça-feira]”.

- Temos muitas unidades descentralizadas. O que está em greve são só os postos do ministério, e parte deles. Estão mais aqui na capital. Com a decisão do Supremo, todo mundo tem que voltar ao trabalho. Agora, não tem condições de ter mais aumento porque não há prazo para isso.

Mais perto do emprego

O Ceat é uma instituição que aproxima trabalhadores e vagas de emprego na cidade de São Paulo. Além disso, encaminha pessoas para cursos de educação profissional, emite a carteira de trabalho e agiliza pedidos de seguro-desemprego.

A nova unidade do Ceat, que já tem outras 11 em São Paulo, deverá atender cerca de 750 pessoas por dia. De acordo com a presidente da entidade, Jorgette Oliveira, o Ceat recebe uma média de 2.000 a 3.000 pessoas por dia.

- A gente consegue encaminhar uma média de 20 mil a 30 mil pessoas [para vagas de emprego] por causa do nosso banco de dados. A gente acaba tendo um retorno de 2.000 pessoas colocadas por mês, mas ainda é pouco. Posto de trabalho não é problema no Brasil, mas falta gente qualificada.

Fonte: R7

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mercado de luxo cresce e cria fila de espera para carros de até R$ 1 milhão

Só nos quatro primeiros meses desse ano, 3,5 mil unidades foram vendidas.
Planos de financiamento oferecem prestações de R$ 14 mil mensais

Não foi só o poder aquisitivo das classes C e D que aumentou. Consumidores das classes A e B também estão com mais dinheiro para gastar.Com isso, cresceu também o mercado dos carros de luxo. Há fila de espera para a aquisição de carros que valem de R$ 500 mil a R$ 1 milhão.


Em 2007 foram comercializadas menos de 5,7 mil unidades. No ano passado foram mais de 8 mil. Só nos quatro primeiros meses desse ano, quase 3,5 mil. Nas lojas, há modelos esportivos, conversíveis, clássicos, que conquistam o consumidor.

O dentista Fernando Lauretti já tem um carro importado, mas está namorando um modelo mais luxuoso: “Quem planeja consegue alcançar um objetivo”.

Um dos mais vendidos do segmento de luxo curiosamente não é o mais barato. É um modelo sedan, quatro portas, estilo executivo – o carro não sai da concessionária por menos de R$ 140 mil. Mas o que atrai os compradores nem é tanto o visual ou a potência do motor. É tecnologia ao alcance dos olhos.


Há um sistema que permite passar toda a agenda do celular para o computador de bordo; é só apertar o botão e pedir que o carro faz a ligação telefônica.

Outro modelo faz tudo sozinho. Encontra vaga, dá todas as orientações para o motorista estacionar e mostra tudo no painel. Se o motorista se distrair e estiver quase derrapando, o computador corrige a trajetória e evita o acidente. O pneu, mesmo furado, roda até 150 quilômetros sem nenhum problema.

O modelo mais caro de uma concessionária de São Paulo custa R$ 700 mil. Esse ano, nove já foram vendidos. A empresa acredita que ainda tem muito espaço para crescer.

“Se você comparar, o mercado de luxo no Brasil é 0,5% do mercado total de automóveis. Em países vizinhos, chega a 1%. Tem muito que crescer”, diz o diretor de vendas Leandro Radomle.

Prestações de R$ 14 mil por mês

Os vendedores dizem que comprar um carro de luxo não é mais tão difícil. Também tem financiamento em até em 36 vezes. Se o consumidor comprar um modelo de luxo ficará com uma prestação mensal de no mínimo R$ 14,1 mil por três anos.

Financiadas ou não, as vendas não param de crescer. Em março, a concessionária mostrada na reportagem vendeu 644veículos – 135% a mais do que em março do ano passado.

Quem compra um carro assim tem que se preparar para outras despesas. Se o carro for licenciado em São Paulo, por exemplo, vai pagar um IPVA de R$ 18 mil.

Fonte: Globo.com

Cartórios de imóveis vão ser informatizados

Digitalização de documentos servirá para diminuir caos fundiário. Medida faz parte de programa para dar títulos de terras a posseiros

Cartórios de registros de imóveis de toda a Amazônia Legal devem passar por um processo de modernização para viabilizar o processo de regularização fundiária na região.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai repassar R$ 10 milhões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para organizar o acervo dos cartórios e digitalizar seus documentos, restaurando os que estiverem danificados.

Com a criação de cartórios digitais, diferentes órgãos oficiais poderão trocar informações por meio eletrônico. A reorganização dos cartórios ocorre no contexto do Programa Terra Legal, que pretende regularizar cerca de 300 mil posses na região amazônica.

A regularização fundiária é fundamental para permitir, por exemplo, que os produtores tenham acesso a financiamentos rurais e possam ser responsabilizados por eventuais irregularidades ambientais.

O primeiro estado beneficiado pela modernização dos cartórios é o Pará, que tem a situação fundiária mais caótica. De acordo com o governo federal, ele concentra 49% da meta do Terra Legal. São mais de 55 mil posses localizadas em terras públicas federais, das quais o MDA espera titular 27 mil ainda em 2010.

Estudo realizado por diferentes instituições divulgado no ano passado revelou que 6.102 títulos de terra registrados nos cartórios do Pará têm irregularidades. Somados, os papéis representam mais de 1,1 milhão de km² - o estado tem área de 1,2 milhão de km².

Fonte: Mídia News

Orquestra de MT faz concertos de maio no Cine Teatro

Apresentações trarão três compositores modernos da música; ingressos podem ser comprados no teatro
A Orquestra do Estado de Mato Grosso volta ao Cine Teatro Cuiabá para dois Concertos Oficiais no sábado e domingo (22 e 23), às 20h e às 19h, com interpretações de três grandes compositores modernos, o inglês Bejamin Britten, o italiano Ottorino Respighi e o estadunidense Aaron Copland. A OEMT promete a apresentação mais moderna da temporada 2010.

Durante 45 minutos, a platéia presenciará obras como Sinfonieta, peça número um do catálago de obras de Britten, escrita em 1932 quando o compositor tinha apenas 18 anos; o Trittico Botticelliano de Respighi, formado pelos movimentos La Primavera, L'adorazione dei Magi e La nascita di Venere, inspiradas nas pinturas renascentistas do italiano Sandro Botticelli; e Latin American Sketches de Aaron Copland, uma homenagem a cultura musical dos países vizinhos aos Estados Unidos, escrita entre os anos de 1959 e 1972.

Com uma formação sinfônica, a OEMT será composta por cinco classes de instrumentos: cordas, madeiras, metais, instrumentos de percussão e a presença de um piano, diferencial entre os outros concertos da temporada. Segundo a produção da OEMT, serão dezenas de instrumentistas de várias partes do país e do mundo subindo ao palco juntos para apresentar o concerto mais moderno da Temporada 2010.

Ainda há outros dois diferenciais: a exibição de imagens de Sandro Botticelli, relacionadas à peça Trittico Botticelliano, e de um vídeo das atividades com os Concertos Didáticos realizados para 30 instituições de ensino de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres, no último mês.

Os ingressos para os Concertos Oficiais de sábado, às 20h e domingo, às 19h, estarão disponíveis na Bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir desta terça-feira (18.05), às 14h. O horário de atendimento da bilheteria é de terça a sexta-feira, das 14h às 18h. No sábado e no domingo, a venda de ingressos segue até cinco minutos antes de iniciarem os concertos, ou até esgotarem os lugares. Os ingressos ainda podem ser adquiridos pelo site Ingresso.com (www.ingresso.com.br).

SERVIÇO:

O que: Concertos Oficiais da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Local: Cine Teatro Cuiabá

Data: 22 de maio (Sábado), às 20h. 23 de maio (Domingo), às 19h.

Informações sobre o concerto: (65)3624-5845

Ingressos: 10 reais (inteira) e 5 reais (meia). Venda de ingressos: bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.

Fonte: Mídia News

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nuvem de cinzas deve cancelar mil voos na Europa nesta segunda-feira

Aeroportos no Reino Unido, na Holanda e na Bélgica são os mais afetados pelas restrições

A Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol) informou nesta segunda-feira (17) que cerca de mil voos deverão ser cancelados no continente por causa da nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês Eyjafjallajokull.

De acordo com a agência, as restrições ao tráfego aéreo devem atingir especialmente o sudeste do Reino Unido e a Holanda. Aeroportos na Irlanda do Norte, Irlanda, Escócia e Inglaterra estão entre os mais afetados.

Os aeroportos de Amsterdã-Schipol e Roterdã, na Holanda, bem como o terminal de Ostende, na Bélgica, permanecerão fechados ao menos até as 14h locais (9h de Brasília).

Já os aeroportos de Heathrow - o mais movimentado do mundo em tráfego internacional - e Gatwick, em Londres, permanecerão abertos, mas operando com restrições por causa da proximidade da nuvem de cinzas, informou o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo do Reino Unido (Nats).

De acordo com o Nats, os aeroportos que ficarão fechados até as 13h locais (9h de Brasília) incluem todos os da Irlanda do Norte, os terminais de Edimburgo, Aberdeen e Inverness, na Escócia, o aeroporto de Cardiff, no País de Gales, e os terminais de Swansea, Bristol e Farnborough, na Inglaterra.

Neste domingo (16), a concentração de cinzas sobre o Reino Unido provocou o cancelamento de cerca de 400 voos, de acordo com a Eurocontrol. A agência diz que a tendência é que os detritos vulcânicos sejam dispersados pelo vento ao longo do dia, mas que o prejuízo para o tráfego aéreo poderá ser sentido até esta terça-feira (18).

Fonte: R7

Burocracia impede a instalação de semáforo na MT-010

Trecho da rodovia, em Cuiabá, tem alto índice de acidente fatais; Sinfra, Detran e SMTU não assumem responsabilidade.
A instalação de um semáforo no trecho da estrada que liga os bairros Jardim Ubirajara e Despraiado, na MT-010, onde uma menina de 8 ans morreu atropelada, no dia 19 de abril, ainda deve demorar, apesar da pressão dos moradores.

Moradores não estão satisfeitos com os obstáculos (quebra-molas) colocados no local. O morador Edicarlo da Silva Moraes, 31, contou que, todos na região ainda esperam pelo semáforo, que foi prometido por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), no dia 19 de abril.

"O secretário-adjunto, Alexandre Corrêa, recebeu o nosso abaixo-assinado e garantiu que, em 20 dias, o sinaleiro estaria instalado", informou Moraes.

Passado o prazo de 20 dias, o semáforo prometido pela Sinfra, agora, não tem previsão para ser instalado no local. Representantes da secretaria dizem que quem deve instalar o semáforo é o Detran. Já a diretoria do órgão afirma que não tem jurisdição sobre o local, mas, caso a Sinfra e o SMTU entrem em acordo e solicitem, por meio de convênio, o Detran instalará o semáforo.

Diante do protesto, no mesmo dia do acidente, a Secretaria de Infraestrutura providenciou a construção de obstáculos na pista. Os moradores montaram um acampamento improvisado no local, a fim de "fiscalizar" a ação do Poer Público.

"Apenas o quebra-mola não adianta. As pessoas são mal-educadas, elas não respeitam; caminhonetes passam patrolando e motos passam desviando. Só isso não irá adiantar", afirmou o morador Nilson Melissiano, 45.

O acidente

Viviane Oliveira foi atropelada por uma caminhonete e morreu na hora, por volta de 13h do dia 19 de abril, nesse trecho da MT-010. O garoto Gabriel Campos de Santana, 8, que estava com a menina, contou como o acidente aconteceu.

"A gente estava indo para a escola e ia atravessar a pista. Daí, um caminhão veio bem devagar e o motorista fez sinal com a mão para a gente atravessar. Então, a gente atravessou correndo, só que uma caminhonete, que estava atrás do caminhão, veio em alta velocidade e ultrapassou bem na hora. Quando olhei pra trás, não vi a minha amiga. Só fui encontrar ela no meio do mato, morta", afirmou o garoto.

Segundo as informações, após atropelar a menina o motorista da caminhonete, Leonil Sinfrov Montevechi, tentou fugir. Mas, o condutor teve o celular e os documentos tomados por uma promotora, que assistiu ao acidente

Assim que a Polícia Militar chegou no local, o motorista foi preso e, em seguida, encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção as Pessoas, para prestar depoimento. Ele pagou fiança e responde a processo em liberdade.

Mobilização

De acordo com a presidente do bairro Jardim Ubirajara, Jossideide da Costa Silva, 29, a menina não é a primeira criança a morrer no local. "Eu moro aqui há muitos anos e todo mês acontece algo nessa rodovia. Se a pessoa não morre, fica paraplégica", afirmou.

"O que revolta é saber que, toda vez que acontece alguma tragédia, vem algum político aqui prometer fazer quebra-mola e semáforo, mas nada acontece. E a situação continua assim, com nossas crianças morrendo", afirmou a presidente do bairro.

Em função da tragédia, os moradores se mobilizaram e não liberaram a pista até que as obras para evitar novos acidentes começaram.

Fonte:Mídia News

Irã concorda em fazer troca de combustível nuclear na Turquia

Acordo foi anunciado nesta segunda-feira (17) após negociações.
Ministro turco disse que não há mais justificativas para sanções contra o Irã.
O Irã concordou em fazer a troca de combustível nuclear na Turquia, anunciou nesta segunda-feira (17) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast. O acordo sobre o enriquecimento de urânio iraniano foi assinado nesta segunda após reuniões realizadas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.

Segundo o acordo, o Irã enviará 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, que devolverá o material enriquecido para um reator de pesquisas do Irã. Depois de até um ano, o Irã deverá receber 120kg de urânio enriquecido a 20%. De acordo com o porta-voz do ministério das Relações Exteriores iraniano, o urânio enriquecido estará sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica na Turquia.
Após a assinatura do acordo, o ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, disse que não há mais justificativas para outras sanções e pressões das Nações Unidas sobre o Irã a respeito da questão nuclear. Os EUA ainda não se pronunciaram sobre o acordo.

Assim que assinou o acordo, o presidente iraniano iniciou ligações rápidas para os países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra), além da Alemanha. “É o momento de esses países iniciarem conversas com o Irã baseadas na honestidade, Justiça e respeito mútuo”, disse.

Viagem de Lula
Lula desembarcou na noite de sábado no Irã em busca de tentar o acordo nuclear com o país. A visita do presidente foi considerada por potências internacionais a última chance de evitar uma nova rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã, cujo programa nuclear é visto com desconfiança, principalmente pelos Estados Unidos.

Em outubro, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs ao Irã que enviasse 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para a França e para a Rússia, onde seria convertido em combustível para um reator de pesquisas em Teerã. O país chegou a concordar com o acordo no início, mas depois impôs condições como a de só trocar seu material por urânio em níveis maiores de enriquecimento e somente no seu próprio território, termos que as outras partes envolvidas no acordo consideraram inaceitáveis.

Antes de embarcar para Teerã, Lula havia falado em "99% de chances" de chegar a um acordo com o país de Ahmadinejad. Por sua vez, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, informou no sábado (15) que havia a possibilidade de fechar um "sério acordo" com o Brasil para a troca de combustível nuclear.

Turquia
O premiê da Turquia chegou ao Irã na noite do domingo. Antes de embarcar, ele falou na possibilidade de um acordo em que a troca de urânio enriquecido seria feita em território turco.

"Estou indo ao Irã porque uma cláusula será acrescentada ao acordo que diz que a troca será feita na Turquia", disse o premiê turco. "Teremos a oportunidade de começar o processo em relação à troca. Eu garanto que encontraremos a oportunidade para superar esses problemas, se Deus quiser", afirmou Erdogan.

Ceticismo
Nesta sexta-feira (14), a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, reafirmou o ceticismo dos norte-americanos quanto às chances de sucesso no diálogo com o o Irã. Perguntado sobre a declaração de Hillary, durante uma entrevista coletiva em Doha, o presidente brasileiro respondeu sem citar o nome da secretária americana.

"Eu não sei com base no que as pessoas falam [isso]", disse Lula. "Não é porque o meu time não ganhou o jogo de ontem que ele não pode ganhar o jogo de amanhã", afirmou o presidente em entrevista concedida após o encontro com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, neste sábado.

A nação islâmica começou um enriquecimento maior em fevereiro para produzir combustível para um reator de pesquisa, após as negociações com as grandes potências para uma possível troca de combustíveis terem falhado. A medida aproxima o enriquecimento de urânio no Irã aos níveis necessários para a produção de material para armas --urânio refinado com 90% de pureza.

Fonte: G1

Hotel dos Emirados Árabes instala máquina que vende ouro


Máquina vende barrinhas de cinco e dez gramas e de uma onça.
Equipamento foi instalado no hotel Emirates Palace em Abu Dhabi
O hotel Emirates Palace em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, instalou uma máquina que vende lingotes de ouro. O cliente coloca cédulas de dinheiro no equipamento e pode comprar barrinhas de ouro de cinco e dez gramas e também de uma onça (28,35 gramas).

Fonte: G1

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Meio mundo pode ficar inóspito com aquecimento

O aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos, de acordo com um estudo das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos, que leva em conta os piores cenários de modelos climáticos.

O estudo, publicado na última edição da revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma ainda que, embora seja improvável que isso aconteça ainda neste século, é possível que já no próximo, várias regiões estejam sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos.

"Descobrimos que um aquecimento médio de 7ºC causaria algumas regiões a ultrapassar o limite do termômetro úmido (equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada, e um aquecimento médio de 12ºC deixaria metade da população mundial em um ambiente inabitável", afirmou Peter Huber, da universidade de Purdue.

Os cientistas argumentam que ao calcular os riscos das emissões de gases atuais, é preciso que se leve em conta os piores cenários (como os previstos no estudo).

'Roleta russa'
Quando o professor Huber fala em um aquecimento médio de 12ºC, isso significaria aumentos de até 35ºC no termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta.

Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nesta medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia (sobre-aquecimento).

Huber compara a escolha a um jogo de roleta russa, em que "às vezes o risco é alto demais, mesmo se existe apenas uma pequena chance de perder".

O estudo também ressalta que o calor já é uma das principais causas de morte por fenômenos naturais e que muitos acreditam, erroneamente, que a humanidade pode simplesmente se adaptar a temperaturas mais altas.

"Mas quando se mede em termos de picos de estresse incluindo umidade, isso se torna falso", afirmou o professor Steven Sherwood, da universidade de New South Wales.

Calcula-se que um aumento de apenas 4ºC medidos por um termômetro úmido já levaria metade da população mundial a enfrentar um calor equivalente a máximas registradas em poucos locais atualmente.

Os autores também afirmam que um aquecimento de 12ºC é possível através da manutenção da queima de combustíveis fósseis.

"Uma implicação disso é que cálculos recentes do custo das mudanças climáticas sem mitigação (medidas para combatê-las) são baixos demais."

Fonte: 24 horas news

IBAMA vai contratar 200 brigadistas durante seca

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA iniciou nessa semana a seletiva com candidatos às Brigadas para a prevenção e combate ao incêndio em oito municípios durante seis meses do período de seca, de junho a outubro.

Os municípios beneficiados foram divididos em dois eixos. O primeiro é a Gerência Executiva de Sinop, a qual atenderá os municípios de Nova Ubiratã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu. O segundo é a Gerência Executiva de Barra do Garças, que atenderá os municípios de Vila Rica, São Félix do Araguaia e Cocalinho.

O coordenador estadual da PREVFOGO, Cendi Ribas, conta que o trabalho de seleção começou pelo segundo eixo, na semana passada. Ele explica ainda que a seleção é dividida em três etapas: 1ª avaliação de currículo; 2ª pré-seleção com avaliação física e de habilidades; com o uso de ferramentas agrícolas e ,por fim, a 3ª é constituída de um curso de 40 horas, sobre prevenção e combate aos incêndios florestais.

“São pré-selecionados inicialmente, em cada município, 44 candidatos para o curso de uma semana. Após o curso, 29 são selecionados e contratados para trabalhar na brigada, totalizando 232 brigadistas nos oito municípios”, destaca Cendi.

De acordo com Ribas, o início das atividades das brigadas está previsto para o dia 1º de julho, “até lá, devem chegar os materiais de combate, os equipamentos de proteção individual e os veículos”, conta. Ainda segundo ele, além do combate aos incêndios, os brigadistas podem realizar também outras atividades ambientais.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente até o primeiro dia de seleção em seu município, e devem estar com seus deveres civis e jurídicos em dia, além de ter aptidão física comprovada, ser alfabetizado e pertencer a faixa etária entre 18 e 54 anos. As informações são da assessoria.


Ainda não há comentários para a notícia

Infraero terá que regularizar áreas comerciais do aeroporto

Outra reunião deve ser realizada com o responsável pelo estacionamento para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta.

O Ministério Público Federal recomendou à Infraero que regularize a ocupação das áreas comerciais do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A recomendação foi entregue pessoalmente pelo procurador Douglas Santos Araújo, durante uma reunião, na terça-feira (11), com o superintendente da Infraero Sérgio Kennedy Soares Freitas e com representantes de seis lojas que funcionam no aeroporto.

A recomendação é para que os contratos das empresas que utilizam o espaço comercial do aeroporto não sejam renovados e que a Infraero faça concessões de uso somente mediante processos licitatórios.

O procurador também solicitou à Infraero para que proceda à desocupação das áreas que estão sendo utilizadas por meio de contratos vencidos e que sejam observado nas licitações o valor de mercado da área cedida.

De acordo com o procurador Douglas Santos Araújo, muitas empresas que ocupam as dependências do aeroporto atualmente fizeram renovações e tiveram as concessões de uso prorrogadas em desacordo com as leis e com preços muito abaixo do mercado. Algumas delas estão no aeroporto desde 1996.

Em razão disso, o Ministério Público Federal instaurou um procedimento administrativo para apurar a situação de 79 contratos para concessão do uso comercial do aeroporto. Segundo o procurador, em muitos contratos foram observadas renovações sucessivas e por prazo superior ao previsto; previsão de renovação do período de vigência contratual sem limite pré-definido; ocupação de espaço público para fins de exploração sem cobertura contratual ou realização de nova licitação; entre outras irregularidades.

Os representantes das lojas que se reuniram com o procurador alegaram não saber da ilegalidade na renovação dos contratos, uma vez que recebiam das administrações anteriores da Infraero cartas que supostamente validavam o direito de uso deles.

Sérgio Kennedy Soares Freitas, superintendente regional da Infraero, tem dez dias para se manifestar sobre a recomendação do MPF. Conforme os termos, quem descumprir a recomendação poderá ser responsabilizado cível e criminalmente.

Outra reunião deve ser realizada com Luís Carlos Alves de Melo, responsável pelo estacionamento localizado em frente ao aeroporto, e o representante da Infraero para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, em que as partes se comprometam a abrir o procedimento licitatório para escolher a nova empresa responsável pelo serviço. A reunião ainda não tem data marcada.

Fonte: Mídia News

Mantega anuncia corte de cerca R$ 10 bi no orçamento dos ministérios

Valor se soma ao corte de R$ 21,8 bi já autorizado pelo Executivo.
Segundo o ministro, economia brasileira está aquecida.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quinta-feira (13) que o governo realizará um corte de cerca de R$ 10 bilhões nos gastos de custeio dos ministérios neste ano. "[O corte] será algo em torno de R$ 10 bilhões", disse ele.

O bloqueio de verbas se soma ao contingenciamento de R$ 21,8 bilhões já autorizado pelo Executivo, no orçamento de 2010, no mês de março. "Será um complemento do contingenciamento já anunciado", afirmou Mantega.

Mais cedo, no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia apontado que cortes de gastos são uma medida válida para combater a inflação. "Acredito que é uma medida válida [cortar gastos]. Qualquer ajuda é bem-vinda nesse processo [de contenção da inflação]", disse ele.

Economia aquecida
Segundo Mantega, a economia brasileira está aquecida, com um crescimento de 2% a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), nos três primeiros meses deste ano, o que, em termos anualizados, seria uma expansão de 8% a 10%.

"A economia está aquecida. Não está superaquecida. A melhor maneira de jogar água na fervura é diminuir os gastos de custeio do governo. É um sacrifício que os ministérios vão ter de fazer", disse ele a jornalistas.

Impacto 'na veia'
De acordo com Mantega, o governo não vai efetuar cortes, porém, nas despesas com investimentos e com os programas sociais. Diferentemente do aumento da taxa básica de juros, que demora até seis meses para ter impacto pleno na economia, Mantega disse que os bloqueios de gastos no orçamento têm impacto imediato. "Faz na veia. Diminui a disponibilidade de gastos", afirmou.

Segundo avaliação do ministro, o novo corte de despesas é um "bom sinal" para a economia brasileira. "É absolutamente normal que o Estado faça um papel cíclico ou contra-cíclico [conter gastos em um momento de forte crescimento]", disse Mantega. Ele afirmou ainda que o governo "não deixará" acontecer um crescimento de 7% neste ano, conforme estimativas de alguns analistas do setor privado.

Preocupação com a inflação
A preocupação neste momento é com o crescimento da inflação. Economistas dos bancos projetam um Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 5,50% para este ano, ou seja, bem acima da meta central de 4,50% definida para o ano de 2010.

Pelo sistema de metas de inflação, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, de modo que o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC age, por meio da definição da taxa de juros, para que a inflação convirja para a meta central.

Ao diminuir seus gastos, o governo atua para conter a demanda por produtos e serviços, o que pode ter impacto nas decisões futuras do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros. Atualmente, os juros estão em 9,5% ao ano, após uma elevação de 0,75 ponto percentual no mês passado. Analistas projetam várias novas elevações da taxa no decorrer deste ano que, segundo suas estimativas, chegaria a 11,75% ao ano no fim de 2010.

Fonte: G1

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fifa vistoria obras do Verdão; Cuiabá avança no prazo

Atraso em algumas cidades causa preocupação ao comitê organizador; desmonte do estádio já começou
Representantes da Fifa estão em Cuiabá para vistoriar, nesta quinta-feira (13), as obras da Arena Multiuso, o novo estádio Verdão. A vistoria vai ocorrer à partir das 11h. O período de vistoria técnica dos estádios e também de avaliação do cronograma de obras em cada uma das 12 sedes começou no dia 5, em São Paulo, e se encerrará no dia 20 de maio, em Salvador.

O Comitê Organizador Local (COL) da Fifa resolveu inspecionar todos os estádios das cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo, em 2014, porque metade das sedes está com os trabalhos atrasados.

Segundo a Agecopa, Cuiabá é uma das poucas cidades que vêm cumprindo o cronograma correto da organização. Além da capital de Mato Grosso, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo também estão no prazo.
As obras deveria começar dia 3 de maio, mas Cuiabá iniciou os trabalhos no dia 26 de abril. Este fato levou, inclusive, a capital a ser destaque na revista Veja, no Portal G-1 (globo.com) e o Portal Copa 2014.

Atrasos causam preocupação

O atraso nas obras vêm causando preocupações aos executivos da Fifa. Recentemente, em entrevista, o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, se mostrou preocupado com os preparativos brasileiros para o Mundial de 2014. Não apenas com estádios, mas também com obras de infraestrutura, como aeroportos.

"Recebi alguns relatórios sobre estádios e não está nada bom. É incrível como o Brasil está atrasado, e não estou falando apenas de Morumbi ou Maracanã, mas de todos os estádios. Muitos dos prazos já expiraram, e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo", disse ele, ao globoesporte.com.

Programação de visitas do LOC:

5 de maio - São Paulo
6 de maio - Porto Alegre
7 de maio - Curitiba
10 de maio - Belo Horizonte e Rio de Janeiro
11 de maio - Brasília
12 de maio - Manaus
13 de maio - Cuiabá
17 de maio - Fortaleza
18 de maio - Natal
19 de maio - Recife
20 de maio - Salvador

Fonte: Mídia News

Telescópio registra buraco no espaço

Astrônomos da Agência Espacial Europeia divulgaram nesta terça-feira (11) uma imagem do que parece ser um buraco no espaço. Registrada em infravermelho pelo telescópio Herschel, a imagem mostra uma nuvem densa verde provavelmente criada por jatos e explosões de radiação.

O buraco havia sido inicialmente interpretado como uma nuvem negra, mas a imagem revela que a área preta é na verdade uma falha em uma região rica em poeira e gás contendo estrelas nascentes.
Nasa

A capacidade infravermelha do telescópio Herschel permite justamente que se veja dentro das nuvens. A existência de uma área negra na imagem indica que essa falha é um buraco no espaço.

Formação de estrelas

Estrelas nascem em nuvens densas de poeira e gás e podem hoje ser estudadas em grande detalhe com o uso do telescópio Herschel. O processo de formação de estrelas envolve a expulsão de gás, mas como elas o fazem é ainda uma questão em aberto.

A nuvem de gás brilhante na imagem, conhecida como NGC 1999, é rodeada por uma área de espaço com grandes áreas negras. Essas áreas contêm nuvens densas de poeira e gás, impedindo a passagem da luz de objetos mais distantes.

A novidade é que, mesmo usando um telescópio que registra radiação infravermelha, a região continuou negra. O detector infravermelho do telescópio deveria registrar a presença de astros invisíveis a olho nu.

Uma possibilidade é que a região seja muito densa, impedindo a passagem de radiação infravermelha. Mas o registro de outros telescópios infravermelhos em diferentes regiões do planeta mostraram a mesma coisa. A conclusão é que a região está realmente vazia.

Para os astrônomos da Agência Espacial Europeia, o buraco pode ter sido aberto por jatos de gás de estrelas jovens na região, que teria perfurado a camada de poeira e gás que forma NGC 1999.

Fonte: Olhar Direto

Banco do Brasil tem lucro 41% maior, de R$ 2,35 bilhões, no trimestre

Receitas financeiras subiram 21,6% no período, para R$ 18,6 bilhões.
Carteira de crédito aumentou 36% em 12 meses, para R$ 327 bilhões.
O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira (13) que teve lucro líquido de R$ 2,35 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 41,2% em relação ao R$ 1,67 bilhão registrado no mesmo período de 2009.

As receitas financeiras, impulsionadas pelo crescimento do crédito, totalizaram R$ 18,6 bilhões nos três primeiros meses do ano, 21,6% superior ao mesmo período de 2009. Desse total, as receitas provenientes das operações de crédito somaram R$ 12,5 bilhões, ante R$ 9 bilhões no primeiro trimestre de 2009, registrando expansão de 39,4%.

Os ativos do Banco do Brasil chegaram a R$ 724,9 bilhões em março de 2010, expansão de 22,5% ante março do ano passado.


Na pessoa física, a expansão foi de 55,5%, com a carteira fechando março em R$ 95,1 bilhões. O destaque foi o crescimento de 200,3% no financiamento para compra de veículos, puxado pela parceria com o Banco Votorantim.

O crédito imobiliário cresceu 103,9%. Na pessoa jurídica, a carteira de crédito cresceu 25,8% e chegou a R$ 128,1 bilhões. Os empréstimos para capital de giro subiram 5,4%. O crédito à pequena e média empresa subiu 20,9%.

Fonte: G1

Cidade oferece missa para cachorro com direito a 'latido sacro'

A reverenda Thea Keith-Lucas abraça seu pet, Pippin
Danvers, nos Estados Unidos, vai receber animais um domingo por mês.
Reverenda acredita em ligação entre humanos e animais.
Uma igreja da cidade de Danvers, no estado de Massachusetts (EUA), vai oferecer, a partir deste mês, uma missa mensal para os cachorros.

Com o estranho nome de "Celebração da pata do animal de estimação", o evento terá duração de 30 minutos e reunirá cachorros e seus donos dentro do templo.

Todo terceiro domingo do mês, a reverenda Thea Keith-Lucas vai abençoar cãos e seus donos, além de rezar para que os pedidos feitos pelo bem dos animais sejam atendidos.

Fonte: G1

Todos os bichos serão aceitos na igreja, desde que se comportem bem.

A ideia do serviço surgiu quando a igreja percebeu que muitos fieis pediam por seus melhores amigos, ou mesmo iam até o templo rezar por suas almas.

"Nossa esperança é fazer com que as pessoas se encontrem com o poder superior e a relação de humanos e animais faz parte disso", disse a reverenda ao jornal "The Salem News".

Segundo Thea, os cãos terão "voz" durante a celebração. Eles poderão latir à vontade, num verdadeiro "canto sacro".

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Testes usam ultrassom como contraceptivo masculino

Aplicação de ultrassom em homens pode ser usada como um anticoncepcional masculino válido por seis meses, segundo testes preliminares da universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A equipe de pesquisadores obteve um financiamento de US$ 100 mil (quase R$ 180 mil) da Fundação Bill & Melinda Gates e busca a aprovação para realizar mais testes clínicos.

O coordenador do estudo, James Tsuruta, disse acreditar que o novo método possa se transformar em uma opção de contracepção segura e barata.

"O nosso objetivo de longo prazo é usar o ultrassom de instrumentos terapêuticos que normalmente são utilizados na medicina esportiva ou em clínicas de fisioterapia como contraceptivos masculinos baratos, de longo prazo e reversíveis, adequados para uso em países em desenvolvimento e do Primeiro Mundo."

Os testes preliminares indicam que após as aplicações de ultrassom nos testículos, a produção de esperma é interrompida e as reservas já existentes são exauridas, deixando o homem temporariamente infértil.

'Efeito e segurança máximos'

O financiamento da pesquisa prevê o aprimoramento da técnica para atingir efeitos e segurança máximos.

Há poucas semanas, pesquisadores na China divulgaram ter desenvolvido um outro tratamento anticoncepcional para homens que é eficaz, reversível e sem efeitos colaterais sérios a curto prazo.

Os cientistas realizaram testes com mais de mil homens com idades entre 20 e 45 anos e que tiveram pelo menos um filho nos dois anos anteriores ao experimento. Suas parceiras tinham idades entre 18 e 38 anos, sem problemas reprodutivos.

No tratamento, os homens receberam por dois anos e meio uma injeção de um líquido contendo o hormônio testosterona que provocou a suspensão temporária da produção de espermatozoides.

Durante os testes, apenas um em cada cem voluntários engravidou a parceira. Seis meses após a interrupção do tratamento, o número de espermatozoides dos participantes voltou ao nível normal.

Apesar de a injeção não ter provocado efeitos colaterais, quase um terço dos participantes abandonou o experimento. A saída dos voluntários não foi explicada.

Fonte: G1

Maradona: 'Argentina tem mais chances do que em 1986'

Em entrevista a um programa de televisão da Argentina, técnico escala time que estreará na Copa contra a Nigéria

Diego Armando Maradona viveu na terça-feira um dos dias mais tensos desde que está no comando da seleção argentina, pois teve de tomar as decisões mais importantes da sua ainda recente carreira como técnico. Mas depois do anúncio da lista de 30 jogadores, divulgou a escalação para a estreia na Copa do Mundo, dia 12 de junho, contra a Nigéria, falou sobre tática e como quer que Messi jogue e comparou a atual equipe com a que comandou com seu talento dentro de campo para conquistar o segundo Mundial disputado no México.

- Tenho confiança no meu time. Eu acho que a gente tem até mais chances do que tinha em 1986. É verdade. Em 86 não tínhamos a certeza que hoje temos em todos os nossos jogadores. Nós agora temos mais do que tínhamos - disse Maradona, em entrevista ao programa "La Última Palabra" (A Última Palavra, do "Fox Sports").

O técnico e ídolo argentino chamou até 108 jogadores em pouco mais de um ano, 72 deles nas eliminatórias, em somente um total de oito jogos desde que ele passou a dirigir a "Albiceleste". Mas estava na hora de se decidir por 30. E como cada vez que enfrentou os zagueiros mais ferozes quando era jogador ou quando enfrenta aos microfones, Maradona não hesitou em bater pé no chão como dizendo 'Quem manda aqui sou eu'. Como resultado, ficaram por fora da lista alguns jogadores com histórico na seleção e que vivem grande momento como Javier Zanetti ou Esteban Cambiasso. Além de outros como Fernando Gago, Lucho González e Lisandro López.

Maradona explicou a razão pela qual ele testou tanto e com tantos jogadores:

- Demorei para encontrar o meu time porque os jogadores estavam acostumados a jogar com outro sistema, com outro técnico. Mesma coisa com os seus clubes. Tenho jogadores que vêm do Barcelona e outros do Inter. É difícil depois fazer eles jogarem com outro sistema.

Motivado pela conversa sobre tática, o treinador aproveitou para falar sobre um jogo que deixou nele uma sensação estranha.

- Eu nunca jogaria como o Inter de Mourinho jogou contra o Barcelona. Vou falar que adoro o Mourinho, mas não dá para jogar assim quando você tem tantos bons jogadores. Se fosse o Olimpo ou o Tiro Federal (times pequenos da Argentina), aí eu posso compreender. Mas assim não dá, porque o gol do Bojan deveria ter sido validado e assim o Inter teria ficado fora - opinou.

Mesmo pressionado nas últimas rodadas das eliminatórias, Maradona levou a Argentina a ganhar no Estádio Centenário de Montevidéu para garantir a presença da sua equipe na Copa do Mundo da África do Sul. Para aquele jogo, o técnico e ídolo decidiu modificar a defesa, e com os mesmos jogadores o resultado positivo se repetiu em Munique contra a Alemanha, o que lhe deu uma confiança que não se via até então.

- Eu vou jogar com quatro zagueiros na defesa e nenhum lateral porque são eles os que me dão mais segurança - avisou.

Mas Maradona vai além e faz o que nenhum técnico no mundo faria. Ele anunciou, um mês antes do jogo, qual será a escalação do time na estreia contra a Nigéria, dia 12 de junho.

- Vou jogar com Sergio Romero, Nicolás Otamendi, Martín Demichelis, Walter Samuel e Gabriel Heinze na defesa. Mascherano perto deles no meio do campo. Verón é o meu Xavi. Jonás Gutiérrez e o Di María pelos lados, Messi livre e o Higuaín para empurrar a bola para a rede - adiantou.

Quando chegou o momento de falar sobre o astro do time, Lionel Messi, Maradona encontrou uma explicação particular para o motivo da tendência do melhor jogador do mundo eleito pela Fifa no ano passado de jogar encostado na ponta direita.

- Messi cresceu vendo o Ronaldinho jogar no Barcelona. Ronaldinho jogava na ponta esquerda e depois cortava para a meio, mas ele jogava sempre na esquerda. Messi vem da escola do Ronaldinho, e fazia o mesmo encostado na direita. Agora é difícil para ele mudar tudo o que aprendeu no Barça com Ronaldinho. Porque eu quero que ele possa jogar por todo o campo, não só na direita.

A mensagem do ídolo para o povo argentino é clara:

- Na Copa, você tem que esquecer a temporada que fez no clube. Na Copa, você tem que jogar com o coração

Fonte: Globo esporte

PV indica nome ao Senado e fecha em definitivo com Mauro Mendes

O Movimento Mato Grosso Muito Mais já tem um novo nome para a segunda vaga ao Senado e a indicação partirá do Partido Verde, que resolveu fechar apoio, definitivamente, ao empresário Mauro Mendes (PSB) na disputa ao governo do Estado. A confirmação é do presidente regional do PV, José Alberto Stoppa.

O produtor rural Naildo Lopes é o nome indicado para compor a chapa majoritária e irá caminhar na disputa ao lado do ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) na corrida pelas vagas ao Senado.

Naildo é conselheiro da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e também já disputou a eleição em 2004 para deputado estadual, ficando na suplência de João Malheiros. O agricultor, da região de Nova Mutum, chegou a assumir uma vaga na Assembleia em 2005.

Em entrevista ao Olhar Direto, Stoppa informou que a definição ocorreu na tarde desta terça-feira (11), após reunião com Mendes. “Tivemos o compromisso do Mauro Mendes em ceder a vaga ao PV e já temos o nome de Naildo Lopes para disputar ao Senado”, afirmou.

Até a semana passada, o PV ainda não havia definido se integraria o Movimento Mato Grosso Muito Mais, apesar de ter aprovado o indicativo de apoio a Mendes. A senadora Marina Silva (PV), liderança nacional do partido, também alertou sobre a indefinição da legenda em Mato Grosso.

Porém, Mendes resolveu segurar o partido e garantiu a vaga ao Senado para a sigla verde. Em visita ao Olhar Direto, o empresário considerou a reivindicação legítima e não acredita que haja nenhum impedimento para a composição com o PV.

Fonte: Olhar Direto

Deputados aprovam projeto "ficha limpa" sem alterações no texto-base

Deputados rejeitaram na noite desta terça-feira (11) os últimos destaques do projeto “ficha limpa”, que foi mantido da mesma forma que foi aprovado na semana passada. O projeto impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves. Agora, a proposta segue para ser votada no Senado e, se não houver alteração, irá para sanção presidencial. O objetivo maior dos apoiadores do projeto é que as mudanças possam ser adotadas ainda nas eleições deste ano.

Os favoráveis argumentam que, caso o projeto seja sancionado pelo presidente antes das convenções partidárias que definem os candidatos, as novas regras poderão ser aplicadas. Para os contrários, a proposta teria de ter sido aprovada no ano passado para ter validado em 2010.

Ainda não há consenso entre magistrados do Tribunal Superior Eleitoral se, mesmo aprovado até junho, o projeto valerá para as eleições deste ano.

“Isso é uma vitória para cada um dos brasileiros e eu fico muito feliz de ter servido de instrumento para pode aprová-lo nesta Casa”, comemorou o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), após a rejeição de todos os destaques.

O texto que irá para a análise do Senado é o mesmo que foi aprovado na semana passada, de autoria do relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

O parlamentar petista flexibilizou a proposta de iniciativa popular ao permitir que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisa ser aprovado por um colegiado de juízes.

Na sessão desta terça-feira, dois dos nove destaques foram retirados da votação. Outros seis também tiveram parecer contrário, após consenso entre os deputados. O único que gerou polêmica foi derrotado por 350 votos contra, 2 a favor e 2 abstenções. Ele previa a exclusão do texto-base de crimes “contra o meio ambiente e a saúde pública”. A decisão tinha o apoio da bancada ruralista.

O presidente da Câmara Legislativa, Michel Temer (PMDB-SP), comemorou o fato da votação ter sido rápida (menos de 2h), como resultado do acordo feito, mais cedo, entre os parlamentares. "A casa do povo respondeu positivamente à iniciativa popular”, disse.

O “ficha limpa” é uma proposta de iniciativa popular, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

Fonte: 24horas news