Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto propõe Comissão Permanente contra violência e pedofilia

Casos e mais casos abalam a opinião pública e comovem o estado e o Brasil, a exemplo do ocorrido com o menino Kaytto: violentado e morto em Cuiabá por um maníaco que estava em liberdade condicional e reincidiu no crime de abuso sexual a menores. O maníaco confessou dizendo, ainda, que se permanecesse solto, atacaria novamente. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), considera importante o Estado criar uma Comissão Permanente objetivando o combate ao crime contra a violência e a pedofilia.

“Essa comissão qualificará agentes comunitários e de saúde, professores, conselheiros tutelares, preparando-os para o atendimento multidisciplinar rápido e adequado para todas as crianças vítimas de violência física, sexual e psicológica”, explicou o parlamentar.

De acordo com a proposta, cabe ao Poder Executivo a normatização profissional para o tratamento a estas vítimas. O deputado Riva lembrou que a Assembleia tem atuado incansavelmente na luta em defesa da criança e do adolescente, através das ações empreendidas pela Sala da Mulher.

“Este Poder é testemunha do quanto à sociedade de nosso Estado clama por melhorias nos aparelhos sociais, que muitas vezes está aquém do mínimo exigido para que se tenha a dignidade humana preconizada tão amplamente na Constituição da República”, assinalou Riva.

O caso do menino Kaytto, triste e revoltante, é muito mais comum e freqüente do que se pode imaginar. Como exemplo, em Mato Grosso acontece mais de um caso por dia de violência sexual contra menores nas estatísticas dos últimos 12 meses. Calcula-se que apenas 10% dos casos de abusos sexuais ocorridos dentro de casa são efetivamente denunciados.

“É extremamente alarmante a situação, que está por toda parte. Os casos estão ocultos sob a falta de denúncia. Existe toda uma perversidade de famílias desregradas, onde a violência é praticada por genitores, que me recuso a chamar de pais”, ignora Riva e finaliza: “Não é mais possível que a Assembleia assista, apenas, a violência roubar a inocência e a juventude de nossas crianças e adolescentes”.


Fonte: O Documento

PPS promove 2º Encontro de Mulheres de Mato Grosso

O PPS e o pleito de 2010. Este é o tema do 2º Encontro das Mulheres do PPS que acontece no dia 29 de junho no auditório da Adufmat (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá. Segundo a professora Renata Cabrera, da Coordenação Estadual de Mulheres, o encontro será um importante fórum de discussões sobre papel e representatividade das mulheres na política.

Na programação, que deverá contar com a presença da coordenadora nacional de mulheres do PPS, Tereza Vitale, estão previstas palestras sobre assuntos pertinentes ao desempenho e ao que se espera das mulheres na sociedade e nas atividades político-partidárias.

“Queremos com este encontro promover uma maior participação política das mulheres do nosso partido, para que elas possam se empoderar em relação às questões eleitorais”, explica Renata, observando que este já é um dos temas que tem sido amplamente discutidas na Rede Virtual de Mulheres do partido.

"Mas, neste dia 29, vamos discuti-las presencialmente e elaborar nossas resoluções e plano de ação para as eleições de 201, que já batem à nossa porta", afirma Cabrera.

Ela ressalta inclusão de mulheres nas instâncias partidárias de poder – em Mato Grosso a executiva e o diretório já é composto por 30% de mulheres - e a eleição delas para as bancadas estaduais e federal do PPS, são alguns dos objetivos perseguidos pela Coordenação de Mulheres. No entanto, que isso não se trata de defender que mulheres votem exclusivamente em mulheres.

"Devemos votar no mais competente e ético, independentemente de gênero. Às vezes, há muitos homens que carregam as nossas bandeiras melhor do que algumas mulheres candidatas. Vamos votar em quem têm mais capacidade para nos representar. É bom deixar claro que a nossa luta não é separada do conjunto da sociedade" , conclui a coordenadora.


Fonte: O Documento

Imprensa de Pontes e Lacerda protesta contra vereador do DEM que agrediu com tapa jornalista que o denunciou


Os profissionais da imprensa de Pontes e Lacerda se mobilizaram para realizar um manifesto em prol da jornalista Márcia Pache, da TV Centro Oeste, retransmissora do SBT naquele município, e entregar um manifesto a Câmara de Vereadores exigindo alguma atitude contra o vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), que agrediu a repórter na manhã desta segunda-feira (28).

Segundo Márcia, o parlamentar, que é conhecido pelo apelido de 'Kirrarinha', a golpeou no rosto quando ela tentava entrevista-lo, após ele ter se apresentado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) para ser oficialmente indíciado por dois crimes. "Ele estava saindo do Cisc quando eu o tentei entrevistar e ele me bateu. Não deu tempo nem de falar. Voei mais de um metro", declarou.

Com parte da face inchada e a boca machucada, Márcia teve dificuldades de falar ao telefone para conceder entrevista ao Olhar Direto. O vereador democrata faltou a sessão na Câmara, mas o documento ainda assim foi entregue ao presidente da Casa, o vereador Claudinei Cela.

A agressão teria sido motivada pelo fato de Márcia ter feito uma série de reportagens sobre duas denúncias contra o vereador. Em uma delas, o parlamentar se beneficia da aposentadoria de uma idosa através de uma procuração adquirida de maneira 'ardilhosa'. Na outra, ele teria invadido uma casa do programa público de habitação do Governo do Estado.

Segundo informações, Kirrarinha já teria agredido outro jornalista da cidade, Celso Garcia, de outra rede de televisão. Além disso, ele supostamente posui a fama popular de 'aterrorizar' a população. A própria jornalista já teria sido avisada que poderia sofrer represálias por denunciá-lo.

Nota de Repúdio
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), por meio de nota, rechaçou a absurda agressão, e informou que vai colocar a assessoria jurídica da entidade à disposição e prestar solidariedade à repórter. A entidade lamentou que, em pleno Século XXI, profissionais da imprensa ainda sofram esse tipo de intimidação, desrespeito e atentado contra a integridade física.

O Sindjor ressalta que, mesmo nas situações em que os ânimos estejam acirrados, é preciso manter o respeito pelo cidadão e pelos profissionais.

"O Sindjor-MT acredita que a Câmara Municipal de Pontes e Lacerda não vai se omitir diante de tamanho absurdo e tomará as devidas providências, para que isso não se repita, levando em conta, inclusive, que esse vereador já agrediu a um outro repórter da TV Record. Uma pessoa que se presta a esse tipo de atitude não merece o respeito da sociedade e muito menos o voto de um cidadão", diz a nota.

Fonte: Olhar Direto

Guerra diz que impasse pode prejudicar Serra


O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), admitiu nesta segunda-feira, durante entrevista a programa de rádio, que a vitória do partido nas eleições presidenciais deste ano pode ser comprometida diante da reação do DEM, que ameaça romper a aliança nacional em torno do presidenciável José Serra, caso os tucanos não desistam da chapa puro-sangue. Para Guerra, a principal questão é a "falta de unidade e tranquilidade".

“Temo que tenhamos neste episódio atuado para comprometer a nossa vitória. Não é a questão de um partido ter o apoio do outro. Já votamos com os democratas, e os democratas votam conosco há muitos anos. O problema é ter uma solução construtiva da luta que enfrentaremos”, disse.

Na última sexta-feira, o PSDB decidiu indicar o senador Álvaro Dias (PR) para vice, o que causou crise no partido do Democratas. Nesta segunda-feira, a cúpula do partido vai se reunir com Serra para dar um ultimato: ou o PSDB desiste da chapa puro-sangue ou haverá o risco de a legenda ficar fora da coligação. A convenção do DEM será realizada nesta quarta-feira (30).

Durante a entrevista, Guerra afirmou ainda que não houve anúncio, mas sim a sugestão do nome de Álvaro Dias para vice. Segundo ele, o senador reúne as qualidades necessárias para ocupar a vaga:
“Não houve anúncio de vice. Houve sugestão de um nome (...) Porque o senador tem uma liderança de qualidade, é um dos senadores mais bem aprovados do Brasil, tem uma presença no Congresso que todo mundo valoriza. É um excelente candidato a vice-presidente porque fala bem, explica bem conhece bem. Além do mais significaria a consolidação de uma vitória grande que nos esperamos ter no Sul do país de uma maneira geral e no Paraná em particular”, afirmou o tucano.

Para Guerra, o impasse em torno do vice pode afetar ainda as alianças estaduais.
“Os encaminhamentos estaduais seguem seus cursos, mas ninguém pode pensar que não havendo entendimento geral vá se ter entendimento local com a facilidade que se tinha antes”, afirmou o senador, que descartou a possibilidade de o PSDB fazer concessões nos estados para acalmar o DEM e fazê-lo desistir da vaga de vice.

O DEM tem um trunfo: um tempo de 2 minutos e 9 segundos na TV. Atrás de Dilma
Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos, o ex-governador de São Paulo aposta na propaganda em rádio e TV para tentar reverter a situação.

Fonte: Da redação com O Globo

Luppi diz que não vai interferir em MT


O presidente do PDT nacional, ministro Carlos Luppi (Trabalho) descartou a possibilidade de intervir no diretório do partido em Mato Grosso. Durante entrevista na manhã desta segunda-feira à rádio CBN, Luppi disse assegurar “total” apoio as decisões regionais da sigla, sob o comando do deputado e candidato a vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta.

O ministro disse ainda que “desautoriza” o tesoureiro da legenda em Mato Grosso, Rodrigo Rodrigues de recorrer executiva nacional do PDT para interferir na campanha do partido. Segundo Luppi, “quem representa o partido em Mato Grosso perante a sua instância máxima é o seu presidente regional [Pivetta]”.

Na semana passada, Rodrigues disse que iria a Brasília para pedir que o presidente interino do PDT, Manoel Dias, obrigasse a executiva regional se alinhar à candidatura de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Segundo ele, pedetistas do Estado deveriam seguir decisão nacional em apoiar candidatura da presidenciável pelo PT, Dilma Rousseff.

Rodrigo acusara também o ex-procurador da República e candidato ao Senado Federal, Pedro Taques, também do PDT, de agir com arbitrariedade em decisões de alianças da sigla, que compõe o movimento “Mato Grosso Muito Mais”, liderado pelo empresário Mauro Mendes (PSB), candidato ao Palácio Paiaguás.

Hoje Luppi afirmou que o PDT seguirá com candidatura de Taques. O ministro disse que o ex-magistrado tem “credenciais” para representar o partido no parlamento nacional e “dignificar” a legenda junto à população de Mato Grosso.

Fonte: Folha do Estado

DEM pressiona e Dilceu Dal'Bosco será vice de Wilson Santos

O deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) não resistiu às pressões do DEM e aceitou ser candidato a vice-governador de Wilson Santos (PSDB). A confirmação acaba de ser obtida, em primeira mão, por Só Notícias. O deputado está, neste momento, em reunião fechada, com aliados em Sinop, sua principal base eleitoral, explicando as mudanças no processo eleitoral. "Foi uma das mais difíceis decisões que já tomei na minha carreira política pelo fato que já havia definido pré-acordos para disputar a reeleição. Foi também em respeito e muita consideração ao meu líder político, Jayme Campos. E também senti muita sinceridade e firmeza nas colocações de Wilson Santos. Fiquei muito seguro, ciente da minha importância no cenário político regional, estadual e resolvi aceitar", discursou. Dilceu também relatou que o acordo foi fechado, no domingo de manhã, na residência do senador Jayme Campos

O anúncio oficial que ele será confirmado vice é nesta 3ª feira de manhã, em Cuiabá. Dilceu teve nome aprovado, no sábado, para disputar a reeleição. Este era seu principal desejo. Mas o principal líder do DEM, senador Jayme Campos e demais lideranças do partido, convenceram Dilceu a ir de vice, por representar a região Norte e ter experiência de dois mandatos parlamentares, além de ter sido secretário da prefeitura de Sinop na gestão do ex-prefeito Nilson Leitão.

Dilceu passou a segunda-feira conversando com prefeitos, vereadores, presidentes de entidades e aliados, com quem havia firmado compromissos eleitorais para sua campanha à reeleição e expondo que aceitou compor a chapa majoritária. Uma fonte de Só Notícias confirmou que ele está expondo que a decisão é estratégica porque o governador Silval Barbosa tem sua base eleitoral também no Nortão e deve ter um vice de Cuiabá.

Desde que Wilson Santos deixou a prefeitura de Cuiabá e assumiu que era pré-candidato, passou a defender um vice da região Norte. Ele foi um dos primeiros cotados, mas estava relutando. Pouco depois, foi o primeiro deputado do DEM a romper politicamente com o governo Silval Barbosa e entregou os 15 cargos para os quais havia indicado aliados, desde o início do 2ş mandato de Blairo Maggi.

Recentemente, o deputado e ex-prefeito de Sorriso José Domingos Fraga Filho foi convidado pelo Democrata e Wilson para ser vice. Mas dividiu a decisão com seus aliados e, a maioria deles, em Sorriso -sua principal base eleitoral- definiu que ele deveria tentar o 2ş mandato de deputado.

Fonte: Só notícias

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Taques e Muniz não definem suplentes; PV quer vaga

Apesar da confirmação das candidaturas do ex-procurador Pedro Taques (PDT) e do deputado estadual Percival Muniz (PPS), as vagas das suplências continuam em aberto. Os nomes só devem ser apresentados no dia 30, quando ocorrerão as convenções das siglas do Movimento Mato Grosso Muito Mais.

Percival Muniz informou que o PV já reivindicou uma vaga, porém o parlamentar optou por não falar em nomes. Ele informou que deverá avaliar as sugestões apresentadas, pois pretende escolher um bom “parceiro”.

“O PV reivindicou uma suplências, mas ainda vamos analisar as opções e correr atrás do prejuízo”, afirmou Muniz, ao destacar que somente nessa semana entrou para a disputa ao Senado. O deputado até então era cotado para vice de Mendes, mas acabou sendo convocado para disputar ao Senado.

Pedro Taques explicou que deverão ocorrer novas reuniões entre segunda (28) e terça-feira (29) para discutir os nomes apresentados, mas a exemplo de Muniz, não citou nomes.

Fonte: Olhar Direto

Mauro Mendes decide ser candidato ao governo. Decisão saiu em tensa reunião do grupo



Fim do mistério. Mauro Mendes é candidato. E terá o apoio de todos os líderes dos partidos que integram o movimento Mato Grosso Muito Mais. O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) será o candidato a vice-governdor com o deputado estadual Percival Muniz (PPS) e o ex-procurador da República José Pedro Taques (PDT) concorrendo ao Senado Federal.

A formação da chapa majoritária não foi uma coisa fácil. Foi um verdadeiro parto e feita a forceps, disse um militante que participou da reunião, ao lembrar que as duas horas de encontro neste domingo foram tensas o extremo. A definição só aconteceu depois que Otaviano Pivetta e o presidente do PSB, deputado federal Valtenir Pereira chegaram ao encontro, por volta das 11h30. Se eles não viessem a história poderia ser outra. Mas felizmente chegamos a um acordo e vamos para a disputa, para vencer, disse outro membro do encontro.

A reunião terminou por volta das 12h15, e tanto Mauro Mendes, que havia chegado com cara de poucos amigos e demonstrando que não dormira direito à noite, quando Otaviano Pivetta, Percival Muniz, Pedro Taques e Valtenir Pereira deixaram a sala com o V da vitória e com sorriso escancarado.

Otaviano Pivetta foi o primeiro a se pronunciar dizendo que não tinha dúvidas de que seria um final feliz. Eu já havia dito ontem e repito hoje. Vamos para a vitória. Estamos unidos. Acertamos, neste encontro apenas detalhes da campanha, de como vamos começar a nossa vitoriosa caminhada, comentou.

Ao deixar o encontro, o empresário Mauro Mendes, ladeado dos líderes Valtenir Pereira, Otaviano Pivetta e Percival Muniz disse que em nenhum momento falou que estaria deixando de ser candidato e confirmou que foi procurado pelo tucano Wilson Santos e depois pelo governador Silval Barbosa, que para desistir de sua candidatura lhe ofereceram a vaga de vice-governador. Fortalecido garante não temer uma resposta negativa do eleitor diante dos acontecimentos e que acredita na vitória.

Muitas situações surgiram, conversamos com os dois grupos. Primeiro recebemos o grupo do Wilson Santos, depois de Silval Barbosa,. Houve o diálogo. No apresentaram propostas, nos ofereceram a vice. Ouvimos e resolvemos nos reunir com o nosso grupo. Todo o grupo decidiu para disputa. Estamos unidos, dia 30 faremos a nossa convenção e seremos oficialmente oficializados. Vamos ao encontro do eleitor, falar de nossos projetos, do que pensamos para Mato Grosso nos próximos quatro anos, declarou.

Mendes garantiu que em nenhum momento foi pressionado a abandonar a candidatura. Segundo ele o que houve foram conversas. Em nenhum momento disse que não seria mais candidato. Se alguém disso isso mentiu para a mídia, disparou. O que aconteceu foram conversas e concluímos que o melhor caminho seria continuarmos nos apresentando como alternativa ao eleitor.

Questionado se depois de tantas idas e vindas e sinais de que estaria fora da disputa não voltava agora mais fraco, sem crédito e desmoralizado, Mauro Mendes disse não acreditar nesta possibilidade. Conversar na política é algo fundamental. Não sou inimigo de ninguém, muito menos deste ou daquele grupo. Hoje temos projetos políticos diferentes, como tenho do lado de lá. Além disso teremos discurso coerente, falando a verdade, criticar o que achamos que não está correto. Se tivermos de elogiar vamos elogiar. Fazer política em forma responsável, sem pensar em ganhar eleição. O eleitor vai entender isso e vai decidir o que é melhor.

CANDIDATO A FEDERAL

Enquanto Mauro Mendes anunciava que desistiu de desistir e que é candidato ao governo do Estado, o presidente regional de seu partido, deputado federal Valtenir Pereira desmentiu que desistiria Câmara Federal, onde segundo as projeções tem de conseguir 250 mil votos para ser eleito, para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Sou candidato a reeleição e tenho certeza que junto com Mauro Mendes vamos conseguir duas vitórias: ele como governador e Valtenir Pereira a reeleição”, diz.
Valtenir assegurou que em nenhum momento o PSB cogitou tirar Mendes da disputa. No ano passado, fizemos encontros organizandos o partido para eleições e neste ano visitamos 70 municípios, conhecendo realidade e junto com o Mauro. É fundamental que seu nome seja colocado junto a Mato Grosso. Apenas antecipamos a convenção de quarta-feira, às 14h, no Dom Aquino. Agora vamos trabalhar para fortalecer Mendes. Haverá uma sinergia. Serei candidato a Deputado Federal, a união vai garantir a nossa eleição. Todo o grupo do PDT vai estar unido conosco. Temos certeza disso, vamos mostrar que o melhor projeto é Mauro Mendes.


Fonte: 24Horas News

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Wilson: "Maggi e Silval governam para os olhos azuis"


Em meio a um discurso enérgico e cheio de propostas para um novo governo, o pré-candidato ao governo pelo PSDB, ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos, acusou o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o governador e candidato a reeleição Silval Barbosa (PMDB) de governarem apenas para "quem tem olho azul". A frase é uma alusão aos sulistas que colonizaram Mato Grosso e, em sua maioria, lidam com o agronegócio. O ataque foi feito durante um evento de pré-campanha realizado na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, na noite desta quinta-feira (24).

"Queremos um governador que possamos dizer que é de todos. Não um governador que, lamentavelmente, vê poucas regiões e beneficia o seu grupinho. Só quem tem olhos azuis. A super raça.", declarou o tucano durante um discurso inflamado. Para ele, a atual gestão estadual focou apenas a produção agrícola, esquecendo-se de trabalhe o social, a saúde e a segurança.

"A cabeça de quem está governando o estado não está voltada para as pessoas. Está voltada para o asfalto, para benefícios a poucas pessoas. Fizeram muito asfalto onde tem soja, não onde estão as pessoas. Às vezes você passa por centenas de quilômetros de asfalto e não vê uma casa. Enquanto isso, em Várzea Grande, que rendeu tantos votos para Blairo, bairros com São Matheus não veem o sonhado asfalto."

O tucano também criticou a falta de investimentos na segurança e na saúde, salientando os casos dos Pronto Socorros de Várzea Grande e Cuiabá. "Esse grupo não tem o coração na ponta da caneta. Não há um hospital estadual nas duas maiores cidades e colégios eleitorais de Mato Grosso". Segundo ele, a intenção da aliança montada entre PSDB e DEM em Mato Grosso é justamente inverter essa prioridade. "Queremos focar nas pessoas", frisou

Indo mais ainda longe, Santos afirmou que não conhece uma só obra 'male-má' do estado em Várzea Grande. Citou, inclusive, o caso do Hospital Metropolitano, lançado no último há mais de seis anos, com a estrutura física pronta há seis meses e até agora sem equipamentos. "Está cidade vê o progresso passar de carreta e ir embora", enfatizou.

O evento foi acompanhado pelos senadores Jaime Campos (DEM) e Jorge Yanai, pela deputada federal Thelma de Oliveira, pelos pré-candidatos a Câmara dos Deputados Nilson Leitão (PSDB) e Júlio Campos (DEM), além de outras autoridades.

Fonte: Olhar Direto

Quase 700 mil ainda não sacaram abono do PIS/Pasep, diz ministro

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou nesta quinta-feira (24) que 693,59 mil pessoas ainda não sacaram os abonos salariais do PIS e do Pasep neste ano, o equivalente a R$ 353 milhões ainda não pagos.

Na sexta-feira, a Caixa Econômica Federal informara que cerca de 574 mil pessoas ainda não haviam sacado o abono do PIS, pagos aos trabalhadores do setor privado. Os dados do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quinta, incluem também os benefícios do Pasep, para os trabalhadores do setor público, e que são pagos pelo Banco do Brasil.

Ao todo, segundo o governo federal, 16,92 milhões de pessoas têm direito a sacar os valores do abono salarial do PIS e do Pasep neste ano, o que corresponde a R$ 7,79 bilhões. Têm direito os trabalhadores foram registrados por pelo menos 30 dias consecutivos em 2008, e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais naquele ano.

O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS. Ou no Banco do Brasil para o Pasep. Os valores poderão ser buscados até o dia 30 de junho.

Falha de informação

De acordo com Lupi, há uma "falha de informação" para que tantas pessoas ainda não tenham efetuado os saques. "Há um pouco de falta de comunicação. Temos mandado cartas, mas alguns mudam de endereços. Isso dificulta a comunicação. Aproveito a oportunidade para lembrar que todos os trabalhadores, que tenham trabalhado até 30 dias em 2008, e recebido até R$ 830 por mês, que procurem, até o dia 30 deste mês, buscar o abono salarial, no valor de um salário mínimo de R$ 510", disse Lupi.

O ministro fez ligações a três pessoas, que ainda não sacaram o abono, alertando-as para o direito de receber os valores neste ano. Aurilúcia Alves, de Brasília, recebeu uma das ligações e, ao ser questionada pelo ministro se já tinha ouvido falar dele, afirmou simplesmente que não. "Então está ouvindo falar agora", respondeu Lupi, informando em seguida que ela tinha direito de receber um salário mínimo de abono. Já Antonio Lima, de Governador Valadares (MG), reconheceu Lupi. Ele não sabia que tinha direito ao abono e disse que buscará os valores na Caixa Econômica Federal.


Fonte: G1

Bola da Copa fica 'imprevisível' a partir dos 73 km por hora, diz Nasa

Jabulani tem 14 painéis com sulcos aerodinâmicos




GLOBO ESPORTE

As diferenças de desempenho da bola oficial da Copa do Mundo viraram objeto de estudo da Nasa, a agência espacial americana. A Jabulani ("celebração", em zulu) foi comparada à bola usada na Copa de 2006 na Alemanha, a Teamgeist ("espírito de equipe").

A Teamgeist, no lugar dos hexágonos costurados, tinha 8 painéis fundidos por um processo térmico. A Jabulani tem 14 painéis - e ganhou sulcos aerodinâmicos.

Segundo a Nasa, quando a Jabulani se desloca em velocidade elevada, o ar próximo à superfície vira um fluxo assimétrico. Forças laterais podem resultar em "desvios e mergulhos voláteis". A bola tende a assumir o comportamento imprevisível quando passa da barreira dos 73 a 80 km/h, detalhou o engenheiro aeroespacial Rabi Mehta, do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia.

Para tornar as coisas ainda mais emocionantes para os goleiros, vários dos estádios em que ocorrem os jogos na Copa da África do Sul estão em altitude elevada, logo a densidade do ar é menor. A bola tende a se deslocar, portanto, mais rapidamente.

Fonte: Midia News

Dilma diz que pesquisa não substitui eleição


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, minimizou nesta quinta-feira o resultado da pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, na qual ela aparece pela primeira vez com vantagem sobre o tucano José Serra. Segundo o levantamento, a petista aparece com 40% das intenções de voto. Serra tem 35%, e Marina Silva, 9%.
Ela disse ter achado a pesquisa "interessante", mas afirmou que ainda "há muita água para rolar debaixo da ponte". Segundo Dilma, um candidato não pode apostar que pesquisa substitui eleição.

"Nós não subimos em salto alto e ficamos achando que as coisas estão muito resolvidas, ou elas apontam uma situação que é definitiva. Há em todas as pesquisas uma certa precariedade porque elas sempre refletem o momento. É animador por um lado, mas, ao mesmo tempo, só tende a nos colocar com humildade e com a certeza de que há um grande desafio pela frente", disse ela em entrevista à radio Itatiaia, de Belo Horizonte.

Dilma afirmou ainda que a tendência nesta eleição é de polarização e que defenderá a continuidade do governo Lula.
Sobre o dossiê que teria supostamente sido encomendado por integrantes de sua campanha contra tucanos e a pressão de Serra para que ela peça desculpas publicamente pelo fato, a ex-ministra de Lula disse que o caso é usado como estratégia eleitoral.
"Eu acho que fazia parte de uma estratégia eleitoral do meu adversário que parece que não está dando muito certo", disse.

Extemporânea

Dilma também falou sobre a representação do Ministério Público Eleitoral contra ela por suposta propaganda antecipada durante inauguração de um hospital no Rio. A ação também acusa o ministro José Gomes Temporão (Saúde) e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de propaganda antecipada.
Segundo a procuradoria, a inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti (RJ), no dia 7 de março, foi desvirtuada com a presença da pré-candidata. "Naquele evento estávamos comemorando o Dia Internacional da Mulher, não teve pedido de voto", disse.

Fonte: Folha do Estado

TRE pune Serys por irregularidades no PT


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso puniu a senadora Serys Marli (PT) com suspensão de seis da cota que a parlamentar recebe do Partido dos Trabalhadores. Segundo o Pleno, decisão contra a petista baseia-se em irregularidades encontradas nas contas do PT, em 2005. Época que a congressista presidia o diretório da legenda em Mato Grosso.

A Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA) havia dado prazo para Serys manifestar esclarecimentos sobre o documento apresentado ao Tribunal. Porém, outras irregularidades agravaram impasse, levando o tribunal desaprovar as contas do partido.
Dentre as irregularidades apontadas estão: ausência de documentos fiscais para comprovação de gastos do fundo partidário com transportes, hospedagens, alimentação de dirigentes e empregados, além da ausência de documento para comprovar o pagamento de diárias.

O relator do processo, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, disse também que o PT desrespeitou normas do Conselho Federal de Contabilidade ao não apresentar documentos que comprovem recolhimento de contribuições previdenciárias. Ainda segundo Rodrigues, a direção petista emitiu notas fiscais no ano de 2008 para comprovar despesas supostamente realizadas em 2005.

“O Partido dos Trabalhadores teve diversas oportunidades para sanar as irregularidades detectadas em suas contas. Porém as impropriedades apuradas ao final são de natureza insanável, já que evidenciam que o Partido dos Trabalhadores impediu o efetivo conhecimento, pela Justiça Eleitoral, das despesas realizadas no ano de 2005, tornando inviável a regularização de suas contas", finalizou o relator.

Entre ataques e acusações de traições, candidatura de Mendes resiste

Sexta-feira, dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Aparentemente, será um dia tranqüilo, em que pese a ebulição do processo eleitoral, que entra na sua fase final, com a realização das convenções partidárias. Menos mal para o empresário Mauro Mendes, cuja candidatura ao Governo do Estado viveu nesta quinta-feira, mais um daqueles chamados “dia de cão”: esteve bem próxima de ser implodida. Como tempero principal, os ataques, acusações de venda de partido e traições.

Após um dia inteiro de bombardeios, à noite, líderes e militantes do PV, PDT, PPS e PSB confirmaram a consolidação do projeto Mato Grosso Muito Mais que defende a candidatura do empresário. Contudo, os que não concordam com a aliança seguem conspirando. "Vem mais coisas por ai, podem esperar" - disse um dos "derrotados". "Isso não acaba assim".

“Mais uma vez boatos tomaram conta da cidade. Temos sim alguns problemas, mas todos os partidos e coligações têm. Aliás, temos enfrentado tudo da forma mais transparente possível. Nós do PSB, PDT, PPS e PV estamos trabalhando firme para viabilizar nossas candidaturas até o dia da convenção" – disse o empresário, que, nos últimos acontecimentos, chegou a balançar com a toalha pronta para jogar ao chão e sair da cena eleitoral.

E pode ser que venha mais artilharia pesada por ai. Ao avaliar o quadro, Mendes foi incisivo ao descartar a possibilidade de sair sozinho para a disputa, sem apoio de alguns dos partidos, cuja base vem sendo assediada a mudar de lado, principalmente a do PDT. “Não trabalho com a hipótese de sair sozinho. Tenho o PSB e acredito nos outros três partidos que estão conosco” – disse. E disse bem: acredita.

O pré-candidato ao Senado Pedro Taques (PDT) e o deputado estadual Percival Muniz (PPS) também ressaltaram que o projeto Mato Grosso Muito Mais "está firme". “Hoje conseguimos fazer vários alinhamentos dentro do PDT. Agora é trabalhar rumo às convenções do dia 30”, disse Taques. “Os partidos enfrentaram as suas crises e já superaram. Agora começamos uma nova fase”, completou Muniz.

De fato, em meio a tantos ataques, a candidatura de Mauro terminou o dia fortalecida. Os pré-candidatos aos cargos de deputados estadual e federal e aos cargos majoritários estiveram reunidos. Os presidentes do PDT, Otaviano Pivetta; do PPS, Percival Muniz; do PSB, Valtenir Pereira; e do PV, José Roberto Stopa, apresentaram as listas que contém os mais 100 nomes que concorrerão às proporcionais, no pleito de 2010 pelo Movimento Mato Grosso Muito Mais. À majoritária foram confirmados Mauro Mendes, do PSB, ao Governo e Pedro Taques, do PDT, ao Senado. Especula-se a possibilidade de Percival Muniz também ser candidato ao Senado. Até aqui, o nome do socialista é apontado como candidato a vice de Mendes.

O PPS apresentou oito nomes ao cargo de Federal e 23 para concorrer ao cargo de deputado estadual. Já o PSB apresentou 39 nomes que irão registrar candidatura para concorrer cadeira na Assembleia Legislativa. Valtenir Pereira será o candidato único à Câmara Federal. O PV apresentou 14 nomes ao cargo de deputado estadual e três a deputado federal. Já o PDT vai registrar 12 candidaturas para pleitear ao cargo de deputado estadual. Para deputado federal na lista do PDT constam 13 nomes.
Todos os quatro partidos (PDT, PSB, PV e PPS) realizarão suas convenções no dia 30 de junho, próxima quarta-feira. Os nomes a suplente de senador e vice-governador e um possível segundo candidato ao Senado federal serão escolhidos nesta data.


Fonte: Redação 24 Horas News

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desemprego sobe para 7,5% em maio, diz IBGE

A taxa de desemprego subiu para 7,5% em maio deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística (IBGE) nesta quinta-feira (24).

Em abril, a taxa havia sido de 7,3% e, em relação a maio do ano passado, o índice recuou 1,3 ponto percentual, atingindo seu menor nível, para um mês de maio, desde o início da nova série da PME (março de 2002).

Considerando as regiões do país, as taxas de desemprego não apresentaram variações significativas em relação a abril. Já diante de maio do ano passado, a pesquisa registrou queda de 2,4 pontos percentuais na região metropolitana de São Paulo, 1,1 ponto percentual em Porto Alegre e 0,9 ponto percentual em Belo Horizonte.

A população desocupada também não apresentou variação mensal em nenhuma das áreas analisadas, porém, quando comparada com a de maio de 2009, registrou redução de 23,8% em São Paulo e 15,7% em Porto Alegre.

Contingente


A quantidade de desocupados em maio - 1,8 milhão de pessoas - não teve variação significativa sobre abril, segundo o IBGE, mas apresentou queda de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A população considerada ocupada (com carteira assinada ou não) - 21,9 milhões de pessoas - também ficou estável diante de abril. Já em relação a maio do ano passado, o número aumentou 4,3%. Foram criados 894 mil postos de trabalho no período de um ano, de acordo com o IBGE.

A quantidade de trabalhadores com carteira assinada, o equivalente a 10,1 milhões de pessoas, não variou em maio, em comparação a abril, mas aumentou 7,4% sobre maio do ano passado, com mais 698 mil novas vagas.

Rendimento


Em maio, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 1.417,30) caiu 0,9% em relação ao de abri (R$ 1.430,03). Já diante de maio do ano passado (R$ 1.383,36), o salário médio mensal subiu 2,5%.

O rendimento domiciliar per capita (R$ 925,37) teve queda de 1% em relação a abril. No entanto, registou ganho de 2,7% em relação a maio de 2009.

Fonte: G1

Governo publica classificação geral dos candidatos do Nível Fundamental

Os candidatos que fizeram o Concurso Público de Mato Grosso para o cargo de Apoio Administrativo Educacional, Nível Fundamental, já podem conferir a classificação geral e a formação de cadastro. O edital complementar nº 39, que traz a relação foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de 23 de junho que circula nesta quinta-feira (24) e está disponível no site da Imprensa Oficial de Mato Grosso (www.iomat.mt.gov.br).

Na listagem, os candidatos estão separados por pólo, o perfil do cargo concorrido e também portador de necessidades especiais. Em frente ao seu nome, o concorrente encontrará as notas finais de Português, História, Geografia, Conhecimentos Complementares, Conhecimentos Específicos, a nota total e o critério utilizado para desempate.

Em caso de empate na nota final no concurso público, terá preferência o candidato, que, na seguinte ordem obtiver sucessivamente: idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso); a maior nota na prova de Conhecimentos Específicos (P3); a maior nota na prova de Conhecimentos Complementares (P2); a maior nota na prova de Conhecimentos Gerais (P1); a maior nota na prova de Língua Portuguesa; a maior nota na prova de Geografia e História Política e Econômica de Mato Grosso; e persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso, com base na data de nascimento.

Assessoria/SAD-MT

Empresa pára coleta de lixo em Cuiabá nesta noite



A coleta de lixo em Cuiabá poderá ser paralisada a partir desta quinta-feira(24), caso a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) não viabilize uma nova área para que o lixo seja depositado. O diretor regional da Qualix Serviços Ambientais, Gilberto Gaspar, afirmou que a empresa fará a coleta somente até hoje à noite.

O atual aterro sanitário está com sua capacidade esgotada e o problema foi levantado pelo Ministério Público Estadual (MPE), que notificou a prefeitura e estabeleceu um prazo para solução. Até o momento, no entanto, a Sanecap não conseguiu cumprir a determinação.

No último dia 5 de maio, o promotor de Meio Ambiente, Gerson Barbosa, se reuniu com representantes da Sanecap e a Qualix Serviços Ambientais S/A, responsável pela coleta de lixo na Capital, para discutir a questão e tentar evitar o problema.

Na ocasião, ficou estabelecido que a companhia teria 20 dias para definir o novo local e o prepará-lo antes do atual se esgotar. "Eles assumiram o compromisso, mas não o fizeram", declarou o promotor.

Gerson Barbosa afirmou que essa situação é inadmissível, uma vez que a própria Sanecap foi avisada do problema. Ele ainda ressaltou que o MPE se posicionará contra qualquer possibilidade de se depositar lixo em áreas sem a devida preparação.

"Vou me reunir com a Sanecap e a Qualix para verificarmos uma solução e também discutir as penalidades", disse o promotor.

A empresa informou que ficará com os caminhões carregados até que a Prefeitura de Cuiabá providencie o novo espaço para depósito dos detritos. "Mandamos oito ofícios para a Sanecap, para providenciar o novo local, mas, até agora, nada. O aterro sanitário atual atual se exauriu na sexta-feira e, por questão técnicas, estamos sendo obrigados a parar a coleta", afirmou Gilberto Gaspar, diretor regional da Qualix.

Gaspar informou que a coleta de lixo vem sendo realizada de uma forma reduzida, justamente para que evitasse a chegar nessa situação. Ele reafirmou que o lixo será recolhido só até a noite desta quarta-feira.
"Não vamos depositar o lixo em qualquer área; prezamos pelos nossos selos de qualidade e também não incorreremos em cometer crimes ambientais. Os caminhões ficarão parados no aterro", disse o empresário.

O chamado "Lixão" recebeu 120 mil toneladas de lixo nos últimos oito meses. A empresa informou que vem trabalhando os últimos 30 dias com o aterro sobrecarregado. "Se tem lixo sem estar coletado, não é vontade nossa, mas sim por essa questão técnica", disse.

Fonte: Mídia News

Pivetta e Rodrigues se xingam e PDT expõe racha interno


A crise instalada no Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Mato Grosso, se confirmou na tarde desta quarta-feira (23), durante o que deveria ser uma coletiva de imprensa, na sede do partido, em Cuiabá.

O racha interno veio à tona em forma de "bate-boca", protagonizado pelo presidente regional, deputado estadual Otaviano Pivetta, e o tesoureiro da legenda, Rodrigo Rodrigues.

No meio da discussão, uma certeza: a definição do rumo que será tomado pelo PDT nas eleições majoritárias ficará para o último prazo legal, no próximo dia 30, quando acontecerá a convenção pedetista.
Pivetta defendeu a manutenção do partido na coligação Mato Grosso Muito Mais, que tem Mauro Mendes (PSB) como candidato; já Rodrigues quer que o grupo siga com o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição.

Num clima tenso, os dirigentes, antes de falarem com os jornalistas, se reuniram durante, pelo menos, 30 minutos. Ao sair da reunião, Otaviano Pivetta informou que não havia convocado a coletiva de imprensa.
Rodrigo Rodrigues interrompeu e afirmou que ele próprio havia convocado a coletiva. "Oficialmente, meu grupo está aqui para propor para executiva que repense o apoio ao Mendes", declarou o tesoureiro.

Partido de aluguel

De pronto, Pivetta acusou o grupo, que diverge da opinião de seguir com Mendes, de ter-se beneficiado financeiramente perante "outras forças políticas". Ele ainda se disse surpreso com o convite à imprensa.
"Pelo visto, as vantagens foram grandes, ao mudar de opinião rapidamente. O PDT sempre foi um partido de aluguel e o nosso projeto é mudar isso (...) Estamos autorizados pela nacional a seguir na coligação Mato Grosso Muito Mais", disse Pivetta.

Ele ainda apontou outros fatores para continuar na coligação encabeçada por Mauro Mendes, assinalando qualidades da candidatura de Pedro Taques ao Senado e apostando na viabilidade do projeto de poder no Governo do Estado.
"Os melhores nomes estão aqui, o que representa a mudança. Os outros candidatos são iguais [referindo-se a Wilson Santos (PSDB) e Silval Barbosa]. Temos o compromisso de mudar a história do PDT e estamos de corpo e alma no projeto de Mauro Mendes", disse.

Traição

Pivetta ainda acusou seus ex-assessores Rodrigo Rodrigues e Valdinei Barbosa de traição, disse que eles são minoria dentro do partido e estão sendo beneficiados para tumultuar internamente a legenda.
"Esses dois trabalhavam em meu gabinete e mudaram de opinião, alguma coisa aconteceu. Eles não passam de dois traidores, eu fui traído dentro do meu gabinete e não deve ter sido por pouca coisa não. Essa é uma prática antiga", acusou.

Otaviano Pivetta convocou uma reunião com a cúpula regional, segundo ele, para reiterar o posicionamento de apoio à candidatura de Mendes.
Intervenção

Rodrigo Rodrigues disse que irá a Brasília procurar a cúpula nacional, para pedir uma intervenção no estadual, alegando que o projeto de Mendes não empolgou e não tem viabilidade política eleitoral.
"O próprio Pivetta liberou o partido a buscar outras forças e, agora, vem com esse discurso... A maioria está de acordo em apoiar Silval e vamos mostrar isso nas convenções. O desafio está lançado", disse, ao ser acusado por Pivetta de estar mentindo.

Rodrigues ainda acusou Pivetta de manobrar no partido para ter maioria na convenção, e que esse motivo já daria motivo para a execitiva nacional intervir no Estado.

"Minoria é o grupo dele, que preside um partido somente no papel. Aposto que ele nem sabia onde ficava a sede desse partido. E conheço um a um. Desafio a ter mais voto na convenção plenária. Por isso, estão mudando os presidentes, fazendo manobrar de última hora", acusou.


Fonte: Mídia News

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Rabello não esconde rivalidade com Wilson e defende Silval


Pré-candidato a deputado estadual, o apresentador de televisão Walter Rabello (PP) repudia a ideia de estar no mesmo palanque das lideranças do PSDB, DEM e PTB, grupo que trabalha a pré-candidatura do tucano Wilson Santos à sucessão estadual. “PSDB não dá, né? Seria muito incoerente da minha parte”, alega. Ele também é taxativo quando questionado sobre a postura que tomaria numa eventual decisão da cúpula progressista em colocar em votação o apoio à chapa encabeçada pelo tucano. “Eu respeitaria a decisão do meu partido. A minha postura seria de ficar quieto, pois a maioria tem que decidir, mas eu acho que os progressistas devem ficar com Silval (Barbosa)”, defende.

As declarações de Rabello foram feitas nesta segunda (21), pouco antes da reunião de cúpula do PP. Na ocasião, o partido aprovou o indicativo de apoio à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Rabello explicou que a acirrada disputa de 2008 ao Palácio Alencastro não permite que ele abandone a posição de adversário de Wilson. À época, ele chegou a oferecer "água suja" ao tucano durante um debate televisivo, em que aproveitou para perguntar se Wilson teria coragem de beber o líquido distribuída aos cuiabanos. Num primeiro momento, o “galinho” demonstrou espanto, mas não se deixou abater pela audaciosa surpresa. Tomou mais de um gole para em seguida declarar que a água era, sim, de boa qualidade.

Após a criação de tamanha rivalidade, ao menos no pleito de 2010 o progressista não corre o risco de subir no palanque de Wilson. A tendência é de que o indicativo de apoio ao nome de Silval, confirmado nesta segunda por 32 votos contra seis, tira qualquer possibilidade dos progressistas aderirem ao projeto do tucanato.
Em 2007, um ano após ser eleito à AL com 70.648 votos pelo PMDB, Rabello foi cassado por infidelidade partidária. A candidatura a deputado estadual dará a chance dele conseguir retornar às articulações políticas, afinal já foi considerado um puxador de votos.

Fonte: RDNews

Prefeitura não cumpre ordem de pagamento de precatório


Problema que motivou intervenção do STF ainda persiste; terreno é do atual bairro Coophamil




Em parecer que solicita o pagamento referente à desapropriação do terreno onde hoje se localiza o bairro Coophamil, em Cuiabá, o Ministério Público Estadual (MPE) apontou, no dia 22 de março deste ano, que a quebra de ordem no pagamento de precatórios (débitos oriundos de sentença transitada em julgado, sentença definitiva e irrecorrível) ainda persiste na Prefeitura de Cuiabá.

A prática fere o artigo 100 da Constituição Federal e já motivou o Supremo Tribunal Federal (STF) a autorizar, por meio de uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio de Mello, intervenção do Estado no Município, para que seja regularizada a ordem de pagamentos de precatórios, conforme Midianews divulgou em primeira mão.

O município ainda pode recorrer da decisão, que já tem seus efeitos em vigência. No entanto, o governador Silval Barbosa (PMDB) já alertou que não pretende intervir, alegando que iria gerar instabilidade política e social em Cuiabá.

Débitos


Os herdeiros de Clorinda Vieira de Matos, dona do terreno, apresentaram denúncia à Procuradoria-geral de Justiça (PGJ), dando conta de que não estaria sendo respeitada a ordem cronológica de pagamentos.

Uma dívida reconhecida judicialmente e com número 39 na lista de pagamento já teria sido paga por determinação do Tribunal de Justiça, em detrimento de outros de anos anteriores. O antigo proprietário do terreno, que abrange o Coophamil, tem 78 anos e sofre de problemas de saúde, em decorrência da idade avançada.

"O tratamento preferencial merecido pelas pessoas idosas cede diante do socorro reclamado pela sobrevivência. O Estado, ao igualar credores, sujeita-os, entre si, à observância da ordem da antiguidade (...). A alegação de preterição feita pelo requerente parece irretorquível. Satisfez-se precatório pertencente a quem, embora idoso, não justificava preferência diante de casos mais graves ou mais antigos", diz um dos trechos do parecer do procurador de Justiça, José Basílio Gonçalves.

"Considerando o estado de premência do representante do requerente, pessoa idosa e severamente comprometida por enfermidades que entendemos razoável que o pedido lhe seja parcialmente deferido, inclusive, se possível, para atendimento com a Fazenda devedora", destacou o procurador.

Origem

Em 1995, na gestão de Coronel Meirelles, houve o pagamento de um precatório de 1993, em detrimento de outros débitos de anos anteriores. O episódio levou o Ministério Público Estadual (MPE) a solicitar intervenção do Estado no município, o que foi autorizado pelo Tribunal de Justiça em 1998.

No entanto, um recurso extraordinário foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2000 , o que foi rejeitado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, em fevereiro deste ano. Ele decidiu acompanhar parecer da Procuradoria Geral da República, pelo não conhecimento do recurso.


Fonte: Mídia News

Advogado diz que prisão de servidor da AL é "absurda"


Alexandre Nery afirma que inquérito deixa claro que não foi comprovado abuso sexual




O advogado Alexandre Nery, que defende o assessor parlamentar André Souza, preso por suspeitas de abusar sexualmente da própria filha, afirmou que as acusações não foram comprovadas. "É um absurdo o que estão fazendo. Na conclusão do inquérito, a delegada responsável deixou evidente que não foi comprovado que André abusou da sua filha", disse.

Segundo o inquérito, no dia 21 de setembro de 2009, Érica Bussiki, mãe da menina, registrou um boletim de ocorrência contra André. Eles eram casados à época. Em depoimento, ela afirmou que no dia anterior, quando chegou em sua residência, a filha, que na época tinha dois anos, apontou para as genitálias e reclamou de dores. A filha teria dito que o pai teria mexido nas suas partes íntimas.

"Ela me disse que o pai mexeu na sua genitálias (apontando para as partes íntimas). Logo depois, conversei com André e disse que isso nunca poderia ter ocorrido. Peguei as minhas coisas e fui embora de casa com a minha filha", afirmou Érica Bussiki, em depoimento na Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Uma empregada doméstica, que trabalhava com a família, também prestou depoimento. Ela estava na casa no momento em que o fato ocorreu. À polícia, ela disse que a criança era ressecada e que precisava comer frutas, como mamão e ameixa, para poder defecar diariamente. Segundo ela, nessa tarde, o pai estava no quarto com a filha, trocando sua fralda, quando ela começou a fazer cocô.

"Na hora em que saiu o cocô, como estava duro e machucando, o pai pegou no cocô, e partiu-o no meio para ajudá-la. Por isso doeu", disse a empregada, que ressaltou que o pai sempre foi presente e que "a menina tinha um carinho enorme por ele".

Outros depoimentos que pesam contra André Luiz Moraes Souza são os da família de Érica Bussiki. Seu pai e seu irmão relataram à polícia que, no dia 15 de julho de 2009, em sua residência, na Chapada dos Guimarães, a avó materna disse que viu André carregando a menina no colo e pegando nas partes íntimas da criança quando a carregava. Porém, a avó que teria visto a cena não prestou depoimentos na polícia.

Julgamento da opinião pública

Segundo a defesa do servidor, a maneira pela qual seu cliente carregava a menina é comum, não havendo qualquer tipo de maldade.

A delegada responsável pelo inquérito, Liliane de Souza Santos, afirmou na conclusão do processo que não foi comprovado nem um tipo de abuso sexual. Na conclusão da perícia anexada ao inquérito, foi comprovada a ausência da lesão - e o hímen da menina estava integro.

André Luiz Moraes Souza foi preso na manha desta terça-feira em cumprimento a um mandado da 1ª Vara de Violência Doméstica. Ele teve a prisão preventiva, pela garantia da ordem pública, decretada pela juíza Ana Cristina Silva Mendes.

O advogado Alexandre Nery afirmou que entrará amanhã com um Hábeas Corpus em favor de seu cliente. "É um tipo de acusação gravíssima e não se verificou, na minha opinião, os fundamentos para a prisão. Quando a polícia divulga uma notícia dessas, a tendência natural é a opinião pública já fazer o julgamento e condenar o suspeito. Vamos provar sua inocência e, posteriormente, entrar com um processo por danos morais", afirmou.


Fonte: Mídia News

Advogado alega ilegalidade em prisão de servidor da AL



O advogado Alexandre Nery, responsável pela defesa do servidor da Assembleia Legislativa André Luiz Moraes Souza, afirmou que vai alegar ilegalidade na prisão requerida pelo Ministério Público. O servidor foi preso na manhã desta terça-feira (22) sob acusação de ter, supostamente, estuprado a própria filha de dois anos.

“Vou alegar a verdade, que o acontecido é uma ilegalidade, é um absurdo”, declarou Nery, ao responder o Olhar Direto sobre a argumentação a ser utilizada no pedido de Habeas Corpus para André Luiz. “Vou impetrar o HC ainda hoje, no mais tardar amanhã de manhã”, completou.

André Luiz foi preso na Assembleia Legislativa, por policiais da Gerência Estadual da Polinter e encaminhado para o Anexo I da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. O caso foi denunciado pela mãe da menina no ano passado à Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e finalizado somente no início deste mês.

Segundo o advogado de defesa, a delegada que acompanhava o caso havia entendido como desnecessária a prisão. Além disso, conforme argumentos do advogado, a mãe da criança também já teria se manifestado e declarado não ter existido qualquer abuso.

“Foi o MP que pediu a prisão. (...) Só a procuradora, que é substituta, nem estava a par do caso, pediu essa prisão”, argumentou. De acordo com ele, caso as ilegalidades sejam comprovadas, medidas podem ser tomadas contra o membro do Ministério Público.


Fonte: Olhar Direto

terça-feira, 22 de junho de 2010

Travesti com HIV perfura mão de enfermeira com seringa infectada

Revoltado com a falta de atendimento de um hospital de Ceilândia, cidade satélite a cerca de 30 km de Brasília, um travesti tirou o próprio sangue com uma seringa e perfurou várias vezes a mão de uma enfermeira nesta segunda-feira (21). O agressor também mordeu o braço da técnica de enfermagem que tentava ajudar.

Veja o site do DFTV

O travesti, de 28 anos, estava acompanhando uma amiga que passava mal. De acordo com testemunhas, o agressor entrou em desespero após esperar por mais de cinco horas no hospital.

Uma paciente disse que o travesti ficou nervoso com a falta de previsão no atendimento. “Ela se revoltou. Tinha várias pessoas chorando, desmaiando embaixo do banco, só que eu não gritei. Ela viu, deu a doida nela, e ela fez isso”, disse.

O travesti, que estava dentro da emergência, teve acesso à sala onde a equipe de enfermagem guardava as seringas. De acordo com os funcionários, ele tirou o sangue e saiu correndo pelo corredor. Quando a enfermeira-chefe tentou controlar a situação, teve a mão perfurada. E a técnica que tentou ajudar levou a mordida no braço.

Sintep realiza assembleia e decide pela continuidade da greve em Juara

Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Subsede de Juara, realizou uma nova assembleia com os profissionais da rede municipal de educação em Juara para definir a continuidade ou não da greve deflagrada pelos servidores.

Segundo o Delegado Regional do Sintep, Professor Isaac Pintor, a greve continua, tendo em vista que ainda não receberam nenhuma notificação da justiça e nem foi julgada (a greve), somente uma liminar foi concedida pela Juíza Drª Emanuelle em favor da Prefeitura de Juara.

"A nossa greve continua, muitos voltaram a trabalhar principalmente os contratos por questão de pressão, mas os contratos vão somente até o dia 05 e a greve continua, os efetivos estão em greve, e nós estamos aguardando para que o prefeito possa convocar agente e cumprir com a lei", declarou Isaac em entrevista à Rádio Tucunaré.

Ele informou ainda que na próxima segunda-feira, 21 de Junho, os profissionais estão se reunindo nas escolas e no período da noite nos bairros com os pais, convocando-os a aderirem ao movimento.

Cuiabá tem o segundo menor índice de fumantes no Brasil

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revelaram que Cuiabá é a capital brasileira com o segundo menor índice de fumantes no Brasil, com 11,2% da população. Isto representa uma população de pouco mais de 55,5 mil habitantes que mantém o vício do cigarro. Cuiabá só perde para Aracaju (SE), com 8% de fumantes. A tendência, de acordo com a pesquisa, é de queda.

Atualmente, o índice de fumantes no Brasil caiu de 16,2% para 15,5%. Esta taxa é bem inferior às de Argentina e Estados Unidos, onde 35% e 40% da população são dependentes da nicotina, respectivamente, segundo o Ministério da Saúde. A maior queda no uso do cigarro no País ocorreu na faixa etária dos 35 aos 44 anos. Em 2006, 19% da população nessa idade era dependente do tabaco. Em 2009, a proporção foi reduzida para 15,1%.

O uso do tabaco no Brasil vem caindo há mais de duas décadas, segundo a Vigitel. Em 1989, 33% da população fumava, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nesta pesquisa foram entrevistados 54 mil adultos e revelou que 19% dos homens e 12,5% das mulheres fumam no Brasil. "O Brasil é um dos países com maior êxito no combate ao tabagismo. Foi uma queda muito expressiva no número de fumantes em um tempo muito curto", afirma a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

O Ministério lista a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a inclusão de advertências mais explícitas sobre os efeitos danosos do fumo nos maços de cigarro como principais trunfos na redução do índice de fumantes.

Além do ato de fumar em si, a Vigitel avaliou pela primeira vez a frequência de fumantes passivos na população. O levantamento aponta que 13,3% dos brasileiros não fumantes moram com pelo menos uma pessoa que costuma fumar dentro de casa. Além disso, 12,8% das pessoas que não fumam convivem com ao menos um colega fumante no local de trabalho.

O Instituto Nacional do Câncer informa que pelo menos 2,6 mil não-fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Pessoas que não fumam, mas enfrentam essas condições, têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares.

Americana desenterra e guarda em casa corpo do marido e da irmã

Corpos foram encontrados na casa da idosa em
G1

Uma mulher de 91 anos é acusada de desenterrar e guardar os corpos do marido e da irmã em sua casa em Wyalusing, no estado da Pensilvânia (EUA).

Jean Stevens teria retirado os corpos do caixão no ano passado e levado para sua casa. A polícia encontrou os restos mortais de James Stevens na garagem, e da irmã da acusada, June, na sala da residência. Eles morreram em 1999.

A polícia acredita que alguém teria ajudado a idosa a retirar os corpos do cemitério e levá-los para a casa de Jean.

Vizinhos da mulher desconfiavam do caso, mas afirmaram a um canal de notícias americano que Jean Stevens sempre foi muito amiga de todos, porém, discreta. O caso está sendo investigado.

Vagas com carteira assinada batem recorde para maio

O mercado de trabalho no Brasil registrou um acréscimo de 298 mil novos postos com carteira assinada em maio - valor recorde para esse mês desde o início da série histórica, em 1992.

Os valores são líquidos, ou seja, representam a diferença entre as vagas formais que foram fechadas e as que foram criadas no período.

O mês passado não foi o único com dados expressivos: o número de vagas formais vem batendo recordes consecutivos desde o início do ano, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho.

O setor que mais contribuiu para a criação de novas vagas em maio foi o de Serviços, com 86,1 mil novos postos com carteira assinada. Em seguida, veio a agropecuária e a indústria de transformação, ambos com 62,2 mil novas vagas.

Os números refletem uma forte recuperação depois da crise econômica, que afetou a geração de empregos formais em 2009.

As vagas criadas de janeiro a maio de 2010 já superam o total registrado em todo o ano anterior, quando o saldo foi de 995 mil novos postos formais.

Chega a 26 número de mortos pelas chuvas em Alagoas

Subiu para 26 o número de mortos pelas chuvas em Alagoas, de acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (21). A Defesa Civil informou ao G1 que o número de desaparecidos é de 607, sendo 500 vítimas somente no município de União dos Palmares.
Os óbitos foram registrados nos municípios de: União dos Palmares (9), Murici (6), Branquinha (4), Rio Largo (3), Santana do Mundaú (2), Joaquim Gomes (1) e Paulo Jacinto (1).
Quinze municípios decretaram situação de emergência. São eles: Santana do Mundaú; Joaquim Gomes; São José da Lage; União dos Palmares; Jacuípe; Branquinha; Paulo Jacinto; Quebrangulo; Capela; Cajueiro; Atalaia; Viçosa; Rio Largo, Satuba e Murici.
No total, 26.141 pessoas estão desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, os municípios que concentram o maior número de desabrigados são: União dos Palmares, com 9 mil; Murici, com 5 mil; Rio Largo, com 2 mil; e Viçosa , com 1,2 mil.
Donativos
Cerca de oito mil cestas básicas doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento de Alagoas (Conab-AL) já foram distribuídas para vítimas das enchentes nas cidades atingidas.

Cerca de 15 toneladas de lixo são recolhidas de praia no Recife
Cinco helicópteros trabalham no socorro a vítimas da chuva em AL
Lula diz que vai liberar FGTS a vítimas de chuvas em Alagoas e Pernambuco
Outras 15 mil cestas básicas foram enviadas para a região pela Conab de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul. Helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB)são usados na distribuição dos donativos às comunidades atingidas.
Falta de água
A Companhia de Saneamento de Alagoas vai usar 20 carros-pipa para fornecer água às cidades mais atingidas pelas enchentes. De acordo com a empresa, técnicos trabalham para normalizar até terça-feira (22) o abastecimento nas cidades de Quebrangulo e Paulo Jacinto.
Em Palmeira dos Índios, o abastecimento de água ficará suspenso por até 15 dias para implantação de uma adutora provisória sobre o rio Paraíba. Oito carros-pipa serão enviados para a cidade.
O abastecimento de água em Capela deve ser normalizado até quarta-feira (23). A inundação danificou a adutora e os motores de uma estação elevatória. Seis carros-pipa vão abastecer a cidade.
Em Murici, quatro carros-pipa vão fornecer água. O fornecimento de energia elétrica também está prejudicado. Outros dois carros-pipa serão usados em Branquinha.
Pernambuco
Doze mortes foram registradas em Pernambuco por causa das chuvas. Oito ocorreram no Recife. Outros óbitos também foram confirmados em Agrestina, Belo Jardim, Cortês e Jaboatão dos Guararapes.
Mais de 42 mil pessoas tiveram de sair de suas casas por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil, Pernambuco tem 17.808 desabrigados e 24.552 desalojados.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Implantação da Ferronorte avança em MT

As obras para instalação dos trilhos da Ferronorte entre Alto Araguaia e Rondonópolis estão a todo vapor. Com os serviços retomados há 90 dias, a previsão é de que até ano que vem já estejam funcionando os dois novos terminais de carregamento de grãos planejados para os municípios de Itiquira e Rondonópolis, com capacidade para receber a carga de centenas de caminhões diariamente. O cronograma gera uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico e social entre moradores da região. Para os produtores rurais, a linha férrea é uma redenção esperada há anos para reduzir os custos de produção.

As obras foram conferidas in loco pelo pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR), em meio ao estradeiro por municípios da região Sul do Estado. O trecho de 260 quilômetros de ligação entre Itiquira e Rondonópolis está dividido em quatro lotes de obras, para acelerar o andamento do projeto. O processo de implantação está na primeira fase, de terraplanagem, e será seguido pelo revestimento com cascalho e finalizado com a implantação dos trilhos. A expansão da malha ferroviária foi assumida pela concessionária América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia, com recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A expectativa é que o novo trecho impulsione o escoamento da safra mato-grossense de 2012, complementando o transporte da produção já realizado pelos terminais de carregamento da Ferronorte existentes no Estado, em Alto Taquari e Alto Araguaia - que escoam mensalmente 950 mil toneladas de grãos.

“O novo terminal irá gerar 200 novos empregos em Itiquira no ano que vem. Onde há logística, chega o desenvolvimento. Estamos muito otimistas com a retomada das obras”, afirma o prefeito de Itiquira, Ernani Sander (PSDB). Nesta quinta-feira (17), o prefeito e o pré-candidato ao Senado Blairo Maggi visitaram o trecho onde maquinários já começam a dar forma na planície que será percorrida em breve pelos vagões de trem. “Reconhecemos que o Blairo teve um envolvimento fundamental para que a implantação da ferrovia se viabilizasse e fosse retomada este ano”, afirmou Sander.

O ex-governador de Mato Grosso se impressionou com o andamento da obra. “Não é mais a promessa de uma ferrovia, e sim a concretização dela. São empregos diretos e indiretos que serão gerados, além do crescimento na arrecadação do município com a circulação de produtos, o que permite mais investimentos para a qualidade de vida da população”, observa Maggi.

Após anos de espera, a chegada prevista da linha até Rondonópolis é a conclusão de parte de um projeto. Contudo, segue a reivindicação para que os trilhos cheguem até Cuiabá - um incremento de 200 quilômetros na via. A proposta é liderada pelo “Movimento Pró-Ferrovia em Cuiabá”, que solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. A bandeira conta com o total apoio de Maggi. “Vamos nos esforçar no que for preciso para que os trilhos da ferrovia cheguem também até a Capital”, atesta.

Fonte: Olhar Direto - 18/06/2010

MT: Dilma consegue 'encostar' em Serra

A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Roussef, e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), estão tecnicamente empatados na intenção de voto em Mato Grosso. A petista cresceu 5% no intervalo de um mês e hoje tem 37% das intenções de voto estimulado. Dados foram levantados em pesquisa do instituto Ibope realizada entre os dias dez e 13 deste mês, no Estado.

O tucano José Serra caiu de 43% para 39%, queda de 4%. Hoje, a "vantagem" de Serra sobre Dilma é de apenas 2%.

A Marina Silva, do PV, aparece com 9%. Redução de dois pontos percentuais em relação ao mês de maio, quando a senadora registrava 11% na pesquisa.

Os indecisos para o palácio do Planalto somaram 12%. Já os votos em branco e nulo somaram 2%.

Fonte: Folha do Estado - 18/06/2010

Início de semana na capital será de clima quente e com baixa umidade

O início da semana em Cuiabá vai começar com dia ensolarado e com altas temperaturas, na casa dos 27°. Já por volta das 13 horas, o dia deve atingir a maior concentração dos raios ultravioletas e marcando 35° com sensação térmica de 37°.

Com a baixa de umidade relativa do ar, a população deve prestar atenção redobrada na hidratação do corpo. Os 64% de umidade está encima do recomendado, e deve gerar desconforto, além de aumentar o risco de doenças respiratórias. A ingestão de líquidos é ideal para todo o dia.

De acordo com dados do Tempo Agora, a probabilidade de chuvas na segunda é baixa, e os ventos terão velocidade em torno dos 9km/h. Já a noite deve ter temperaturas mais amenas em torno dos 22°. Contudo, apesar da queda de temperatura, a umidade do ar no período vai ficar abaixo do recomendado, 53%.

O relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que nos últimos três meses, com a proximidade do período da seca, foram feitos 1.816 atendimentos pneumológicos . Só em maio deste ano, foram feitos 632 assistências médicas pela mesma ocorrência.

Fonte: Olhar Direto - 20/06/2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Clima na capital requer alerta

A Vigilância em Saúde Ambiental informa que em Cuiabá está ocorrendo a inversão térmica que é um fenômeno meteorológico. Este fenômeno é consequência da grande quantidade de material particulado, decorrente de queimadas e poluição atmosférica, em conjunto com abaixa umidade relativa do ar e baixas temperaturas.

Isso acontece quando, no final da tarde o solo da cidade se resfria rapidamente, e consequentemente, o ar próximo ao solo também se resfria, e por ser mais denso fica parado.

Os poluentes que são quentes e menos densos são levados pelo ar quente e acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera, dificultando a sua dispersão. A faixa cinza alaranjada é consequência visível deste fenômeno.

O gerente de Vigilância em Saúde alerta que nesse período a poluição atmosférica torna-se mais intensa, acarretando problemas de saúde, pois estas partículas, quando inaláveis prejudicam a circulação respiratória e vascular do corpo humano. As crianças e os idosos são os que sentem mais.

Medidas proteção: Evitar exercícios físicos e exposição ao ar livre entre às 10h e 16h, permanecendo em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas, umidificar o ambiente através de vaporizadores,toalhas molhadas ou recipientes com água, Ingerir no mínimo três litros de água diariamente, e principalmente, evitar queimadas.

Fonte: Folha do Estado

Silval se reúne como ministro da Educação para liberação de R$ 26 mi

O governador Silval Barbosa (PMDB) desembarca em instantes em Brasília para cumprir nesta quinta-feira mais uma "agenda relâmpago" capital federal. Embora a agenda oficial não tenha sido divulgada, o secretário Eduardo Vizotto, do Escritório de Representação do Estado em Brasília (Ermat), adiantou que o governador será recebido às 16h pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Um dos pontos que será debatido no encontro é a questão do transporte escolhar e o pagamento de uma emenda de R$ 26 milhões, sugerida pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT).

Neste ano, Silval Barbosa e o ministro Haddad fizeram um acordo para a compra de 500 ônibus escolares. Pela proposta, 250 deles seriam adquiridos pelo Estado e outros 250 pelo Ministério. O Olhar Direto acompanha a visita do governador na capital federal.

Fonte: Olhar Direto

Empresários brasileiros vão à África plantar soja e algodão

Depois da investida de chineses e coreanos, as pouco exploradas terras da África ganharam novos investidores: os brasileiros.

Atraídos pelo baixo custo de produção, pela proximidade com os mercados da Europa, da Ásia e do Oriente Médio e pelo baixo preço da terra, empresários rurais brasileiros estão indo ao continente plantar algodão, soja, milho e outros produtos.

O Brasil já tem forte presença no setor de infraestrutura na África, mas o investimento em plantações é recente e vem se intensificando nos últimos anos.

No final deste mês, o grupo mato-grossense Pinesso irá começar a plantar algodão e soja no Sudão em parceria com uma empresa sudanesa. A expectativa é plantar 100 mil hectares nos próximos quatro anos.

O Sudão também receberá, em julho, uma comitiva de produtores brasileiros de soja, que terão conversas iniciais com o governo local, informa a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso).

Na mesma época, outra comitiva irá à Etiópia e à Mauritânia, também a convite dos governos locais, para negociar o cultivo de milho. Empresas brasileiras já estão em pelo menos outros seis países da África, cultivando cana-de-açúcar e arroz.

Outras investem em tecnologia agrícola, como a Irriger, que implanta sistemas de irrigação no Sudão desde 2008. Convidada pelo governo, a companhia desenvolve projetos em fazendas de milho, soja, algodão e cana.

Os governos locais oferecem incentivos como isenção tributária e boas condições de financiamento para atrair investimentos estrangeiros.

FRONTEIRA AGRÍCOLA - A savana africana é tida como "o novo cerrado" para a FAO (braço das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação). Segundo a organização, a região pode se tornar um centro mundial de produção de grãos e alimentos, já que apenas 10% de sua área agricultável é utilizada.

"A África tem solos férteis, mas falta tecnologia. E isso os brasileiros têm como poucos", diz Gilson Pinesso, diretor do grupo Pinesso, que foi procurado pelo governo sudanês para plantar algodão no país.

Por causa da fertilidade do solo e da menor ocorrência de pragas, Pinesso estima que irá gastar apenas US$ 850 por hectare -menos da metade dos US$ 1.850 de que precisa no Brasil.

"Eles não são bobos", analisa José Rezende, sócio da PriceWaterHouse Coopers. "Do mesmo jeito que saíram do Sul, onde a terra estava cara, e foram para o Centro-Oeste, agora estão vendo oportunidades na África."

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, diz que investir em países africanos pode ser vantajoso pela proximidade com grandes mercados consumidores, como Egito e Arábia Saudita. De acordo com ele, esses países importam, em alimentos, até US$ 70 bilhões por ano.

Fonte: Olhar Direto

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Percival quer divisão de Estado

O presidente do diretório regional do PPS, deputado estadual Percival Muniz defendeu nesta terna-feira a divisão de Mato Grosso com a criação de dois novos Estados. Para ele, essa seria uma medida que ampliar a competitividade da região na busca por recursos em âmbito nacional.

Ele alega que atualmente maior parte da arrecadação fiscal no Brasil concentra-se nas mãos do governo federal, cerca de 70%. "Já que não acontece reforma tributária vamos ampliar a bancada política e ampliar o nosso poder para resolver as nossas questões", disse ele, dizendo que com a divisão os três Estados somariam 24 deputados e nove senadores no Congresso Nacional.
Como exemplo, o deputado citou o Estado de Tocantins, que teve seu crescimento acelerado após a divisão, segundo Percival.
Outro aspecto citado por Muniz, é que a região mãe, no caso, Mato Grosso, que cederá pela criação de dois novos Estados - a serem definidos - não sairá perdendo. O parlamentar disse que irá convidar os prefeitos das regiões onde passaria um novo traçado para debater o assunto.

Fonte: Folha do Estado

Ganha Tempo terá vacinação contra Influenza A

O Ganha Tempo disponibiliza nesta quinta e sexta-feira (17 e 18.06), das 8h às 17h, espaço para a realização dos últimos dias da campanha de vacinação contra o vírus da Influeza A (H1N1). O objetivo é alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde de no mínimo 80% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário.

A coordenação da campanha de vacinação em Mato Grosso escolheu o Ganha Tempo pelo grande fluxo de pessoas que circulam diariamente no local e pela facilidade da localização do prédio, bem no Centro de Cuiabá. Um enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem irão prestar o atendimento a população.

Conforme a Coordenadora de Vigilância da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Ivonete Fortunati, os últimos dias de vacinação atenderá todos os grupos, sem distinção de idade.

Fonte: Folha do Estado

Pedro Taques compara-se a Maggi e aposta na campanha para crescer

O ex-procurador da República Pedro Taques, pré-candidato ao Senado pelo PDT, declarou estar satisfeito com o contínuo crescimento nas pesquisas e traçou um paralelo entre a própria trajetória e a do ex-governador Blairo Maggi em 2002, quando iniciou as eleições com 3% e venceu as eleições ainda no primeiro turno.

"Em julho de 2002, Maggi aparecia com 3% das intenções de voto e acabou governador em outubro", lembrou, em entrevista por telefone ao Olhar Direto, com o intuito de mostrar que já conseguiu um crescimento substanciai nas pesquisas e que pode surpreender durante as eleições.

O ex-procurador acredita que após a oficialização da candidatura nas convenções o crescimento deverá ser mais acentuado graças ao trabalho de divulgação que será feito.

"O que eu irei crescer depende do trabalho que será feito na TV, Rádio, enfim, na campanha eleitoral", pontuou. "Ainda têm muitas pessoas que estão desinteressadas quanto à eleição. Quero conquistar o voto deles", ressaltou.

Pedro Taques contabilizou 11% das intenções de votos na pesquisa realizada pelo Ibope. Ou seja, cresceu 2% desde o último levantamento. Blairo Maggi (PR) aparece na pesquisa com 74% da preferência do eleitorado. Antero Paes de Barros (PSDB) está em segundo lugar das intenções de voto, com 40%. O deputado federal Carlos Abicalil (PT) vem em seguida, com 18%

A consulta foi feita realizado pelo Ibope entre os dias 10 a 13 de junho, registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 16012/2010. A pesquisa encomendada pela TV Centro América, ouviu 812 pessoas no total. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Olhar Direto

DEM diz que não cogita ceder vaga de vice

O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia (RJ), afirmou nesta quarta-feira que o partido espera indicar o candidato a vice na chapa do tucano José Serra à Presidência da República. Após reunião com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), Maia disse que a definição do nome, contudo, só sairá no final deste mês.
Os democratas realizam sua convenção no dia 30. Para líderes do DEM, a demora de Serra na definição do candidato a vice pode ser uma forma de atrair o PP, que flerta com a presidenciável do PT, Dilma Rousseff.
"Ninguém nunca disse para o DEM que não indicaria o vice. Essa frase nunca foi dita por ninguém do PSDB. Nós só abriríamos mão da vaga se o vice fosse Aécio Neves [ex-governador de Minas Gerais]. Superada essa etapa, o próximo passo é que a vaga é do DEM. Nós até fizemos mais esforço do que o PSDB, para o Aécio ser o vice", disse.
Questionado sobre qual seria o caminho do partido caso Serra não opte por um democrata na chapa, Maia disse que não cogita essa possibilidade. "Ele não fará isso. Ele é um dos homens mais inteligentes do Brasil. Não temos qualquer problema com nossos aliados", disse.
Maia afirmou ainda que o DEM tem feito "todo esforço possível" para que Serra seja eleito, atuando para resolver impasses estaduais. "A vice não é questão de troca, é um caminho natural. Nós resolvemos a situação no Espírito Santo, em Tocantins, no Rio de Janeiro, nós fizemos todos os gestos necessários porque entendemos que só temos um caminho que é o Serra presidente", disse.
Segundo o presidente do DEM, o partido não trabalha com nenhum tipo de compensação para depois da eleição, se perder a indicação do vice. "Não penso no futuro, só penso no presente, e no presente quero a vaga de vice", afirmou.

Fonte: Folha do Estado

Dnit apresenta 16 projetos para obras no trânsito da capital de MT

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) vai realizar audiência pública em Cuiabá nesta sexta-feira (18), às 9h, na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para apresentar os projetos para melhorias na travessia urbana da cidade. As intervenções vão melhorar o trânsito na capital, que é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Ao todo, são 16 intervenções possíveis, a serem realizadas nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Correa, em Cuiabá e Avenida da FEB em Várzea Grande, que vão separar o trânsito das rodovias federais BR-163/364 e BR-070, que cortam a cidade. A audiência pública é uma exigência da Lei nº 8.666/93, e vai apresentar para toda a comunidade interessada os projetos, antes que as obras sejam licitadas.

Fonte: 24 Horas News

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Integrantes do MST bloqueiam rodovia

Centenas de trabalhadores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloquearam na manhã de hoje os dois sentidos da rodovia BR-070, nas proximidades de Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá). Os manifestantes criticam o ritmo das ações de reforma agrária conduzidas pelo Incra na região.
A rodovia é a principal ligação com a região oeste de MT e com os Estados de Rondônia e Acre. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um grande congestionamento já se formou no local.
Em nota, a PRF diz que os sem-terra portam "foices, facões e outros tipos de armas brancas" e interromperam o tráfego na rodovia com o auxílio de toras de madeira, pneus e pedras.
"Há uma quantidade enorme de veículos de carga em postos de combustíveis da região. Nesses locais não há mais espaço para que veículos aguardem o fim da manifestação", informou a PRF, que diz estar no local "para evitar conflitos entre os sem-terra e os usuários da rodovia."
O MST divulgou uma curta nota na qual informava apenas o telefone de líderes que estariam no local da manifestação.

Fonte: Folha do Estado

Fui intimado a ser vice, diz Fraga

O PSDB em Mato Grosso quer evitar mal-estar ocorrido ao Diretório nacional do partido: homologar candidato ao Executivo sem apresentar nome concorrente ao cargo de vice. Para tanto, o pré-candidato tucano ao Paiaguás, Wilson Santos e o senador pelo DEM, Jayme Campos convocaram o deputado federal José Domingos Fraga Filho, também do DEM, para disputar as eleições deste ano ao lado de Santos. “Jayme me intimou para ser o candidato a vice. O ‘convite’ também foi reforçado por Wilson e praticamente fiquei sem ação”, afirmou o congressista.
O deputado disse que em reunião o PSDB, DEM e PTB, grupo de oposição ao governo, fizeram análise do processo sucessório e concluíram que Wilson Santos deve ter um candidato a vice-governador da Região Norte de Mato Grosso. "Eles entenderam que estou trabalhando pela reeleição e que preciso de mais alguns dias para conversar com meus aliados, amigos, familiares e decidir meu futuro político", disse. As legendas se encontraram na noite desta segunda-feira para avaliarem indicação de nome a vaga.
Fraga afirmou ainda que irá estudar proposta da aliança e divulgará resposta durante esta semana. “Neste momento, particularmente, me sentiria mais confortável em disputar a reeleição, mas sou partidário, sou homem de grupo e esta questão pesa muito", afirmou.
O DEM avalia outros correligionários para compor chapa majoritária. Entre os nomes estão o deputado Dilceu Dal Bosco, senador licenciado Gilberto Goellner e o ex-prefeito de Primavera do Leste, Erico Pianna, todos filiados ao partido Democrata. Aliança afirma que candidato será oficializado em convenção, dia 26 de junho.

Fonte: Folha do Estado

Ex-governador Blairo Maggi se mantém líder pela vaga de senador

O pré-candidato ao Senado do PR, o ex-governador Blairo Maggi, continua liderando as intenções de votos, segundo informa a pesquisa Ibope, encomendada pela TV Centro América, Afiliada da rede Globo em Mato Grosso.

Com 74%, Maggi lidera entre os principais candidatos ao Senado. Em segundo lugar aparece o pré-candidato do PSDB, o ex-senador Antero Paes de Barros. O deputado federal Carlos Abicalil, que será candidato pelo PT em detrimento da Senadora Serys Slhessarenko, derrotada em prévias internas do partido, surge em terceiro lugar, com 18%.

O pré-candidato do PDT, o ex-procurador da República Pedro Taques, contabiliza 11% das intenções de voto. Com um acréscimo de 2% nas intenções de votos, ele ainda se mantém na margem de erro da pesquisa Ibope (3%).

Fonte: Olhar Direto

Brasil deve abrir 25 novos shoppings até o fim do ano

Aumento da renda e estabilidade da economia são os maiores impulsos, dizem lojistas.
Desde o começo do ano, o Brasil ganhou 14 novos shoppings. E outros 25 devem ser abertos até dezembro, segundo estimativa da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). O aumento da renda e a estabilidade da economia são um dos maiores impulsos para esse crescimento do setor, na avaliação da entidade.

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) mostra que, entre janeiro e junho, o número de lojas cresceu de 94.318 para 96.139 estabelecimentos nos 725 centros de compras. Nos próximos seis meses, serão 750 shoppings nas cinco regiões. A entidade aponta um crescimento de 14,5% nas vendas no primeiro semestre de 2010.

O diretor de relações institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva, diz que as condições econômicas do Brasil frente ao cenário mundial, com estabilidade da economia e aumento de pessoas na classe média têm movimentado os negócios e ajudado o setor a crescer.

- A estabilidade interna permitiu que muitas pessoas subissem de classe social e passassem a comprar. No cenário externo, muitos investidores veem a economia Brasil e decidem aplicar seu dinheiro aqui, em forma de shoppings e empreendimentos do centro de compras.

Fonte: Mídia News

terça-feira, 15 de junho de 2010

MT tem 5 políticos punidos pelo ficha limpa

Eles são de 15 partidos diferentes, das 27 unidades da Federação. Nove ocupam cargos de liderança no Congresso. Um deles preside a Câmara, outro é vice-presidente do Senado. Em comum, têm o mandato que exercem no Parlamento e os processos a que respondem no Supremo Tribunal Federal (STF). É a bancada mais numerosa do Legislativo federal, a dos parlamentares processados, composta por 21 senadores e 147 deputados, cujos nomes o Congresso em Foco revela hoje (14), em sua totalidade. Juntos, eles são alvos de 396 investigações no Supremo.

Entre esses 168 parlamentares, cinco respondem a pelo menos uma dezena de processos. O campeão nesta lista é o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP-RR), candidato ao governo do estado em outubro, com 21 denúncias. Depois dele, vêm os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato a uma vaga no Senado, Abelardo Camarinha (PSB-SP), Fernando Chiarelli (PDT-SP) e Lira Maia (DEM-PA), com dez investigações em curso. No Senado, os senadores Jayme Campos (DEM-MT), com cinco, Valdir Raupp (PMDB-RO) e João Ribeiro (PR-TO), com quatro cada, são os que acumulam maior número de pendências na Corte Suprema.

AÇÕES PENAIS

O ex-presidente da República e o ex-governador de São Paulo estão entre os 63 parlamentares que figuram na condição de réu em 108 ações penais, procedimentos que podem resultar em condenação. Nesses casos, os ministros do Supremo aceitaram as denúncias da Procuradoria-Geral da República por entenderam que há indícios da participação dos 54 deputados e nove senadores nos crimes que lhes são atribuídos.

Nos demais 288 casos, a fase é de inquérito, investigação preliminar em que se apura se houve crime e se há elementos que apontam para o envolvimento do indiciado e a abertura de uma ação penal. É nessa fase que pode haver condenação. Até maio, o Supremo não havia condenado nenhum parlamentar em sua história recente. No intervalo de duas semanas, no entanto, condenou dois: os deputados Zé Gerardo (PMDB-CE) e Cássio Taniguchi (DEM-PR), por crime de responsabilidade. Mas o caso de Taniguchi terminou sem punição porque prescreveu, ou seja, o julgamento ocorreu depois que passou do prazo legal para a aplicação da pena.

Entre as denúncias mais freqüentes contra deputados e senadores, estão as de crime de responsabilidade (praticados no exercício de outra função pública), peculato (apropriação, por funcionário público, de bem ou valor de que tem a posse em razão do cargo, em proveito próprio ou alheio), formação de quadrilha, crimes eleitorais, ambientais, contra a ordem tributária e a Lei de Licitações. Também há acusações de menor gravidade, como os chamados crimes contra a honra, como calúnia, infâmia e difamação.

Dono da maior bancada, com 73 congressistas, São Paulo reúne o maior número de parlamentares processados: 20 ao todo. Minas Gerais, com 16 nomes, Paraná, com 11, Goiás, com 10, Pará e Rio de Janeiro, com nove representantes cada, completam a relação dos estados com mais deputados e senadores sob investigação. Na outra ponta, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, com dois parlamentares autuados, são as bancada com menos problemas na Justiça.

MATO GROSSO

Os políticos Carlos Bezerra (PMDB-MT), Pedro Henry (PP-MT) e Jayme Campos (DEM-MT) respondem a ações penais e inquéritos. Os políticos que respondem somente a inquéritos são os deputados, Eliene Lima (PP-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT).

Fonte: Folha do Estado

"Estamos prontos para vencer o Brasil"

Com uma postura confiante, o técnico Kim Jong-Hun disse que a Coréia do Norte está pronta para surpreender o Brasil no jogo de terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília), no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, pela Copa do Mundo da África do Sul.
Mesmo em um confronto entre a seleção melhor colocada do ranking da Fifa e a 105ª, Hun falou grosso e disse que não escolhe adversários para vencer. Portugal e Costa do Marfim completam o grupo.
"Vamos enfrentar três seleções de ponta e não posso afirmar se vamos vencer esse ou aquele. O nosso objetivo é ganhar. Vamos nos preparar o máximo possível para isso. Estamos prontos", disse o treinador.
Ao comentar sobre o time brasileiro, Jong-Hun reconheceu a diferença técnica entre os jogadores, mas não deu o jogo por entregue. "Posso afirmar o Brasil tem jogadores de alta qualidade. É a Seleção mais forte do mundo com nomes de ponta. Vai ser um jogo difícil, mas seja como for, vamos buscar os três pontos. Eles vão ser tão preciosos para nós quanto para eles", afirmou.
Kim Jong-Hun evitou dar detalhes sobre o time que entrará em campo e qual a "surpresa tática" que prepará. Apenas disse que a equipe vai entrar em "campo unida e explorando o potencial" dos jogadores.

Fonte: Folha do Estado

Temperatura vai ficar acima da média em MT

No próximo trimestre Mato Grosso terá temperatura acima da média. Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) apontam que devido estiagem ocorrida no inicio de maio e a redução na quantidade de chuva a umidade do ar ficará em torno de 30%, abaixo da estimativa considerada adequada.
Segundo os meteorologistas, tais alterações climáticas devem continuar ocorrendo no meses de junho, julho e agosto. O calor será mais intenso do que o normal na maior parte do Mato Grosso e as chuvas ficarão abaixo da média no oeste e noroeste do estado. Somente a baixada cuiabana, o pantanal e o oeste terão temperaturas dentro da média, já que são mais suscetíveis à entrada de frentes frias.

Fonte: Folha do Estado

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Copa é nossa

Muitas pessoas procuraram os shoppings da cidade, ontem à tarde, para ver os jogos da Copa do Mundo, em especial, a partida entre Alemanha e Austrália. A decepção foi grande, pois nenhum deles disponibilizou aparelhos de TV ou telões. No Pantanal Shopping, por exemplo, alguns comerciantes não escondem a revolta, pelo fato de que investiram na compra de aparelhos de última geração, mas a direção do departamento simplesmente proibiu a utilização dos aparelhos.

Nesse shopping, por sinal, apenas dois restaurantes têm telões, mas os jogos acontecem de manhã, quando o local está fechado, e à tarde, quando o almoço acaba e todo mundo já foi embora. O shopping, nesse caso, não respeita a vontade do consumidor. É o caso de procurar o Procon?

Fonte: Mídia News

Informações técnicas começam a derrubar a Operação Jurupari

A Operação Jurupari, desencadeada pela Polícia Federal com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão para colher provas e de prisões preventivas de supostos envolvidos no esquema de fraudes ambientais e que resultaram em Mato Grosso. Ao todo, 64 pessoas foram presas, dentre os quais, políticos, gente famosa da cidade e ainda servidores públicos. Eles são apontados no inquérito policial de causarem um prejuízo ambiental na ordem de R$ 900 milhões. Mais: R$ 165 bilhões de bebs bloqueados por ordem do juiz Julier Sebastião da Silva.

Pois bem: toda essa parafernalha de números e acusações está muito perto de virar pó de traque. Um documento elaborado por um grupo de técnicos e analistas ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o órgãos afetado diretamente nas acusações, é pródigo em apontar excessos e falhas gritantes nas investigações e convenções dos dados. Para eles, as falhas são comprometedoras e, com isso, reforma a tese de que foi uma ação mais voltada ao interesse político.

O documento coloca mais “lenha na fogueira” que se criou entre o Judiciário Federal e o grupo político liderado pelo deputado federal Pedro Henry, do Partido Progressista, que acusa o juiz Julier Sebastião da Silva, e o procurador da República, Mário Lúcio Avelar, de formarem uma quadrilha para tentar “tomar o poder em Mato Grosso”. Henry se apega ao bilhete em que supostamente Julier diz, ao analisar um caso, que “se não tiver político não precisa analisar”.

Com o apoio de vários segmentos políticos, Henry pediu a quebra de sigilo telefônico dos dois e também do ex-procurador da República, José Pedro Taques, pré-candidato ao Senado Federal, supostamente o principal beneficiado eleitoralmente com o escândalo.

As investigações se concentraram na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas; disponibilidade de créditos florestais fictícios, e ainda transporte, processamento e comercialização de produtos florestais pelas serrarias e madeireiras. Contudo, muito do que se tem ali está sem base jurídica, segundo avaliação desse grupo de trabalho.

O erro é de origem: “A Operação Jurupari tem como fundamento fático o desmatamento da Amazônia, porém os empreendimentos tidos como responsáveis foram os Planos de Manejo Florestal, que não realizam desmatamento, ao contrário, necessariamente exige que a floresta permanece em pé, desenvolvendo a função da sustentabilidade” – diz o documento. Neste aspecto – observam os técnicos – “a decisão se mostrou contraditória”.

O grupo salienta que foram utilizadas para fundamentação do laudo pericial “apenas parte de peças técnicas dos processos” disponíveis no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Mato Grosso (SIMLAM) e do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA) disponível no próprio site da Secretaria de Meio Ambiente.

Os técnicos e analistas ambientais frisam que uma das falhas gritantes no complexo da Operação Jurupari é que “não foram solicitados e periciados os processos administrativos em trâmite na Sema”. Em nenhum momento, eles dizem, foi autorizada qualquer exploração sem que a devida Licencia Ambiental Única fosse expedida e que os laudos produzidos com base em análise de imagens de satélite não permite por só afirmar execução desordenada do Plano de Manejo Florestal Sustentado, tampouco caracterizar irregularidades e mensurar os impactos ambientais.

O documento técnico enfatiza erros e equívocos na interpretação das informações sobre inserção indevida de crédito “motivada pela falta de conhecimento específico dos peritos federais” e alega ainda que não foram realizadas vistorias técnicas “in loco” para constatação de possíveis irregularidades. “O argumento utilizado para formação dos laudos periciais demonstra inconsistência, evidenciada na utilização do termo “fortes indícios” para a caracterização das supostas irregularidades, o que denota a não totalidade de certeza sobre a informação prestada”.

Usando um tom quase professoral, o documento sustenta ainda que para afirmar que uma essencial florestal ou volumetria de uma espécie não existe em determinada propriedade – que ajudou a fundamentar as decisões em favor da operação – “há de se atentar para a premissa básica, da necessidade de verificar “in loco” a vegetação existente”. Na verdade, a perícia elaborou ao produzir laudos periciais utilizando-se de instrumentos como o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico, elaborado através de levantamentos amostrais da vegetação, com baixo nível de detalhamento.

Essa situação – dizem os técnicos e especialistas – “denotam no mínimo profunda inconsistência técnica, uma vez que o censo florestal “representa a realidade fitoecológica na área, relativa às espécies de interesse comercial”.

Fonte: 24 horas news