Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Riva contra-ataca e afirma que Mauro Mendes ficou "rico as custas do Estado"


O ex-deputado estadual José Riva afirmou nesta segunda-feira que as atitudes do candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes, expressam quem realmente ele é: um oportunista. De acordo com Riva, os ataques que Mauro vem fazendo nos programas eleitorais são incoerentes com suas próprias atitudes.

No horário eleitoral nesta segunda-feira, o empresário atacou a história política do governador Silval Barbosa (PMDB) - Veja Aqui. Num determinado trecho, o programa socialista cita que Silval foi companheiro de Riva na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa durante a 15ª legislatura.

Riva disse que o candidato resolveu ficar contra o seu coordenador de campanha para prefeito, em 2008, na época o vice-governador Silval Barbosa, e agora ataca a gestão em que ele mais teve benefícios. “Enquanto muitas pessoas ainda passam fome em Mato Grosso, Mauro Mendes enriqueceu às custas dos incentivos fiscais dados pelo Governo, em contrapartida de ajudar a alavancar a economia do Estado”.

José Riva lembrou ainda que ajudou Mauro Mendes na campanha de 2008 e agora é atacado por ele. “Abri as portas de minha casa e fizemos, inclusive, uma grande reunião. Ajudei na campanha e agora sou apedrejado. Tenho pena das pessoas que estão apoiando Mauro nesta eleição, pois amizade pra ele é por conveniência, hoje sou seu amigo, amanhã , se não for do jeito que eu quero, sou seu inimigo”, finalizou.

O Documento

Silval Barbosa tem 20 pontos na frente de Wilson Santos


O governador Silval Barbosa (PMDB) seria reeleito ainda no primeiro turno, caso as eleições para a sua própria sucessão fossem realizadas hoje.

Pelo menos, é o que aponta a primeira rodada de pesquisas Vox Populi/TV Cidade Verde/Band FM, divulgada agora há pouco no programa "Cidade 40 Graus", apresentado pelo vereador Everton Pop (PP), na emissora afiliada da Rede Bandeirantes.

Realizada nos dias 21 e 24 de agosto, a pesquisa, na modalidade estimulada, apresenta o seguinte resultado:

Silval Barbosa (PMDB) - 38%
Wilson Santos (PSDB) - 18%
Mauro Mendes (PSB) - 15%
Marcos Magno - 1%
Brancos e Nulos - 3%
Indecisos - 25%

Na modalidade espontânea, o levantamento ainda aponta o favoritismo do atual governador do Estado:


Silval Barbosa - 25%
Wilson Santos - 11%
Mauro Mendes - 9%
Marcos Magno - Não pontuou
Brancos e Nulos - 2%
Indecisos - 53%

Foram entrevistados 1.000 eleitores e os levantamentos estão registrados sob os números 30477/2010 e 25545/2010, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente.

A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, para mais ou para menos.

Silval na frente em Cuiabá

Nas modalidades estimulada e espontânea, a pesquisa Vox Populi revela que Silval Barbosa também mantém a dianteira em Cuiabá.

O governador do PMDB lidera as intenções de votos, enquanto o socialista Mauro Mendes fica na segunda colocação. O tucano Wilson Santos é o terceiro.

Confira os números da pesquisa estimulada em Cuiabá:
Silval Barbosa - 32%
Mauro Mendes - 26%
Wilson Santos - 19%
Marcos Magno - 1%
Brancos e Nulos - 4%
Indecisos - 18%

Veja os números da pesquisa espontânea na Capital:

Silval Barbosa - 24%
Mauro Mendes - 19%
Wilson Santos - 14%
Marcos Magno - 1%
Brancos e Nulos - 4%
Indecisos - 39%

Wilson Santos lidera rejeição em Cuiabá e no Estado

O ex-prefeito Wilson Santos lidera no quesito rejeição, na aferição do Vox Populi. O tucano é o candidato a governador mais rejeitado na Capital e no Estado.

Confira os índices de rejeição na Capital:

Wilson Santos - 42%
Marcos Magno - 13%
Mauro Mendes - 11%
Silval Barbosa - 7%

Veja os números da rejeição no Estado:

Wilson Santos - 20%
Marcos Magno - 14%
Silval Barbosa - 7%
Mauro Mendes - 6%

Mato Grosso registra aumento de 499% nos focos de calor em agosto

Do dia primeiro ao dia 30 de agosto desse ano, foram registrados 8.279 focos de calor no Estado de Mato Grosso, contra 1.382 de 2009, o que significa um aumento de 499%, segundo dados do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrados por satélite.

Situação semelhante ocorreu em 2007, e segundo o técnico do INPE, Luiz Carlos Nascimento - que esteve hoje no Programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3) - isso ocorre por conta do aumento da massa seca, que deixa a vegetação como um todo mais propícia para combustões. "Nesse período, é preciso cuidar até os canteiros e gramas, e qualquer bituca de cigarro pode ser fatal, tanto no perímetro urbano, quanto rural" diz ele. Em todo o país, foram registrados 26.753 focos de calor só em agosto desse ano.

As afirmações se confirmam com o recente caso de Marcelândia, que teve boa parte da cidade devastada pelo fogo, e o caso da comunidade rural Morrinhos, na região de Santo Antônio de Leverger, que teve cerca de 300 hectares queimados, só nesse final de semana.

Nascimento conta que, para monitorar tudo isso, o Inpe conta hoje com 3000 plataformas de coleta de dados, 12 satélites que fazem cálculos desses dados e uma grande equipe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, interpretando tudo isso de forma a previnir e até resolver problemas com queimadas e outros. "A precisão do tempo no Brasil é muito boa, mas a exatidão ainda não existe, mas é quase que 90% certa para três dias" diz ele.

Folha do Estado

MPE cobra de Deucimar provas sobre "compra de voto"


Por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Cuiabá, o Ministério Público Estadual (MPE) requisitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva (PP), cópias das imagens gravadas, que ele disse possuir, de quatro vereadores recebendo dinheiro em troca de apoio, no processo de eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo.

A requisição foi feita com base no noticiário de quarta-feira passada (25), segundo o qual Deucimar cancelou a sessão em que seria escolhido o seu sucessor, de maneira intempestiva, sem qualquer base jurídica ou regimental.

Para justificar o cancelamento da votação, marcada para aquele dia graças a uma outra manobra do presidente, que antecipou o pleito de dezembro próximo, Deucimar afirmou, em Plenário, que tinha tinha em seu poder uma "grave denúncia" contra vereadores por venda de voto.

Os envolvidos, segundo Deucimar, seria o vereador Juca do Guaraná (PP), que teria recebido R$ 120 mil, pagos com cheques, sendo um assinado pelo vereador Clovito Hugueney (PTB), da chapa adversária, encabeçada por Júlio Pinheiro (PTB).

Na ação desta segunda-feira (30), os promotores de Justiça destacam que os fatos denunciados pelo presidente da Câmara Municipal podem, em tese, caracterizar ato de improbidade administrativa.

Os representantes do MPE aguardam o material para a adoção das providências consideradas cabíveis.

Manobra e desequilíbrio

Conforme MidiaNews revelou, em mais um capítulo do triste "circo dos horrores" em que se transformou a Câmara de Vereadores de Cuiabá, sob a presidência do vereador Deucimar Silva (PP), a eleição da Mesa Diretora foi alvo de uma "aberração", segundo os próprios parlamentares.

Deucimar cancelou a sessão porque a sua chapa, que tem Adevair Cabral (PDT) como candidato a presidente, iria perder a disputa para a chapa de oposição, com o vereador Júlio Pinheiro (PTB) como candidato.

Clovito tachou Deucimar de covarde. "Ele viu que ia perder e fez essa aberração. Ele que diz que preza pela lisura, pela democracia... Isso é uma sacanagem...", afirmou Clovito. O parlamentar apresentou uma queixa contra o colega na Polícia Civil.

Após Deucimar cancelar a sessão, o vereador Antônio Fernandes (PSDB) disse que houve uma "manobra" por parte de Deucimar Silva: (...) Ele viu que perdeu e tumultuou o processo", afirmou. Segundo ele, o presidente fez uma acusação, mas "não provou nada". "Por que ele não abriu a denúncia, passou uma cópia para cada um de nós, não citou o regimento? Ele apenas empunhou um papel e não mostrou nada. Ele jogou no ar", afirmou.

Desculpas

No mesmo dia, a Presidência da Câmara, por meio da assessoria de imprensa, divulgou uma nota oficial em que tentava justificar o cancelamento da sessão de eleição da nova Mesa Diretora.

"Para permitir que haja uma adequação das chapas e esclarecimento de dúvidas sobre possíveis equívocos em suas composições, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), amparado no Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal, adiou para a próxima quarta-feira (01/09/2010) a eleição da nova Mesa Diretora", diz a nota.

No documento, o vereador diz que, apesar de alguns questionamentos, tomou a decisão correta para evitar dissabores ao Poder Legislativo da Capital. "Agimos em defesa dos interesses da Câmara e, por extensão, da sociedade cuiabana", afirmou. Ele não fez referência às denúncias de suposta compra de voto.

Midia News

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Favorita a presidência, Dilma tem imagem explorada por aliados em Mato Grosso

A passagem da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, por Mato Grosso, na quarta-feira passada, está sendo massificada nos programas eleitorais dos candidatos ao governo Silval Barbosa (PMDB) e Mauro Mendes (PSB).

A ascensão de Dilma em todo o país, como têm mostrado as últimas pesquisas de intenção de voto, tem equiparado a candidata ao presidente Lula (PT), o cabo eleitoral mais cobiçado desta eleição. A aparição da petista nos programas eleitorais foi proporcional ao tempo em que ela esteve em companhia dos candidatos ao governador.

O programa eleitoral do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, explorou amplamente o discurso da petista no palanque do peemedebista. No vídeo, a candidata diz que veio a Mato Grosso assumir um compromisso e “dar o testemunho da capacidade de trabalho de Silval. “Vou trabalhar com meu parceiro Silval para fazer com que Mato Grosso tenha mais infraestrutura, estradas, ferrovias e hidrovias”, discursou Dilma.

Com o ginásio do colégio São Gonçalo lotado e na presença dos candidatos da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, a candidata presidencial assume um discurso de vitoriosa nas eleições. “Tenho certeza de que essa parceria com o Silval irá conduzir Mato Grosso para o desenvolvimento”, finaliza a candidata.

A declaração expressa de apoio a Silval Barbosa levou a equipe de campanha do peemedebista a inserir Dilma não só no horário eleitoral como nas inserções diárias do peemedebista. O mesmo tem sido feito com um discurso do presidente Lula pedindo votos para Dilma e Silval, usada desde o primeiro programa do candidato.

No programa da sexta-feira, o ator global Milton Gonçalves – histórico do PMDB do Rio de Janeiro - entrou na lista das personalidades nacionais que expressam apoio ao candidato à reeleição em Mato Grosso.

Disputando até o último minuto um encontro com Dilma, o empresário Mauro Mendes usou imagens da “conversa-relâmpago” com a petista como forma de reforçar sua proximidade com a candidata. A recepção, feita no aeroporto internacional Marechal Rondon, que recebeu destaque no Jornal Nacional que divulga diariamente a agenda dos candidatos à presidência, foi reproduzida.

Ao contrário de seu adversário, Mauro não teve a oportunidade de mostrar declarações de apoio de Dilma Rousseff ao seu projeto. Contudo, o programa do socialista informa que eles selaram uma parceria para melhorar a infraestrtura do Estado através da ampliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ampliação da malha viária e das escolas técnicas.

Diário

Na onda do “Bateau Mouche”, prefeitos correm para Silval

O candidato a governador pela coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, Silval Barbosa, do PMDB, já contabiliza apoio de 12 prefeitos filiados a partidos que tem candidatos a governador. É a chamada “onda do Bateau Mouche” sobre os partidos adversário – termo cunhado pelo radialista William Gomes para tratar de agrupamentos políticos que estariam afundando – numa referência a embarcação de turismo que naufragou na costa brasileira no dia 31 de dezembro de 1988, matando centenas de pessoas.

O maior número de infiéis até aqui é dos Democratas, o DEM, que apóia o candidato a governador Wilson Santos, do PSDB, da Coligação “Senador Jonas Pinheiro”. A aliança política entre PSDB e DEM pode ajudar a interpretar um pouco a adesão de prefeitos à candidatura de Silval Barbosa. Historicamente, tucanos e democratas sempre estiveram em lados opostos.

O PSDB teve como seu maior ícone político o ex-governador Dante de Oliveira, ferrenho adversário da família Campos, dos irmãos Jayme e Júlio Campos. Por décadas, os dois clãs políticos se confrontaram – ora como situação, ora como oposição.

A história também é reveladora. O DEM é o antigo Partido da Frente Liberal (PFL), que surgiu para abrigar políticos do PDS, sigla que se desgastou com a redemocratização do Brasil. O PDS abrigava os aliados dos militares então pertencentes a Aliança Renovadora Nacional (Arena), extinta com o fim do bi-partidarismo. Já o PSDB tem como origem o PMDB, sigla que funcionou por anos como uma espécie de frente de resistência e oposição ao Governo militar. No período militar, o PMDB era apenas MDB.

Em 1998, o atual democrata Júlio Campos tentou um entendimento político parecido: buscou o PMDB para tentar derrotar o tucano Dante de Oliveira que concorria a reeleição ao Governo. O acordo político suscitou em um dos maiores fracassos de bilheteria, isto é, de votos: Júlio sofreu uma derrota inesquecível para Dante.

O segundo partido que mais oferece “inféis” no momento é o PPS. O que é de se estranhar. Os socialistas foram um dos agrupamentos político mais assediados destas eleições. Presidido com mão de ferro pelo deputado Percival Muniz, o PPS esteve muitas vezes perto de estar apoiando a candidatura de Wilson Santos. A sigla chegou a se dividir, ou seja, “rachar” por conta dos embates travados entre o grupo do dirigente partidário e do vereador Ivan Evangelista. Muniz insistiu na tese de apoiar a candidatura de Mauro Mendes, do PSB, e fez prevalecer a sua vontade.

Os prefeitos democratas que anunciaram apoio a Silval Barbosa, são: Vanderley Proenco Ribeiro, de Itanhangá; Eurípedes Neri, de Santa Cruz do Xingu; Gilberto Mendes Leoncini, de São José do Xingu; Alciudes Milhomem, de Alto Boa Vista; Aloísio Jakob, de Bom Jesus do Araguaia; e Farid Tenório, de Arenápolis. Já do PPS oficializaram apoio ao candidato governista os prefeitos Wilson José de Barros, de Alto Araguaia; Filemon Limoeiro, de São Félix do Araguaia; Gaspar Lazari, de Confresa; Lorival Martins, de Canabrava do Norte; e, Benedito de Oliveira, de Porto Estrela.

Outro prefeito de partido adversário em apoio a candidato do PMDB é
Daniel Correa Beraldo, de Ribeirão Cascalheira. O presidente do PPS de Alto Araguaia, Wilson José de Barros, e o presidente do DEM de Nobres,
Devair Valim, também firmaram apoio a Silval Barbosa.

24Horas News

Cuiabá registra o dia mais quente do ano; e pode piorar


Cuiabá registrou neste domingo a temperatura mais alta do ano. Desde a semana passada, as cidades vêm batendo sucessivos recordes de calor. As informações são da Climatempo. Em Cuiabá, também de acordo com o Inmet, a temperatura máxima deste domingo foi de 39,8ºC, superando os 39,3ºC da quinta-feira. Na medição feita pelo Inmet às 15h, a umidade relativa do ar estava em 26%. Na região do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande o índice caiu para 13% por volta das 17h.

No sábado choveu na cidade de Santa Helena, perto de Sinop, no Nortão do Estado. A chuva a tarde melhorou significativamente a umidade do ar e deixando o clima mais agradável. Há cerca de quatro meses que não chovia na região. E a expectativa é que chova em mais cidades da região onde os moradores estão sendo "castigados" pela insuportável fumaça que aumenta número de crianças e adultos com problemas respiratórios.

Para Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Lucas do Rio Verde, o instituto Clima Tempo apontou a possibilidade de chuva domingo, dia 5. A previsão é de pancadas de chuvas à tarde e à noite. Para Nova Mutum, também é prevista chuva no domingo, bem como para Cuiabá e Tangará da Serra - onde a máxima deve chegar a 41º em alguns dias da semana.

Em Rondonópolis não há previsão de chover nos próximos 10 dias. Em Barra do Garças, também.

24Horas News

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fumaça, queimadas e tempo seco cancela desfile de 7 de setembro

A Prefeitura de Sorriso oficializou nesta quinta-feira o cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro devido ao clima ruim, provocado pela fumaça das queimadas e baixa umidade relativa do ar. A medida, de acordo com nota divulgada pelo Executivo, visa preservar a saúde e o bem estar dos alunos das redes municipal, estadual e particular e considerou a decisão "difícil, mas necessária".

A secretária de Educação, Avanice Lourenço Zanatta, informou ainda que outras medidas também estão sendo tomadas. "Nossos professores da rede municipal, foram orientados não promoverem atividades físicas enquanto esta situação climática permanecer. As aulas de Educação Física, por exemplo, terão atividades físicas substituídas por atividades de raciocínio esportivo coma prática de damas e xadrez, por exemplo", explicou.

O secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, expôs que "a umidade relativa é muito baixa, há muita fumaça o que potencializa ainda mais os riscos de doenças respiratórias. Já observamos inclusive o aumento da procura de pais pelos atendimentos de saúde para filhos que apresentam quadros de irritação das vias respiratória, asmas e bronquites", disse.

O secretário aconselhou as pessoas "beberem muita água, pelo menos três litros por dia. Umidificador passa a ser essencial ou o uso de toalhas molhadas e bacias nos quartos. Hidratar as crianças é fundamental, bem como evitar exercícios e esforços físicos nos horários mais quentes", ressaltou.

24Horas News

"Torço para que haja consenso", diz Vuolo sobre eleição


Ponderado sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá, que ocorre hoje (25), o vereador Francisco Vuolo fala, durante o programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3), que as chapas ainda não estão compostas, e que, dos três – até então – candidatos, apenas um organizou sua campanha.
O vereador se refere ao ex-secretário de cultura de Cuiabá, Adevair Cabral, que deixou a secretaria para se dedicar ao pleito pela presidência da Câmara de Vereadores de Cuiabá e por conta disso fez mais articulações e está mais centrado na disputa.

Além dele, os vereadores Paulo Prado e Julio Pinheiro são candidatos.
A votação será aberta, portanto a população pode acompanhar, assim como qualquer outra sessão daquela Casa de Leis. "Queremos mais transparência e cabe à sociedade julgar cada administração".
Quanto às constantes brigas entre os vereadores, Vuolo pontua que é preciso mudar algumas situações e atitudes para chegar ao caminho do amadurecimento. "A sociedade e a imprensa têm de acompanhar e cobrar as melhorias".
"Torço para que haja consenso e, assim, uma composição", confessa ele.

Josiane Dalmagro
Folha do Estado

Não entendo o que se passa com Deucimar, diz candidato tucano

O ex-prefeito de Cuiabá e candidato ao Governo Wilson Santos (PSDB) negou ter feito qualquer tipo de “lobby” a favor do vereador Júlio Pinheiro (PTB), que disputa a sucessão de Deucimar Silva (PP). Ele enfatizou que durante os 5 anos e 4 meses que ficou à frente do Palácio Alencastro nunca interferiu em nenhuma escolha dos parlamentares. Ele fez questão de destacar que durante a sua gestão foram eleitos Chica Nunes (DEM), Lutero Ponce (PMDB) e o próprio progressista, sem qualquer interferência. “Eu não sei o que se passa com Deucimar. Talvez haja um acúmulo de serviço, já que está cuidando da reforma da Câmara e da campanha para deputado”, afirmou o tucano por meio de da Twitcam, uma espécie de vídeoconferência do miniblog Twitter, nesta quinta (25).

As afirmações são uma resposta às acusações feitas por Deucimar nesta quarta (24), quando deveria ter sido escolhido o novo presidente da Casa. A sessão acabou sendo encerrada logo no início por Deucimar. Ele afirmou ter recebido denúncias de compra de apoio contra quatro vereadores e acusou Wilson de ter se reunido com Chico 2000 numa sala para pressioná-lo a deixar a chapa de Adevair Cabral (PDT) e aderir ao grupo de Pinheiro. “Estive na Câmara para receber uma moção de aplausos devido ao avanço da Educação durante a minha gestão como prefeito. Todos os vereadores votaram favoráveis à concessão da moção”, frisou o tucano.

Além de se defender o ex-prefeito de Cuiabá, fez questão de afirmar que o grupo liderado por Deucimar se articulou internamente para alterar o regimento interno da Câmara, antecipando a eleição da Mesa Diretora de dezembro para 25 de agosto. “Quem fez a proposta foi o Deucimar e o grupo de Adevair. Nenhuma outra Legislatura ousou antecipar a eleição”, alfinetou o tucano.

RD News

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Militares mexicanos encontram 72 corpos em fazenda. 4 são de brasileiros

Militares mexicanos encontraram hoje 72 corpos em uma fazenda no Estão de Tamaulipas. O governo daquele país já confirmou que pelo menos 4 dos corpos são de brasileiros, informou a assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores brasileiro.

Os demais corpos seriam de imigrantes equatorianos, segundo informações de um sobrevivente que pediu para não ser identificado entrevistado pela BBC.
A testemunha relatou à Promotoria que os estrangeiros foram sequestrados por um grupo criminoso quando tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos. Ele disse ser um imigrante ilegal vindo do Equador que teria escapado da ação.

Segundo o sobrevivente, os homens disseram pertencer ao grupo Los Zetas e resolveram assassinar os imigrantes após eles recusarem a oferta de trabalhar como matadores de aluguel para a organização criminosa.

As vítimas, 58 homens e 14 mulheres e entre os quais havia também centro-americanos, teriam entrado pelo Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e conseguido chegar a Tamaulipas, na divisa com o Estado americano do Texas.

Ao escapar, o sobrevivente recebeu ferimentos de bala e foi procurar apoio médico, relatando a história. Após um tiroteio entre policiais e integrantes do grupo criminoso – durante o qual morreram um militar e três membros do bando – os corpos foram encontrados.

As autoridades detiveram um menor na fazenda, onde também foi recolhido um arsenal com ao menos 21 armas de grosso calibre, fuzis, escopetas, rifles e carregadores.
Nos últimos anos, o México vem assistindo a uma escalada de violência por conflitos das forças de ordem com os cartéis narcotraficantes, e entre os próprios grupos ilegais.

Desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón mobilizou as Forças Armadas para combater os criminosos, já foram assassinadas pelo menos 28 mil pessoas no país, de acordo com dados oficiais.

Folha do Estado

Deucimar manobra e impede eleição da Mesa Diretora

Em mais um capítulo do triste "circo dos horrores" em que se transformou a Câmara de Vereadores de Cuiabá, sob a presidência do vereador Deucimar Silva (PP), a eleição da Mesa Diretora foi alvo de uma "aberração", segundo os próprios parlamentares. Deucimar cancelou a sessão - em que seria escolhido o próximo presidente do Poder - de maneira intempestiva, sem qualquer base jurídica ou regimental.

Isso porque a sua chapa, que tem Adevair Cabral (PDT) no cargo de presidente, iria perder a disputa para a chapa de oposição, com o vereador Júlio Pinheiro (PTB) como candidato.

Para justificar o cancelamento das eleições, marcado para hoje através de outra manobra, em que antecipou o pleito de dezembro próximo, Deucimar disse que tinha tinha em seu poder uma grave denúncia contra vereadores por venda de voto. O suspeito seria o vereador Juca do Guaraná (PP), que teria recebido R$ 120 mil, pagos com cheques, sendo um assinado pelo vereador Clovito, da chapa adversária.

Após a manobra, formou-se um tumulto no Plenário da Câmara. Houve troca de acusações, bate-bocas e gritaria.

Clovito: "Deucimar é um covarde"

"Deucimar é um covarde. Ele viu que ia perder e fez essa aberração. Ele que diz que presa pela lisura, pela democracia... Isso é uma sacanagem...", afirmou Clovito.

O parlamentar afirmou que iria fazer uma queixa-contra Deucimar ainda nesta noite. "Eu vor dar parte dele na delegacia. É uma aberração. Ele não aceita perder. É um homem que briga com a imprensa, briga com todo mundo, pisa em funcionário. Não podemos admitir mais esse tipo de coisa", afirmou Clovito.

Manobra e desculpas
O vereador Antônio Francisco (PSDB) disse que houve uma "manobra" por parte de Deucimar Silval. "Baseado em que ele terminou a sessão? Procura no regimento da Câmara, ele não tem motivos. Isso nada mais é que uma manobra. Ele viu que perdeu e tumutuou o processo. É pra acabar. Espero que a Justiça seja acionada e a ordem restaurada. Foi uma armação", afirmou.

Segundo ele, o presidente fez uma acusação, mas "não provou nada". "Porque ele não abriu a denúncia, passou uma cópia para cada um de nós, não citou o regimento? Ele apenas empunhou um papel e não mostrou nada. Ele jogou no ar", afirmou.

O tucano Fernandes disse também que a Câmara "tem que pedir desculpas à sociedade" pelo fato ocorrido. "Temos que pedir desculpas por sermos presididos por um homem deste nível. Ele demonstrou que não tem perfil para ser presidente de um Parlamento. Ele cometeu uma arbitrariedade, como se fosse um ser superior", afirmou.

O parlamentar fez outras duras críticas a Deucimar: "Vamos buscar a Justiça ainda nesta noite. Eu vou acionar a Justiça para pedir o afastamento desse senhor, que não está preparado à altura para presidir o Poder", afirmou.

Adevair acusa Levi e Juca

O vereador Adevair Cabral, candidato a presidente da chapa de Deucimar, acusou o vereador Levi Levi (PP), que está licenciado e cedeu a cadeira a Juca do Guaraná, de ter recebido R$ 150 mil. "Eu não tenho como provar, mas me falaram que ele recebeu esse dinheiro. Ele recebeu o dinheiro do irmão do Luis Marinho (ex vereador)", afirmou.

Cabral também acusou Juca de ter recebido R$ 120 mil. "Eu vi os cheques com o filho dele. Dois cheques foram dados pelo Clovito, um de R$ 20 mil e outro de R$ 30 mil. Outro cheque foi de R$ 70 mil, do irmão do Luis Marinho", afirmou, ressaltando que "o filho do Juca levou os cheques na presidência da Câmara e me mostrou. Eu vi e peguei nas minhas mãos".

O vereador Juca do Guaraná negou as acusações. "Isso é mentira. Nunca recebi nada. Se tentassem me comprar eu ia denunciar na polícia", afirmou.

"É triste"


O vereador Toninho de Souza (PDT) disse que "lamenta" o episódio. "Nao era isso que eu gostaria de encontrar na Câmara. Eu vim para cá para particpar como vereador e produzir. Hoje, eu vim pra votar e ver o resultado das eleições. Infelizmente eu fui pego de surpresa; não sei que denúncias são estas. Não vi cheque nenhum. É triste", afirmou.

"Não somos todos iguais"

O vereador Everton Pop (PP), que é candidato a vice-presidente na chapa de Adevair Cabral, foi outro que criticou duramente o episódio. "Estou com vergonha do que aconteceu. Partiram para coisas pessoais, é triste. Antes de estar aqui, como vereador, você pensa em muitas situações... E não imagina que um monte de adultos transformam isso aqui em palanque, em guerra de vaidade e inimizade", disse.

"Eu entendo que hoje tinha que sair resultado, independente de quem iria vencer. E a gente ia tocar a vida pra frente. È uma pena, porque a gente passa mais uma vez a impressão para a sociedade de que todos aqui são iguais. E não são, não", afirmou.

Lúdio lamenta
O vereador Lúdio Cabral (PT) classificou o episódio de "lamentável". "Esse tipo de coisa lança uma série de questionamentos e dúvidas na população sobre a lisura da instituição. Não há dispositivos que fundamentariam essa decisão. A sessão pode ser suspensa pelo presidente, mas nos casos previstos, em caso de tumulto grave. Mas, mesmo assim, a sessão deveria ser levantada a partir da deliberação dos vereadores em Plenário", afirmou.

Em nota, o vereador Deucimar Silva afirma que agiu "em defesa da sociedade cuiabana".

Confira a íntegra da nota emitida pela assessoria de Deucimar:

"Para permitir que haja uma adequação das chapas e esclarecimento de dúvidas sobre possíveis equívocos em suas composições, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), amparado no Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal, adiou para a próxima quarta-feira (01/09/2010) a eleição da nova Mesa Diretora.

Deucimar assegura que, apesar de alguns questionamentos, tomou a decisão correta para evitar dissabores ao Poder Legislativo da Capital. "Agimos em defesa dos interesses da Câmara e, por extensão, da sociedade cuiabana", resume ele.
Duas chapas disputam a nova Mesa Diretora da Casa. Uma encabeçada pelo vereador Júlio Pinheiro (PTB) e outra pelo vereador Advair Cabral (PDT), atual vice-presidente da Câmara Municipal.

Deucimar Silva anunciou que a sessão ordinária prevista para ocorrer nesta quinta-feira (26/08) deve acontecer normalmente, em sobressaltos ou prejuízos ao funcionamento do Poder Legislativo".

Midia News

Ana Cristina sangrou até a morte junto com a filha em trabalho de parto

A jovem Ana Cristina Wommer, de 24 anos, sangrou até ela morrer junto com a filha durante um trabalho de parto, conforme o Portal 24 Horas News divulgou. O corpo dela será entregue na tarde desta quarta-feira (25) à família pelo Instituto Médico Legal (IML). A afirmação foi feita agora a pouco pelo médico legista Jorge Barbosa Caramuru, diretor metropolitano da Perícia Oficial e Identificações Técnica do Estado de Mato Grosso, realizou a necropsia e as primeiras perícias no corpo de Ana Cristina.

Ainda na tarde de hoje, também, o delegado Márcio Pieroni, titular da Delegacia de Homicídio9 e Proteção a Pessoa (DHPP), vai representar pela prisão temporária por 30 dias do soldado Claudemir de Souza Salles, de 30 anos, principal suspeito de matar a ex-namorada e a própria filha que nasceu durante o trabalho de parto e o assassinato da mãe.

O IML retirou algumas partes do corpo de Ana Cristina para análises mais apurados em um laboratório. Seus resultados, no entanto, ainda não tem data prevista para ser divulgado.

NOTA DA JESUSP

A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, por meio do diretor Metropolitano de Medicina Legal, médico legista Jorge Barbosa Caramuru, informa que já terminou a coleta de materiais no corpo da jovem Ana Cristina Wommer, que foi encontrada morta nessa terça-feira (24.08) na BR-364.

De acordo com o IML a morte da jovem foi causada por um choque hipovolêmico (perda excessiva de sangue), ou seja, em decorrência do trabalho de parto, aliado à falta de socorro ela sangrou até morrer.

Às 16 horas de hoje, o IML deve liberar o corpo de Ana Cristina para a família. O diretor Metropolitano de Medicina Legal, informou ainda, que maiores detalhes sobre o caso só serão divulgados após a conclusão dos trabalhos de análises, que não tem data precisa para acontecer.

24Horas News

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Voto de indecisos pode mudar eleições em MT

Segundo o cientista político Lourenberg Alves, que esteve hoje no programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3), diz que a média de indecisos hoje, em Mato Grosso, varia entre 20 e 40%, se comparado dados sobre essa eleição realizados por alguns institutos de pesquisa regionais. Apesar disso, Alves afirma que entre 3 e 6% dessa parcela de indecisos, na verdade estão bem decididos, mas por diversos motivos preferem não revelar suas prefereências políticas, e muitas vezes, segundo ele, são esses, os formadores de opinião, que fazem o trabalho formiguinha de maneira imperceptível para angariar votos aos seus candidatos.
Por falta de conhecimento crítico do cenário político regional e nacional, muitos eleitores ainda votam no candidato que está a frente nas pesquisa, ou que tem a campanha de marketing 'mais pesada', e acaba deixando esse candidato realmente com maiores chances de ganhar. É o que Alves chamou de 'eleitor torcedor', que não tem consciência de um todo e age como tocedor.
" O jogo político é muito mais emocional, então os candidatos que tem empatia do povo acaba seduzindo os eleitores, e as estratégias de marketing ajudam muito nisso" diz ele.
Para se entender essa falta de maturidade e formação crítica política, o analista afirmou que, a não obrigatoriedade do voto no Brasil deverá levar ainda, pelo menos 700 anos, e agregou, como um dos fatorespara essa falta de amadurecimento, a falta de discussões e debates nas escolas, que se tornam cada dia mais raros e superficiais.

Folha do Estado

Dilma reforça o palanque de Silval em Mato Grosso

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, chega hoje (25) a Mato Grosso para pedir votos e reforçar a campanha à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Na sua primeira visita como candidata à sucessão do presidente Lula, a ex-ministra da Casa Civil terá uma extensa agenda a cumprir: encontros com aliados, carreatas e comícios, em Cuiabá e Rondonópolis.

Conforme agenda fornecida pelo comitê de campanha, Dilma chegará às 9h30, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). Ela virá num avião fretado pela coordenação nacional da campanha do PT, e estará acompanhada pelo presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda), coordenador da campanha, e o deputado federal petista José Eduardo Cardozo (SP).

Em Rondonópolis, Dilma terá um encontro com o governador Silval Barbosa, o ex-governador e candidato ao Senado, Blairo Maggi (PR), o deputado Carlos Abicalil, presidente do PT/MT e também candidato a senador, e da senadora Serys Slhessarenko, que disputa uma vaga na Câmara Federal.

Depois de uma coletiva de imprensa, a candidata participará de uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade e visitará conjuntos habitaionais na periferia.

"Hoje, quem faz campanha para a presidente Dilma em Mato Grosso é nosso grupo”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB), ontem, após a adesão de oito prefeitos do Araguaia à sua reeleição, em Cuiabá.

A declaração respondeu a uma pergunta sobre quem receberia o apoio da candidata à Presidência da República em Mato Grosso: se o grupo encabeçado por Silval ou o grupo do adversário do PSB, liderado pelo empresário Mauro Mendes e que vem afirmando que subiria no palanque de Dilma durante visita da presidenciável nesta quarta-feira.

“Vocês estão vendo quem tem palanque, quem fala da Dilma, quem trabalha pela Dilma, quem está com a campanha da Dilma na rua. É o nosso grupo político. A decisão é dela, se vai participar de outro palanque ou não. Agora, oportunismo existe em todos os lugares. A gente vê até o próprio candidato dizer, em 2008, que o nosso Governo era o melhor do mundo. Hoje, não presta mais. Então, é conveniência, é este tipo de coisa que a política não aceita mais”, disse Silval.

Dilma almoça em Rondonópolis. À tarde, ela estará em Cuiabá, para participar de uma reunião de apoio à candidatura de Silval, a partir das 14h30 no Ginásio de Esportes do Colégio São Gonçalo, no Centro da Cidade.

Confira a programa da visita de Dilma Rousseff:

10h30 - Chegada em Rondonópolis
10h50 - Saída de carreata até a Praça dos Carreiros
13h00 - Almoço
14h00 -Chegada em Cuiabá. Carreata até o Ginásio São Gonçalo, no bairro Dom Aquino. Coletiva à imprensa.
16h00 - Aeroporto Marechal Rondon

Mercadorias apreendidas em camelô chegam a R$ 2 mi

A Polícia Federal e a Receita Federal concluíram as buscas para fiscalização da Operação Ágora. Estima-se que tenham sido retidos mais de 2 milhões de reais em mercadorias, quantidade que surpreendeu aos fiscais da receita. As principais mercadorias apreendidas são produtos de informática, câmeras digitais, perfumes e produtos contrafeitos. No total foram recolhidos 300 volumes em bancas do Shopping Popular localizado na Avenida Beira Rio, em Cuiabá-MT. Essa entretanto, é apenas a primeira parte da fiscalização.

Toda a mercadoria foi embalada, lacrada individualmente e encaminhada à Receita Federal em Cuiabá. Agora os comerciantes têm prazos que variam de 24, 48 ou 72 horas para apresentar toda a documentação comprobatória de pagamentos de impostos, conforme foram informados no momento da retenção. Até então não há inquérito.

Findo esse prazo, a Polícia irá apreender formalmente o material porventura sem comprovação de recolhimento dos impostos para instauração de inquérito. E indiciar os donos das mercadorias por contrabando e descaminho. Além disso, investigações serão feitas quanto à originalidade da mercadoria. Caso não sejam originais, os donos responderão também pelo crime de pirataria.

O inquérito tem prazo de conclusão de 30 dias e as penas a que estão sujeitos variam de detenção de 06 meses a 02 anos e multa de até cinco vezes o valor do tributo para o crime de sonegação fiscal;de reclusão de 02 a 04 anos para o crime de contrabando; além detenção de 06 meses a 02 anos para o crime de pirataria.

24Horas News

PM é acusado de matar a ex-amante e a própria filha que ainda ia nascer

Fim do mistério. A jovem Ana Cristina Wommer, de 22 anos está morta. O corpo dela foi localizado no final da manhã desta terça-feira (24). Ana foi morta junto com a filha de mais de oito meses que carregava na barriga. Ou seja, foi um duplo homicídio. O principal acusado pelo desaparecimento e agora pelo duplo assassinato é o soldado Salles, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) um grupo de elite da Polícia Militar, suposto pai do filho de Ana Cristina.

“Rua. Vou mandá-lo para a rua. Esse é o destino dele, caso fique confirmado sua participação na morte da jovem e do próprio filho dele”. Foi a reação do coronel Lino Farias, comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso.

O corpo, segundo a Polícia, foi localizado dentro de um matagal às margens da BR-364, passando a antiga casa de shows A Galopeira, na saída de Cuiabá para Rondonópolis.

Além da barriga com mais de oito meses de gravidez, o corpo de Ana Beatiz já apresentava visíveis sinais de inchaço devido estar exposto no local há mais de 48 horas.

Não foi possível fazer perícia pela Perícia Oficial (Politec) no local, o que será feito dentro do Instituto Médico Legal (IML) durante a necropsia junto com os médicos legistas para comprovar a causa da morte.

A jovem, segundo a família contou à Polícia, saiu de casa na manhã de domingo (22), depois de ter recebido um telefonema de Salles, que pediu para conversar com ela para tratar do nascimento da criança.
Antes de sair de casa, no entanto, Ana Cristina teria conversado com uma amiga, para quem contou sobre o telefonema e o encontro marcado com o ex-namorado, que é casado. A amiga teria se revelado preocupada, mesmo assim Ana Cristina foi ao encontro da ex-amante.

De lá para cá, segundo seus familiares, Ana Cristina desapareceu misteriosamente. Segundo a Polícia, já está comprovado que Salles saiu da casa dele por volta das 8 horas de domingo e só retornou duas ou três horas depois.

A Polícia, no entanto, já iniciou as investigações e as buscas na tentativa de localizar Ana Cristina. O carro do soldado Salles já foi apreendido para perícia e ele ficou de se apresentar ainda na tarde de hoje, agora como principal suspeito de um duplo homicídio, inclusive de ter matado a própria filha que ainda ia nascer

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Desaparecidos da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). O caso, segundo a própria Polícia, é semelhante ao goleiro Bruno, do Flamengo.

24Horas News

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Professores do Estado ameaçam cruzar os braços a partir de 4ª

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) irão suspender suas atividades a partir desta quarta (25). No dia 18, após uma reunião entre professores de 50 municípios, a decisão já havia sido anunciada. Entretanto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos, afirmou que até esta sexta (20) seria tomada alguma medida para amenizar a situação, já que é vetada a contratação de profissionais em período eleitoral. Como não houve qualquer resposta, os professores ameaçam novamente cruzar os braços.

De acordo com o presidente da Sintep-MT, Gilmar Soares, a decisão do TRE fere o princípio constitucional de garantir direito à educação. "É um absurdo que se negue aos cidadãos o direito à educação de qualidade em nome do direito à transparência nas eleições" desabafa. Por conta da decisão, trabalhadores que se afastam por problemas de saúde ou pedem a saída do trabalho, por exemplo, não são substituídos. "São muitas as escolas em que os coordenadores voltaram para as salas de aula. Em outras, dispensam os alunos e essa situação é insustentável", complementa.

Em Canarana (a 838 km de Cuiabá) os problemas são os mesmos. Na escola Norberto Schawntes, mesmo com ajustes que, por si só, precarizam as condições de aprendizagem, faltam professores para 20 aulas semanais. "Hoje contamos com apenas um coordenador para cerca de 1,3 mil alunos. Antes eram três. Um faleceu e outro voltou para a sala de aula", explica o secretário adjunto de formação sindical do Sintep e coordenador, Paulo Roberto Guimarães.

O impasse acontece por conta da falta de professores na rede pública de ensino, já que o TRE barrou novas contratações com base no acórdão n.º 18.881. O conflito entre governo e professores levou o Ministério Público do Estado (MPE) a abrir um inquérito civil para investigar a secretária de Estado de Educação (Seduc) por improbidade administrativa. O MP questiona o não preenchimanto de 2 mil vagas que estão habilitadas desde junho.

RD News

"Quero manter os avanços feitos pela atual administração", diz Paulo Borges

A afirmação do vereador cuiabano, e candidato à presidência da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Paulo Borges, é de que, apesar de contratempos dentro da Câmara, o atual trabalho é bom e deve ter continuidade.

Até semana passada, o único candidato à vaga de presidente da Câmara era Adevair Cabral, que, assim como Paulo Borges, afirma circular bem entre oposição e situação.

"Estamos trabalhando com vereadores em comum e, independentemente da questão política, me dou muito bem com o vereador Adevair Cabral", diz Borges.

O novo candidato disse ainda, durante o programa, que a antecipação da eleição que deveria ocorrer em dezembro – mas que deverá ser realizada nesta quarta-feira (25) – foi uma manipulação de alguns vereadores, que agora tem intenção de adiar a data.

"Agora eu prefiro que a eleição ocorra nesta quarta", disse ele.

Folha do Estado

Wilson Santos e Mauro Mendes criticam a Saúde; Silval fala em retribuir a Mato Grosso

Os candidatos a governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB), utilizaram o horário eleitoral desta segunda-feira para criticarem a Saúde Pública no Estado. A ideia de ambos é atingir o governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB), líder nas pesquisas eleitorais.

Mauro foi mais "duro" já que também criticou a situação da Saúde na capital, administrada pelo adversário tucano até o mês de março. Ele utilizou depoimentos de populares para criticar a reforma do Pronto Socorro de Cuiabá. O socialista afirmou que irá priorizar o setor em sua gestão. "Se tiver que deixar de construir 500 quilômetros de rodovia para investir na Saúde eu vou fazer isso", afirmou.

Já o candidato tucano ilustrou uma situação no antigo Hospital de Guiratinga. Referência em Mato Grosso e outros Estados, a unidade foi adquirida pelo Estado e fechada posteriormente. Wilson colocou que os pacientes do interior deixaram de ser atendidos na região e são transferidos todos para Cuiabá. "Vamos construir seis novos hospitais regionais no interior. Isso vai aliviar a situação no interior e também na capital, que atende todo o interior", colocou o tucano.

O governador Silval Barbosa (PMDB) exibiu trechos do primeiro programa, onde afirma que pretende retribuir em seu Governo tudo aquilo que recebeu de Mato Grosso. "Me espelho no meu passado para fazer pelo meu Estado, pelos mais carentes", assinalou. Silval ainda exibiu depoimentos de sua esposa, Roseli Barbosa, do ex-governador e candidato ao Senado, Blairo Maggi (PR) e do presidente Lula (PT).

O candidato do PSOL, Marcos Magno, repetiu pela segunda vez, o seu primeiro programa eleitoral. Ele afirmou que promoverá a inclusão do cidadão em seu Governo além de promover o enxugamento da máquina administrativa, valorizando os servidores de carreira.

O Documento

Aeroporto pode ser obstáculo para Copa em Cuiabá

A demora na licitação e a falta de um projeto básico para a ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, pode deixar Cuiabá de fora da Copa das Confederações, em 2013. Por consequência, da Copa do Mundo de 2014.

A preocupação da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa) se une ao do trade turístico em Mato Grosso, já que, respectivamente, um cuida da parte de infraestrutura da Capital, com obras de mobilidade urbana e do estádio Verdão, e outro, da ampliação e qualidade da rede hoteleira e do turismo.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, a situação do aeroporto pode trazer prejuízos econômicos e sociais à Mato Grosso. "A Fifa trabalha com prazos rigorosos. A situação atual é realmente preocupante e grave", disse.

Assim como Brito, o trade turístico defende uma ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade, liderada pelo governador, considerando o relevante interesse público que representa a proteção de Cuiabá como cidade-sede do Mundial, dos municípios turísticos e do próprio Estado.

Ação do Governo

No último dia 10, a Infraero apresentou para a Agecopa e o Fórum Estadual de Turismo, formado por representantes do trade turístico, o cronograma de obras da reforma do aeroporto.

À época o superintendente de Programas de Engenharia da Infraero, Jonas Mauricio Lopes, afirmou que as licitações começariam a ser abertas nos próximos dois meses, com entrega das obras em dezembro de 2012.

Apesar disso, o clima esquentou na reunião quando representantes de sindicatos e associações mostraram-se descrentes e descontentes com o cronograma.

O fato fez com que o governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB), interviesse. De acordo com ele, se a Infraero não agilizar o processo, o Governo assume as obras aeroportuárias.

"O aeroporto é o portão de entrada dos visitantes que virão, e é nossa preocupação. Se a Infraero não vai fazer, se está enrolando, nós vamos pedir para que estes convênios venham para o Estado executá-los. Eu assumo esse compromisso", afirmou, em recente entrevista ao programa "Resumo do Dia", na TV Rondon (SBT/5).

Midia News

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Justiça bloqueia conta do Estado para garantir fornecimento de medicamentos


O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis, obteve liminar que garante o bloqueio da conta do Estado de Mato Grosso para cumprimento de decisão judicial referente à concessão de medicamentos para duas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora seja considerado um valor irrisório, algo em torno de R$ 2,7 mil por ano, o Estado deixou de disponibilizar o recurso às pacientes e, mesmo com decisão judicial que o obrigava a assegurar o fornecimento dos medicamentos, não vinha cumprindo a determinação.

“A resistência do Poder Público Estadual em cumprir determinação judicial causa extrema repulsa por este Juízo, já que, além de colocar em risco à vida dos pacientes, que necessitam diariamente da medicação prescrita e que não vem sendo entregue, também gera na sociedade uma sensação de impunidade, frente ao descaso do Poder Público em dar cumprimento à ordem judicial”, destacou a juíza Maria Mazarelo Farias Pinto.

Para assegurar agilidade no cumprimento da decisão, a magistrada determinou a transferência do respectivo valor para a Conta Única do Tribunal de Justiça, vinculados ao processo em questão. Estabeleceu ainda que, mensalmente, deverão ser transferidos o valor de R$ 232,54 para a conta corrente das pacientes. Dez dias após cada transferência, deverá ser anexada ao processo a nota fiscal com a comprovação da aquisição.

Além de determinar o bloqueio das contas, a magistrada também acatou a solicitação do Ministério Público e remeteu os autos ao Tribunal de Justiça para apreciação do pedido de instauração de processo de intervenção federal. A ação foi interposta pelo promotor de Justiça, Ari Madeira Costa.

O documento

Mauro tenta "colar" em Maggi e desqualifica WS e Silval

Tentando se colocar como "novidade" na atual disputa eleitoral, e anunciando que pretende dar "um choque de gestão" no Estado, o neosocialista Mauro Mendes (PSB) afirmou, nesta quinta-feira (19), que possui o perfil, entre os concorrentes ao Governo de Mato Grosso, mais próximo ao do ex-governador Blairo Maggi (PR).

O ex-governador deixou a gestão com popularidade em alta e é o principal cabo eleitoral de Silval Barbosa (PMDB) à reeleição.

"Os outros candidatos, com todo respeito, não têm nada a ver com Blairo Maggi. Não vejo, na declaração de renda deles, por exemplo, um carrinho de cachorro-quente. Quer dizer, nunca administraram nada, só fizeram política nos últimos 20 anos", disparou Mauro, em entrevista a rádio Band FM.

Vale lembrar que Mauro Mendes fazia parte do grupo de Blairo Maggi e, inclusive, foi candidato à Prefeitura de Cuiabá, em 2008, com o apoio do então governador. Nesse pleito, ele chegou, surpreendentemente, ao segundo turno, na disputa com o então prefeito Wilson Santos (PSDB). Depois disso, porém, ele se desentendeu com Maggi e mudou de partido, deixando o PR um ano antes das eleições.

O empresário afirmou que tanto Wilson Santos quanto Silval Barbosa - principais nomes da disputa eleitoral - têm perfis "iguais".

"Os dois são muito iguais. Têm perfil de legisladores, já foram deputados, são muito bons para falar, mas, como administradores, deixam a desejar", disse.

O candidato do PSB questionou a passagem de Silval pela Assembléia Legislativa, onde teve a oportunidade de presidir o Poder. "Silval deveria explicar como é que a Assembléia gasta R$ 200 milhões com 24 deputados. Gasta quase o que Várzea Grande despende para cuidar de uma cidade inteira. Esse tipo de experiência eu não tenho", destacou.

Wilson incompetente

Quanto a Wilson, Mauro insinuou que, como prefeito de Cuiabá, fez "uma gestão incompetente" e o reflexo disso são os buracos nas ruas, lixo espalhado pela cidade e outros pontos falhos da gestão.

"A grande diferença da iniciativa privada em relação à vida pública é que, se você for incompetente na vida privada, você quebra; quando um administrador público é incompetente quem paga a conta é o povo", afirmou.

Mauro ainda declarou que a população tem que ficar atenta às promessas de Wilson e Silval, por estarem há anos na vida pública e não terem resolvido os problemas da sociedade.

"Como é que eles podem prometer que vão resolver o problema? Por que não resolveram? Como vão dizer isso agora para sociedade", indagou.

Midia News

Emprego e moradia são prioridades na reconstrução do município

Antes da catástrofe ocorrida em Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá) já tramitava entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e a Caixa Econômica Federal (CEF) a construção de um residencial com 120 moradias para atender uma demanda habitacional do município dirigida a uma fatia da população que possui renda de zero a três salários mínimos. Na sexta-feira (13.08), após o incêndio ocorrido dois dias antes, como parte das ações do governo a fim de agilizar a retomada da "reconstrução" da cidade e da economia local, o secretário da Sinfra, Arnaldo Alves, interviu junto a CEF para dar celeridade ao projeto.

“Nós pedimos que as formalidades para a implantação do empreendimento assim como o início das obras fossem agilizados para gerar emprego e renda. Inclusive a secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Social se fará presente em Marcelândia para capacitar pessoas para trabalhar no setor de construção civil e que serão aproveitadas na construção dessas casas”, declarou Arnaldo Alves.

Essa é uma das duas medidas simultâneas e imediatas que coube à Sinfra com relação a Marcelândia e que tem como principal economia o setor madeireiro que ficou totalmente comprometido. A outra é a construção de novas moradias para a população que está desabrigada. O prefeito, Adalberto Diamante, decretou situação de emergência.

O Governo Estadual, no intuito de minimizar os impactos negativos ocasionados no município de Marcelândia em virtude do incêndio que queimou e destruiu grande parte das madeireiras do parque industrial e as residências de seus operários, quadro que deixou cerca de 500 desempregados e aproximadamente 100 famílias desabrigadas, tomou inúmeras medidas para levar um conjunto de obras à cidade. As iniciativas do Estado pretendem evitar evasão populacional, desestabilização econômica e socorrer as vítimas do incêndio em Marcelândia.

Diamante informou na manhã desta quarta-feira, que ontem, (17.08), foi definido o local para a construção do residencial que irá atender as famílias desabrigadas. “É uma área de cinco hectares do município, que fica no setor Industrial próxima da escola municipal Santa Terezinha, da creche e do posto de saúde. Voluntários já estão fazendo um projeto que prevê área de preservação e área de lazer”, informou o prefeito.

Para a construção o mais rápido possível de um residencial para os desabrigados com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) a Sinfra irá selecionar empresas dentro do panorama de emergência que a situação exige. “Além dos recursos do Fethab, vamos pleitear recursos junto ao fundo de emergência da União e o início das obras deve ocorrer semana que vem. O número de casas a serem construídas será indicado pela Defesa Civil que é a responsável pelo levantamento”, afirmou o secretário.

24Horas News

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mato Grosso tem mais de 2 mil focos de incêndio em 24 horas


O relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que entre à 0h de terça-feira e às 7h30 desta quarta foram registrados 9.024 focos de incêndio pelo País. Pará e Mato Grosso são os Estados campeões, com 2.513 e 2.047 focos cada, respectivamente. Na outra ponta estão Sergipe e Espírito Santo com apenas um foco de queimada cada um detectado pelos radares do Inpe.

Este ano, segundo especialistas, o número de incêndio no País está superior ao de 2009. isso acontece, principalmente, devido à massa de ar seco sobre os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Ela inibe a formação de nuvens, o que impede as chuvas e também aumenta a incidência de raios solares no solo. Com as altas temperaturas, os incêndios espontâneos acontecem com mais facilidade. Os ventos fortes, típicos da região, ajudam a proliferar o fogo.

O índice de umidade relativa do ar no Centro-Oeste frequentemente chega aos 30%, considerado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Brasília (DF) está desde o dia 26 de maio sem chuva e, pelo menos até o fim da semana, não deve chover na cidade. Para esta quarta-feira a previsão é de mínima de 12ºC e máxima de 23ºC na cidade.

Em parte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, em Rondônia e no Distrito Federal a umidade relativa do ar pode chegar a 20% nas horas mais quentes do dia. No leste de Goiás e em Tocantins a umidade deverá aumentar um pouco, porém, ainda terá valores em torno dos 30%.

"Quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 40% por cerca de 3 dias seguidos, e a região está há uns 15 dias sem chuva já é indicio de risco de queimadas. Quanto à temperatura, o risco de queimada vai variar muito do tipo de solo, mais precisamente do tipo de vegetação", explica Raffi Agop, meteorologista do grupo de queimadas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com dados do Inpe, os anos de 2002 e 2004 os que tiveram mais focos de incêndio. No ano de 2002 foram detectados aproximadamente 220 mil focos enquanto que no ano de 2004 o total no Brasil Central foi de 240 mil. "Entretanto, esses números vêm diminuindo devido a um maior controle, diminuição das áreas desmatadas, e das queimadas preventivas realizadas por agricultores entre os meses de junho e outubro", afirma Agop.

Midia News

Galindo e o lixo

Aliados do prefeito Chico Galindo (PTB) já identificaram o responsável pelo caos na coleta de lixo. Segundo as informações, trata-se do seu assessor especial, Dilemário Alencar, que ingressou na gestão municipal para tratar exclusivamente do problema e, até agora, não resolveu nada. O suplente de vereador - que já passou pelo PMDB, PSB e PTB -, ao que consta, tem apego a cargos públicos, mas não consegue mostrar eficiência. Antes aliado de primeira hora de Wilson Santos (PSDB), agora, se apega a Galindo, porém, não agradaria nem aos próprios correligionários.

Uma das críticas é que de que o nobre assessor não seria chegado a honrar compromissos, principalmente os de caráter financeiro. E pensar que Dilemário Alencar sonha ser secretário de Infraestutura... Pobre Cuiabá!

Midia News

Blairo não aparece no 1º programa; candidatos mostram função do senador

O primeiro programa eleitoral para os candidatos a senador de Mato Grosso não contou com a presença do grande favorito na disputa: o ex-governador Blairo Maggi (PR). Segundo a emissora que retransmite os programas eleitorais no Estado, a TV Cidade Verde, houve uma falha técnica que prejudicou a exibição do programa do tucano. A emissora disse que no programa noturno o problema já estará solucionado.

O outro candidato da coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar", Carlos Abicalil (PT), explicou no programa as dieferenças entre o cargo que concorre ao que ocupa nos útlimos oito anos, de deputado federal. A ideia de Abicalil é mostrar aos eleitores que a "briga" dele com a senadora Serys para concorrer ao cargo pelo PT foi com intuito de fortalecer o Estado. "Há muitas disputas e mesquinharias que fazem com que Mato Grosso perca recursos", assinalou.

Na sequência, apareceram os candidatos da coligação "Mato Grosso Melhor Pra Você", Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV). Taques enfocou seu primeiro programa na função que o senador deve execer e no combate a corrupção. Segundo ele, o senador deve basicamente criar Leis, destinar recursos para seu Estado de origem e fiscalizar o executivo. "Vou cobrar que cada real destinado chegue ao seu destino, sem ser desviado. É a corrupção que deixa os filhos dependentes da drogas e sujeitos a violência e que faz com que a Saúde não cure", declarou.

Já Naildo, com tempo bem menor que Taques, encampou o bandeira ambientalista e prometeu ser um defensor do tema no Congresso Nacional.

Único candidato do PSOL, Procurador Mauro iniciou o programa com o "lambadão" que fez sucesso nas eleições de 2008, quando disputou a prefeitura de Cuiabá. Em poucos segundos, ele reforçou o discurso de combate aos políticos tradicionais do Estado.

Os candidatos da coligação "Senador Jonas Pinheiro", Antero de Barros e Jorge Yanai enfocaram suas origens, famílias e atuações no Congresso Nacional. Antero destacou seus embates contra a corrupção.

Já Yanai recordou do "dono da cadeira" que ocupa no Senado, Jonas Pinheiro. Patinando nas pesquisas, o democrata disse que ninguém ganha eleição por antecipação. "Vamos debater propostas e ideias para nosso povo", colocou.

O Documento

Paquistaneses fogem dos Taleban e se refugiam em Mato Grosso

A Polícia Federal notificou quatro paquistaneses que se encontravam ilegalmente no país, no último sábado (14). O grupo seguia num ônibus de Rondonópolis para Brasília e foi parado numa vistoria de rotina da Polícia Rodoviária Federal. Maqsood Ali, 35, Akhtar Hussain, 21, Zeeshan, 29, e Adbur Rahim, 33, disseram que vieram para o Brasil fugindo da perseguição do Taleban e à procura de emprego.

Como não tinham visto para permanência no Brasil, eles foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Goiânia, onde foram aconselhados a deixar o país num prazo de três dias - que vence nesta terça-feira - e, depois, liberados.

Se forem encontrados no país a partir de quarta-feira (18), poderão ser deportados. Os quatro estavam acompanhados de um cidadão afegão que, por ter pedido de asilo sendo analisado no Brasil, pode permanecer no país.

De acordo com o depoimento, eles entraram na América Latina por Quito, no Equador - país que não exige visto para paquistaneses. De lá cruzaram a fronteira do Peru com o Brasil, no Acre, e seguiram para Mato Grosso, onde teriam se encontrado com o afegão.

Segundo a Polícia Federal, devido à falta de fiscalização, são comuns casos de imigrantes que entram pelo país ilegalmente pelas fronteiras da região amazônica. No entanto, o órgão não tem estatísticas a respeito do assunto.


24Horas News

TRE mantém indeferimento de candidatura de Leve Levi

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) manteve os indeferimentos de candidaturas de três postulantes durante sessão plenária de julgamento realizada hoje (18). Por causa da decisão, continuam impedidos de concorrer às eleições 2010 Levi Pires de Andrade (PP), que buscava uma das vagas à Assembleia Legislativa, Francisco Mario Monteiro Fortes e Augusto Cesar Taques. Os dois últimos pretendiam concorrer, respectivamente, como primeiro e segundo suplentes de senador pela Coligação Jonas Pinheiro.

Antes do julgamento propriamente dito, o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, registrou indignação com os argumentos trazidos por candidatos que tentam reverter decisões que indeferiram suas candidaturas.
O registro foi feito após a leitura do voto proferido pelo vice-presidente e corregedor, Márcio Vidal, mantendo o indeferimento da candidatura do vereador por Cuiabá Levi de Andrade.

Andrade alegou em sua defesa que o TRE teria “extraviado as certidões por mim apresentadas no momento da candidatura”, mas o relator do recurso confirmou com os órgãos públicos responsáveis que o pedido dos documentos fora realizado depois de encerrado o prazo para o registro da candidatura.

O único julgado nessa seção que conseguiu ter seu recurso deferido foi o candidato a deputado federal Edílson Pereira Nery, da coligação PT-PMDB-PR. Ele conseguiu provar que que o TRE não fez a notificação exigindo documentação de ausência; motivo alegado quando do indeferimento de seu pedido.

Folha do Estado

"Entrei na política para agregar votos a Silval", diz Altevir


O empresário e candidato a primeiro suplemente pelo PMDB a senador, em que o candidato é Abicalil, Altevir Magalhães esteve hoje no programa Cidade Independente da Rádio Cidade FM (94,3) falando de sua entrada na política e trajetória como empresário.

Representante de algumas entidades na área supermercadista, como a Asmat/MT, da qual foi presidente durante dez anos, ele afirma que entrou para a política com o propósito de fortalecer o partido e agregar votos para o candidato a governador do Estado, Silval Barbosa.

"Eu me filiei a pedido do Silval para ajudar na sua campanha, entrei por composição, mas disse que não queria ser candidato a nada. Acabei tendo que aceitar ser suplente, mas confesso que me sinto muito melhor falando de negócios do que de política".

A ideia, segundo ele, é ampliar a área de atuação. "Essa composição que deve eleger Silval Barbosa tem vários partidos envolvidos".

O empresário traz a força de um empreendedor que tem história na economia mato-grossense, com mais de 20 anos na área supermercadista, somando 14 supermercados divididos entre as cidade de Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande e Tangará da Serra, sendo nove desses supermercados só na capital.

Para atender a toda essa demanda, o grupo conta com cerca de 3.000 funcionários. Magalhães afirma que só em 2010 a empresa teve um faturamento de aproximadamente R$ 560 milhões.

Folha do Estado

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Saúde monitora 20 cidades


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) emitiu alerta a 20 municípios que enfrentam situação crítica em relação a seca com a qualidade do ar, sendo que em outros seis a situação está regular. A Defesa Civil do Estado informou que o índice de umidade relativa do ar continua abaixo de 50%, quando o recomendável é de 80 a 90%.

O alerta da SES é para que os gestores municipais, principalmente os ligados à área de saúde, que organizem as redes municipais de saúde (Postos e outras Unidades Básicas) para um provável aumento da demanda dos serviços em atendimento a pessoas com problemas respiratórios que poderão procurar cuidados.

BOLETIM VIGIAR

No Boletim Vigiar estadual os municípios prioritários, segundo dados ambientais epidemiológicos para o programa de monitoramento são: Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Colíder, Diamantino, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Tangará, Várzea. Grande, Alta Floresta, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Sorriso, Vila Rica e Sinop.

O Boletim identifica Alta Floresta, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Vila Rica como estando em situação regular, o que significa que pessoas dos grupos sensíveis (crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população em geral não é afetada. A pior situação é de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá. No boletim está em situação irregular, o que significa que toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas dos grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.

Folha do Estado

Campanha em Cuiabá define diretrizes para mobilização nos bairros


Dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo governo do Estado em Cuiabá e massificar a presença da militância nos bairros pró-reeleição de Silval Barbosa (PMDB). Esse foi o tom da conversa do coordenador geral da campanha em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), com os coordenadores de pólo e com sua equipe de mobilização.

"As ações desenvolvidas e aquelas que estão por vir querem mostrar que o Silval Barbosa coloca a população de Mato Grosso em primeiro lugar e que seu plano de governo contempla todas as áreas e setores da administração pública estadual", ressaltou Vuolo. Para tanto, a agenda será intensificada, assim como o trabalho de multiplicação de adesões e as visitas nos bairros pela militância.

Dentro do planejamento estratégico da campanha para a Capital, há ações de cunho publicitário que não podem ser reveladas por causa do fator surpresa. "O Comitê da família, a ala jovem da campanha e o movimento comunitário são instrumentos para levar as propostas de governo de Silval para o eleitorado. Temos um conjunto de ações que prova que o nosso governador é o mais preparado para comandar Mato Grosso", concluiu.

Midia News

TRE mantém indeferimento de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa

Na sessão plenária desta terça-feira, 17 de agosto, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral rejeitou os Embargos de Declaração de nove pretensos candidatos aos cargos em disputa nas eleições gerais de outubro próximo, mantendo indeferidas as respectivas candidaturas (veja lista abaixo).

Na mesma sessão, por maioria de quatro votos a dois, o Pleno modificou os fundamentos do acórdão que indeferiu a candidatura a deputado federal, pela coligação Senador Jonas Pinheiro II, de Willian Tadeu Rodrigues Dias. Mesmo com a modificação do acórdão, a candidatura de Willian permanece indeferida, pois consta contra o candidato o registro de uma condenação, em grau de recurso, pelo Tribunal do Júri. 'Considero o Tribunal do Júri um colegiado de juízes, logo, vou manter o indeferimento da candidatura por entender que o caso se enquadra na nova lei da ficha limpa", declarou o relator, juiz Sebastião de Arruda Almeida, ao proferir o voto vencedor. O magistrado explicou que o membros do júri são considerados juízes leigos.

O Pleno também indeferiu os pedidos de candidatura de Luciane Teixeira dos Santos e Dilma Aparecida Nunes, pretensas candidatas a uma das vagas da Assembleia Legislativa. A primeira não apresentou documentos que comprovavam sua desincompatibilização de cargo público e Dilma, além de fazer seu pedido fora do prazo legal, não comprovou a escolha do seu nome em convenção partidáriao.

Já a candidatura de Antônio Santana Correa Marques Junior foi deferida por unanimidade de votos. Após apresentar um pedido para preenchimento de vaga remanescente, o Pleno acolheu o registro considerando-o como um pedido de substituição de candidato. Antônio concorrerá ao cargo de deputado estadual pela coligação Mato Grosso Melhor pra Você, formada pelos partidos PDT, PPS, PSB e PV.

Abaixo, os candidatos que permanecem com os pedidos de candidatura indeferidos:

Izolina Ferreira de Moraes, Dep. Estadual, Partido Progressista.
Silvio Carlos Duarte Miguel, Dep. Estadual, Partido Progressista.
José Roberto de Araujo, Dep. Estadual, Col. Mato Grosso para Todos.
Luiz Martins, Dep. Estadual, Col. Mato Grosso para Todos.
Nelson Higino da Silva, Dep. Estadual, Col. Mato Grosso para Todos.
Marcelo Garcia Rodrigues de Moura, Dep. Estadual, Col. Mato Grosso para Todos.
Francisco de Assis de Couto Lucena, Dep. Estadual, Col. Povo no Poder.
Jardirene Rodrigues da Silva, Dep. Estadual, Col.MT em Primeiro Lugar III
Willian Tadeu Rodrigues Dias, Dep. Federal, Coligação Jonas Pinheiro II

24Horas News

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Delegada diz que vai investigar participação de policiais na morte de pedreiro


A delegada adjunta da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), Silvia Pauluzzi, desconsiderou nesta segunda-feira a participação de policiais da Rotam (Ronda Ostensiva Tático Metropolitano) em ocorrido que originou a morte do servente de pedreiro José Ailton de Souza (21), no último sábado (14).
De acordo com a responsável pelo caso, a causa da morte só poderá ser identificada após a divulgação de laudo pericial do laboratório forense do Estado. Silvia disse ainda que trabalha com a hipótese de overdose da vítima, uma vez que família teria confirmado que José Ailton era usuário de drogas.

Fato que, segundo ela, coloca em dúvidas denúncias de que o pedreiro teria sido envenenado. Em boletim de ocorrência registrado na DHPP, testemunhas informam terem visto policiais obrigarem a vítima a engolir uma porção de entorpecente que estaria em posse dele.

O resultado de exame de necropsia feito em José Ailton mostra a presença de substância branca não identificada no estômago da vítima, além de um sinal de picada de agulha em um dos braços, o que levou a delegada a considerar o uso de drogas.

Folha do Estado

38% dos lares do Estado são chefiados por mulheres


Os direitos das chamadas minorias (negros, mulheres, gays e pobres) são há muito tempo discutidos e defendidos por algumas pessoas, na intenção de reverter a visão arcaica, patriarcal, machista e racista que hoje mudou, de certa forma, mas já foi preponderante.

Defensora ferrenha de duas dessas camadas – os negros e mulheres – a candidata a deputada estadual e professora Jacy Proença esteve hoje no programa Cidade Independente da Rádio Cidade FM (94,3), defendendo mais uma vez o direito básico à igualdade, a partir da mudança.

Ela começou falando da grande importância, até histórica, de termos pela primeira vez duas candidatas à Presidência da República, o que, segundo ela, é um grande avanço e mostra a mudança efetiva da mulher no cenário nacional político.

"É possível uma mudança na realidade. Hoje, 38% das famílias de Mato Grosso são chefiadas por mulheres, e isso mostra que a mulher pode e deve contribuir além daquilo que disseram que ela podia", afirmou Proença.

A parte interessante a se pensar é que essas minorias na verdade são a maioria da população, que por conta das diferenças sociais não têm, ou têm pouca voz ativa na defesa de seus direitos. Os que o fazem são tornados mártires na sua luta por direito à dignidade e igualdade.

A atual candidata disse que pretende continuar lutando por essas bandeiras.

Folha do Estado

Maior percentual de indecisos em MT está entre as mulheres

A pesquisa realizada pelo Ibope em Mato Grosso para conhecer a tendência dos eleitores trouxe um dado fundamental a véspera do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Dos 32% que disseram estarem indecisos em qual candidato votar no dia 3 de outubro, o maior grupo está entre os eleitores do sexo feminino: 40% contra 23% dos homens. Esse percentual é superior ao índice obtido pelo primeiro colocado na preferência dos eleitores, o governador Silval Barbosa, do PMDB, que ficou na casa de 28%.

Em consequência, segudo observa o Ibope, a intenção de voto dos dois principais candidatos são inferiores no eleitorado feminino: Silval Barbosa tem 31% das intenções de voto entre os homens contra 25% entre as mulheres e Wilson Santos tem 25% das menções do eleitorado masculino e 18% entre as mulheres. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e foram entrevistados 812 eleitores.


Silval Barbosa e Wilson Santos caem nesta rodada entre os jovens de 16 a 24 anos, em relação às duas rodadas anteriores: sete pontos o candidato do PMDB e cinco pontos o do PSDB (ambos têm hoje 24% das intenções de voto neste segmento do eleitorado). Wilson Santos também apresenta um desempenho negativo no segmento etário de 25 a 29 anos, no qual sua intenção de voto é hoje 17 pontos percentuais menor que na pesquisa de maio (fica hoje em 23%).

Por renda, verifica-se uma queda de 11 pontos percentuais na intenção de voto de Wilson Santos entre os eleitores com rendimento entre dois e cinco salários mínimos (19% nesta rodada) e de 12 pontos percentuais entre os que ganham até um salário mínimo (21% na última pesquisa).

A pesquisa também indica quem os eleitores acreditam que seria o vencedor na disputa para o governo do Estado do Mato Grosso. Nesta pergunta, 31% dos eleitores acreditam na vitória de Silval Barbosa (contra 30% em junho) e 20% deles acreditam que Wilson Santos será eleito governador, oito pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. Na opinião de 10% dos eleitores, Mauro Mendes vencerá a disputa (eram 12% na rodada anterior). Outros 39% dizem não saber ou preferem não responder a pergunta.

24Horas News

Propaganda inicia com candidatos à Presidência e à Câmara Federal

O horário eleitoral começa nesta terça (17), mas os candidatos a governador farão estréia no rádio e na TV na quarta. Às terças, quintas e sextas são reservadas aos concorrentes às vagas de deputado federal e de presidente da República. Já os que disputam para governador, deputado estadual e senador o espaço no horário gratuito é às segundas, quartas e sextas. A propaganda se estende pelos próximos 45 dias, ou seja, até 30 de setembro. Os concorrentes a cargos eletivos, principalmente os majoritários, vão usar estratégias televisivas para, de um lado manterem as intenções de voto firmes já conquistadas no coração e na mente de cada eleitor e, de outro, buscar convencer de suas qualidades o universo de indecisos e simpatizantes do adversário que ainda considera vulnerável para mudar de lado.

Tempo na TV dos candidatos a governador
Silval Barbosa (PMDB) – 7min43s
Wilson Santos (PSDB) – 5min11s
Mauro Mendes (PSB) – 3min30s
Marcos Magno (PSOL) – 1min36s


O governador e candidato à reeleição Silval Barbosa conta com maior tempo de TV: 7min43s. Tem no seu palanque 11 partidos (PMDB, PP, PR, PT, PRB, PTN, PSC, PHS, PTC, PRP e PC do B). O segundo maior espaço é destinado ao tucano Wilson Santos, com 5min11s. O ex-prefeito de Cuiabá construiu uma coligação com oito partidos (PSDB, DEM, PTB, PSL, PMN, PTdoB, PSDC e PRTB). O empresário Mauro Mendes (PSB) fica com 3min30s. É candidato com a força de quatro agremiações: PSB, PDT, PPS e PV. O candidato do PSOL Marcos Magno tem 1min36s.

Será uma batalha voto a voto. Eles têm sete semanas, com três programas semanais, exibidos duas vezes por dia. Vão ser guiados pelos marqueteiros que, se aplicarem o que se chama de truque de dose industrial, os candidatos a governador, a senador e à Presidência da República podem se tornar artificiais. Aí, o rótulo passará a valer mais do que o conteúdo do produto, o que seria enganação para com o eleitor.

A partir desta terça, com abertura do horário eleitoral, começa a última etapa dos embates entre os candidatos. Cabe ao eleitor somar, diminuir, multiplicar, dividir e concluir para poder fazer uma boa escolha, afinal, decidirá quem será o representante da sociedade na condução do destino do Estado e do país pelos próximos quatros e, no caso do Senado, até 2018.

RD News

Novo vídeo compara Wilson a Cristo

Numa música com melodia gospel e interpretada pelo grupo Vanguarda, o candidato ao Governo Wilson Santos (PSDB) aparece como uma espécie de salvador de Mato Grosso. Apesar da melodia não fazer menção a nenhuma igreja, santo ou líder religioso, sistematicamente os cantores dizem: ele virá. Trata-se de um termo muito usado por diversos credos para se referir à vinda de Jesus Cristo e até a Deus. Neste caso, a ideia do grupo de mídias sociais é vender a imagem de que o tucano vai “salvar” o Estado, distribuir melhor o pão e resolver os problemas de Mato Grosso. “Ele virá pra transformar. Ele virá pra gente ser feliz. Um voto de esperança, um sonho e uma criança feliz”, diz um trecho da música.

Tentando maior proximidade com a população, a letra também tenta mostrar que Wilson conhece o Estado e o povo, já que teve uma origem humilde. Depois de elencar várias características como competência, ética, inteligência e conhecimento , durante 1 minuto e 40 segundos, enfim o nome do ex-prefeito de Cuiabá aparece em meio a nuvens e raios de sol, remetendo a imagem de divino. “ Wilson virá, eu acredito. Ele virá e eu acredito”. Assim, a equipe de mídias sociais utilizou a repetição de palavras, que aliada a um conjunto de técnicas semióticas e cores como amarelo, verde e azul auxiliam na ficção da mensagem do “salvador” de Mato grosso.O vídeo é apenas uma das produções do tucano, que já atacou como ator no Caça Mitos, dançarino no B-Boy e até de super herói, num vídeo-montagem onde ele incorpora Luke Skywalker , personagem do filme Star Wars.

RD News

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Candidatos abusam na propaganda; MPE quer punição

As propagandas extemporâneas e irregulares figuram entre as principais irregularidades cometidas por candidatos que disputam as eleições deste ano, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desde fevereiro passado, a instituição recebeu 53 representações contra partidos políticos, mídia eletrônica e candidatos.

Até o momento, 16 foram transformadas em processo e serão analisadas pelos juízes responsáveis pela propaganda eleitoral, Lídio Modesto Filho (coordenador), Gonçalo Antunes de Barros e Samir Hammoud.

Em sua maioria, as representações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador eleitoral Thiago Lemos de Andrade.

Os três principais candidatos ao Governo do Estado Silval Barbosa, (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB), lideram o ranking de denúncias, por propaganda eleitoral antecipada em jornal, revista, tablóide, rádio, televisão e internet. Além de anúncio irregular em placas distribuídas em vias e em prédios públicos.

Os candidatos a deputado federal Wellington Fagundes (PR), Valtenir Pereira (PSB) e Thelma de Oliveira (PSDB) foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral de fazer propaganda extemporânea, por meio de outdoors, com fins de promoção pessoal.

Pedro Taques (PDT) e Carlos Abicalil (PT), que disputam o Senado, também foram alvo de representações. O pedetista, por propaganda em folders, faixas, placas/limites da propaganda intrapartidária; e o petista, por colocação de painéis, faixas, outdoors e outros materiais publicitários estendidos em bens públicos.

O deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) foi denunciado por propaganda irregular em vias públicas, prejudicando a visão dos motoristas e em outdoors.

As representações contra mídia estão relacionadas ao uso indevido dos veículos de comunicação.

De acordo com o TRE, as denúncias foram feitas por meio da Ouvidoria Eleitoral, por meio do Disque-Denúncia (0800 647 8191), e-mail, carta e pelas zonas eleitorais do interior do Estado.

Midia News

Desabrigados ganham comida e roupas; madeira é liberada para fazer casas

A prefeitura vai construir cerca de 150 residências para famílias que ficaram desabrigadas, desde quarta-feira, quando houve grande incêndio destruindo cerca de 100 casas e 15 madeireiras. As toras e madeiras apreendidas pela fiscalização, em operações anteriores, por terem sido extraídas ilegalmente, serão liberadas pelo Poder Judiciário de Marcelândia e vão ser usadas para fazer as casas novas, em um terreno que será definido pelo município. Ainda não foi informado quando isso ocorrerá e se as obras serão em sistema de mutirão. Também será solicitado ao Juizado Ambiental do Estado a liberação de outra parte de madeira apreendida.

Parte das famílias desabrigadas está em escolas, outra na casa de parentes e amigos. Elas já estão recebendo donativos enviados por centenas de pessoas, com apoio de entidades e empresas, de Colíder, Peixoto de Azevedo, Claudia, União do Sul, Sinop, Sorriso, dentre outras cidades. O maior volume de doações é de comida e roupa. De mantimentos são aproximadamente 30 toneladas - metade chegou hoje. Servidores públicos e voluntários em Marcelândia fazem cestas básicas e repassam para as famílias. Uma quantidade das roupas e calçados também já foi distribuída.

Na próxima semana, os madeireiros que tiveram suas serrarias destruídas, esperam receber informações de linhas de financiamentos que poderão ser disponibilizadas para compra de maquinários e construção de barracões para retormarem as atividades. Os prejuízos com a tragédia, conforme Só Notícias já informou, passam de R$ 11 milhões. O fogo teria começado no lixão onde há resíduos de madeira, atingido áreas ruais e, com vento forte, serrarias e as casas.

24Horas News

Sem fiscalização, pesca é realizada na "boca" do esgoto

O alto grau de poluição em determinados trechos urbanos do rio Cuiabá não só inviabiliza a sua utilização para o consumo ou banho como o torna impróprio para a pesca. Porém, uma cena corriqueira na cidade são pessoas pescando bem na desembocadura de córregos que lançam esgoto in natura no rio.

Um dos trechos mais críticos fica entre a região do Pari (onde de o grau de contaminação ainda é baixo) e a comunidade São Gonçalo Beira-Rio. Neste percurso, são pelo menos três córregos que lançam diretamente dejetos no Cuiabá, sendo eles Oito de Abril, Prainha e Barbado - locais preferidos por vários pescadores amadores e profissionais para a prática da atividade.

“Aqui a gente pega de tudo. Tem piraputanga, piau, dourado e pintado”, contou um pescador profissional que, reconhecendo que o local não é a apropriado, pediu para não ser identificado. Na última terça-feira, ele e pelos menos outros 15 homens pescavam na saída do Oito de Abril.

O pescador, que inclusive já atuou na diretoria da Colônia Z1, lembrou que a legislação proíbe a pesca a menos de 500 metros da jusante de um córrego. Mas, reclamou da falta de peixe no rio. “A gente pesca onde o peixe está. Antes tinha até nas sub-bacias. Hoje, acabou e o rio Cuiabá, é só esgoto”, comentou. “Aqui (saída dos córregos) é onde ficam as iscas (lambaris), que são alimentos dos peixes maiores”, acrescentou.

Embora afirmem que nas proximidades do córrego há até pintado, um dos principais peixes fisgados nestes locais é o curimbatá, também chamado por vários pescadores de “papa-barro”. Além do lodo ou barro, este peixe costuma se alimentar dos sedimentos que caem na água sem qualquer tratamento, como fezes ou óleo industrial, grande parte despejados pelos inúmeros lava-jatos que atuam de forma irregular nas proximidades do rio.

Um outro pescador, que também não quis se identificar, comenta que, muitas vezes o lodo encontrado às margens dos córregos é usado na pescaria. Porém, eles garantem que o sabor do peixe não difere em nada dos que são fisgados em locais apropriados. “É muito bom. Hoje (terça-feira) mesmo comi um curimbatá frito que estava muito gostoso”, comentou um deles.

Além do consumo próprio, o pescado fisgado na beira dos córregos também é vendido para os estabelecimentos comerciais da cidade. De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vagner César Souza Barros, por meio de estudos sobre a balneabilidade feitos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o órgão acompanha a questão da qualidade da água em diversos pontos do rio Cuiabá. Porém, não dá para saber os reais efeitos sobre os animais aquáticos.

“Os poluentes agem de forma diferente nos peixes. O que é prejudicial para o homem pode não ser para o peixe, que tem na água o seu habitat natural e que diluiu os poluentes e os patógenos (microorganismos)”, afirmou.

Conforme ele, o órgão vem buscando junto a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para que inclua em seus cursos de mestrado e doutorado temas que visam o estudo dos efeitos ou em que concentração o esgoto se torna prejudicial para os peixes.

Vanger Barros lembrou ainda que, em 2009, foi criado o “Pacto pelo rio Cuiabá”, que reúne diversos órgãos públicos, ONGs e instituições de ensinos nas esferas municipais, estaduais e federais com o objetivo de recuperar a bacia do rio até 2020. “Algumas das ações são a fiscalização em córregos para identificar e coibir o lançamento de efluentes para diminuir os riscos às pessoas”, observou.

24Horas News

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Incêndio em Mato Grosso entra em terceiro dia

O incêndio que começou na quarta-feira (11) em Marcelândia (MT) entra em seu terceiro dia, nesta sexta-feira (13). O fogo destruiu casas, madeireiras, serrarias e deixou muitos desabrigados.

O incêndio na área urbana da Marcelândia já está controlado, mas a situação ainda preocupa porque há focos de fogo.

A fumaça causada pelas chamas também prejudica a saúde dos moradores. Desde quarta-feira, mais de 300 pessoas já foram atendidas no único hospital da cidade.

Segundo moradores da cidade, o incêndio teria começado em um lixão que fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso, mas a polícia já abriu inquérito para investigar o caso.
O tempo seco, a baixa umidade relativa do ar e os ventos contribuíram para que as chamas se alastrassem rapidamente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho agora está concentrado no atendimento às pessoas que tiveram as casas queimadas e que necessitam de apoio médico ou assistencial.

G1

Incêndio atinge área em frente a Defesa Civil no CPA nesta quinta-feira


Um incêndio de grandes proporções atinge uma área verde em frente ao prédio da Defesa Civil de Mato Grosso, localizada no Centro Político Administrativo. O órgão é o responsável pelas campanhas de combate a queimada em todo Estado.

O Corpo de Bombeiros já se encontra no local para conter o fogo. Veículos estacionados no local foram retirados para evitar um perigo maior.

Segundo a tenente Juciely Rodrigue, que comanda a operação no CPA, o prédio da Setecs (Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social) esteve ameaçado. "Foi um incêndio de grandes proporções. Primeiro combatemos o avanço das chamas e agora estamos atuando diretamente na vegetação", explicou a tenente do Copro de Bombeiros.

Juciely Rodrigues não soube adiantar quais seriam as causas deste incêndio. "Somente uma perícia irá dizer se foi um acidente ou se foi provocado", frisou.

O incêndio prejudica ainda mais a qualidade do ar na região. Com a estiagem característica para o mês de agosto, a umidade do ar e´stá na casa dos 15% em Cuiabá, o que prejudica ainda mais a respiração.

O Documento

Tensão e humor marcam 1º debate na TV no pleito deste ano no Estado


Os bastidores do primeiro debate televisivo, realizado nesta quinta (12) pela TV Cidade Verde, foram marcados por momentos de tensão e concentração, mas também tiveram uma “pitada” de bom humor provocado por um elemento surpresa: mosquitos e pernilongos. Nesta época, a Capital é invadida por esses insetos, que fizeram questão de participar do embate entre os quatro candidatos ao Governo. A apresentadora Silvia Poppovic, que veio pela primeira vez a Cuiabá, estranhou o tamanho dos mosquitos e os confundiu com moscas. Rapidamente pediu para que a produção espantasse os insetos. “Se um deles pousar nos candidatos vai ficar estranho”, brincou. Foi aí que apareceram vários inseticidas, que conseguiram limpar o ambiente permitindo que tudo transcorresse tranquilamente.

O inseticida resolveu o problema dos insetos, mas os “engasgos” por parte dos candidatos continuaram frequentes. Mauro Mendes (PSB), por exemplo, ficou alguns segundos fora do ar até perceber que era a sua vez de perguntar. Silval Barbosa às vezes parecia esquecer alguns dados, que foram decorados, enquanto, que Wilsos Santos (PSDB) se perdeu ao ser questionado sobre suas propostas para o escoamento da produção agrícola do Estado. Já Marcos Magno (Psol) não conseguia “concatenar” as ideias. Sua linha de raciocínio se perdia em meio a todas as informações que queria repassar, por isso, até suas perguntas às vezes eram confusas.

Organizar tantos números, fatos e pensamentos ao vivo e sem saber o que virá pela frente é muito complicado. Por isso, os candidatos, cada um a sua maneira, tentavam manter a concentração e, quando achavam importante, faziam anotações nos rascunhos. Os que mais articularam os seus pensamentos por meio desta tática foram Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB). Já Silval Barbosa (PMDB) e Marcos Magno (PSOL) preferiram repassar as informações “de cabeça”. Talvez devido a isso tenham parecido confusos em alguns momentos. Demonstrando que vieram preparados para a “guerra”, os candidatos utilizaram outras técnicas para ficar bem no vídeo e se comunicar melhor com os telespectadores.

Silval, por exemplo, a todo momento fazia exercícios com a boca para deixar sua dicção perfeita. Wilson, por sua vez, ficava um pouco inclinado para a frente, para “crescer no vídeo”. Mendes e Magno preferiram adotar uma postura firme e sem muitas novidades. Na hora da resposta, Mauro, Silval e Magno preferiam fixar o olhar, principalmente, no vídeo, como se conversassem com os telespectadores. Já Wilson as vezes olhava para a câmera ou encarava os outros candidatos. Enquanto eles faziam uma verdadeira ginástica para se manter perfeitos no vídeo, os funcionários da TV Cidade Verde, afiliada da Rede Bandeirantes, cuidavam de todas as questões técnicas, desde retorno da imagem, microfone, "Telepronter" e o posicionamento das câmeras.
A plateia, por sua vez, que mais parecia uma torcida em dia de final da “Copa do mundo”, ficou atenta à cada detalhe e fazia constantes comentários sobre o desempenho de seus candidatos e dos adversários. Eram cerca de 30 convidados, entre jornalistas, assessores, amigos, além das esposas dos candidatos, que compareceram para dar aquele apoio moral e, é claro, palpitar sobre como eles precisam se portar. Bastava a mediadora anunciar um comercial, para os quatro serem cercados por assessores prontos para dar as famosas “dicas”.

Em alguns momentos a agitação era tão grande que os marqueteiros simplesmente davam um “chega pra lá” nos palpiteiros. O secretário da Casa Civil, Éder Moares, por exemplo, foi convidado a voltar para seu lugar pelo marqueteiro de Silval, Carlos Rayel, e pelo ex-secretário de Comunicação Osmar Carvalho, que o orientavam durante um dos intervalos. O único vice que foi até a bancada durante os intervalos foi Dilceu Dal Bosco. Rapidamente se dirigiu a Wilson, cochichou algo e retornou ao seu lugar, enquanto que Mendes recebia dicas de seu coordenador de comunicação Gustavo Oliveira.

Quando o “apito final” soou e a transmissão foi encerrada, a plateia se levantou e ovacionou os quatro candidatos, que respiravam aliviados. Os olhares deles procuravam os integrantes de seu grupo para saber se foram bem ou não. Depois veio mais uma maratona de perguntas e respostas, antes de encerrar o primeiro confronto entre os quatro candidatos ao Governo de Mato Grosso. O próximo encontro deles acontece na semana que vem e será transmitido pela TV Gazeta, afiliada da Rede Record.

RD News

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hospital Metropolitano e novo Cridac ficam prontos esse ano


Os problemas com a saúde pública são pauta a muito tempo. A saúde - direito irrevogável de cada cidadão - não tem sido uma constante na vida dos brasileiros, que sofrem com o atual sistema de saúde 'capenga' que não suporta atender a quantidade e necessidade de todas as pessoas que dependem dele, em Mato Grosso e em todo o país.

O secretário de Estado,de Saúde, Augusto Amaral, que particicipou hoje (11), do programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3), falou da atual situação do hospitais regionais, como o Metropolitano, de Várzea Grande e o antigo Hospital São Tomé, que irá abrigar o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) e ainda, do Hospital Universitário Julio Muller.

Segundo ele, o Hospital Metropolitano, que terá o perfil de traumato-ortopedia e deverá abrigar cerca de 70 leitos, ficará pronto ainda esse ano. "Fácil é inaugurar, difícil é manter" diz o secretário, por conta do custo mensal de cerca de R$ 3 milhões, além do custo da obras que ficou em R$ 15 milhões. A ideia é cuidar principalmente de acidentados de média complexidade.

O antigo Hospital São Tomé também, segundo Amaral, deverá ficar pronto ainda esse ano. Em relação ao antigo Hospital Modelo, o secretário informou que o local não foi adquirido com intenção de se tornar um hospital, e sim uma sede administrativa.

Ele informou ainda, que todos os hospitais regionais do interior estão passando por reforma ou pequenas obras e que o Hospital Universitário Julio Muller está sendo ampliado.

Folha do Estado