Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Veredicto e sentença para os acusados de matar ambulante no Goiabeiras deve sair nesta quarta



O veredicto do júri popular e, caso haja condenação, leitura de sentença para os acusados de assassinar o ambulante e contador Reginaldo Donnan dos Santos Queiroz, 31 anos. Jefferson Luiz Lima Medeiros, 25 anos; Ednaldo Rodrigues, 30 anos; Valdenor de Moraes, 41 anos; e Jorge Dourado Nery, 31 anos, todos ex-seguranças do Shopping Goiabeiras e acusados de homicídio triplamente qualificado, deverá sair nesta quarta-feira (29).
O Júri Popular é conduzido pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal da Capital, e teve início às 8h desta terça-feira (28). Ao todo, serão 22 testemunhas a depor e os quatro réus. O julgamento pode durar até dois dias.
magens das câmeras de vigilância do shopping flagraram os quatro seguranças denunciados colocando o corpo do vendedor em um contêiner de lixo. As imagens registraram desde a abordagem ao vendedor ambulante pelos seguranças do shopping, quando Reginaldo Donan fazia um lanche na praça de alimentação, até a saída dele, carregado em um contêiner de lixo.
Atualização 20h35
Com o fim do depoimento do segurança Amilton, é iniciada a leitura de uma Carta escrita por Reginaldo. “Pedi e implorei várias vezes que ele não me agredisse. Penso eu, que um shopping como o Goiabeiras tem que repensar sua política de tratamento de pessoas. [...] Em que sociedade será que eu vivo? Ninguém veio falar comigo, muito menos falar que iam devolver os meu pertences, que apreenderam. Como se eu fosse o maior bandido do mundo”.
Apesar de não ter sido o médico legista que realizou a necropsia em Reginaldo, prestou depoimento Jorge Barbosa, de 54 anos. “Reginaldo continha uma concentração visível se lesões na cabeça. [...] Em uma queda, o que se espera é que a pessoas tente amortecer com outra parte do corpo [...]. A lesão apresentada em Reginaldo foi feita por um instrumento contundente. Um chute é um instrumento contundente. Um chute ou golpe de arte marcial causariam a lesão apresentada por Reginaldo”.
Depoimento concedido por Joaquim Pinto de Oliveira Neto, médico legista de 53 anos, também foi lido: “As lesões apresentadas na cabeça de Reginaldo não são compatíveis a uma queda na escada. [...] As lesões apresentadas em Reginaldo são compatíveis com espancamento”.
Continua o julgamento com leitura do relatório policial dos DVDs com as imagens das câmeras de segurança do shopping. Nas imagens é possível ver “a condução da vítima para a sala de segurança. A chegada do contêiner utilizado para transportar a vítima para fora da sala de segurança até a viatura da PM. Visualiza-se a participação de várias pessoas, entre policias e seguranças.”
“Vários funcionários observam a retirada da vítima para dentro do contêiner”, “Quatro vigilantes conduzem a vítima até a sala de segurança, sendo que um deles fica do lado de fora. [...] Policias militares entra na sala de segurança. [...] Funcionários da limpeza aproximam-se da sala com um contêiner de cor verde. A vítima aparece dentro do contêiner com as pernas para cima.”

Folha do Estado

Ladrões roubam veículos e dão aviso de que assaltarão banco em MT

Assaltantes de bancos planejam roubos cinematográficos em agencias bancarias da região noroeste de Mato Grosso. A notícia foi dada nesta terça-feira pelo Capitão PM Vasconcelos comandante do Comando de policiamento de área da Polícia Militar do município, durante programa da TV Record. Com a notícia em mãos, a PM reforçou o policiamento nas cidades alvos dos criminosos.

Segundo informou o oficial, a PM recebeu a informação que no ultimo domingo quatro veículos foram furtados e roubados na região da cidade de Sinop e que os ladrões viriam para a região do vale do Arinos na finalidade de realizar assalto com os carros que foram produtos de furtos e roubos.

Há informação que dessa vez poderá ser os municípios de Juara ou Juína. Em Juína viaturas policiais estão em rondas nas proximidades das agencias bancarias. Além disso, blitz e abordagens em carros em atitudes suspeitas foram realizadas.

Durante esta semana os policiais estão em alerta, toda denúncia e informação serão checadas, o efetivo policial nas ruas aumentou e o policiamento será intenso por toda cidade de Juína e Juara.

Não é a primeira vez que ocorrem alertas as autoridades policiais sobre possível roubo a banco na região. No dia 3 de fevereiro, a emissora de televisão também divulgou em primeira mão o plano de um assalto que poderia ser nas agencias de Juína, Juara ou Aripuanã. Trinta dias depois eles cumpriram o que haviam prometido, uma quadrilha fortemente armada realizou um assalto cinematográfico e assaltaram a agencia do banco do Brasil de Aripuanã.

O Banco do Brasil sabia o serviço de inteligência da Polícia Militar também sabia. Nem assim não conseguiram evitar que bandidos especializados em assaltos a banco entrassem no Banco do Brasil de Aripuanã para mais um assalto cinematográfico que fugiram com todo o dinheiro que estava no cofre da agência e ainda levaram o dono de uma caminhonete, um cliente e o gerente do banco na fuga.

Audaciosos eles mandaram novamente recado, dessa vez será Juína ou Juara. Existe a tese de que eles poderão também voltar a Aripuanã.

Os veículos roubados e furtados na região de Sinop é: um Fiat Pálio, uma camionete L-200 de cor amarela, uma caminhonete L-200 de cor preta e uma camioneta Hilux de cor prata.

24Horas News

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Taques, Antero e Abicalil aparecem empatados em disputa "acirrada"

Uma nova pesquisa do instituto Gazeta Dados, a quarta rodada, confirma o governador Blairo Maggi (PR) como praticamente eleito se as eleições fossem hoje com 64% das intenções de voto e indica um empate técnico entre os candidatyos Carlos Abicalil (PT), Antero Paes de Barros (PSDB) e José Pedro Taques (PDT). O petista obteve 29% das intenções de voto dos eleitores de Mato Grosso, enquanto o tucano e pedetista despontam com 28%.

As diferenças de Abicalil, Antero e Taques em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro, de 28%, 27% e 26% são mínimas, segundo análise do jornal A Gazeta, que circula hoje. Na segunda rodada, os índices já mostravam situação de empate técnico. Uma semana depois, o candidato petista cresceu um ponto, mesmo percentual do tucano, e Taques avançou 2 pontos.

Avaliando o resultado das pesquisas Gazeta Dados, desde o primeiro levantamento realizado entre 14 e 16 de agosto, a dança dos números alterou bastante a situação do pedetista Pedro Taques. Ele iniciou a disputa com 9%, foi a 17%, 26% e agora tem 28%, 19 pontos percentuais de crescimento num intervalo de cerca de 40 dias.

Já Antero aparecia com 29% na primeira sondagem, 26% na segunda, 27%, na terceira e chega a 28%. Carlos Abicalil partiu de 21%, foi a 28%, permaneceu com os mesmos 28% e agora está com 29%. Os demais nomes que estão concorrendo, Procurador Mauro (PSOL), Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), apresentaram percentuais de 5%, 3% e 1%.

Desde a primeira rodada de pesquisa, o Gazeta Dados faz simulações do comportamento do eleitorado, estimado em 2.095.825 no Estado, a respeito do primeiro e segundo votos ao Senado. Para a 1ª vaga, Blairo Maggi chega a 54% das intenções de voto, acompanhado em segundo lugar por Taques, com 15%, Antero com 9% e Abicalil com 6%.

O total de indecisos é representativo e atinge 10%. Considerando as estatísticas do TRE, seriam mais 200 mil votos do conjunto de eleitores no Estado. Na amostragem, brancos e nulos reúnem 4%.

A pretensão do eleitor para a 2ª vaga ao Senado indica um quadro inverso com o petista na liderança ao atingir 23%, 2 pontos a mais que na pesquisa anterior. Ele é seguido por Antero com 19%, que também cresceu 2 pontos. Taques com 13%, um recuo de 2 e Maggi com somente 10%.

Neste caso, a soma de eleitores indecisos é muito elevada, alcançando 22%, 12% a mais que na decisão do 1º voto. Brancos e nulos são também maiores e sobem para 6%. A dúvida sobre a segunda vaga é que indica um quadro muito tenso ao Senado. Qualquer fato envolvendo os candidatos à senatória até o dia 3 pode alterar o comportamento do eleitor e levar os indecisos a optar por um determinado político. Com informações do jornal A Gazeta.

Olhar Direto

Candidatos ao Governo de Mato Grosso "decidem" hoje no último debate na TV

Os quatro candidatos ao governo do Estado se enfrentam hoje à noite no último debate antes da eleição, realizado pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Os três principais candidatos vão passar o dia concentrados para o confronto.

Esta será a última oportunidade dos eleitores verem o governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e o administrador Marcos Magno (Psol) debaterem suas ideias frente a frente.

O encontro acontece às 21h30, logo após a novela Passione, e será transmitido para todo o Estado, com aproximadamente uma hora e meia de duração. Todos os candidatos firmaram o compromisso de chegar uma hora e meia antes na sede da TVCA. O debate será transmitido do auditório da emissora, porém não será aberto ao público. A mediação será feita pelo jornalista Hélter Duarte, que trabalha na Rede Globo do Rio de Janeiro.

Faltando cinco dias para a eleição, a expectativa é grande entre todos os candidatos, pois a TV Centro América é a emissora com maior audiência no Estado e atinge todos os municípios de Mato Grosso.

Todos eles reservaram o dia de hoje para se preparar para o encontro. Wilson irá passar o dia em sua chácara estudando. Mauro também marcou poucas atividades em sua agenda por causa desse debate. O governador também não tem hoje compromissos de campanha.

O programa será divido em cinco blocos. Em dois, os candidatos poderão fazer perguntas entre si, com temas livres. Em outros dois, cada candidato faz uma pergunta sobre tema determinado, sorteado na hora. Doze temas foram pré-determinados em comum acordo com as assessorias dos candidatos. O último bloco fica reservado às considerações finais.

A abertura de dois blocos com temas livres pode dar oportunidade de Mauro Mendes e Wilson Santos subirem o tom das críticas ao governador. Este será o quarto debate televisivo. Nos dois últimos, feitos pela TV Record e TV Rondon, os candidatos de oposição miraram nos pontos fracos do governo, ressaltando o tema corrupção, tendo como exemplo o escândalo do maquinário, onde R$ 44 milhões foram desviados na compra de caminhões e retroescavadeiras. A TV Band também promoveu debate entre os candidatos.

Silval, por sua vez, preferiu direcionar perguntas mais para o candidato Marcos Magno para evitar confronto direto. Também porque, pela lógica, a pessoa que recebeu a pergunta é quem fica com a última palavra.

Wilson e Mauro negam qualquer acordo no sentido de mirarem forças contra Silval numa tentativa de levarem a disputa para o segundo turno. Todas as pesquisas eleitorais mostram a vitória de Silval Barbosa já no primeiro turno. Porém, Mauro e Wilson ainda estão confiantes que podem reverter o quadro. A expectativa é mais aparente, inclusive, no socialista, pois nas últimas pesquisas ele tem crescido. Começando a campanha em terceiro lugar nas intenções de votos, ele já ultrapassou Wilson Santos e se mantém em segundo lugar.

O Documento

Preso pastor que usava igreja para vender drogas em MT

A Policia Civil do município Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste) prendeu, na última sexta-feira( 24.09), um homem em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O preso, Márcio Henrique da Silva Vieira, 24 anos, pastor da igreja evangélica Deus é Amor, era procurado por envolvimento com o tráfico de droga no Baixo Araguaia.


Em abordagem da Polícia Militar, ocorrida dias atrás, no veículo Ford Escort, cor branca, foram encontrados 53 gramas de substância de pasta-base de cocaína e vários ‘papelotes’ com resíduo de drogas. Na ocasião, o acusado abandonou o automóvel e se escondeu no mato escapando do cerco policial.


Durante investigações, a Polícia Civil descobriu que Márcio usava a igreja para comercializar drogas. Também foi revelado que Márcio vendia substâncias entorpecentes na região de Espigão do Leste (povoado conhecido como Baianos), situado na BR 080, e em São José do Xingu (1.200 km a Nordeste).


Em Ribeirão Cascalheira, Márcio já responde a Inquérito Policial pelo crime de tráfico de entorpecentes. O acusado foi encaminhado para o Presídio de Água Boa (730 km a Leste) onde ficará à disposição da Justiça.

24Horas News

MPF deve denunciar acusados de vender sentença em MT

O subprocurador-geral da República, Eugenio Aragão, poderá oferecer denúncia contra os envolvidos em um esquema de suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Aragão analisa o relatório das investigações comandadas pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi.

Com o oferecimento de denúncia, os envolvidos poderão responder ação penal, por possíveis crimes de exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva, além de formação de quadrilha. O processo tramita em segredo de Justiça.

A suposta prática de venda de sentenças resultou na deflagração da Operação Asafe, em maio passado, pela Polícia Federal. Na ação, foram presas nove pessoas, em sua maioria, advogados. Além disso, a PF cumpriu 30 mandados de busca e apreensão em residências de magistrados e escritórios de advocacia.

Foram presos durante a operação: Célia Cury (advogada e esposa do desembargador Tadeu Cury), Jarbas Nascimento (ex-chefe de gabinete de Tadeu Cury), Cláudio Emanuel Camargo (empresário e genro Célia), Alessandro Jacarandá (advogado).

Também foram para a cadeia Alcenor Alves de Souza (advogado e ex-prefeito de Alto Paraguai), Rodrigo Vieira (advogado), Santos de Souza Ribeiro (advogado), Ivone Reis Siqueira (lobista) e Max Weize Mendonça (advogado). Todos respondem em liberdade.

Ainda na operação, foram intimados a depor: André Castrillo (advogado), Eduardo Gomes (advogado), Renato Viana (advogado e ex-juiz do TRE), Eduardo Jacob (advogado e juiz afastado do TRE), Maria Abadia Aguiar (ex-juíza do TRE), José Tadeu Cury (desembargador), Evandro Stábile (desembargador afastado pelo STJ) e Clóvis Martins (ex- prefeito de Poconé).

As buscas e apreensões foram realizadas nas residências de: José Luiz de Carvalho (desembargador afastado pelo STJ), Evandro Stábile (desembargador afastado pelo STJ), José Tadeu Cury (desembargador e esposo de Célia Cury), Donato Fortunato Ojeda (desembargador aposentado), Eduardo Jacob (juiz do TRE - afastado pelo STJ) e Círio Miotto (juiz auxiliar do TJ - afastado pelo STJ).

Investigações

Os indícios de supostas vendas de sentença do Poder Judiciário de Mato Grosso surgiram em 2005, a partir de investigações sobre o tráfico internacional de drogas, protagonizado por suposta quadrilha que atuaria nas cidades de Mineiros e Jataí, ambas localizadas no Estado de Goiás. Durante as investigações, foram autorizadas pela Justiça de Goiás algumas interceptações telefônicas.

Com a degravação das conversas, indicou-se a participação de juízes e desembargadores mato-grossenses em um possível esquema de venda de sentenças. Ao constatar participação de pessoas com foro privilegiado, a 5ª Vara Federal de Goiás encaminhou os autos para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde então, o caso vinha sendo investigado pela ministra Nancy Andrighi, que concluiu as investigações e encaminhou o inquérito para Procuradoria da República, para oferecimento de denúncia.

Midia News

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Previsão indica chuva nesta segunda-feira em Cuiabá e outras regiões de MT

Nesta segunda-feira, no sul de Mato Grosso, muitas nuvens, períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso, o sol aparece, as nuvens se formam e acontecem pancadas de chuva à tarde.

Em Cuiabá, a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 38ºC.

O Documento

Aids segue avançando entre mulheres jovens em Mato Grosso

Apesar da redução do número de mortes e do aumento do tempo de sobrevida, a Aids continua merecendo atenção e prevenção. Ao longo das duas últimas décadas, a doença sem cura aumentou significativamente sua incidência sobre mulheres. No começo da epidemia, para cada mulher infectada havia 25 homens infectados em Rondonópolis. Hoje, de forma geral, para cada dois homens infectados com o vírus, existe uma mulher infectada. De forma assustadora, entre as mulheres jovens, essa proporção já se inverteu na cidade. Para cada homem jovem infectado com o vírus, já existe, praticamente, duas mulheres jovens infectadas.

Nesse quadro, a gerente do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais do Departamento de Ações Programáticas do Município de Rondonópolis, Cristina Pereira da Silva, externa que uma das principais preocupações das políticas de saúde pública está justamente nas mulheres jovens, que se figuram atualmente como uma população em situação de grande vulnerabilidade. No começo da epidemia a população em situação de vulnerabilidade era composta, principalmente, por homossexuais do sexo masculino e profissionais do sexo.

Analisando o avanço do vírus sobre o público feminino, de forma geral, a gerente argumenta que uma das explicações para essa inversão na proporção de infectados está no fato de a mulher procurar mais as unidades de saúde e buscar conhecer seu status sorológico. Na idade fértil, a saúde pública oferece ainda o teste anti-HIV no pré-natal, facilitando o diagnóstico. Outro fator a ser considerado, segundo Cristina, está ligado à dificuldade da mulher negociar o uso do preservativo com o parceiro, fazendo com que haja um considerável índice de contaminação no público feminino.

Apesar dessa preocupação, alguns números evidenciam que tem havido um maior uso do preservativo de forma geral. Mesmo assim, esse uso não alcança ainda um índice ideal. Nas relações sexuais, Cristina Pereira reforça que a única forma de prevenção continua sendo o uso dos preservativos. Nesse contexto, observa que o número de preservativos masculinos distribuídos na rede pública tem aumentado significativamente. Há três anos, eram distribuídos 250 mil preservativos por ano e agora são quase 600 mil unidades por ano, sem considerar a distribuição em grandes eventos, a exemplo do carnaval.

Entre os desafios da doença atualmente permanecem o estímulo ao uso dos preservativos, além do incentivo ao conhecimento do status sorológico da população sexualmente ativa, por meio do teste anti-HIV. “De forma geral, as pessoas têm acesso à informação, mas só conhecimento não é o suficiente. É preciso mudança de atitude”, assegura Cristina Pereira, em relação à conscientização do uso dos preservativos. Outros desafios da rede pública estão concentrados em sensibilizar a pessoa com Aids quanto à adesão à medicação antiretroviral (coquetel), assim como reduzir o preconceito e a discriminação – ainda muito grande (veja mais nesta página). “Os portadores do vírus têm uma grande dificuldade de serem aceitos socialmente”, observa.

24Horas News

Ságuas deve responder a processo por crime eleitoral

O delegado de Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá), Marcelo Graciano, que investigações a prática de crime eleitoral na cidade, afirmou ao MidiaNews que ficou comprovado, na apuração dos fatos, a responsabilidade por parte do deputado estadual Ságuas Moraes (PT), candidato a uma vaga na Câmara Federal.

No último dia 22, o candidato foi detido na cidade, durante um almoço promovido pelo PT, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Junto com Ságuas também foram detidos o prefeito do município, Farid Tenório (DEM), e a vereadora Noêmia de Souza (PT), além de 30 pessoas que participavam do almoço.

Segundo o delegado, o candidato estava em uma reunião política na AABB com a participação de membros do PT e de simpatizantes, sendo servido no local um almoço.

A partir de uma denúncia, servidores do cartório eleitoral de Arenápolis foram até o local e presenciaram o crime. Em seguida, todos os participantes do almoço foram conduzidos à delegacia, para prestar esclarecimentos.

Graciano explicou que o fato de estar em encontro político pedindo votos não configura crime, no entanto, a legislação eleitoral considera o almoço como oferecimento de vantagem em troca de voto. Dessa forma, ficou configurado que houve a prática de corrupção eleitoral por parte do candidato petista.

Segundo o delegado, o petista não foi autuado em flagrante em função de dispor de prerrogativa de cargo, por ser deputado estadual licenciado.

Quanto ao prefeito Farid Tenório, o democrata foi ouvido pela Polícia Civil e liberado no mesmo dia da detenção. Segundo o delegado, não ficou comprovada, nas investigações, a prática de crime eleitoral por parte do prefeito.

A vereadora Noêmia foi presa em flagrante, por ter sido a organizadora do almoço. Segundo o delegado, a petista pagou fiança e foi liberada no dia seguinte.

De acordo com Graciano, as investigações deverão ser concluídas em dez dias, uma vez que, até agora, colheu depoimento apenas de seis das 30 pessoas envolvidas no caso.

O relatório das investigações será encaminhado à Justiça Eleitoral de Arenápolis, que decidirá se Ságuas e Noêmia responderão processo por crime de corrupção eleitoral.

Outro lado

O deputado Ságuas Moraes não atendeu às ligações feitas pela reportagem. Mas, no horário eleitoral gratuito reservado ao PT, no rádio e na TV, o candidato afirma que não foi preso e que não comprou votos.

Na mesma oportunidade, Ságuas nega que tenha usado a Secretaria de Estado de Educação, da qual foi titular até março deste ano, em benefício eleitoral. A pedido do MPE, a Polícia Federal apeendeu documentos e computadores na Seduc, após denúncia de suposto uso da máquina pública em campanha eleitoral.

Midia News

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MatoGrosso já registrou 41,5 mil casos de dengue

Período de seca no Mato Grosso não impediu o aumento na contaminação de pessoas pela dengue. Da primeira semana de agosto a esta quinta-feira (23), o Estado notificou 908 novos casos da doença. Média de dezessete ocorrências diárias nos últimos 53 dias.
Dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que 1º de janeiro até esta quinta-feira (23) o Estado registrou 41.524 casos da doença. Desse total, 893 foram notificados como casos graves de dengue.

O total de notificações até o momento de óbitos por dengue é de 59 casos. Desses óbitos, 50 foram confirmados e 9 estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MT.

A cidade maior quantidade de casos é Cuiabá que tem até o momento somou 4.612 contaminações. Sendo oitenta e sete como casos graves da doença e oito mortes.

No segundo lugar está Várzea Grande com 1.590 casos ocorrências. Desse número, 168 foram notificados como estágio avançado da doença. Quatro mortes foram confirmadas como origem a dengue.

Mais de 60 motoristas e pilotos de motos flagrados dirigindo bêbados todos os meses

Todos os dias, pelo menos duas pessoas são presas em Cuiabá e Várzea Grande por dirigir embriagadas. Alguns estão tão bêbados, que mal conseguem descer o veículo. Outros não conseguem nem falar direito, e alguns são flagrados dirigindo na contra-mão, mesmo em grandes avenidas.

Sem perceber que estava colocando sua própria vida em risco ao ser atingido violentamente, e de frente por um carro, Edmilson Rodrigues Alves, de 22 anos, foi flagrado pilotando uma moto na contra-mão da Avenida das Torres, uma das mais movimentadas de Cuiabá.

O teste de alcoolomia feito por Edmilson atingiu 0,99 de álcool no sangue. Ou seja, ele estava muito bêbado e foi autuado em flagrante na Central de Polícia em crime de direção perigosa.

Outro que também estava muito bêbado foi Acácio Adão de Camargo, de 42 anos, motorista do Gol bege, placa AAH-3695. O acidente aconteceu por volta dos 55 minutos da madrugada desta quinta-feira (23).

O Gol de Acácio, que dirigia com mais de 1 miligrama de álcool no sangue - mais bêbado ainda do que Edmilson Alves -, trafegava pela Avenida Alameda-1, da Morada da serra (CPA-3), quando se envolveu em uma colisão contra outro veículos.

O acidente, segundo a Polícia, causou apenas pequenos danos materiais nos dois veículos, mas poderia sim, ter causado uma grande tragédia.

Acácio foi detido pela Polícia Militar e transferido para a Central de Flagrante, onde foi autuado pelo delegado Cley Celestino Batista em crime de direção perigosa.

Mais de 60 motoristas e pilotos de moto estão sendo presos todos os meses na Grande Cuiabá em crime de direção perigosa. Todos, segundo ainda a Polícia, são flagrando dirigindo bêbados. Só que, poucos aceitam fazer o teste de alcoolomia, também conhecido como teste do bafômetro.

24Horas News

PCdoB, PCO, PRTB, PTN e PSOL deixam de entregar prestações e serão julgados

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso julgará, na proxima semana, cinco pedidos de providências relativos a partidos no Estado que não entregaram as prestações de contas. PcdoB, PCO, PRTB, PTN não entregaram as contas do exercício de 2008 e o PSOL deixou de entregar o documento do ano passado.

O julgamento acontecerá na sessão da próxima semana do TRE. Os cinco processos serão relatados pelo juiz federal César Augusto Bearsi. Ele ficará responsável por dar o prosseguimento ou punição estipulada pelo descumprimento da entrega das contas ao órgão. Entre uma das punições, é prevista a suspensão do fundo partidário. A coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT foi quem requereu o pedido de providências.

24Horas News

Socialista e comunista dominam inserção na propaganda eleitoral em MT

O socialista Valtenir Pereira, do PSB, se tiver a quantidade de votos proporcional ao tempo que apareceu na televisão, durante as inserções de vídeo na programação das emissoras, pode se considerar eleito. De todos os que disputam uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, o parlamentar federal conseguiu até agora 231 aparições. Isso representa 3.883 segundos. Em segundo lugar aparece a candidata Ana Flávia, do PCdoB, que 111 inserções, segundo dados de um levantamento realizado pela Agência de Fiscalização de Propaganda e Mercado, APFL.

O levantamento refere-se ao período de 18 de agosto a 23 de setembro, às 17h30. A inserção computada refere-se apenas as quatro emissoras de televisão de Cuiabá – captada em boa parte dos municípios da Baixada Cuiabana, considerado o maior colégio eleitoral do Estado. As inserções são diferentes do espaço reservado a partidos e coligação para a propaganda eleitoral gratuita.

Candidato a reeleição, Pereira é, como se convencionou, o “dono” do PSB quando o assunto é mídia. Responsável por embates diretos na formação da aliança que sustenta a candidatura de Mauro Mendes ao Governo, Valtenir conseguiu a façanha de ser candidato único. A comunista Ana Flávia também é candidata única do PCdoB.

O terceiro que mais ocupou espaço na televisão foi Wellington Fagundes, do Partido da República, com 94 aparições. Bem mais que seu colega de sigla, o também deputado federal Homero Pereira, que foi colocado no ar 55 vezes apenas, segundo o levantamento. Wellington tem quase duas vezes mais aparições que Vera Albert, com 36 aparições.

Diferente do PSB e do PCdoB, a situação entre os republicanos não é pacífica. O candidato André Trechaud, apareceu 33 vezes e faz duras críticas. Ele trata a questão como “discriminação” e “desigualdade” e frisa: na propaganda eleitoral reservada ao PR “só os poderosos podem”. Trechaud diz que está fazendo uma campanha alternativam através do uso da internet, juntamente com os amigos e as redes sociais Orkut, Twitter, Facebook etc. “Só assim poderemos ter uma campanha limpa, sem poluição visual de placas e santinhos jogados nas ruas. É preciso mudar” – propôs..

Outro disparate está no PMDB. Carlos Bezerra, candidato a reeleição, mostra que tempo de casa tem que ser respeitado. Apontado como um dos últimos “caudilhos” da política pelo estilo “mão de ferro” de governar a sigla, o parlamentar prevalece: tem 71 aparições nas inserções de televisão contra 47 de Victório Galli. Lelo, outro candidato do PMDB a federal, tem 35 aparições. Ao contrário do PR, lá ninguém ousa reclamar.

De acordo co o levantamento, o PSOL optou pela igualdade entre seus dois candidatos a deputado federal. Lopes Filho tem 77 aparições e Álvaro Ormond está com 74. O mesmo fez o Partido dos Trabalhadores entre seus dois principais personagens políticos, a senadora Serys Slhessarenko, que disputa uma vaga a federal por imposição partidária, e Saguas Moraes, deputado estadual, que tenta chega a Câmara Federal. No PSDB, Thelma e Rogério Salles também dividiram o tempo com Nilson Leitão. Thelma apareceu 55 vezes, Nilson Leitão 54 e Salles 53.

24Horas News

Marqueteiro se diz vítima de “calote” de Mauro Mendes

O marqueteiro Léo Pereira, contratado pelo candidato ao governo Mauro Mendes (PSB) durante os primeiros meses de campanha, enviou e-mail às redações dos veículos de comunicação de Cuiabá afirmando que possui uma pendência financeira com seu ex-patrão. "Estou levando um calote eleitoral (...) O Mauro está adotando uma postura escrota", afirmou em entrevista exclusiva ao MidiaNews.

Segundo ele, Mendes e seu coordenador financeiro, Mauro Carvalho, estão agindo com má-fé e lhe "enrolando". "Eu e minha equipe fizemos um contrato de três meses, trabalhamos sessenta dias e só recebemos 10% do valor referente a esse período. É um calote eleitoral", reclamou. Ele não quis informar os valores devidos.

O marqueteiro afirmou que não consegue mais falar com o candidato. "Nem o Mauro Mendes, nem o Mauro Carvalho me atendem mais. Para mim eles cortaram definitivamente as negociações. Eles estão enrolando e entendo que essa é uma forma de não nos pagar. Eles se acham no direito de não pagar as pessoas. Falta decência deles", reclamou.

Sorje e o tapete

Léo Pereira, que reside em Goiânia e foi indicado pelo deputado Percival Muniz, reclama também de uma multa contratual. "Eles têm que pagar as parcelas vencidas e discutir uma multa comigo. A postura deles está sendo escrota; postura de quem está oferecendo um valor que não cobre nem a parte realizada do contrato", reclamou.

O profissional da comunicação se disse "vítima de uma armação". E acusou o publicitário Lúcio Sorje, um dos coordenadores de Mauro Mendes, de lhe "puxar o tapete".

"O Lúcio Sorje coordenou um processo para me derrubar. Ele dizia que era meu parceiro, mas, na verdade, percebi o que estava acontecendo: ele estava infernizando o candidato contra a gente, pra puxar o nosso tapete", disse.

"Arrogância, deslealdade e "


Ao MidiaNews, o marqueteiro disse não acreditar que falte dinheiro ao candidato Mauro Mendes para honrar o compromisso com ele e com sua equipe, de 17 pessoas.

"É má-fé mesmo... No mínimo, uma atitude de quem tem ego exacerbado, a mesma que levou à quebra do contrato. Ele não consegue enxergar o justo e negociar o justo, para colocar uma pedra em cima disso e ir para frente", avaliou.

Ele afirmou que vem sendo "esmagado" e "pressionado". "Estou recebendo um tratamento inadequado; estou sendo subjugado. Isso é arrogância, deslealdade nas relações. Ele não enxerga o que combinou, enxerga o outro sempre como menor, sempre acha que pode jogar o outro para escanteio e passar por cima das pessoas. Eu penso que a atitude dele está sendo essa", afirmou Léo.

Justiça

Ele não descartou a possibilidade de acionar o candidato Mauro Mendes na Justiça, caso não haja um acordo "descente". "Acho que dessa vez eu vou entrar sim, até porque estou cansado desse tipo de coisa em campanhas políticas, dessa falta de respeito com o trabalho da gente", afirmou.

Outro lado


A assessoria de Mauro Mendes divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

"No entender da coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, o senhor Leo Pereira não tem mais qualquer valor a receber pelos serviços que prestou. O que lhe era devido já foi pago e caso ele não concorde, tem o direito de tomar as providências que considerar cabíveis."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Operação Sentinela" apreende mais 21 mil carteiras de cigarro no Oeste

Equipe policial da “Operação Sentinela” do Mato Grosso composta por Policiais Federais e policiais da Força Nacional, em cumprimento a mandado de busca e apreensão no Município de Pontes e Lacerda, no Oeste de Mato Grosso, efetuaram a apreensão de 42 caixas de cigarros provavelmente de origem boliviana, equivalente a 21 mil carteiras de cigarros.

Ao chegarem ao local os policiais se depararam com um veículo Fiat Strada, que estava saindo carregada do local de cumprimento do mandado. O veículo foi abordado logo após ter saído do referido local, carregando 14 caixas de cigarros. Em busca na residência foram encontradas mais 28 caixas de cigarros.

Durante a diligência houve a prisão de dois homens pelos crimes de contrabando, os quais foram encaminhados à Cadeia Pública em Cáceres/MT onde estão à disposição da justiça. A mercadoria apreendida e o veículo foram entregues à Receita Federal do Brasil para as providências cabíveis.

Os policiais da “Operação Sentinela” baseados em Cáceres já haviam apreendido aproximadamente 5 mil pacotes de cigarros (totalizando 50mil maços de cigarro) e 600 combos de DVD (totalizando 60mil DVDs) provenientes da Bolívia no último domingo (19/09/2010). A mercadoria estava sendo transportada em um caminhão VW/12.170 BT, abordado no posto policial da PRF, situado na BR-174, saída para Pontes e Lacerda. Vale lembrar que só no mês de setembro, também foram apreendidos um total de 9.260g de pasta base de cocaína e realizadas outras 7 prisões.

A “Operação Sentinela” é um esforço conjunto das instituições policiais que atuam na região de fronteira visando coibir os delitos de caráter transnacionais que acabam aumentando os índices de criminalidade dos grandes centros urbanos, concentrando seus esforços na atuação de combate ao narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas, delitos ambientais, tráfico de animais e pessoas, dentre outros delitos.

24Horas News

Campanha de Chica Nunes provoca incêndio em propriedade em Leverger

A deputada estadual Chica Nunes, do DEM, candidata a reeleição, está sendo acusada por chacareiros da região de Porto de Fora, localidade do município de Santo Antônio do Leverger, na Grande Cuiabá, de ter provocado um incêndio em uma propriedade, no ultimo sábado. Foi durante uma carreata organizada pela candidata. Membros da comitiva soltavam rojões para chamar a atenção dos ribeirinhos e um deles acabou caindo contra o solo, originando o incêndio. O fato foi registrado, inclusive, em vídeo.

Segundo relato do analista Sebastião Gonçalves Queiroz, as pessoas da carreata pararam seus carros em frente à chácara e ficaram aguardando o restante dos carros da candidata chegar de Santo Antônio do Leverger e continuarem até Barão de Melgaço. “Quando eles chegaram, pessoas de um dos carros soltaram um foguete de artifícios e este veio a espirrar faíscas na vegetação seca e então começou o incêndio” - contou.

Sebastião criticou o fato de que ninguém da carreata se prontificou a apagar o fogo. “Não se preocuparam com os danos e riscos que fogo causaria. Se preocuparam apenas em tirar os carros da beira da rodovia para não pegarem fogo também” - frisou.

Sebastião, juntamente com seu pai, começou a gritar com as pessoas para que apagassem o fogo. “A princípio acharam que estávamos brincando. Mas devido à nossa insistência, foi então que começaram a agir pedindo baldes para pegar água e enxadas e foices para tentar apagar o fogo” - relatou. Segundo o analista, alguns disseram que não tinham nada a ver com o evento político de Chica Nunes, temendo eventuais represálias.

Em apenas 5 minutos o fogo queimou boa parte da frente da chácara. Sebastião disse que ele, seu pai também foram ajudado por vizinhos. “Graças a Deus conseguimos apagar o fogo” – comentou.

O analista, porém, chegou a temer pelo pior, caso não tivesse pessoas na chácara naquele momento. Segundo ele, poderia ter acontecido uma tragédia maior, já que há um rancho de palha na propriedade que poderia ser incendiado. “Fiquei pensando na minha mãe, caso estivesse sozinha também. Preocupante só de pensar” - observou.

Sebastião criticou o que chamou de “irresponsabilidade desse tipo de pessoas”. Ele não poupou também a candidata Chica Nunes que passou no local e nem deu atenção para o que estava acontecendo. Um dos membros da caravana de Chica Nunes disse que em Barão de Melgaço aconteceu a mesma coisa e o fogo queimou uma grande área por causa do uso e solta de fogos de artifícios.

24Horas News

Mendes pesa nos ataques e tenta ligar Silval a Arcanjo


O candidato ao governo Mauro Mendes (PSB) intensificou o tom dos ataques ao adversário Silval Barbosa (PMDB), que lidera a corrida eleitoral rumo ao Palácio Paiaguás, segundo as pesquisas de opinião.

Em seu programa noturno de hoje, no horário gratuito na TV, Mendes tentou ligar Silval ao ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro e explorou dois processos a que o governador responde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por suposto desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, quando ocupou cargos na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Numa estratégia arriscada, segundo os manuais de marketing eleitoral, Mendes mostra que vai jogar todas as fichas com o objetivo de garantir sua participação no segundo turno das eleições.

"O que você vai ver agora, é muito grave. O Ministério Público Estadual denunciou o atual governador e candidato a reeleição por dois crimes gravíssimos: desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro", afirmou a apresentadora do programa de Mendes.

Confiança Factoring

"Num dos processos, Silval e outros deputados são acusados de desviar mais de R$ 600 mil usando as empresas do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro. A acusação do MPE é clara, não há duvida de que os requeridos agiram criminosamente. Em outro processo Silval foi denunciado pelo MPE por fazer parte de um esquema de lavagem e desvio de dinheiro público", continuou a apresentadora.

"Também nesse processo, é apontado o envolvimento de empresas do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro", completou.

Neste momento, o programa de Mendes mostra um cheque, no valor de R$ 30 mil, da Confiança Factoring nominal a Silval Barbosa.

Alheio ao fato de ter recebido o apoio de Silval em 2008, quando foi candidato a prefeito de Cuiabá, Mendes usa também em seu programa depoimentos de populares atacando candidatos fichas suja. "Chega de roubo, chega de ladroagem, chega de desvio de dinheiro, e vamos colocar no novo", diz uma eleitora.

"Mentiras"

O coordenador jurídico de Silval Barbosa, o advogado Francisco Faiad, emitiu nota em que "lamentou o baixo nível" de Mendes.

"Isso demonstra despreparo e desespero, e merece o repúdio de todos", afirmou Faiad. Ele adiantou que entrará na Justiça, nesta quinta-feria, "para que Mauro Mendes responda pelas mentiras apresentadas".

"São informações caluniosas, com o intuito de atingir a honra do cidadão Silval Barbosa. Mas, é importante observar que, quem tem que justificar à sociedade e à Justiça os processos na Polícia Federal, é o próprio Mauro Mendes", disse o advogado, referindo-se a inquérito que investiga suposta compra de lideranças do PRTB por Mendes, em 2008, no valor de R$ 400 mil, no segundo turno das eleições em Cuiabá.

Midia News

Incêndio próximo ao Centro de Eventos do Pantanal chega às margens da Miguel Sutil

Um incêndio consome a mata próxima ao entorno do Centro de Eventos do Pantanal desde as margens da Avenida Miguel Sutil há pelo menos três horas e meia.

Apesar de equipes do Corpo de Bombeiros estarem em luta aberta contra o fogo há mais de duas horas, as chamas ficaram tão altas que o trânsito na altura da rotatória que dá acesso ao Centro de Eventos e que retorna para o Parque Mãe Bonifácia teve que ser desviado pela Polícia Militar.


"Está um caos lá naquele lugar, a fila de carros é gigante e, além de tudo, ainda desviaram o trânsito de volta para o sentido bairro. Passei mais de 50 minutos no trânsito num trajeto que habitualmente faço em 30 minutos", reclamou o motorista Luiz Otávio Oliveira, que passava pelo local rumo ao trabalho, vindo de Várzea Grande.

A PM recomenda aos condutores que habitualmente utilizam a perimetral naquele ponto e não fazê-lo hoje e buscar vias alternativas. "Insistir em transitar por aqui só vai atrasar o trânsito e aumentar ainda mais o caos, além de atrapalhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros", explicou um tenente-PM que preferiu não ser identificado.

Folha Estado

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Trinca do PT usava a Secretaria de Educação para pedir votos

Agentes da Polícia Federal e oficiais de Justiça estiveram no final da tarde desta terça-feira (21), na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no Centro Político Adminstrativo, para realizar cumprimento de ordem judicial determinando busca e apreensão de computadores e documentos que comprometeriam os candidatos do Partido dos Trabalhadores, Carlos Abicalil (Senado), Alexandre César (deputado estadual), Ságuas Moraes (deputado federal). A chamda "trinca" do PT, como os três são conhecidos, estaria envolvida num suposto esquema do uso da “máquina pública” para cooptação de votos.

A busca ocorreu por volta das 17h30, mas, somente no período da noite o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), confirmou o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, atendendo a um pedido do procurador regional eleitoral, Thiago Lemos. O procurador pediu as buscas com base em dunúnciasque vinha recebendo sobre o uso da estrutura governamental. Thiago Almeida já investigava a atuação do grupo petista, na pasta da Educação. O processo estava em segredo de investigação.

A Secretaria de Educação é considerado uma espécie de feudo do PT. Particularmente do grupo liderado por Abicalil, atual candidato ao Senado. Por três anos, a Secretaria foi ocupada pelo deputado estadual Ságuas Moraes, agora candidato a deputado federal. O órgão governamental, dono da maior fatia do Orçamento do Estado, é administrado pela secretária Rosa Neide Sandes de Almeida, então adjunta de Saguas.

Os computadores e os documentos apreendidos devem ser periciados para que indícios de irregularidades sejam apurados. Se comprovados os crimes eleitorais, os envolvidos podem ter o registro de candidatura cassados e, se eleitos, podem perder o mandato por decisão da Justiça Eleitoral.

Busca no COREN - Além disso, ainda na tarde de hoje, a PF apreendeu material de campanha da candidata a reeleição a Câmara Federal, Thelma de Oliveira (PSDB), no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN) – que também estariam fazendo uso da entidade para pedir votos a viúva do ex-governador Dante de Oliveira.


24Horas News

Oficiais de Justiça entram em greve em Mato Grosso

Os 21 oficiais da Justiça Federal do Trabalho em Mato Grosso, lotados em Cuiabá, aderiram na segunda-feira (20) à greve dos servidores do Poder Judiciário Federal, que começou na última quarta-feira (15).

Entre as exigências da categoria está reposição salarial de 56%, referente à inflação acumulada desde 2006, e arquivamento imediato do PL-549/2009, projeto de lei que prevê um "congelamento salarial" por dez anos, e que já passou pelo Senado e tramita agora na Câmara Federal.

Até agora, os oficiais são os únicos a aderirem 100% do movimento grevista, que, de forma geral, possui 30% dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Justiça Federal e Justiça Eleitoral.

Apesar da totalidade dos oficiais de Cuiabá em greve, a presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado de Mato Grosso (Assojaf-MT), Mari Rockenbach Ribeiro, informou que o mínimo exigido para que o movimento seja considerada legal está sendo cumprido.

"Estamos trabalhando em forma de escala e com 30% dos nossos servidores. Além disso, vamos cumprir o que tiver caráter emergencial, como mandados e liminares que exijam certa urgência", disse.

De acordo com Mari, a greve pode afetar a população quanto à demora de ações que não sejam tão urgentes. "Vai acabar demorando um pouco mais a execução de algumas ações, em virtude exatamente de que não estaremos trabalhando com 100% da equipe. Os casos de penhora são um exemplo", explicou a sindicalistas.

Eleições sob risco

Atualmente, os órgãos do Judiciário Federal englobam 1.049 servidores, instalados em 51 municípios. Destes, 804 são sindicalizados e, segundo o presidente do do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal de Mato Grosso (Sindijufe/MT), Pedro Aparecido de Souza, estima-se que 300 aderiram à greve.

"No dia 28 de setembro, uma caravana do Judiciário federal de todo país estará em Brasília para reivindicar as pautas ao Governo Federal. Já temos um ônibus fechado para a data", afirmou Pedro.

Segundo o presidente, caso a greve prossiga e haja adesão maior dos servidores, as eleições do dia 3 de outubro podem ser comprometidas. Mesmo sem querer interferir no processo eleitoral, Pedro observou que o movimento pode agregar funcionários ligados diretamente às eleições.

"Não temos intenção nenhuma de paralisar ou prejudicar as eleições, mas o dia 23 próximo é o prazo final para o lacre das urnas e também para a reimpressão do título de eleitor. Já nas eleições em si, imagina se a grande porcentagem de funcionários em greve for do setor de informática", alertou, na semana passada, quando foi anunciada a greve.

MIDIA NEWS

WS acusa esquema na Sefaz; Maggi: "Ele engana eleitor"

O candidato a governador Wilson Santos (PSDB) reafirmou nesta terça-feira (21) a informação de um suposto "perdão" do Governo do Estado a uma dívida de R$ 155 milhões, referente ao ICMS, à empresa Fertipar Fertilizantes do Paraná. Ontem, durante debate na TV Record (Canal 10), Wilson disse que o Estado deu um presente da "Papai Noel" à empresa, no dia 23 de dezembro de 2009.

Em entrevista coletiva na tarde de hoje, Wilson acusou o ex-governador Blairo Maggi (PR) de baixar um decreto para beneficiar a Fertipar, que teria fornecido insumos à sua empresa, a Amaggi.

Segundo tucano, tudo começou quando a empresa foi multada pela Sefaz em R$ 155.797.534,86, por não ter recolhido o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos importados. De acordo com Wilson, a dívida teria sido perdoada, após Blairo Maggi baixar um decreto isentando a empresa parananese de pagar o imposto.

Wilson afirmou que o Estado possui um mecanismo tributário chamado "diferimento", que beneficia empresas que compram matéria-prima no exterior e a industrializam no Estado. Mas, segundo ele, no caso da Fertipar, a empresa não teria direito ao benefício fiscal por ter industrializado a matéria-prima no Estado do Paraná.

De acordo com o candidato do PSDB, em 10 de outubro de 2007, a Sefaz constatou a falta de recolhimento do ICMS durante uma fiscalização e lavrou um auto de infração. A partir daí, uma ação fiscal condenou a empresa a recolher a quantia de R$ 185.005.186,23, de ICMS, multa e acréscimos legais.

O perdão da dívida, segundo Wilson, teria como base o Decreto nº 2.311, de 23/12/2009, que alterou a regulamentação do ICMS. Ele destacou que a alteração prevê o beneficio do diferimento às empresas que importaram matérias-primas até 22 de outubro de 2009, tendo industrializado o produto ou não em Mato Grosso.

Segundo o candidato, com esse decreto, o Conselho de Contribuintes da Sefaz declarou extinto o crédito tributário da Fertipar.

Maggi repudia "investida eleitoreira"

Segundo o ex-governador Blairo Maggi, que disputa a uma vaga ao Senado Federal, Wilson Santos estaria tentando criar um factóide para lhe prejudicar e, ao mesmo tempo, enganar o eleitor.

"É a velha e desastrosa estratégia de utilizar factóides eleitoreiros na tentativa de macular a minha imagem pública, construída ao longo de dois mandatos como governador, e de reverter os altos índices de rejeição que assolam sua candidatura", disse Maggi.

Ele disse que o tucano age de forma "mesquinha e rasteira". "Capciosamente, Wilson Santos brincou, mais uma vez, com a opinião pública, como podem bem comprovar dados técnicos apontados pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em nota oficial divulgada a toda a imprensa e sociedade mato-grossense. Ao optar mais uma vez pela política rasteira, mesquinha, diante do desespero com os resultados das pesquisas eleitorais, Wilson Santos revela quão despreparado é para governar nosso imenso, rico e plural Mato Grosso", afirmou.

Blairo afirmou ainda que Wilson terá a resposta do eleitorado nas urnas. "Na investida de misturar política econômica com política eleitoreira, Wilson cometeu um erro crasso, primário. Mas enganar o eleitor, este sim, é um erro que a população certamente não irá tolerar com uma resposta clara, nas urnas, no dia 3 de outubro", afirmou.

Sefaz se posiciona

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Fazenda esclareceu que o decreto "ampliou os prazos de processamento de matérias-primas, de todas as empresas do setor, sem distinção, de 120 para 300 dias, em razão dos grandes estoques sem escoamento". Teria sido a maneira encontrada pelo Governo para, "sem intenção em beneficiar empresa A ou B", regulamentar para regulamentar o setor.

A Sefaz esclareceu ainda que o crédito foi julgado improcedente no Conselho de Contribuintes de Mato Grosso (CAT-MT), sendo, dessa forma, extinto por uma decisão em colegiado, e não pelo decreto.

Confira a nota:

"Tendo em vista informação acerca de perdão de dívida de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) da empresa Fertipar - Fertilizantes do Paraná, o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), esclarece que:

1) Face a crise do agronegócio ocorrida nos anos de 2008/2009, como desdobramento da grande crise mundial iniciada a partir de setembro de 2008, e sendo necessária medida econômica emergencial (art.24 da Lei 9226/09), similar a ações realizadas na época pelo Governo Federal (redução do IPI, oferta de crédito na agricultura, entre outros), o Governo de Mato Grosso editou o Decreto 2311/09;

2) O decreto ampliou os prazos de processamento de matérias-primas, de todas as empresas do setor, sem distinção, de 120 para 300 dias, em razão dos grandes estoques sem escoamento. Foi à forma encontrada pelo governo, para sem intenção em beneficiar empresa A ou B, regulamentar para TODO O SETOR a ampliação de prazos para a industrialização de defensivos e adubos, devido falta de comercialização gerada pela referida crise;

3) O decreto não dispensou crédito tributário das empresas e sim fixou novos prazos para retorno de industrialização por encomenda, alinhando os prazos a outros dispositivos já existentes do Regulamento do ICMS (RICMS), como por exemplo: de deslocamento do prazo de recolhimento do imposto do comércio para oportunizar capital de giro por até 80 dias, de exportação (art. 4º e seguintes do RICMS - PROALMAT), remessa interestadual em geral (art. 320 do RICMS - FIEMT) e remessa de insumos agrícolas (art. 1º do anexo X - FAMATO);

4) Importante esclarecer ainda que o crédito da empresa Fertipar foi julgado improcedente no Conselho de Contribuintes de Mato Grosso (CAT-MT). Portanto, quem extinguiu o crédito foi à decisão do colegiado e não o decreto. A decisão do CAT foi por extinção do débito da Fertipar, por entender que a empresa realizou a saída do insumo dentro do prazo legal;

5) Por fim, o Governo de Mato Grosso reafirma junto à sociedade o seu propósito de atuar dentro da legalidade, buscando atender todos os segmentos econômicos com o objetivo de alavancar a economia do Estado, a industrialização e a geração de emprego e renda, sempre que for necessária ações nesse sentido.

Secretaria de Estado de Fazenda"

MIDIA NEWS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eleitor terá que levar documento de identificação com foto para votar

Novidade nas eleições no Brasil, o eleitor terá que apresentar, para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, um documento de identificação com fotografia.

Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto
Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.

A exigência foi incluída na minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.

O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela minirreforma eleitoral, a lei 12.034/2009.

Confira a campanha publicitária produzida pelo TSE para alertar a população sobre a necessidade de portar o título de eleitor e outro documento com foto no dia das eleições.

Segunda via
Quem perder ou tiver o título de eleitor extraviado poderá pedir segunda via do documento até 23 de setembro, em qualquer cartório eleitoral. Segundo o TSE, a reimpressão será feita na hora.

G1

PSDB protocola convite a Dilma, mas falta de quórum deve adiar reunião

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), protocolou nesta segunda-feira (20) um requerimento para convidar a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, para depor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O presidente da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO), porém, já afirmou que não há quórum para convocar a comissão e que é “impossível” votar o requerimento antes das eleições. Dilma, aliás, já tinha dito que não aceitaria o convite.Dias gostaria da presença de Dilma para explicar acusações contra sua sucessora no ministério da Casa Civil, Erenice Guerra. Ela era auxiliar direta de Dilma e deixou o cargo após acusações de tráfico de influência contra pessoas de sua família. Para o senador, os fatos denunciados não poderiam acontecer sem o “aval” de Dilma.

“Os fatos narrados com base e em entrevistas e depoimentos comprovados evidenciam ser pouco crível que decisões de tamanha gravidade, tomadas para respaldar o rol de ilícitos cometidos ao longo de anos, o fossem sem o aval da titular da pasta”, afirma o requerimento.
O presidente da CCJ, no entanto, não deve convocar a comissão. Demóstenes destaca que devido à campanha eleitoral o Senado está em “recesso branco” e não haveria número suficiente de parlamentares para realizar a sessão.

“Não vou convocar porque não dá quórum. Na última sessão já tive que interromper por falta de quórum. Não vou fazer presepada. É preciso 12 senadores para ter sessão e nós não conseguimos reunir nesse período porque o governo não vai dar quorum”. Para Demóstenes, é “impossível” votar o requerimento de Dias antes das eleições.

Em entrevista no final de semana a ministra já tinha descartado a possibilidade de aceitar um eventual convite para falar no Senado sobre o tema.

Ministério Público

Dias e outros parlamentares da oposição também encaminharam ao Ministério Público complementações a uma representação protocolada na semana passada pedindo investigações contra Erenice Guerra. Na complementação é pedido que se apure eventual “conivência ou omissão” de Dilma.

São anexadas à representação anterior novas reportagens mostrando outras denúncias contra a família de Erenice. O complemento lista também as pessoas que deixaram o cargo após as acusações, entre elas a própria ministra.

G1

Ex-soldado do Exército é morto a tiros em frente a casa noturna em MT

ex-soldado do Exército, Diego Ribeiro Nascimento, de 22 anos, foi morto com um tiro na região do tórax ao deixar uma casa noturna em Rondonópolis na madrugada de domingo (19). O crime ocorreu às 04h e Diego ainda foi socorrido e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e faleceu ao chegar na unidade de saúde.

A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência e encontrou o jovem caído em frente à casa noturna, localizada na Avenida Dom Wunibaldo. Segundo uma testemunha, o tiro foi disparado contra Diego após o término da festa. O suspeito teria atirado e rapidamente se evadido do local.

A PM encaminhou ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), logo após o fato, quatro jovens que no momento do disparo teriam corrido. Eles permaneceram no Cisc até no final da manhã de domingo e foram liberados. Nesta segunda-feira, todos eles compareceram ao Cisc para prestarem depoimento, mas os investigadores constataram que os jovens não têm ligação com o fato.

O caso está sendo investigado pela Divisão de Crimes Contra a Pessoa (DCCP), que não repassou mais informações para não atrapalhar as investigações. Este é o segundo caso de homicídio em frente a uma casa noturna em Rondonópolis em cinco meses. Em abril deste ano, Diego Alencar, de 26 anos, foi vítima de uma bala perdida durante a madrugada ao sair de uma casa noturna e faleceu alguns dias depois.

Tentativas de homicídio

Por volta de 22h40 deste domingo (19), a PM atendeu uma tentativa de homicídio no Jardim Santa Clara. Wellington Suair da Cruz Parreira, de 28 anos, foi atingido por um tiro. O suspeito é o servente Jhon Lenon Souza Fernando, de 17 anos, que foi procurado pela Polícia na residência onde mora com sua mãe, mas não foi encontrado. No hospital, Wellington afirmou para os militares que não tem nenhuma rixa com o suspeito.

No Parque São Jorge um homem foi alvejado por vários tiros em frente a uma lanchonete na noite de sábado (18). Romes Ferreira Lopes Júnior, de 22 anos, contou aos policiais que havia se desentendido com sua namorada. Algumas horas depois, ela teria telefonado para a vítima pedindo que ele fosse até a lanchonete para conversarem. Ao chegar no local, afirmou que dois homens em uma moto preta, armados, dispararam contra ele. Romes foi levado para o Hospital Regional.

Olhar Direto

Debate "esquenta" campanha: denuncias e ataques marcam confronto


O debate realizado pela TV Record entre os candidatos ao Governo de Mato Grosso foi o mais “quente” dos realizados até agora. Está foi a terceira vez que os quatro candidatos estiveram frente a frente nesta campanha eleitoral. Há 13 dias das eleições, o debate foi marcado por acusações e denúncias, principalmente contra o Governo do Estado.

Os momentos mais polêmicos das discussões ocorreram no segundo, terceiro e início do quarto bloco, quando os candidatos trocavam perguntas entre si. Entre as acusações estava o Escândalo dos Maquinários, aquisição de meios de comunicação, incentivos fiscais, perdão da dívida do Estado e outros. O principal alvo foi o candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB), também o mais questionado pelos adversários.

A tendência é de que nesta reta final, os ataques aumentem durante o horário eleitoral gratuíto no rádio e televisão e também nos dois próximos debates marcados pelas emissoras de televisão. Há poucos dias do pleito, o governador Silval Barbosa busca "liquidar a fatura" já no primeiro turno, enquanto Mauro Mendes e Wilson Santos buscam desesperadamente avançar ao segundo turno.

Início morno

O debate iniciou com o mediador questionando os 4 candidatos como o próximo governador deverá se portar diante das questões nacionais e como buscará investimentos junto a bancada federal. Primeiro a responder, Silval Barbosa disse que reunirá a bancada eleita em outubro para debater temas importantes como o novo Hospital Universitário, Ferronorte, Ferrovia Centro Oeste, Copa do Mundo, Infraestrutura e Educação.

Já o candidato Marcos Magno (PSOL) optou por criticar políticos tradicionais na sua abertura. Sobre a pergunta, o socialista disse que buscará articular junto a bancada de Mato Grosso recursos para fazer um melhor trabalho social. O candidato Mauro Mendes (PSB) colocou que irá discutir uma reforma tributária mais justa, além do combate a corrupção. O candidato Wilson Santos colocou que caso eleito governador defenderá que o Governo Federal coloque as Forças Armadas para fiscalizar a área de fronteira, além de discutir junto a União a implantação de três hidrovias no Estado: Juruena-Tapajós, Araguaia-Tocantins e Paraguai-Paraná.

Ataques e denúncias

O segundo bloco iniciou com o tucano Wilson Santos questionando Silval Barbosa sobre o “escândalo dos maquinários”. Wilson citou que o atual governador atuou como coordenador do programa e questionou o fato do Estado trancar as investigações sobre o superfaturamento das máquinas. Silval respondeu que o Estado determinou a apuração de todas as denúncias e levou inquérito a Polícia Fazendária e ao Ministério Público.

Na sequeência, Wilson Santos questionou Mauro Mendes sobre o que mudou para o atual governador, que atuou como coordenador da campanha do socialista nas eleições de 2008, agora ser bastante criticado. Mauro afirmou que tomou conhecimento de alguns fatos após as eleições de 2008, por isso deixou a base governista. “Não podia condenar ninguém antes de ter conhecimento dos fatos”, frisou. Wilson afirmou que naquela eleição, Mauro contou com apoio dos “velhos” na política que critica hoje. Já Mauro reforçou que não concorda com algumas coisas no grupo governista. “Não nego meu passado, mas estou disposto a seguir caminho diferente”, apontou.

O governador iniciou seus questionamentos a Wilson Santos sobre os projetos que ele tem para a infraestrutura. O tucano afirmou que irá atacar o programa de hidrovias, como a Paraguai-Paraná cujo Estaddo já recebeu licença para iniciar. Além disso, ele defende um maior programa de pavimentação asfaltica e manterá o atual de pavimentação de rodovias.

Na sequência, Silval questionou Marcos Magno sobre a pavimentação de rodovias com vista ao fortalecimento do turismo, lembrando da Copa do Mundo de 2014. O socialista afirmou que caso assuma o Governo assumirá imediatamente a presidência da Agecopa, pois ela não foca investimentos no Pantanal, como prega o slogan da Copa. “Precisamos desenvolver um grande programa para tratamento do esgoto que deságua no Pantanal e prejudica nosso turismo”, pontuou.

Marcos Magno iniciou questionando Silval sobre as empresas de comunicação que a família do governador possui, mencionando algum tipo de corrupção na Secretaria de Comunicação Social para favorecimento delas. Silval destacou que a política de comunicação do Governo é transparente, com enfoque no desenvolvimento do Estado, Ele garantiu ainda que as empresas de sua família não recebem verba do Governo. Na réplica, o socialista colocou que os candidatos a vice de Wilson e Mauro Mende s possuem empresas de comunicação.

O socialista ainda questionou o empresário Mauro Mendes se ele, como socialista, havia assinado o plebiscito para o limite máximo da propriedade de terra. O empresário colocou que defende um socialismo moderno e citou como exemplo, os programas que desenvolveu na sua empresa de valorização dos servidores e participação nos lucros. Na sua tréplica, o empresário citou que seu vice possui concessões de rádio, mas que estão declaradas, ao contrário do candidato governista a quem acusou de colocar suas empresas em nome de parentes o até laranjas. Silval Barbosa obteve direito de resposta e acusou o vice de Mauro, Otaviano Pivetta, de usar um secretário para participar de sociedade de um veículo de comunicação em Lucas do Rio Verde.

Mauro Mendes fez sua primeira pergunta a Marcos Magno sobre economia e geração de emprego. Marcos disse estenderá programas de incentivos fiscais a pequenos e médios empresários e fiscalizará com maior rigor as grandes industrias beneficiadas com o programa.

Mauro Mendes encerrou o bloco questionando Silval por responder ações por desvio de dinheiro público enquanto prefeito de Matupá e presidente da Assembleia Legislativa, além de atrasar por três meses os pagamentos dos servidores municipais. Silval afirmou que as denúncias contra sua pessoa são calunias e nega ter atrasado a folha de servidores em Matupá. Ele destacou ainda que teve as contas de sua gestão como prefeito e presidente da Assembleia aprovadas pelo TCE e listou alguns serviços prestados.

3º Bloco – Denúncias de perdão fiscal

O terceiro bloco do debate também foi de perguntas entre os candidatos. A grande polêmica ocorreu logo no início quando Wilson Santos questionou Silval Barbosa sobre um perdão de um dívida fiscal de cerca de R$ 155 milhões para a empresa Fertipar Ferilizantes. O ex-prefeito de Cuiabá citou um decreto de 23 de dezembro de 2009 que alterou uma Lei relativa a pagamento de ICMS e acabava concedendo anistia a empresa. Silval destacou que confia em seu antecessor, Blairo Maggi (PR), e que o Estado tem atraído o maior número de empresas possível para gerar mais emprego e renda.

O tucano ainda questionou Marcos Magno sobre questões relativas ao Meio Ambiente, citando as queimadas recentes, a seca na Baía de Chacororé e o prêmio motosserra de ouro recebido pelo Estado. Marcos Mago explicou que a doutrina socialista prevê que o cidadão deve estar inserido nas políticas de meio ambiente e assim pretende implantar no Estado. Silval Barbosa fez uma pergunta semelhante ao candidato do PSOL. Ele respondeu da mesma forma, não se alongando muito no assunto.

O governador ainda questionou o empresário Mauro Mendes sobre os programas habitacionais, com a construção de 80 mil moradias, e de eletrificação rural desenvolvido em parceria com Governo Federal. O empresário lembrou que o programa habitacional foi desenvolvido pelo ex-governador Blairo Maggi e citou que pretende construir 35 mil casas nos próximos quatro anos e que manterá o programa Luz Para Todos. “Tenho a garantia da ministra Dilma de que continuará investindo em Mato Grosso porque é um estado importante”, assinalou. Silval respondeu a Mauro que “tudo que há de ruim eu tenho participação e as coisas boas foram só do Blairo”, ironizou.

O candidato Marcos Magno questionou o ex-prefeito Wilson Santos se pretende expandir o de financiamento de faculdades particulares, o Bolsa Universitária. Wilson confirmou que pretende custear universidade particular para 15 mil jovens do Estado, assim como fez em Cuiabá num número reduzido. O socialista disse então que defende uma valorização do ensino público e que o programa de distribuição de Bolsas fará o Estado perder o foco.

Mauro ainda questionou o empresário Mauro Mendes se a ausência do tema Copa do Mundo em seun programa de Governo era algum tipo de temor. Mauro disse que discorda de muitas decisões do Governo e que defendia o estádio da Copa num outro local. “Nunca tive medo em apontar os erros. Temos que enxergar que essa Copa é uma oportunidade de repensarmos nosso futuro”, frisou. Magno disse que muitos temas relativos a Copa não estão na pauta da Agecopa e voltou citar programa de saneamento e tratamento de esgoto.

O candidato Mauro Mendes iniciou sua série de perguntas no bloco questionando o ex-prefeito de Cuiabá sobre a Saúde Pública no Estado. Wilson afirmou que o Governo deixa de aplicar R$ 55 milhões por ano no setor e destacou que o Estado realiza política de Saúde no interior, o que comprometeu a capital. “A Saúde no interior sobrevive sobre quatro rodas, a ambulancioterapia”, assinalou. Segundo o tucano, caso eleito, construirá seis novos Hospitais Regionais e investirá o mínimo constitucional no setor. O tucano afirmou que o Governo é repleto de escândalos e reforçou que o próximo será o perdão de R$ 155 milhões para a Fertipar.

Mauro Mendes questionou Silval Barbosa sobre a promessa de construir 120 UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) em parceira com Governo Federal, já que a ex-ministra Dilma Roussef prometeu construir 500 em todo país. “Quantos será gasto para a construção e manutenção destas unidades”, questionou. Silval reforçou o compromisso e citou alinhamento com Governo Federal para executar outras obras na Saúde, como equipamentos para Hospital do Cristo Rei e construção do Hospital Universitário.

4º Bloco – Perguntas ao Silval
Como era de se esperar, o candidato a reeleição e líder nas pesquisas Silval Barbosa foi o principal alvo dos adevrsários. Isso ficou nítido quando, no último bloco, cada candidato tinha direito de fazer pergunta a apenas um candidato. Todos escolheram Silval, exceto o próprio que optou por perguntar a Marcos Magno.

Mauro questionou o governador sobre o baixo desempenho de Mato Grosso no Enem, o 24º melhor do país. Silval respondeu que o Enem não serve de parâmetro e que Mato Grosso é o 5º melhor Estado no ensino de 1ª a 4ª Série; 2º colocado de 5ª a 8ª Série, segundo dados do Ideb.

Já Magno questionou Silval sobre seu comprometimento com a Saúde, já que faltou a debate com o CRM (Conselho Regional de Medicina). O governador alegou que não compareceu devido a agenda como chefe do Estado e compromissos da campanha. “Sou governador 24 horas por dia e tenho que adequar agenda”. Silval ainda se comprometeu a fazer uma nova rodada de discussão com a categoria e citou investimentos para o setor para os próximo quatro anos.

Já Wilson Santos abordou auditoria do TCE que detectou irregularidades nos incentivos fiscais concedidos pelo Estado a empresa Bimetal, de propriedade de Mauro Mendes. Silval disse que irá apurar as irregularidades e admite que ainda não tomou nenhuma providência para não parecer uma perseguição política.

Nas considerações finais, os candidatos pediram voto para sí, para os companheiros de chapa ao Senado e adotaram um tom mais brando para se colocarem como o melhor para o Estado.

O Documento

Juiz eleitoral ameaçado de morte no interior de Mato Grosso

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, solicitou ao Comando Geral da Polícia Militar, proteção policial ao magistrado responsável pela 27ª Zona Eleitoral de Juara, Wagner Plaza Machado Júnior, que notificou a presidência do Tribunal acerca de ameaças de morte que vem recebendo.

O desembargador também determinou que se comunique a Polícia Federal, para as providências cabíveis. O pedido de reforço na segurança do magistrado foi assinado nesta segunda-feira, 20 de setembro.
Conforme ofício do juiz Wagner Plaza Machado Júnior, a primeira ameaça ocorreu na segunda-feira, 13 de setembro, às 11 horas. Um funcionário da Prefeitura de Porto dos Gaúchos, descontente por ter sido autuado por propaganda eleitoral irregular, perseguiu e fechou por duas vezes o veículo guiado pelo magistrado. O juiz registrou boletim de ocorrências.

A segunda ameaça ocorreu na quinta-feira, 16 de setembro, após ser cumprida uma ordem de busca e apreensão assinada pelo juiz, em virtude de suposta captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Algumas pessoas se aproximaram do assessor do magistrado e uma delas disse: “Se o juiz continuar rígido desse jeito será preciso chamar um matador”.

No ofício encaminhado à presidência do TRE, o juiz Wagner Plaza lembrou que, nas eleições municipais de 2008, houve em Juara tentativa de invasão do local de apuração dos votos e ameaças a outro magistrado, responsável naquele município pelos trabalhos da Justiça Eleitoral.

24Horas News

"Vodca no olho" faz primeira vítima em São Paulo


N., 23 anos, estudante de economia em Campinas, não lembra muito bem o que aconteceu. No dia em que perdeu 80% da visão do olho direito, começou a beber às 23 horas e só parou às 4 horas da madrugada. Em algum momento, resolveu seguir o exemplo de jovens americanos que tinha visto no YouTube dias antes, e começou a pingar vodca nos olhos, usando uma colher.

Foram várias gotas no olho direito, e, já desestimulado pela forte sensação de ardência, poucas no olho esquerdo. Foi para casa, anestesiado pela bebida, e acordou com uma violenta sensação de que havia areia nos olhos, ambos extremamente vermelhos. Disse aos pais que a bebida havia espirrado nele, foi ao médico e, dois dias depois, veio o diagnóstico dado pelo médico Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier: só lhe tinha restado no olho direito 20% da visão, por causa de uma perfuração na córnea.

"Quando entra em contato com os olhos, a vodca faz doer e é um pouco gelada [a sensação de esfriamento é a vodca em ação, queimando a córnea]", conta N., que entrou para a fila do transplante. Não há mais solução para o que foi causado pela vodca. Entre 60 e 90 dias ele deve ser submetido a uma cirurgia a laser que vai retirar a área de seu olho que ficou opaca e esbranquiçada e ganhar uma nova córnea. Até lá, N. não vai poder dormir direito, já que é preciso pingar colírio a cada duas horas em seu olho, e também não verá mais os amigos, com os quais cortou contato desde que tudo ocorreu. "Procurei me afastar deles, tamanha foi a vergonha."

N. foi atraído pelos vídeos porque achava que a prática era inofensiva e que a vodca poderia deixá-lo mais embrigado se fosse assimilada pelos olhos. O médico Paulo Schor, professor do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), desmente as duas teorias difundidas pela internet. "O álcool presente na vodca vai matar as células que ficam na parte superficial do olho. Essas células vão descamar e, quando cicatrizarem, podem trazer opacidade ao olho. A diminuição da visão vai ocorrer com 100% de certeza, de forma permanente ou duradoura", afirma.

E se embriagar pingando gotas de vodca no olho "é absolutamente impossível", diz. "Dentro do olho só cabe um gota - e até por isso não recomendamos mais que uma gota de colírio. A segunda gota vai escorrer. E o 'barato' que alguns dizem vivenciar nada mais é que a distorção da imagem, o que acontece porque o sujeito acabou de destruir a parte superficial do olho."

Ainda em Campinas, Queiroz atendeu outro caso, dias antes de N. Outro universitário, 21 anos, aluno de administração, também assistiu a um vídeo no YouTube e resolveu imitar. "Por sorte, ele não ficou tanto tempo com a vodca no olho, mas sofreu uma queimadura e teve um edema. Não vai precisar de transplante, mas a sorte de um não quer dizer que os outros tenham a mesma sorte", afirma Queiroz.

Tico e Teco - Presente em vídeos no YouTube desde 2006, a prática da vodca no olho se disseminou no Brasil com maior força este ano. Até Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, colocou no YouTube, no dia 31 de maio, um vídeo com o título "VODKA EYEBALL SHOT". 'Vodka eyeball' é como a prática foi batizada nos Estados Unidos.

Depois da repercussão do vídeo, Santa Cruz mudou o status do vídeo de público para privado (visível apenas para pessoas previamente autorizadas por ele). Quando ele fez isso, o vídeo já tinha sido visto mais de 9.000 vezes.

Em seu blog, ele escreveu que experimentou por curiosidade. "Meus olhos ficaram ardendo por três dias". Sobre as críticas negativas feitas a ele nos comentários do vídeo e em matérias veículadas pela imprensa, afirmou no blog que o problema não era dele. "Aparece um universitário em Campinas que pode ter problemas e a culpa é minha? Eu o estimulei a fazer isso?", escreveu.

Para a psicóloga Ilana Pinsky, vice-presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), este tipo de comportamento entre universitários adultos está cada vez mais comum. "A faculdade é o período em que as pessoas mais bebem. É um prolongamento da adolescência, mas sem o freio familiar e com dinheiro suficiente e liberdade para fazer o que bem entender." Para ela, é como dirigir alcoolizado. "Só é explicado pela falta total de reflexão sobre seus próprios atos e pela consequência deles."

Sem 80% da visão em seu olho direito, o universitário N., 23 anos, aluno do terceiro ano de uma faculdade de economia em Campinas, é a primeira vítima brasileira da moda americana chamada 'Vodca eyeball'

Midia News

Pivetta nega envolvimento com esquema de ambulância

O candidato a vice-governador pela coligação "Mato Grosso Melhor Pra Você", Otaviano Pivetta (PDT), atribuiu a supostos "interesses eleitoreiros" o fato de ter seu nome entre os acusados de participar da "Máfia das Sanguessugas". Trata-se de um esquema de venda superfaturada de ambulâncias, desarticulado pela Polícia Federal em 2001.

De acordo com reportagem veiculada no domingo (19) no jornal A Gazeta, Pivetta, que também é deputado estadual, estaria envolvido no superfaturamento de um ônibus-consultório na cidade de Lucas do Rio Verde, na época em que estava ainda no comando da Prefeitura do município.

A denúncia contra o político foi feita pelo Ministério Público Federal e aceita pelo Tribunal Regional Federal (TRF).

Ao MídiaNews, o pedetista negou que tenha se envolvido em algum processo irregular. "Quem me conhece sabe muito bem que jamais iria fazer qualquer coisa de forma irregular. Francamente, nunca fiz e não farei", afirmou.

Pivetta lembrou que, à época, o plano de trabalho, através de aprovação do Ministério da Saúde, era comprar ônibus médico-odontológico no valor de R$ 137,5 mil, mas ele teria gasto R$ 110 mil. "Ao contrário do que me acusam, não houve superfaturamento, nós economizamos dinheiro", disse.

Para o candidato, o surgimento deste fato é injusto e apenas uma das inúmeras tentativas que ocorrem em épocas de eleição, segundo ele, "com o objetivo escuso" de desestabilizar a campanha de sua coligação, que tem o empresário Mauro Mendes (PSB) como candidato a governador.

"É injusto, mesmo porque tenho como comprovar a economia que fizemos na compra desse ônibus. Se a Justiça me intimar, compareço e vou dar todos os esclarecimentos necessários", disse.

O vice de Mauro Mendes (PSB) também lembrou que fazem parte desta "máfia" mais de 70 ex-prefeitos de Mato Grosso, muitos deles, de fato, envolvidos em superfaturamentos de ambulâncias.

"É bom lembrar que o Cidinho [José Aparecido dos Santos, ex-prefeito de Nova Marilândia], um dos suplementes de Blairo Maggi (PR) atualmente, também está envolvido. Convoco ele a se explicar à sociedade", observou Pivetta.

O candidato disse acreditar que a denúncia não vai interferir na decisão do eleitor que já se definiu por Mauro Mendes e demais candidatos da coligação de oposição.

"Não acredito em desgaste perante o eleitor. Só são interesses eleitoreiros. Também não vamos entrar nisso em nosso programa eleitoral. Afinal, temos três minutos para falar de propostas de Governo", observou.

Daltinho

Sobre as declarações do deputado estadual Adalto de Freitas, o "Daltinho", líder do PMDB na Assembleia Legislativa, de que Mauro Mendes teria escolhido mal seu vice, Otaviano Pivettar disse que não irá bater boca com o parlamentar.

"Daltinho é menino de recado do Silval [Barbosa]. Não vou bater boca com ele, que, além disso, é réu perante a Lei Maria da Penha", completou.

Midia News

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TSE nega liminar e mantém cassação de diploma de deputado de Riva


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou liminar ao ex-deputado José Riva (PP) que tenta cancelar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso que determinou a cassação do mandato pela acusação de compra de votos nas eleições de 2006. A relatora do processo é a ministra Cármen Lúcia.

Em nota divulgada esta manhã, Riva afirmou que “em relação ao indeferimento do pedido de efeito suspensivo da decisão que cassou meu diploma de deputado, informo que estou tranquilo quanto ao resultado e que aguardo, confiante, o fim da ação e o julgamento do mérito, uma vez que o indeferimento da liminar já havia acontecido na ação cautelar”.

Riva afirma que como candidado, tem recebido um grande apoio do eleitorado por todo o Mato Grosso, “e é esse reconhecimento pelos meus 16 anos de serviços prestados como deputado estadual que me motivam a seguir nessa luta e a buscar um novo mandato parlamentar”. “Estou trabalhando muito para esta eleição desde quando tive meu registro autorizado pelo TRE, por seis votos a zero e, dessa forma, contribuir ainda

O Documento

Justiça Eleitoral nega recurso de Clóvis e Poconé terá nova eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou nesta quinta-feira (16) provimento aos recursos movidos pelo prefeito de Poconé Clóvis Damião Martins (PTB) e sua vice, Nilce Meire Rodrigues Leite (PT), eleitos em 2008. O petebista é acusado de ter contratado uma eleitora para o cargo temporário de professora da rede municipal, em troca do seu voto e dos votos da família.

A ação tentava reverter o acórdão publicado pelo TRE que confirmou a decisão do juiz da 4ª zona eleitoral. Agora, o município terá nova eleição. Seguindo o voto do relator, juiz Cesar Bearsi, os membros do Pleno entenderam não existir nenhuma omissão, contradição ou obscuridade na decisão proferida pelo Pleno do TRE em abril deste ano, quando os juízes confirmaram a decisão oriunda de uma ação de investigação judicial eleitoral que cassou o diploma dos eleitos por compra de votos.

Na decisão, o juiz também declarou a ação como protelatória, ou seja, foi movida com o único objetivo de atrasar a conclusão e as consequências dos julgamentos.

Clóvis Damião e Nilce Rodrigues foram eleitos com 52% dos votos válidos, fato que levou o TRE a decidir pela realização de uma nova eleição municipal para escolha de um outro prefeito. O calendário da eleição suplementar de Poconé deverá ser apreciado pelo TRE nas próximas sessões.

24Horas News

Polícia prende um e indicia mulher por atirar contra recenseadores do IBGE

A Polícia Civil de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul) prendeu em flagrante uma pessoa por posse ilegal de arma de fogo e indiciou outra por atirar contra recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Dois recenseadores do IBGE realizavam pesquisa do Censo 2010, na região rural de Carijó, município de Nossa Senhora do Livramento, quando foram recebidos a balas em um sítio da área, localizado a 8 quilômetros da cidade. O fato ocorreu na quarta-feira (14.09).


Os pesquisadores fizeram registro na Delegacia de Livramento, que enviou uma equipe policial até a localidade, na quinta-feira (15.09). No sítio, os policiais prenderam em flagrante Benemar Tadeu Esteves Miranda, por posse irregular de arma de fogo, por estar em poder de um revólver calibre 38, utilizado pela sua mulher, Maria José Mendes da Silva Miranda, para atirar contra os recenseadores do IBGE.


Segundo informou a suspeita, acreditava tratar-se de ladrões e por isso efetuou os disparos. Por estar fora de flagrante a mulher foi indiciada em inquérito policial, por crime de disparo de arma.

24Horas News

Judiciário mantém condenação de cirurgião plástico


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do cirurgião plástico Olyntho Gonçalves Neto por erro médico cometido contra Mageny de Lima Figueiredo, durante cirurgia plástica de lipoaspiração em 2005, em Cuiabá.

O médico, que em 2008 foi condenado a pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais e R$ 10 mil por danos estéticos, conseguiu a redução do valor para R$ 30 mil.

Mageny propôs uma ação de reparação de danos morais e estéticos, após ter se submetido a uma cirurgia plástica e não ter obtido resultado satisfatório. De acordo com informações contidas na ação, Mageny recebeu alta hospitalar um dia após a cirurgia e, em casa, verificou que o corte ficara aberto e sangrando.

Em seguida, avisou Olyntho, que a teria orientado a fechar o corte com uma fita e procurá-lo no dia seguinte. Dessa forma, em função dos problemas do pós-operatório, a paciente alegou ter ficado com a barriga deformada.

Em sua defesa, o cirurgião argumentou que Mageny lhe procurou para corrigir defeitos de outras cirurgias plásticas, inclusive, supostas irregularidades no abdômen. Alegou também que prestou toda assistência a paciente e que, em função de "problemas extras-cirúrgicos", a operação não alcançou o resultado desejado.

Olyntho considerou ainda que a sequela não era irreversível e que o valor pleiteado na ação era exorbitante. Dessa forma, propôs um recurso de apelação junto ao Tribunal de Justiça e conseguiu que o valor da indenização fosse reduzido.

De acordo com o desembargador Sebastião de Moraes Filho, relator do recurso, mesmo considerando a culpa do médico no insucesso da cirurgia, "há de se comungar que não se trata de lesões graves e de natureza permanente, irreversíveis, que geraram limitações funcionais ou debilidade de função. Notadamente quanto à questão estética, observa-se que não houve alterações anatômicas, perda do aspecto habitual, gerando repulsa a quem observa".

Citando que a responsabilidade do médico e dos profissionais da área de saúde é de meio e não de resultado, o desembargador relator fez uma ressalva por se tratar de cirurgia plástica.

"Entre nossos doutrinadores, domina o entendimento no sentido de que, em se tratando de cirurgia plástica, o médico assume uma obrigação de resultado", afirmou Moraes.

Isso porque, segundo ele, na maioria dos casos, os pacientes não se encontram doentes, mas pretendem corrigir um problema estético.

Participaram da votação o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (revisor) e o juiz convocado Pedro Sakamoto (vogal).

Midia News

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Horário de Verão começa em 17 de outubro

O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira (15) que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.

O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

"A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência", informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.

Outros países
Segundo o Ministério de Minas e Enerrgia, atualmente há vários países que fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles, estão os países membros da União Européia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

O governo lembra que boa parte dos países que adota a medida está situada nas regiões consideradas como tropicais, como o Brasil e o Paraguai, na América do Sul, Cuba, Honduras, Guatemala e Haiti, na América Central, o México, na América do Norte, a Austrália, na Oceania, o Egito e o Marrocos, na África. Acresenta que, nos Estados Unidos, a medida se consolida no chamado “Daylight Savings Time”, que começa normalmente no primeiro domingo de abril e dura até o último domingo de outubro.

Norte e Nordeste
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.

"A sua aplicação nos submercados Norte e Nordeste não foi recomendada devido aos pequenos benefícios estimados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS", acrescenta o governo. Os fundamentos de aplicação do horário de verão, segundo o Ministério de Minas e Energia, mostram que "quanto mais próximo aos trópicos tal aproveitamento é mais intensivo e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão".

24Horas News

Queimada já destruiu 98% do Parque do Araguaia

Após um mês de incêndio e com o fogo já controlado, o gerente regional do Parque Estadual do Araguaia (Leste e Nordeste de MT), Herson Souza Lima, estima que pelo menos 98% da unidade de conservação foram queimadas.

O Parque, localizado no município de Novo Santo Antônio (1.063 km ao Nordeste de Cuiabá), tem 223 mil hectares, o que faz dele sete vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Segundo Lima, ainda há pequenos focos de queimada e o que restou preservado da unidade não chega a somar 8 mil hectares.

Apesar de não ter sido divulgado se o incêndio foi criminoso ou natural, o gerente não tem dúvidas de que foi ação humana, já que, mesmo sendo proibido haver propriedades particulares dentro de unidades de conservação, ainda há muitas fazendas na região.

"Quando foi criado, em 2001, já existiam fazendas dentro da região que hoje é o Parque e a questão fundiária vem se enrolando desde então. Fogo não surge sem alguém colocar, por isso acredito que seja criminoso", disse.

O gerente ainda lembrou que, dentro do Parque, passa uma estrada que leva às propriedades e que é rotineira a prática de queimar para abertura de pastos. O problema, segundo ele, é que muitos criam formas de despistar a queimada provocada.

Perdas

Mesmo com a estimativa de 98% de perca no Parque Estadual do Araguaia, ainda não foi quantificado o número de animais que podem ter morrido durante as queimadas.

De acordo com Herson Lima, já se sabe que animais silvestres de pequeno porte e gado de algumas propriedades foram mortos. Porém, o que o gerente alerta é para a previsão a longo prazo.

"A vegetação foi devastada e com ela as frutas das árvores das quais muitos animais dependiam. Esses bichos que sobreviveram ou morrerão de fome ou terão que buscar alimento em outros locais", explicou.

Planejamento

O Parque do Araguaia está localizado em uma região líder em queimadas no Estado. Além do próprio município de Novo Santo Antônio, em que está inserido, faz divisa com o Parque o município de São Félix do Araguaia (1.200 km ao Nordeste da Capital).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Novo Santo Antônio, Wandescley Ferreira Bastos, há pelo menos três anos, a unidade não apresentava focos de queimada.

A perda da maior parte do Parque, concordam o gerente da unidade e o secretário, serve de lição para os próximos anos.

"Aqui, a gente fez o que pôde. O que aconteceu neste ano serviu de exemplo para que haja uma programação e um trabalho de prevenção maior, para tentar impedir que aconteça novamente", afirmou o secretário.

O município não possui Corpo de Bombeiros e, para tentar conter o incêndio, foram contratados brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Félix e do Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá).

Midia News

Deputado quer força-tarefa para recuperar baías


O deputado Sérgio Ricardo (PR), presidente da comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, defendeu hoje a criação de uma força-tarefa para desobstruir os "corixos" que alimentam a Baía de Chacororé com a água do Rio Cuiabá. Ele e representantes da Sema, Ministério Público e UFMT estiveram ontem no local para uma vistoria.

"A idéia é mobilizarmos várias entidades e órgãos, como o próprio Governo do Estado, prefeituras, Corpo de Bombeiros, Exército, ONGs, colônias de pesca, entre outras, para executar uma ação de desobstrução de canais e limpeza das Baías de Siá Mariana e de Chacororé", afirmou o parlamentar.

Durante a visita ao local, Sérgio Ricardo disse que ficou impressionado com o acúmulo de lixo na Chacororé. "É inacreditável o tanto de lixo, visível a olho nu, não só na Baia como em todos os corixos e canais da região. Como eles estão totalmente obstruídos, e a água baixou muito, dá para perceber a extensão da degradação ambiental na área inundável e as conseqüências que isso está causando ao ecossistema. É lamentável, pois isso reduz drasticamente o número de espécies de peixes e permite a invasão de vegetação estranha ao ambiente pantaneiro", afirmou.

O deputado alertou que, no próximo mês, com o início das chuvas estima-se que 1 milhão de toneladas de lixo vai cair no rio Cuiabá e o destino será o pantanal mato-grossense e as baías de Siá Mariana e Chacororé. "A previsão é que 350 mil toneladas só de lixo flutuante devem se dirigir para as lagoas", observou.

Ele estuda a viabilidade da implantação de ecobarreiras de lixo flutuante nos corixos como o Manoel Isaac, principal ligação do rio Cuiabá com a baía de Chacororé. "Dessa forma impediríamos a entrada do lixo na lagoa sem nenhum prejuízo ao meio ambiente, pois não atrapalha o fluxo normal das águas, peixes e nutrientes que são à base da sustentação da vida nas baias", disse.

Seca em Chacororé

O deputado também cobrou ações imediatas do Estado na implantação de galerias de águas pluviais nos corixos da Uva, Caiçara, do Robson e Luigi e no Rio Chacororé, que levavam água do Rio Cuiabá até a Baía de Chacororé e que estão bloqueados por conta de uma estrada vicinal que liga Barão de Melgaço as comunidades de "Estirão Comprido" e "Porto Brandão".

O fechamento dos corixos, associado à danificação de três barreiras que regulavam a passagem da água de Chacororé para Siá Mariana, vem agravando nos últimos anos a seca na região.

"No período das chuvas as duas lagoas inundam uma área de 45 mil hectares e, hoje, apenas pouco mais de 4 mil hectares estão alagados. A situação é grave e merece ações imediatas para mudar este quadro de calamidade no Pantanal", afirmou Sérgio Ricardo.

Midia News

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais um prefeito do DEM abandona WS e adere a Silval

Sobe para 19 o total de prefeitos que resolveram abandonar a oposição de aderir ao projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). No começo do mês, o coordenação de campanha da coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar" (PMDB-PR-PP-PT) já contabilizava o apoio de 18 prefeitos, a maioria do DEM, que apoia a candidatura do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), ao Governo de Mato Grosso.

Nesta terça-feira (14), foi a vez do prefeito Valmir Moretto (DEM), de Nova Lacerda (546 km a Oeste de Cuiabá), anunciar apoio ao governador Silval Barbosa, durante carreata da coligação situacionista na cidade.

Além de apoiar Silval, o prefeito fez questão de lembrar que já apoiava o ex-governador Blairo Maggi (PR), candidato ao Senado, e estendeu o seu respaldo ao deputado federal Carlos Abicalil, também candidato a senador pela aliança.

Moretto recebeu Silval na entrada da cidade e percorreu toda carreata ao lado do governador e de Maggi. “Agradeço a presença de Silval Barbosa e da comitiva da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar em nossa cidade. Eu não poderia deixar de reconhecer os investimentos, nem as ações e obras que melhoraram a vida das pessoas”, afirmou o prefeito, em discurso.

De acordo com ele, receber Silval e Maggi de braços abertos é uma forma de reconhecer o que ambos fizeram pela cidade. “Eu disse ao governador: a população de Nova Lacerda vai saber retribuir com votos tudo que o senhor tem feito”, disse Moretto.

Apoio do PSDB

O presidente do PSDB de Conquista D’Oeste (571 km a Oeste da Capital), Jaime Valadares, o “Magrão”, disse que a Executiva Regional tucana garantiu apoio ao candidato tucano, mas ele próprio revelou seu apoio a Silval Barbosa.

“Eu estou na campanha de Silval e Blairo [Maggi] há tempos e nunca saí. Eles vão bater recorde de votos em Conquista”, disse Valadares, que mantém sua decisão, mesmo depois de ter sido repreendido pela Executiva Estadual do PSDB.

Adesão do PDT

No mês passado, Silval recebe adesão dos prefeitos Erival Capistrano, de Diamantino, e Wilson Francelino, de Barra do Bugres, ambos filiados ao PDT, sigla que compõe a base de apoio político à candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo de Mato Grosso.

No final da semana que passou, em um giro pelo interior do Estado, Silval garantiu o apoio de mais três prefeitos municipais e de outras três lideranças partidárias de vários municípios.

A adesão mais recente é a do prefeito Gilmar Domingos Mocellin, do DEM de Guiratinga (331 km ao Sul de Cuiabá), que abraçou o projeto de reeleição do governador no domingo (5).

No sábado (4), foi a vez dos prefeitos Nilson Francisco Aléssio, do DEM de Gaúcha do Norte (595 km ao Norte) e Reinaldo Coelho Cardoso, do PPS de Santo Antonio do Leste (379 km ao Sul), aderirem à campanha pró-Silval.

Ainda no sábado (4), a lista de lideranças que endossaram a reeleição de Silval Barbosa também ficou maior com a adesão de outros três líderes municipais de Santo Antonio do Leste: o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Vanderley de Souza, e o líder do prefeito no Legislativo Municipal, vereador José Guilherme Mariano.

Em Gaúcha do Norte, a presidente do Diretório Municipal do DEM de Santo Antonio do Leste, Eliana Faitão, também aderiu à reeleição de Silval Barbosa.

Apoio a candidatura de Silval:

Prefeitos

1. Prefeito de Itanhangá - Vanderley Proenco Ribeiro (DEM)
2. Prefeito de Santa Cruz do Xingu - Eurípedes Neri (DEM)
3. Prefeito de São José do Xingu - Gilberto Mendes Leoncini (DEM)
4. Prefeito de Alto Boa Vista - Alcides Milhomem (DEM)
5. Prefeito de Bom Jesus do Araguaia - Aloísio Jakob (DEM)
6. Prefeito de Gaúcha do Norte - Nilson Francisco Aléssio (DEM)
7. Prefeito de Alto Araguaia - Wilson José de Barros (PPS)
8. Prefeito de São Félix do Araguaia - Filemon Limoeiro (PPS)
9. Prefeito de Confresa - Gaspar Lazari (PPS)
10. Prefeito de Canabrava do Norte - Lorival Martins (PPS)
11. Prefeito de Porto Estrela - Benedito de Oliveira (PPS)
12. Prefeito de Ribeirão Cascalheira - Daniel Correa Beraldo (PDT)
13. Prefeito de Paranaíta - Pedro Hideyo Miyazima (PSDB)
14. Prefeito de Nossa Senhora do Livramento - Zenildo Sampaio (DEM)
15. Prefeito de Diamantino - Erival Capistrano de Oliveira (PDT)
16. Prefeito de Barra do Bugres - Wilson Francelino de Oliveira (PDT)
17. Prefeito de Santo Antonio do Leste - Reinaldo Coelho Cardoso - (PPS)
18. Prefeito de Guiratinga - Gilmar Domingos Mocellin (DEM)
19. Prefeito de Nova Lacerda - Valmir Moretto (DEM)

Outras lideranças

1. Presidente do PPS de Alto Araguaia - Wilson José de Barros
2. Presidente do DEM de Nobres - Devair Valim
3. Presidente do PSDB de Poconé - Ricardo Elias
4. Vice-presidente do PSDB de Jauru - Gilberto Alves Feitosa
5. Presidente do DEM de Alto Taquari - Lairto Sperandio
6. Líder político do PTB de Poconé - Clóvis Martins
7. Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Ubiratã - Vereadora Lana Ingraça (PSB)
8. Vereador do PDT de Diamantino - Edilson Mota Sampaio
9. Vice-presidente do DEM de Mirassol D´Oeste - Romair Gomes
10. Ex-prefeito do DEM de Campo Verde - Onéscimo Pratti
11. Vereador do DEM de Campo Verde - Pedro Cambará
12. Vereador do PSDB de Campo Verde - Welson Silva
13. Ex-prefeito do PPS de Peixoto de Azevedo - Toninho Nelzir
14. Ex-presidente do DEM de Primavera do Leste - Eraldo Fortes
15. Deputado Estadual Joaquim Sucena (DEM)
16. Presidente do Diretório Municipal do DEM, Eliana Faitão
17. Presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio do Leste - Sebastião Vanderley de Souza (PPS)
18. Vereador por Santo Antonio do Leste - José Guilherme Mariano (PPS)