Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Deputados aprovam CPI das PCHs; Sérgio contraria PR

Com nove assinaturas, a Assembleia Legislativa aprovou requerimento para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar "supostos privilégios nas concessões das licenças ambientais para exploração das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) do Estado, além de graves irregularidades.

Mesmo pressionado pelo partido, o deputado Sérgio Ricardo (PR) contrariou a orientação da legenda, que pediu aos parlamentares republicanos para não assinar requerimento. O parlamentar não apenas assinou o documento como também será titular da comissão.

O deputado Emanuel Pinheiro, secretário-geral do PR, informou que o partido simplesmente recomendou aos deputados que ouvissem o secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, dando-lhe direito à defesa antes de instalar a CPI.

"Nós indicamos o secretário por acreditar que ele é um homem sério e, por isso, não podemos defender uma CPI sem antes conversar com ele (Maia)", afirmou Pinheiro em entrevista ao Olhar Direto.

Porém, a blindagem do PR está relacionada ao fato de a CPI investigar as concessões de licenciamento às PCH's do Grupo Amaggi, além disso, também deverão apurar fatos ocorridos no governo do atual senador Blairo Maggi (PR).

Além de Sérgio, já ficou definida a participação dos deputados Walter Rabello (PP), Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Percival Muniz (PPS), como titulares da CPI. Os suplentes são: Sebastião Rezende (PR), Ailton Português (PP), Luisinho Magalhães (PP), Nilson Santos (PMDB) e Ademir Brunetto (PT).

Apesar de ter nove assinaturas, o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado José Riva (PP), adiantou, durante a sessão, que outros parlamentares devem assinar o requerimento. A reunião para definir os cargos deverá ocorrer na quarta-feira (16).

Agora, falta apenas decidir o cargo que cada um irá ocupar. A previsão é que até esta quarta-feira (16) os integrantes da CPI se reúnam para os “ajustes” e já dê início aos trabalhos, que deverão incluir análise de documentos, depoimentos de secretários, empresários e até visita in loco.

A instalação da CPI ocorreu após os deputados receberem um dossiê denunciando a existência de favorecimento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Em verdade, o setor de PCH's é monopolizado por três grupos: Bom Futuro, do Erai Maggi, Amaggi, do senador Blairo Maggi, e Três Irmãos, do ex-deputado Carlos Avalone.


Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário