Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Terenas voltam a bloquear BR-163 por demarcação de terras

A BR-163 próximo a cidade de Itauba, no Norte de Mato Grosso, voltou a ser bloqueada pelos índios Terenas . Eles exigem a presença de dirigentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar de temas relacionados a demarcação de uma área. Eles também querem a implantação de uma unidade de assistência. Atualmente, o grupo – que migrou de Mato Grosso do Sul para Mato Grosso – habita uma área no município de Matupá.

O fechamento da BR foi negociado com a Polícia Rodoviária Federal. Ele permaneceu aberto entre às 13h e 16 horas porque havia cargas com alimentos perecíveis e famílias com crianças, por várias horas nas filas. Centenas de caminhões, ônibus e veículos puderam seguir viagem para Sinop, Sorriso, Lucas, Cuiabá, dentre outras..

Uma nova tentativa de negociação foi frustrada. O clima no local é tenso com os índios irredutíveis. "Eles dizem que, se não tiver uma solução, querem guerra e vão continar o bloqueio por tempo indeterminado" – informou a vice-prefeita Rosana Massaro. Ela informou que vai entregar ainda hoje um documento solicitando o intermédio da Procuradoria da República em Sinop para encerrar o manifesto.


24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário