Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Governador se reúne com Dilma, mas não garante inclusão de Cuiabá e VG no PAC 2


O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa teve sua primeira audiência com a presidenta Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta terça-feira (15.03). Na pauta, o governador falou com a presidenta sobre vários assuntos, entre eles as obras da Copa do Mundo de 2014, a inclusão de Cuiabá e Várzea Grande no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de mobilidade urbana, além da situação dos distritos do municípios de Colniza (a 1.050 Km de Cuiabá), que se encontram isolados por conta da forte onda de chuvas na região. ˜Sabemos que juntas, Cuiabá e Várzea Grande, somam cerca de 870 mil habitantes, o que incluiria como requisito para a lista das cidades contempladas no programa. A presidenta afirmou que vai avaliar a questão junto com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior", destacou.

Pela resposta rápida do Governo Federal à situação de Colniza, Silval Barbosa agradeceu o apoio e a disponibilidade. Ele informou à presidenta que ainda amanhã o Governo do Estado encaminhará à Secretaria Nacional da Defesa Civil o relatório de metas para a recuperação das pontes e rodovias destruídas pelas chuvas da região para a liberação de recursos do Governo Federal. Este compromisso foi firmado pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante visita a Cuiabá na última sexta-feira (18.03).

A reunião, que durou cerca de 1h40, teve como meta principal o estreitamento dos laços entre Governo Estadual e União, no sentido da garantia de mais parcerias e apoio da Gestão Federal nas ações de Governo para a melhoria do Estado.

Aproveitando o evento de apresentação do Projeto Norte Competitivo, realizada ainda nesta terça-feira (15.03), no auditório da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o governador Silval Barbosa solicitou apoio a Dilma Roussef para a implementação de recursos para a melhoria na malha viária de Mato Grosso, necessária para o melhor escoamento da produção do Estado. Também foi reforçado na audiência o apoio da União para a conclusão da Ferronorte, até Cuiabá, e da Ferrovia Centro-Oeste que, segundo Silval Barbosa, é uma das metas a serem alcançadas nos próximos anos.

A reunião também contou com a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, e do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Acompanhou o governador na reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que afirmou que o encontro foi produtivo. "A presidenta escutou nossas necessidades e se mostrou disposta a dar o apoio necessário para o Estado. Nas palavras dela: "A cada um real investido em Mato Grosso, três reais são revertidos para o País", concluiu.


O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário