Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Candidatos ao Governo de Mato Grosso "decidem" hoje no último debate na TV

Os quatro candidatos ao governo do Estado se enfrentam hoje à noite no último debate antes da eleição, realizado pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Os três principais candidatos vão passar o dia concentrados para o confronto.

Esta será a última oportunidade dos eleitores verem o governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e o administrador Marcos Magno (Psol) debaterem suas ideias frente a frente.

O encontro acontece às 21h30, logo após a novela Passione, e será transmitido para todo o Estado, com aproximadamente uma hora e meia de duração. Todos os candidatos firmaram o compromisso de chegar uma hora e meia antes na sede da TVCA. O debate será transmitido do auditório da emissora, porém não será aberto ao público. A mediação será feita pelo jornalista Hélter Duarte, que trabalha na Rede Globo do Rio de Janeiro.

Faltando cinco dias para a eleição, a expectativa é grande entre todos os candidatos, pois a TV Centro América é a emissora com maior audiência no Estado e atinge todos os municípios de Mato Grosso.

Todos eles reservaram o dia de hoje para se preparar para o encontro. Wilson irá passar o dia em sua chácara estudando. Mauro também marcou poucas atividades em sua agenda por causa desse debate. O governador também não tem hoje compromissos de campanha.

O programa será divido em cinco blocos. Em dois, os candidatos poderão fazer perguntas entre si, com temas livres. Em outros dois, cada candidato faz uma pergunta sobre tema determinado, sorteado na hora. Doze temas foram pré-determinados em comum acordo com as assessorias dos candidatos. O último bloco fica reservado às considerações finais.

A abertura de dois blocos com temas livres pode dar oportunidade de Mauro Mendes e Wilson Santos subirem o tom das críticas ao governador. Este será o quarto debate televisivo. Nos dois últimos, feitos pela TV Record e TV Rondon, os candidatos de oposição miraram nos pontos fracos do governo, ressaltando o tema corrupção, tendo como exemplo o escândalo do maquinário, onde R$ 44 milhões foram desviados na compra de caminhões e retroescavadeiras. A TV Band também promoveu debate entre os candidatos.

Silval, por sua vez, preferiu direcionar perguntas mais para o candidato Marcos Magno para evitar confronto direto. Também porque, pela lógica, a pessoa que recebeu a pergunta é quem fica com a última palavra.

Wilson e Mauro negam qualquer acordo no sentido de mirarem forças contra Silval numa tentativa de levarem a disputa para o segundo turno. Todas as pesquisas eleitorais mostram a vitória de Silval Barbosa já no primeiro turno. Porém, Mauro e Wilson ainda estão confiantes que podem reverter o quadro. A expectativa é mais aparente, inclusive, no socialista, pois nas últimas pesquisas ele tem crescido. Começando a campanha em terceiro lugar nas intenções de votos, ele já ultrapassou Wilson Santos e se mantém em segundo lugar.

O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário