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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Socialista e comunista dominam inserção na propaganda eleitoral em MT

O socialista Valtenir Pereira, do PSB, se tiver a quantidade de votos proporcional ao tempo que apareceu na televisão, durante as inserções de vídeo na programação das emissoras, pode se considerar eleito. De todos os que disputam uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, o parlamentar federal conseguiu até agora 231 aparições. Isso representa 3.883 segundos. Em segundo lugar aparece a candidata Ana Flávia, do PCdoB, que 111 inserções, segundo dados de um levantamento realizado pela Agência de Fiscalização de Propaganda e Mercado, APFL.

O levantamento refere-se ao período de 18 de agosto a 23 de setembro, às 17h30. A inserção computada refere-se apenas as quatro emissoras de televisão de Cuiabá – captada em boa parte dos municípios da Baixada Cuiabana, considerado o maior colégio eleitoral do Estado. As inserções são diferentes do espaço reservado a partidos e coligação para a propaganda eleitoral gratuita.

Candidato a reeleição, Pereira é, como se convencionou, o “dono” do PSB quando o assunto é mídia. Responsável por embates diretos na formação da aliança que sustenta a candidatura de Mauro Mendes ao Governo, Valtenir conseguiu a façanha de ser candidato único. A comunista Ana Flávia também é candidata única do PCdoB.

O terceiro que mais ocupou espaço na televisão foi Wellington Fagundes, do Partido da República, com 94 aparições. Bem mais que seu colega de sigla, o também deputado federal Homero Pereira, que foi colocado no ar 55 vezes apenas, segundo o levantamento. Wellington tem quase duas vezes mais aparições que Vera Albert, com 36 aparições.

Diferente do PSB e do PCdoB, a situação entre os republicanos não é pacífica. O candidato André Trechaud, apareceu 33 vezes e faz duras críticas. Ele trata a questão como “discriminação” e “desigualdade” e frisa: na propaganda eleitoral reservada ao PR “só os poderosos podem”. Trechaud diz que está fazendo uma campanha alternativam através do uso da internet, juntamente com os amigos e as redes sociais Orkut, Twitter, Facebook etc. “Só assim poderemos ter uma campanha limpa, sem poluição visual de placas e santinhos jogados nas ruas. É preciso mudar” – propôs..

Outro disparate está no PMDB. Carlos Bezerra, candidato a reeleição, mostra que tempo de casa tem que ser respeitado. Apontado como um dos últimos “caudilhos” da política pelo estilo “mão de ferro” de governar a sigla, o parlamentar prevalece: tem 71 aparições nas inserções de televisão contra 47 de Victório Galli. Lelo, outro candidato do PMDB a federal, tem 35 aparições. Ao contrário do PR, lá ninguém ousa reclamar.

De acordo co o levantamento, o PSOL optou pela igualdade entre seus dois candidatos a deputado federal. Lopes Filho tem 77 aparições e Álvaro Ormond está com 74. O mesmo fez o Partido dos Trabalhadores entre seus dois principais personagens políticos, a senadora Serys Slhessarenko, que disputa uma vaga a federal por imposição partidária, e Saguas Moraes, deputado estadual, que tenta chega a Câmara Federal. No PSDB, Thelma e Rogério Salles também dividiram o tempo com Nilson Leitão. Thelma apareceu 55 vezes, Nilson Leitão 54 e Salles 53.

24Horas News

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