Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Queimada já destruiu 98% do Parque do Araguaia

Após um mês de incêndio e com o fogo já controlado, o gerente regional do Parque Estadual do Araguaia (Leste e Nordeste de MT), Herson Souza Lima, estima que pelo menos 98% da unidade de conservação foram queimadas.

O Parque, localizado no município de Novo Santo Antônio (1.063 km ao Nordeste de Cuiabá), tem 223 mil hectares, o que faz dele sete vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Segundo Lima, ainda há pequenos focos de queimada e o que restou preservado da unidade não chega a somar 8 mil hectares.

Apesar de não ter sido divulgado se o incêndio foi criminoso ou natural, o gerente não tem dúvidas de que foi ação humana, já que, mesmo sendo proibido haver propriedades particulares dentro de unidades de conservação, ainda há muitas fazendas na região.

"Quando foi criado, em 2001, já existiam fazendas dentro da região que hoje é o Parque e a questão fundiária vem se enrolando desde então. Fogo não surge sem alguém colocar, por isso acredito que seja criminoso", disse.

O gerente ainda lembrou que, dentro do Parque, passa uma estrada que leva às propriedades e que é rotineira a prática de queimar para abertura de pastos. O problema, segundo ele, é que muitos criam formas de despistar a queimada provocada.

Perdas

Mesmo com a estimativa de 98% de perca no Parque Estadual do Araguaia, ainda não foi quantificado o número de animais que podem ter morrido durante as queimadas.

De acordo com Herson Lima, já se sabe que animais silvestres de pequeno porte e gado de algumas propriedades foram mortos. Porém, o que o gerente alerta é para a previsão a longo prazo.

"A vegetação foi devastada e com ela as frutas das árvores das quais muitos animais dependiam. Esses bichos que sobreviveram ou morrerão de fome ou terão que buscar alimento em outros locais", explicou.

Planejamento

O Parque do Araguaia está localizado em uma região líder em queimadas no Estado. Além do próprio município de Novo Santo Antônio, em que está inserido, faz divisa com o Parque o município de São Félix do Araguaia (1.200 km ao Nordeste da Capital).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Novo Santo Antônio, Wandescley Ferreira Bastos, há pelo menos três anos, a unidade não apresentava focos de queimada.

A perda da maior parte do Parque, concordam o gerente da unidade e o secretário, serve de lição para os próximos anos.

"Aqui, a gente fez o que pôde. O que aconteceu neste ano serviu de exemplo para que haja uma programação e um trabalho de prevenção maior, para tentar impedir que aconteça novamente", afirmou o secretário.

O município não possui Corpo de Bombeiros e, para tentar conter o incêndio, foram contratados brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Félix e do Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá).

Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário