Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cáceres é tombada como patrimônio histórico

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou nesta quinta-feira a inclusão do município de Cáceres na lista do Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico da cidade foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Para Luiz Fernando de Almeida, presidente do instituto, o tombamento de Cáceres é um marco na estratégia de proteção e conhecimento no processo de definição da fronteira do Brasil, e sem dúvida, acrescenta o conjunto das cidades de Corumbá e Vila Bela da Santíssima Trindade e dos Fortes de Príncipe da Beira e Coimbra.
A extensão territorial de Cáceres é de 24,6 quilômetros quadrados, um dos maiores municípios brasileiros. Sua área é superior a do Estado de Sergipe e quase cinco vezes maior que a do Distrito Federal. É cortada pelo Rio Paraguai que, com seu transbordamento anual, forma o pantanal matogrossense e faz fronteira com a Bolívia. Por estar em uma área de transição de relevo e vegetação – serras, campos de cerrado e planície pantaneira – sua diversidade de flora e fauna formam paisagens de grande beleza.
Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas. Também foi fundamental para a defesa da fronteira entre terras brasileiras e bolivianas, representando importante documento da história urbana do país.

Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário