Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sem hospital na cidade, população de Paranatinga vive risco diário


O fechamento do Hospital São Benedito, em Paranatinga, a 380 Km da Capital, deixou a população sem assistência hospitalar. A instituição fechou depois que a Prefeitura de Paranatinga interrompeu o convênio com o hospital cuja clientela era praticamente 100% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como não existe outro Hospital na cidade, que tem em torno de 20 mil habitantes, toda e qualquer pessoa que necessite de internação deve ser encaminhada aos municípios vizinhos. Ou seja, o paciente grave deve ser levado para o município mais próximo, que é Primavera do Leste, percorrendo uma distância de 154 km, inclusive correndo risco de morte. Há informação de que várias mulheres já deram luz dentro do veículo no trajeto até Primavera.

Pela Gestão Plena, o SUS só está credenciando hospitais com no mínimo 60 leitos, o que não é o caso do Hospital São Benedito. Os pacientes, no entanto, reclamam da imposição porque o município não comportaria um hospital com 60 leitos e não ficaria viável para o São Benedito investir na ampliação da instituição.

24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário