Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Crianças sofrem mais com incidência solar por falta de cuidados em Cuiabá

A pesquisa “Sol Amigo ou Vilão”, realizada pelo biólogo, Vagner Coelho, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, revela dados preocupantes. O primeiro de todos: 26,8% das crianças ficam expostas ao sol no horário das 12h às 15h, ou seja, no horário de maior incidência do raio ultravioleta. Conforme os dados, 49,5% ficam expostos ao sol pelo menos uma hora por dia. A pesquisa foi realizada junto aos estabelecimentos de ensino da Capital.

Segundo os dados, a maior parte das crianças desconhece as conseqüências graves da exposição demorada ao sol como a incidência de câncer de pele, catarata, envelhecimento precoce, queratose actínica (feridas na pele). A maior preocupação da Saúde3, revelada na pesquisa, é que 57,9% não utilizam protetor solar e 66,8% disseram que nem costumam usar boné, nem chapéu para se proteger do sol.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de auxiliar os técnicos a traçarem o perfil dos alunos e nortear as ações de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram pesquisas os hábitos de 190 crianças de faixa etária de 9 anos a 13 anos e acima de 13 anos, sendo 108 do sexo feminino e 80 do sexo masculino.

Com o início do verão, nesta terça-feira, a situação deverá atingir níveis críticos. A Vigilância em Saúde Ambiental de Cuiabá informa que a tendência do nível de radiação solar aumente com o passar dos dias. “A pesquisa ajudar a entender o comportamento das crianças e orienta para alguns cuidados necessários” – frisa o biólogo.

A Vigilância Ambiental recomenda à população cuiabana a fazer o auto-exame, observando frente ao espelho sinais ou pintas que mudam de cor, tamanho ou forma e manchas que coçam, descamam ou sangram. Caso alguém pessoas apresente uma dessas alterações, que procure orientação médica o quanto antes.

A orientação é para que a população evite expor-se ao sol entre as 10h e 15h, proteja-se com chapéus, óculos escuros e guarda- sol; beba água em abundância (pelo menos dois litros por dia), e evite o consumo de alimentos industrializados (prefira frutas e alimentos de fácil digestão), além da sugestão de trocar bebidas alcoólicas e refrigerantes por sucos e aproveitar o sol de forma moderada.

24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário