Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Clima na capital requer alerta

A Vigilância em Saúde Ambiental informa que em Cuiabá está ocorrendo a inversão térmica que é um fenômeno meteorológico. Este fenômeno é consequência da grande quantidade de material particulado, decorrente de queimadas e poluição atmosférica, em conjunto com abaixa umidade relativa do ar e baixas temperaturas.

Isso acontece quando, no final da tarde o solo da cidade se resfria rapidamente, e consequentemente, o ar próximo ao solo também se resfria, e por ser mais denso fica parado.

Os poluentes que são quentes e menos densos são levados pelo ar quente e acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera, dificultando a sua dispersão. A faixa cinza alaranjada é consequência visível deste fenômeno.

O gerente de Vigilância em Saúde alerta que nesse período a poluição atmosférica torna-se mais intensa, acarretando problemas de saúde, pois estas partículas, quando inaláveis prejudicam a circulação respiratória e vascular do corpo humano. As crianças e os idosos são os que sentem mais.

Medidas proteção: Evitar exercícios físicos e exposição ao ar livre entre às 10h e 16h, permanecendo em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas, umidificar o ambiente através de vaporizadores,toalhas molhadas ou recipientes com água, Ingerir no mínimo três litros de água diariamente, e principalmente, evitar queimadas.

Fonte: Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário