Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Antero defende plantio de cana no Pantanal e Amazônia

Tucano, que concorrerá ao Senado, fez defesa da proposta durante visita de Serra

O pré-candidato ao senado Antero Paes de Barros (PSDB) defendeu que o governo federal retire a proibição de se ampliar o plantio de cana de açúcar nas áreas da Amazônia, do Pantanal e da Bacia do Paraguai. A tese foi apresentada no último sábado, durante visita do presidenciável José Serra.

Em setembro do ano passado, o governo federal proibiu a extensão da produção dessas lavouras nas áreas citadas, no entanto, não foi apresentada nenhuma explicação técnica para a decisão.

"Sem nenhuma base técnica e científica o governo editou uma portaria e 114 municípios de Mato Grosso foram impedidos de ampliarem a área de plantação de cana de açúcar. Há mais de 70 anos se planta cana no estado e nunca houve sequer uma notícia de algum acidente que tenha prejudicado o meio ambiente", criticou Antero.

O pré-candidato defende que a tecnologia seja usada a favor do desenvolvimento do país. Assim, os produtores poderão ampliar as áreas de plantação sem prejudicar o meio ambiente.

"Eu sou um apóstolo e um defensor do meio ambiente, mas não posso aceitar que sejam feitas imposições sem argumentações técnicas. Riscos existem, inclusive, para retirar o petróleo do pré-sal, que está localizado em grandes profundidades", afirmou.

Segundo ele, a liberação garantirá o aumento da produção de etanol. "Se a ciência nos oferece tecnologia suficiente para evitar acidentes ambientais, não podemos condenar 114 dos 141 municípios de Mato Grosso. O que nós queremos é liberdade para trabalhar e para fazer do Brasil um grande produtor de etanol", disse Antero.

Fonte: Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário