Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dos 24 deputados, 8 são novatos na AL

Após o último domingo (3), quando os eleitores foram às urnas escolher, entre outros candidatos, aqueles que representarão o Legislativo estadual pelos próximos quatro anos, a população mato-grossense presenciou uma renovação nos quadros da Assembleia de um terço dos parlamentares. A Casa tinha 24 vagas em jogo e apenas dois dos atuais deputados não chegaram a tentar uma reeleição.

Com nomes já testados nas urnas e alguns com mandatos polêmicos, o eleitorado foi tímido na aposta de novos candidatos e a renovação na AL. Entre os 24 deputados estaduais que deverão ser empossados no início de fevereiro do próximo ano, 9 não atuavam na Assembleia, mas todos possuem algum histório político. São eles: os ex-prefeitos de Reserva do Cabaçal, Ezequiel da Fonseca (PP), e de Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB); o ex-secretário estadual de Esportes, Baiano Filho (PMDB), a ex-deputada federal e esposa do deputado federal reeleito Carlos Bezerra, Teté Bezerra (PMDB); o irmão do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM), Dilmar Dal Bosco (DEM); o irmão do prefeito de Primavera do Leste Getúlio Viana (PR), Zeca Viana (PDT); a esposa do ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra (PSB), Luciane Bezerra (PSB); o ex-vereador por Cuiabá, Luiz Marinho (PTB) e o ex-deputado cassado por infidelidade partidária, Walter Rabello.

Ganharam o direito de exercer mais 4 anos de mandato os deputados do PP, José Riva, Airton Português e Antonio Azumbuja; do PMDB, Wallace Guimarães e Nilson Santos; do PR, Sérgio Ricardo, Sebastião Rezende, Mauro Savi, Wagner Ramos, João Malheiros e Hermínio Jota Barreto, além de Percival Muniz (PPS), José Domingos Fraga (DEM), Guilherme Maluf (PSDB) e Ademir Brunetto (PT).

Entre os que tentavam uma nova chance no Legislativo e não conseguiram a aprovação dos eleitores para permanecer no cargo estão Alexandre Cesar (PT), que apesar de ser suplente de Ságuas Moraes nesta última legislatura atuou durante quase todo o mandato, já que o petista assumiu a secretaria estadual de Educação desde 2007, Adalto de Freitas, o Daltinho, Maksuês Leite (PP), Pedro Satélite (PPS), Chica Nunes (DEM), Wilma Moreira (PSB) e Gilmar Fabris.

RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário