Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CRM decreta interdição de psquiatra flagrado vendendo atestados

O Conselho Regional de Medicina confirmou na noite desta terça-feira a decisão de interditar temporariamente o médico psiquiatra Ubiratan de Magalhães Barbalho, flagrado vendendo atestados médicos para policiais militares – notadamente aqueles que enfrentavam processos disciplinares na corporação. Assim que for notificado pessoalmente da decisão, Barbalho deverá entregar sua carteira de médico e fica proibido de exercer a profissão. O CRM terá agora seis meses para concluir o procedimento ético disciplinar contra o acusado.

O esquema de venda de atestados médicos para policiais foi mostrado em rede nacional pela TV Globo, no programa Fantástico. Uma policial disfarçada, a serviço da corregedoria da Polícia MIlitar, procurou o psiquiatra Ubiratan em busca da documentação irregular. Com uma câmera escondida ela gravou diálogos em que o médico confirma a prática e se diz amado pelos coronéis da instituição militar.

As suspeitas começaram depois que o médico emitiu, só no ano passado, mais de 90 atestados por problemas psiquiátricos a policiais militares que respondiam a processo administrativo ou mantinham uma atividade extra, como “bicos” ou cursos. Numa entrevista posterior ao flagrante, ele negou negou todas as acusações. “Eu não tenho bola de cristal para saber o que as pessoas vão fazer. Aqui na minha sala, nós temos liberdade de conversar o que quiser” – disse.

“As penalidades são variadas. Tudo vai depender da instrução processual. Pode ir de uma simples advertência a pena máxima que é a exclusão do exercício profissional por falta médica” – explicou o advogado Leonardo Pio da Silva Campos, do Conselho Regional de Medicina.

Além de responder ao processo ético-disciplinar perante o Conselho Regional de Medicina, Ubiratan Barbalho também está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. Ele pode ser processado criminalmente por desvio de conduta e falsidade ideológica, além de crime contra a administração pública, já que os atestados que emitia acabaram lesando o Estado.


24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário