Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falta de cadeiras, professores, transporte e merenda atrasam as aulas

A falta de cadeiras e professores nas escolas da rede estadual comprometem o início do ano letivo em Cáceres. Previstas para iniciar na segunda-feira (14) apenas ontem, algumas escolas abriram para o início das atividades. Na escola Demétrio Costa Pereira, bairro Cidade Alta, conforme o diretor Valter Honorato, faltam cadeiras para, pelo menos, quatro salas. “Vamos recorrer à prefeitura ou a Unemat para conseguir cadeiras. Temos que começar o ano letivo de qualquer forma” disse. Na escola Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, a situação é ainda mais complicada. Falta além de cadeira, merenda escolar.

“Já prevendo que faltaria, fizemos o pedido de 100 cadeiras, desde o mês de setembro do ano passado e até agora não chegou” queixa-se o diretor Carmelito Alcunha, da Gabriel Pinto de Arruda, lembrando que o estabelecimento dispõe de 500 alunos que estão, praticamente, na disputa das cadeiras. Além da falta de acomodação, o diretor ressalta que a escola também não recebeu merenda escolar. “São muitos alunos que dependem da merenda e até agora também não chegou”.

Na escola Estadual Onze de Março, antigo “CEOM”, uma das maiores e mais tradicionais do município, a questão não é a falta de carteira, mas de falta de professores e questões estruturais. A diretora Ana Leni Prota, diz que até no início da semana, ainda faltava professores para algumas disciplinas e não havia pessoal para limpeza do prédio. “Temos carteiras. Estamos até emprestando para outras escolas. A situação aqui é a falta de professores e a questão estrutural” assinala.

Assessor Pedagógico, representante da Seduc, em Cáceres, Sebastião Romeu da Costa, informou que a falta de cadeias, é resultado do aumento de alunos vindos das escolas da rede municipal para a estadual. Segundo ele, centenas de alunos da rede municipal que concluíram o ensino fundamental migraram para a rede estadual. Afirmou que, mesmo assim, a Assessoria Pedagógica já solicitou 1800 carteiras junto a Seduc que deverá chegar em Cáceres, nas próximas horas.

A abertura do ano letivo na rede estadual deveria ter acontecido simultaneamente, na segunda-feira, nas 720 escolas estaduais. Os problemas são atribuídos a falhas no novo modelo de gestão escolar, o SIGeduca (Sistema Integrado de Gestão Educacional. O secretário-adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc, Paulo Henrique Leite de Oliveira, admitiu o problema e disse que a falha está sendo resolvida. No entanto, afirmou que as escolas tinham condições de iniciar as aulas mesmo com a lentidão do sistema. “As escolas podem fazer os trabalhos manualmente enquanto o SIGeduca estiver apresentando falhas. Caso surja alguma dúvida, os diretores devem procurar a assessoria pedagógica da Seduc”.

Rede Municipal

Na rede municipal, cerca de três mil alunos das escolas da zona rural, permanecem sem aulas. O secretário municipal de Educação, Josué Alcântara, diz que o inicio do ano letivo nos estabelecimentos da zona rural está previsto para a próxima segunda-feira, porque não ouve tempo para conclusão do processo de licitação para contratação de ônibus para transporte de alunos. “A previsão é de que, até no final desta semana, a licitação esteja concluída para que o inicio do ano letivo ocorra na segunda-feira” disse.

Ao contrário dos anos anteriores, a falta de estradas não será problema para o transporte escolar na zona rural. O secretário informou que, um trabalho realizado em parceria com a comunidade, a prefeitura recuperou todas as estradas que dão acesso às escolas localizadas nos assentamentos Limoeiro, Laranjeiras e Barranqueira. Em relação a merenda escolar, Alcântara garantiu que, desde ontem, a secretaria está abastecendo as escolas.

Assegurou que, a administração já orientou para que a secretaria dê início ao processo de licitação para a aquisição de uniformes e kits escolares. A proposta, conforme o secretário, será proporcionar uniformes diferenciado para alunos da educação infantil. Josué Alcântara, prevê que, no máximo, no mês de abril todos os alunos da rede municipal estarão recebendo os uniforme e os kits escolares.


24horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário