Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Maggi perde espaço e roda baiana em Brasília para ter gabinete maior


Um dia após ser empossado, Blairo Maggi (PR) se torna o único entre os 54 novos senadores e os 594 congressistas a não ter ainda um gabinete no Congresso Nacional. O motivo é que o parlamentar de Mato Grosso vacilou na hora de escolher seu espaço no Senado e acabou perdendo o gabinete que estava interessado para outro parlamentar. Para não ficar sem lugar para trabalhar, o presidente reeleito da Casa, senador José Sarney, atendeu aos apelos de Maggi e mandou desocupar o andar 19 do Anexo 1, que está sendo reformado às pressas para abrigá-lo.

Pelas regras do Senado, têm direito a escolher gabinetes senadores que já exerceram mandato, os que foram governadores ou vice-governadores e os mais velhos.

Diante desses critérios, se faz uma lista e quem preencher a maior quantidade de critérios vai ocupando os primeiros lugares e têm prioridade para escolher seus locais de trabalho. Maggi foi suplente de senador e chegou a ocupar o cargo numa licença do titular Jonas Pinheiro (já falecido) por quatro meses, em 1999. E foi governador por dois mandatos. Com esse currículo, ele ficou em 13º lugar na lista, tendo o privilégio de escolher um dos melhores gabinetes do Senado.

A escolha de Maggi foi por um gabinete no anexo 1, numa das torres de 30 andares que compõem o Congresso Nacional e é um dos cartões postais de Brasília. Nele, cada gabinete ocupa um andar inteiro, o que representa até cinco vezes mais em metros quadrados um gabinete na Ala Teotônio Vilela, por exemplo. Era nessa ala que ficavam os gabinetes da ex-senadora Serys Slhessarenko e do senador Jaime Campos, que nesta legislatura conseguiu mudar para um espaço três vezes maior, onde era a Terceira Secretaria do Senado.

Como Maggi e sua assessoria demoraram muito para tomar a decisão e fazer os encaminhamentos em tempo hábil para definir o gabinete, outro senador chegou primeiro e pegou antes do senador mato-grossense. Revoltado, Maggi recorreu a Sarney, que ofereceu a ele outro gabinete, bem menor. Maggi não aceitou e exigiu seu espaço de direito no Anexo 1. Para apaziguar os ânimos, a solução encontrada por Sarney foi desalojar todos os funcionários de uma das repartições burocráticas do 19º andar do Anexo 1 para Maggi se instalar. A retirada dos servidores já aconteceu. Agora o local está passando por uma ampla reforma.

O assessor de Maggi em Brasília, major PM Eumar Novacki, disse ao RDNews que não houve problema nenhum na definição do gabinete. Mas admitiu que foi necessário retirar os funcionários para se tornar o ambiente de trabalho do senador. Sobre a reforma, afirmou que apenas estão sendo instalados os telefones.


RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário