Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Edivá recusa comando do PSDB


Cotado para disputar a presidência do diretório municipal do PSDB, o secretário de Trânsito e Transportes de Cuiabá, Edivá Alves, afirma que não pretende concorrer ao cargo. “Não tenho intenção de ser presidente”, destacou. De acordo com o vereador Antônio Fernandes, o gestor teria sinalizado um acordo para compor uma chapa encabeçada pelo parlamentar.

“Ele propôs que eu disputasse como vice-presidente”, explicou o secretário. A conversa aconteceu em agosto do ano passado, quando os quatro vereadores eleitos pelo partido nas eleições de 2008 teriam decidido que um deles deveria concorrer ao comando do diretório. Edivá defende, no entanto, que a discussão seja ampliada.

A sigla "encolheu" no Estado. Está pagando caro, inclusive com esfacelamento do partido e perda de filiados, devido a picuinhas, brigas internas e posições autoritárias e antidemocráticas. Entre 1998 e 2002, o PSDB chegou a ter 6 deputados na Assembleia, 2 federais e 55 prefeitos. Hoje comanda apenas 4 prefeituras. Depois que deixou o comando de Cuiabá, com a renúncia de Wilson Santos para poder disputar o governo estadual, o partido diminuiu ainda mais. Só conseguiu assegurar uma vaga na Assembleia, com a reeleição de Guilherme Maluf. Perdeu, pela segunda vez consecutiva, disputa majoritária para governador e senador.

“O partido está fragilizado. Precisamos promover a união das forças e não formar um grupo para criar mais uma cisão”, destacou. Ele não descarta a possibilidade de compor com o vereador, mas prefere pensar com cautela sobre o assunto.

--------------------------------
"Precisamos promover a união das
forças e não formar um grupo para
criar mais uma cisão"
-------------------------------

Enquanto no diretório estadual a disputa deve ficar entre o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, o deputado estadual Guilherme Maluf e o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, a concorrência pelo comando da sigla no município esquenta. Isso porque, apesar do desgaste com a derrota do ex-prefeito da Capital Wilson Santos ao Palácio Paiaguás, o tucanato ainda desfruta de representativadade na cidade.

No Alencastro, cinco tucanos comandam pastas de destaque, como a Educação, Infraestrutura, Trânsito e Transportes, além da Fazenda e Assistência Social. A legenda também conta com a maior bancada na Câmara, que além de Fernandes, tem Lueci Ramos e os suplentes Rossivelt Coelho e Tiago Nunes.

Neste contexto, a cúpula mira no diretório municipal como principal ponto de partida do processo de reestruturação. Enquanto algumas lideranças tucanas se articulam para convencer o secretário de Educação, Permínio Pinto, a assumir o desafio, o nome da atual presidente da executiva estadual, a ex-deputada federal Thelma de Oliveira, já figura na lista de possíveis concorrentes ao cargo.


RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário