Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Para Lúdio, Sanecap não dá conta de suas obrigações e quer coleta

O vereador Lúdio Cabral (PT) afirmou ser contra a possibilidade da Sanecap ficar responsável pela coleta de lixo da Capital. "A Sanecap precisa primeiro dar conta da tarefa que tem hoje", disparou. A medida é prevista pela Lei Nacional do Saneamento, que determina que o tratamento de água, a coleta de esgoto e lixo e a administração do aterro sanitário sejam responsabilidade de uma única entidade. Mesmo com a Câmara já tendo aprovado o projeto de lei que adequava a legislação municipal à nacional, as mudanças ainda não saíram do papel. Isso porque os quatro serviços básicos continuam sendo divididos entre a Sanecap e a secretaria de Infraestrutura.

Enquanto a companhia cuida da água do esgoto e do aterro, a Seminfe é responsável pela contratação da empresa que faz a coleta de lixo. Para Lúdio, apesar de necessária, a medida ainda não é possível. "Sei que o lixo faz parte da questão do saneamento, mas hoje a Sanecap não tem condições de cuidar sequer do aterro", ressaltou. A preocupação do parlamentar tem fundamento, visto que o aterro sanitário da Capital está prestes a atingir sua capacidade máxima e a empresa ainda não tem previsão de quando adotará uma solução definitiva para o problema.

O local atende aos mais de 530 mil habitantes de Cuiabá, que produzem uma média de 500 toneladas de lixo por dia. A alternativa que vem sendo estudada é a abertura de mais uma célula emergencial ao lado do espaço utilizado hoje. Esta será a segunda "improvisação" da Sanecap, já que a primeira célula foi implantada em meados de 2010 e está prestes a se esgotar.


RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário