Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Moradores revoltados com a "incompetência" do prefeito Chico Galindo


Lama, buraco, lixo, mato, mosquito e água podre. Pelos menos três ruas: a 15, a 16 e a 17 do bairro Bela Vista, em Cuiabá, estão intransitáveis. No início da tarde desta quarta-feira (09), um homem de idade avançada foi mais uma vítima das crateras da Rua 16, caindo quando caminhava em direção à sua casa. “Já cai outras vezes aqui, pois até andar é difícil”, diz o senhor Miguel, também conhecido como Pedra 90, de 70 anos. Revoltados, moradores estudam deixar de pagar impostos e ainda denunciam a propaganda enganosa da dengue.

A verdade, é que a situação dos moradores, principalmente da Rua 16, principal ligação para outros bairros acima do moro do Bela Vista, é cada vez mais complicada. Há mais de seis anos que o então prefeito Wilson Santos prometeu asfaltar as três ruas e não cumpriu a palavra. Com isso, os moradores sofrem.

No tempo das chuvas como agora, por exemplo, as ruas ficam intransitáveis, devido os buracos, as pedras e o lixo que rolam moro abaixo. Quando vem o sol também vem a poeira, mas os buracos e o lixo continuam, pois a coleta e deficiente, para não dizer que é caótica.

“Sofremos mais de cinco anos com as promessas mentirosas do ex-prefeito Wilson Santos, e agora a coisa ainda está bem pior com a incompetência do prefeito Chico Galindo. Os buracos e a lama aumentaram, e a coleta de lixo continua péssima”, denunciou a moradora Maria Antonia, de 29 anos, mão de dois filhos que sofrem com a incompetência dos prefeitos.

Revoltada com o descaso da Prefeitura Municipal de Cuiabá (PSM), dona Josilene detona um petardo ainda mais pesado: “O pior, é que além da falta de vergonha na cara do prefeito, os vereadores que durante as eleições vem pedir voto aqui, agora não aparecem nenhum para ajudar a gente. Agora nós vamos apelar para o Ministério Público”, alerta.

As idéias dos moradores, segundo a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News apurou, são diversas e algumas até radicais. Uma delas é bloquear as principais avenidas do bairro, principalmente nos horários de mais movimentação de veículos, de preferências em frente aos colégios.

Outra medida a ser adotada, é a contratação de uma caminhão para coletar os sacos de lixo de todas as residências e ir jogar em frente a Prefeitura de Cuiabá. Mas o mais importante, no entanto, segundo os moradores, é a contratação de um advogado para entrar com uma ação contra a Prefeitura para suspender o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) enquanto as ruas não forem assaltadas, o lixo não for coletado como deve ser e os córregos não forem canalizados.

“Como podemos pagar o IPTU, se a Prefeitura não cumpre a sua parte. Vamos contratar um advogado entrar com uma ação contra a Prefeitura e suspender o pagamento do IPTU, é com urgência. Também estamos estudando outras medidas, se possíveis até radicais”, alerta o morador Daniel, 45.

Bem que os moradores tentar fazer alguma coisa para amenizar a situação. Uma delas é se unir e comprar, do próprio bolso, aterro para aterrar os leitos das ruas. Só que, como as ruas se localizam no moro, quando a chuva vem forte leva tudo, inclusive o lixo para dentro dos córregos.

Aliás, é ai que mora outro problema muito grave. Enquanto os governos federal, estadual e municipal pagam milhões de propaganda e incentivam a população a se unir para combater o problema da dengue, a própria Prefeitura não faz a sua parte.

Veja as fotos e comprove. Os córregos da região do Bela Vista e Canjica estão superlotados de lixo e de água podre e parada. Isso gera o que? Gera mosquito da dengue.

“Nós cuidamos de nossas plantam., Evitam a água para conforme as propagandas recomendam. Só que, a Prefeitura não tira o lixo das casas e não canaliza os córregos, que lotados de mato empossam a água e geram mosquito e dengue. Isso é um crime. Aliás, dois crime: a morte de pessoas inocentes e a propaganda enganosa”, denuncia Edileuza, outra moradora.


24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário