Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Especialistas temem obstáculos na exploração de reservas de gás em MT

O trabalho exploratório sobre as potencialidades de gás natural na chamada Bacia dos Parecis, no Noroeste de Mato Grosso, pode enfrentar alguns obstáculos, por tratar-se de uma fronteira agrícola com grande sensibilidade ambiental. É o que admitem especialistas envolvidos nos estudos, que se encontram na região. A explicação: “Onde não tem fazenda, tem reserva: ou vai ter que negociar com fazendeiro ou com o meio ambiente" - disse Giussepe Bacoccoli. A Bacia dos Parecis é classificada como uma das maiores reservas brasileiras de petróleo.

Uma equipe de 65 profissionais se encontra na região a serviço da Agência Nacional de Petróleo, a ANP, realizando mais uma etapa de estudos iniciados em 2008. A equipe passou por Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Diamantino e Arenápolis. Os técnicos ainda avaliam as potencialidades da região, que abrange um território de 500 mil quilômetros quadrados.

Em 2008, quando a reserva foi descoberta, a ANP garantiu que iniciaria um estudo mais detalhado a fim de comprovar a descoberta. Este detalhamento foi iniciado no final de 2009 e início de 2010, com investimento de R$ 59 milhões, e está dividido por etapas.

A equipe da empresa Stratageo, que assumiu os trabalhos da empresa Brain, após problemas apresentados em 2010, realiza o levantamento de dados sísmicos 2D, que seria a primeira etapa dos estudos.

Agora, eles realizam os estudos no interior do município de Campo Novo, onde devem permanecer pelos próximos três meses. O destino final é a região de Juína, onde termina a linha utilizada como base pelos pesquisadores.

Caso este levantamento apresente dados positivos é realizada uma segunda etapa que consiste em um estudo mais aprofundado. Segundo especialistas e políticos, a comprovação da existência de petróleo e gás natural na região significará muito para o Estado, que deixará de ser tão dependente do gás proveniente da Bolívia.


24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário