Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Maior percentual de indecisos em MT está entre as mulheres

A pesquisa realizada pelo Ibope em Mato Grosso para conhecer a tendência dos eleitores trouxe um dado fundamental a véspera do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Dos 32% que disseram estarem indecisos em qual candidato votar no dia 3 de outubro, o maior grupo está entre os eleitores do sexo feminino: 40% contra 23% dos homens. Esse percentual é superior ao índice obtido pelo primeiro colocado na preferência dos eleitores, o governador Silval Barbosa, do PMDB, que ficou na casa de 28%.

Em consequência, segudo observa o Ibope, a intenção de voto dos dois principais candidatos são inferiores no eleitorado feminino: Silval Barbosa tem 31% das intenções de voto entre os homens contra 25% entre as mulheres e Wilson Santos tem 25% das menções do eleitorado masculino e 18% entre as mulheres. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de agosto e foram entrevistados 812 eleitores.


Silval Barbosa e Wilson Santos caem nesta rodada entre os jovens de 16 a 24 anos, em relação às duas rodadas anteriores: sete pontos o candidato do PMDB e cinco pontos o do PSDB (ambos têm hoje 24% das intenções de voto neste segmento do eleitorado). Wilson Santos também apresenta um desempenho negativo no segmento etário de 25 a 29 anos, no qual sua intenção de voto é hoje 17 pontos percentuais menor que na pesquisa de maio (fica hoje em 23%).

Por renda, verifica-se uma queda de 11 pontos percentuais na intenção de voto de Wilson Santos entre os eleitores com rendimento entre dois e cinco salários mínimos (19% nesta rodada) e de 12 pontos percentuais entre os que ganham até um salário mínimo (21% na última pesquisa).

A pesquisa também indica quem os eleitores acreditam que seria o vencedor na disputa para o governo do Estado do Mato Grosso. Nesta pergunta, 31% dos eleitores acreditam na vitória de Silval Barbosa (contra 30% em junho) e 20% deles acreditam que Wilson Santos será eleito governador, oito pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. Na opinião de 10% dos eleitores, Mauro Mendes vencerá a disputa (eram 12% na rodada anterior). Outros 39% dizem não saber ou preferem não responder a pergunta.

24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário