Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Voto de indecisos pode mudar eleições em MT

Segundo o cientista político Lourenberg Alves, que esteve hoje no programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3), diz que a média de indecisos hoje, em Mato Grosso, varia entre 20 e 40%, se comparado dados sobre essa eleição realizados por alguns institutos de pesquisa regionais. Apesar disso, Alves afirma que entre 3 e 6% dessa parcela de indecisos, na verdade estão bem decididos, mas por diversos motivos preferem não revelar suas prefereências políticas, e muitas vezes, segundo ele, são esses, os formadores de opinião, que fazem o trabalho formiguinha de maneira imperceptível para angariar votos aos seus candidatos.
Por falta de conhecimento crítico do cenário político regional e nacional, muitos eleitores ainda votam no candidato que está a frente nas pesquisa, ou que tem a campanha de marketing 'mais pesada', e acaba deixando esse candidato realmente com maiores chances de ganhar. É o que Alves chamou de 'eleitor torcedor', que não tem consciência de um todo e age como tocedor.
" O jogo político é muito mais emocional, então os candidatos que tem empatia do povo acaba seduzindo os eleitores, e as estratégias de marketing ajudam muito nisso" diz ele.
Para se entender essa falta de maturidade e formação crítica política, o analista afirmou que, a não obrigatoriedade do voto no Brasil deverá levar ainda, pelo menos 700 anos, e agregou, como um dos fatorespara essa falta de amadurecimento, a falta de discussões e debates nas escolas, que se tornam cada dia mais raros e superficiais.

Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário