Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tensão e humor marcam 1º debate na TV no pleito deste ano no Estado


Os bastidores do primeiro debate televisivo, realizado nesta quinta (12) pela TV Cidade Verde, foram marcados por momentos de tensão e concentração, mas também tiveram uma “pitada” de bom humor provocado por um elemento surpresa: mosquitos e pernilongos. Nesta época, a Capital é invadida por esses insetos, que fizeram questão de participar do embate entre os quatro candidatos ao Governo. A apresentadora Silvia Poppovic, que veio pela primeira vez a Cuiabá, estranhou o tamanho dos mosquitos e os confundiu com moscas. Rapidamente pediu para que a produção espantasse os insetos. “Se um deles pousar nos candidatos vai ficar estranho”, brincou. Foi aí que apareceram vários inseticidas, que conseguiram limpar o ambiente permitindo que tudo transcorresse tranquilamente.

O inseticida resolveu o problema dos insetos, mas os “engasgos” por parte dos candidatos continuaram frequentes. Mauro Mendes (PSB), por exemplo, ficou alguns segundos fora do ar até perceber que era a sua vez de perguntar. Silval Barbosa às vezes parecia esquecer alguns dados, que foram decorados, enquanto, que Wilsos Santos (PSDB) se perdeu ao ser questionado sobre suas propostas para o escoamento da produção agrícola do Estado. Já Marcos Magno (Psol) não conseguia “concatenar” as ideias. Sua linha de raciocínio se perdia em meio a todas as informações que queria repassar, por isso, até suas perguntas às vezes eram confusas.

Organizar tantos números, fatos e pensamentos ao vivo e sem saber o que virá pela frente é muito complicado. Por isso, os candidatos, cada um a sua maneira, tentavam manter a concentração e, quando achavam importante, faziam anotações nos rascunhos. Os que mais articularam os seus pensamentos por meio desta tática foram Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB). Já Silval Barbosa (PMDB) e Marcos Magno (PSOL) preferiram repassar as informações “de cabeça”. Talvez devido a isso tenham parecido confusos em alguns momentos. Demonstrando que vieram preparados para a “guerra”, os candidatos utilizaram outras técnicas para ficar bem no vídeo e se comunicar melhor com os telespectadores.

Silval, por exemplo, a todo momento fazia exercícios com a boca para deixar sua dicção perfeita. Wilson, por sua vez, ficava um pouco inclinado para a frente, para “crescer no vídeo”. Mendes e Magno preferiram adotar uma postura firme e sem muitas novidades. Na hora da resposta, Mauro, Silval e Magno preferiam fixar o olhar, principalmente, no vídeo, como se conversassem com os telespectadores. Já Wilson as vezes olhava para a câmera ou encarava os outros candidatos. Enquanto eles faziam uma verdadeira ginástica para se manter perfeitos no vídeo, os funcionários da TV Cidade Verde, afiliada da Rede Bandeirantes, cuidavam de todas as questões técnicas, desde retorno da imagem, microfone, "Telepronter" e o posicionamento das câmeras.
A plateia, por sua vez, que mais parecia uma torcida em dia de final da “Copa do mundo”, ficou atenta à cada detalhe e fazia constantes comentários sobre o desempenho de seus candidatos e dos adversários. Eram cerca de 30 convidados, entre jornalistas, assessores, amigos, além das esposas dos candidatos, que compareceram para dar aquele apoio moral e, é claro, palpitar sobre como eles precisam se portar. Bastava a mediadora anunciar um comercial, para os quatro serem cercados por assessores prontos para dar as famosas “dicas”.

Em alguns momentos a agitação era tão grande que os marqueteiros simplesmente davam um “chega pra lá” nos palpiteiros. O secretário da Casa Civil, Éder Moares, por exemplo, foi convidado a voltar para seu lugar pelo marqueteiro de Silval, Carlos Rayel, e pelo ex-secretário de Comunicação Osmar Carvalho, que o orientavam durante um dos intervalos. O único vice que foi até a bancada durante os intervalos foi Dilceu Dal Bosco. Rapidamente se dirigiu a Wilson, cochichou algo e retornou ao seu lugar, enquanto que Mendes recebia dicas de seu coordenador de comunicação Gustavo Oliveira.

Quando o “apito final” soou e a transmissão foi encerrada, a plateia se levantou e ovacionou os quatro candidatos, que respiravam aliviados. Os olhares deles procuravam os integrantes de seu grupo para saber se foram bem ou não. Depois veio mais uma maratona de perguntas e respostas, antes de encerrar o primeiro confronto entre os quatro candidatos ao Governo de Mato Grosso. O próximo encontro deles acontece na semana que vem e será transmitido pela TV Gazeta, afiliada da Rede Record.

RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário