Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Saúde monitora 20 cidades


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) emitiu alerta a 20 municípios que enfrentam situação crítica em relação a seca com a qualidade do ar, sendo que em outros seis a situação está regular. A Defesa Civil do Estado informou que o índice de umidade relativa do ar continua abaixo de 50%, quando o recomendável é de 80 a 90%.

O alerta da SES é para que os gestores municipais, principalmente os ligados à área de saúde, que organizem as redes municipais de saúde (Postos e outras Unidades Básicas) para um provável aumento da demanda dos serviços em atendimento a pessoas com problemas respiratórios que poderão procurar cuidados.

BOLETIM VIGIAR

No Boletim Vigiar estadual os municípios prioritários, segundo dados ambientais epidemiológicos para o programa de monitoramento são: Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Colíder, Diamantino, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Tangará, Várzea. Grande, Alta Floresta, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Sorriso, Vila Rica e Sinop.

O Boletim identifica Alta Floresta, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Vila Rica como estando em situação regular, o que significa que pessoas dos grupos sensíveis (crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população em geral não é afetada. A pior situação é de Sinop, a 500 quilômetros de Cuiabá. No boletim está em situação irregular, o que significa que toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas dos grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.

Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário