Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Militares mexicanos encontram 72 corpos em fazenda. 4 são de brasileiros

Militares mexicanos encontraram hoje 72 corpos em uma fazenda no Estão de Tamaulipas. O governo daquele país já confirmou que pelo menos 4 dos corpos são de brasileiros, informou a assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores brasileiro.

Os demais corpos seriam de imigrantes equatorianos, segundo informações de um sobrevivente que pediu para não ser identificado entrevistado pela BBC.
A testemunha relatou à Promotoria que os estrangeiros foram sequestrados por um grupo criminoso quando tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos. Ele disse ser um imigrante ilegal vindo do Equador que teria escapado da ação.

Segundo o sobrevivente, os homens disseram pertencer ao grupo Los Zetas e resolveram assassinar os imigrantes após eles recusarem a oferta de trabalhar como matadores de aluguel para a organização criminosa.

As vítimas, 58 homens e 14 mulheres e entre os quais havia também centro-americanos, teriam entrado pelo Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e conseguido chegar a Tamaulipas, na divisa com o Estado americano do Texas.

Ao escapar, o sobrevivente recebeu ferimentos de bala e foi procurar apoio médico, relatando a história. Após um tiroteio entre policiais e integrantes do grupo criminoso – durante o qual morreram um militar e três membros do bando – os corpos foram encontrados.

As autoridades detiveram um menor na fazenda, onde também foi recolhido um arsenal com ao menos 21 armas de grosso calibre, fuzis, escopetas, rifles e carregadores.
Nos últimos anos, o México vem assistindo a uma escalada de violência por conflitos das forças de ordem com os cartéis narcotraficantes, e entre os próprios grupos ilegais.

Desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón mobilizou as Forças Armadas para combater os criminosos, já foram assassinadas pelo menos 28 mil pessoas no país, de acordo com dados oficiais.

Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário